Um ano marcado por superação, conquistas, bons resultados e ampliação de horizontes. É assim que 2011 merece entrar para a história do Grupo Algar. Apesar das adversidades econômicas externas que sinalizavam por cautela, o Brasil vivenciou o fortalecimento da economia doméstica com baixa taxa de desemprego, aumento real da renda média do trabalhador e consumo estimulado pela oferta de crédito. Nesse cenário favorável, todas as empresas Algar, sem exceção, estavam prontas para aproveitar as oportunidades, o que comprova nossa visão de futuro e nossa consistência entre discurso estratégico e execução.
Orientados por uma política de governança corporativa rigorosa e muito bem estruturada e pelas crenças herdadas do fundador do Grupo, o comendador Alexandrino Garcia, obtivemos resultados bastante positivos nos quatro setores em que atuamos – TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo – e alcançamos R$ 3,1 bilhões de receita líquida consolidada, o que representa crescimento de 15,8% em relação ao ano anterior. O EBITDA, importante indicador de resultado operacional, somou R$ 512 milhões, e o patrimônio líquido chegou a R$ 1.159 milhões.
No setor de TI/Telecom, o maior desafio e também a maior conquista de 2011 foi o início da expansão no varejo do mercado mineiro na Banda H, a última faixa de frequência disponível no País para a prestação de serviços de telecomunicações na plataforma 3G, adquirida em leilão no ano anterior. Em novembro, após superar todos os desafios operacionais, chegamos em 19 novos municípios, em regiões adjacentes à área de concessão em que a Algar Telecom já tinha autorização para prestar serviços de voz e dados. Batizado de Expansão Minas, o plano de expansão na Banda H representa uma excelente oportunidade de crescimento no varejo nos próximos anos.
Ainda no setor de TI/Telecom merecem ser destacados os avanços significativos que também obtivemos entre os clientes corporativos da área de autorização, em que a oferta de soluções de voz e dados para médias e grandes empresas apresentou taxa de crescimento de receita de 32,9% no último ano, e a elevação, pelo segundo ano consecutivo, do rating Algar Telecom pela conceituada agência Standard & Poor’s. Em 2011, a classificação de risco da Empresa passou de “brA+” para “brAA-”.
Em agronegócios, originamos 1,3 milhão de toneladas de soja, volume recorde na história da Algar Agro, mantivemos as exportações em alta, o que representou operações de US$ 307 milhões entre soja e farelo de soja, e investimos R$ 23 milhões em 2011 na construção da refinaria da Unidade de Porto Franco, no Maranhão. Com inauguração prevista para o 1º semestre de 2012, quando serão investidos mais R$ 25 milhões, a nova refinaria vai possibilitar a ampliação da penetração do óleo de soja ABC de Minas – que já é líder de mercado no Triângulo Mineiro – nas regiões Norte e Nordeste.
No setor de Serviços, tendo em vista o aquecimento do mercado interno de aviação executiva e as novas oportunidades na área de fretamento, a Algar Aviation investiu R$ 11,5 milhões na compra da nova aeronave italiana Piaggio P180 Avanti II, elevando sua frota para oito aviões. Além disso, tornou-se distribuidora exclusiva da marca, sendo responsável tanto pelas vendas como pelos serviços no Brasil. No próximo ano, os investimentos serão concentrados na inauguração de dois novos hangares em Minas Gerais, o que possibilitará ampliar ainda mais os serviços de manutenção de aeronaves.
Outra concretização importante em 2011 foi a entrega de um novo hotel, Rio Quente Resorts, destinado exclusivamente ao segmento de vacation ownership – em outras palavras, para uso dos clientes do Rio Quente Vacation Club. Trata-se de um hotel com alto padrão de qualidade e o primeiro do Brasil destinado 100% a esse tipo de comercialização. A nossa estratégia de dirigir investimentos ao vacation ownership está apoiada na fidelidade dos nossos clientes, conquistada graças à qualidade de serviços e ao jeito de ser e de se relacionar que é comum a todo o Grupo Algar.
Todas essas conquistas e também as demais apresentadas ao longo deste Relatório Anual refletem a visão de futuro da Companhia e se concretizam sob os pilares do nosso compromisso com a sustentabilidade em todas as suas esferas.
Somos um grupo de controle familiar e gestão profissionalizada, de negócios diversificados, porém, com foco muito claro e definido, cujo modelo se tornou um case – apenas em 2011, fizemos 12 apresentações no País e no exterior – e contamos com um modelo de gestão diferenciado, que propicia a autonomia com responsabilidade e é totalmente adequado à condução do diversificado portfólio do Grupo. A partir da aprovação dos orçamentos pelo Conselho de Administração, as empresas Algar são independentes para executar seus planos e estratégias, o que permite foco e maior agilidade na tomada de decisões.
A nossa seriedade na aplicação de boas práticas de governança corporativa nos credenciou a fazer parte do Companies Circle (em português, Círculo das Companhias), seleto grupo que reúne 19 empresas latino-americanas com a finalidade de estudar e disseminar o aprimoramento das melhores práticas na região.
Outro pilar importante de nosso sucesso são as pessoas que fazem o Grupo Algar. Em 2011, nosso time de profissionais ultrapassou 21 mil associados. Por acreditarmos que pessoas não são recursos, mas talentos, focamos na valorização humana e na educação para promover o desenvolvimento pessoal e profissional e também a disseminação das crenças e valores da Companhia. Para isso, contamos com uma universidade corporativa, a UniAlgar. Em 2011, investimos cerca de R$ 15,1 milhões em mais de 548 mil horas/aula.
Também faz parte da visão de futuro do Grupo Algar o compromisso com o meio ambiente e a sociedade. Em 2011, esforços de todas as empresas Algar contribuíram para a redução de 17% da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Das ações mais simples, como o Clube de Carona que envolve os associados da Algar Telecom, às mais complexas, caso da renovação da matriz energética das refinarias da Algar Agro, todas as atitudes fazem a diferença e contribuem para a construção de um mundo melhor. A mesma crença norteia nossos programas sociais, centralizados no Instituto Algar e voltados para o desenvolvimento de educadores e crianças de escolas públicas nas comunidades em que atuamos. Em 2011, o investimento social de nossas empresas chegou a R$ 4 milhões. Além disso, nossas empresas destinam parte de seus impostos devidos para projetos ligados às leis de incentivo à cultura e esporte.
Confiantes na robustez e nas oportunidades do País e com a certeza de que temos todas as ferramentas para continuar a crescer, reafirmamos o compromisso de honrar a marca Algar por meio da condução sustentável de todos os negócios. Oportunamente, expressamos nossa gratidão e reconhecimento a todos os que contribuem para o futuro sustentável do Grupo Algar: acionistas, clientes, fornecedores, comunidade, governo e, em especial, a cada um dos associados espalhados pelas cinco regiões do País e que todos os dias tornam concreta a visão “Gente servindo Gente”.
Luiz Alberto Garcia
Presidente do Conselho de Administração
Luiz Alexandre Garcia
CEO do Grupo Algar