Relatório de
Sustentabilidade
2011
Home > >

GRI 4.1; 4.2; 4.3

Desde que iniciou suas primeiras atividades, há mais de oito décadas, o Grupo Algar demonstra em práticas o compromisso de conduzir seus negócios de forma ética e transparente, seguindo os mesmos princípios herdados de seu fundador. Em uma época em que nem se falava em governança corporativa no País, o comendador Alexandrino Garcia costumava dizer: “Família é família, empresa é empresa”. A partir de 1989, quando tomou a decisão de profissionalizar a gestão e enxugar sua estrutura, o Grupo consolidou todas as suas práticas em uma política de governança corporativa rigorosa e muito bem estruturada, que evolui ano após ano com a finalidade de criar valor de maneira perene para todos os stakeholders. Mesmo sem ser uma companhia de capital aberto com ações listadas em bolsa, suas práticas e controles figuram entre as mais contemporâneas. Atualmente, o Grupo Algar não possui processo formal estruturado de engajamento ou de definição de stakeholder, mas procura compreender as suas necessidades por meio de constantes diálogos. A Companhia mantém um canal direto com seus associados, por meio do Comitê de Associados.

Um dos pilares do modelo de governança do Grupo Algar é harmonizar os interesses da família com as necessidades da Empresa. Também é marcante a busca contínua por aprimoramento e inovação, empenho que resulta em ferramentas diferenciadas, a exemplo do Conselho de Família e do Portal de Governança, canal de acesso restrito e exclusivo que disponibiliza de forma segura documentos e informações de interesse dos membros do Conselho de Administração.

As diferentes ferramentas, assim como a seriedade na aplicação das boas práticas, credenciaram o Grupo Algar a fazer parte, desde 2010, do seleto grupo de 19 empresas latino-americanas, líderes em governança corporativa, que compõem o Companies Circle – em português, Círculo das Companhias. Trata-se de uma iniciativa do International Finance Corporation (IFC/Banco Mundial), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e do Fórum Global de Governança Corporativa (GCGF) com o objetivo de desenvolver estudos e disseminar e promover o aprimoramento das melhores práticas na América Latina.

O Grupo Algar também se tornou um case no livro Governança Corporativa em Empresas Familiares, publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e, em 2011, fez 12 apresentações de seu modelo de governança no Brasil e no exterior. Além disso, conquistou o prêmio Família Empresária 2011, concedido pela consultoria Höeft – Transição de Gerações, pela forma com que conduz a administração das esferas individuais, familiares, patrimoniais e empresariais em prol da perpetuação da história, valores e compromissos.


Conselho de Administração

Grupo Algar demonstra
em práticas o compromisso
de conduzir seus negócios de forma ética e transparente
Instituído em 1999, o Conselho de Administração do Grupo Algar tem a missão de zelar pela sustentabilidade da Companhia, decidindo sobre os direcionamentos e estratégias dos negócios, preservando suas crenças e valores e garantindo a harmonia entre o controle familiar e a gestão profissionalizada. Cabe ao Conselho acompanhar e avaliar as políticas corporativas, analisar e aprovar o orçamento anual e os planos estratégicos propostos pela Diretoria Executiva, além de controlar e fiscalizar o desempenho da Organização, tudo dentro de uma perspectiva de longo prazo, que visa a perenidade dos negócios e o respeito aos interesses de todos os stakeholders.

Conforme definido pelo Estatuto Social, o Conselho de Administração deve ser composto por maioria independente. Em dezembro de 2011, o Conselho agregava oito conselheiros efetivos, sendo cinco membros independentes, que não têm qualquer vínculo com a Companhia ou com a  família que detém o controle. Os conselheiros são eleitos por Assembleia Geral para mandato de um ano, com possibilidade de reeleição, e se reúnem ordinariamente seis vezes por ano, de acordo com uma agenda preestabelecida, e extraordinariamente, sempre que necessário.

Todas as ações dos membros do Conselho estão pautadas em um regimento interno que está de acordo com Lei das Sociedades por Ações, com o Estatuto Social e com base nas recomendações contidas no Código de Boas Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Composição do Conselho de Administração em 31/12/2011
Luiz Alberto Garcia Presidente
Alexandrino Garcia Neto Membro
Hélio M. Graciosa Membro
Darc Costa Membro*
Eduardo Moreira da Costa Membro*
Geraldo Sardinha Membro*
Ozires Silva Membro*
Walter Fontana Filho Membro*

* Conselheiro Independente

Luiz Alberto Garcia (presidente do Conselho) – Acionista, membro da 2ª geração da família controladora do Grupo Algar. Engenheiro eletrônico formado pela Escola Federal de Itajubá/MG, possui especialização em (i) Global Business Leadership pela Georgetown University, em Washington/DC (EUA), (ii) Leading the Family Business pelo IMD, Lausanne (Suíça); e (iii) Owner/President Management Program pela Harvard University (EUA). Foi presidente da Associação Nacional dos Prestadores de Serviço Móvel Celular (Acel), membro do Conselho Consultivo da Anatel, da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), da Telebrasil e do SindiTelebrasil. Foi também conselheiro da Fundação Orsa. Além de chairman no Grupo Algar, é Presidente do Conselho Curador da Fundação CPqD, membro do Conselho da Fiemg, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), e da Fundação de Pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia (Fundap).

Alexandrino Garcia Neto (conselheiro) – É empresário no ramo de agronegócios e membro do grupo de controle do Grupo Algar.

Hélio M. Graciosa (conselheiro) – Engenheiro de Telecomunicações e mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento das Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebrás, presidente da Sociedade de Telecomunicações (SBrT) e presidente do Conselho de Administração da Telesc e Telebahia. Atualmente é o Presidente do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, em Campinas/SP, e do CPqD Technologies & Systems Inc., em Fort Lauderdale, Flórida (EUA), e diretor de Relações Institucionais da Cleartech. É também presidente do Conselho Consultivo e membro do Conselho de Administração da Telebrasil e de reconhecidas empresas.

Darc Costa (conselheiro independente) – Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), mestre em Engenharia de Produção pela mesma universidade e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Foi Vice-Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (Cebres), conselheiro do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra, onde foi coordenador, presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas e sócio-administrador da DLC – Desenvolvimento, Logística e Cenários Simples Ltda.

Eduardo Moreira da Costa (conselheiro independente) – Foi diretor de Inovação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e membro do conselho curador do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Atualmente, preside a 2000ideias.com e é professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Geraldo Sardinha (conselheiro independente) – Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University (EUA) e pelo INSEAD – The Business School for the World (França). É diretor da Sardinha & Sant’Ana Consultoria Empresarial, onde atua como consultor de finanças corporativas para empresas de grande porte com foco na implantação de valor. É professor visitante da Sauder School of Business – University of British Columbia (Canadá) e do INSEAD – The Business School for the World, além de professor associado da Fundação Dom Cabral – Brasil. É membro do Conselho de Administração da Hermis Pardini, Grupo Seculus, Dori Alimentos e Odonto System.

Ozires Silva (conselheiro independente) – Engenheiro da Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) com pós-graduação em Aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA). Liderou o grupo que promoveu a criação da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A., a qual dirigiu desde sua fundação, em 1970, até 1986 e, posteriormente, entre 1991 e 1995, quando conduziu o processo de privatização da empresa. Foi presidente da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A., ministro de Estado da Infraestrutura e presidente da Varig S.A. Atualmente, participa de diversas associações de classe e de representação pública e do Conselho de Administração de renomadas empresas.

Walter Fontana Filho (conselheiro independente) – Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-graduação em Economia pela mesma universidade e especialização em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração da Sadia. É membro do Conselho do Jornal O Estado de São Paulo e do Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

Comitês de Assessoramento

Com o objetivo de assessorar, instruir e balizar a tomada de decisões sobre temas específicos, o Conselho de Administração do Grupo Algar conta, desde 2005, com o auxílio de três comitês especializados e não deliberativos. Seus integrantes são membros do Conselho de Administração e especialistas externos, nomeados anualmente pelo próprio Conselho de Administração, ao qual se reportam. Cada um dos comitês possui um regimento interno que normatiza o funcionamento e define suas responsabilidades e atuações.

Auditoria e Gestão de Riscos: tem como missão assegurar a qualidade, a integridade, a transparência e a credibilidade das demonstrações financeiras da Companhia, bem como a efetividade dos processos das auditorias interna e independente, dos controles internos e do cumprimento da legislação aplicável. Também cumpre o papel de zelar pela gestão adequada e efetiva dos riscos corporativos. É formado por cinco membros, sendo três especialistas, que se reúnem a cada três meses.

Talentos Humanos: este comitê tem como objetivo assegurar o exercício de uma política de valorização e desenvolvimento de Talentos Humanos, dentro das melhores práticas de gestão de pessoas, em consonância com os diferentes negócios do Grupo Algar. É composto de quatro membros, dos quais um conselheiro e um especialista externo. Dentre os temas permanentes avaliados pelo Comitê, destacam-se o acompanhamento do programa de desenvolvimento de potenciais sucessores, a formação de lideranças, o clima organizacional, a preservação dos valores da organização e o cenário trabalhista brasileiro.

Governança Corporativa: analisa, mensura, monitora e propõe o aperfeiçoamento e a efetividade das práticas de governança corporativa. Baseia-se nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Compõem o grupo cinco membros, sendo dois conselheiros independentes.

Conselho de Família

Criado em 2002, o Conselho de Família tem a missão de gerenciar os interesses comuns dos acionistas descendentes – bem como de seus cônjuges e herdeiros – do fundador Alexandrino Garcia. Os familiares estão estruturados societariamente na empresa Árvore, que agrega os interesses de três holdings familiares: Elgar, Lagar e Walgar, cada qual com três representantes no Conselho de Família. Atualmente, o colegiado familiar é presidido por Eleusa Maria Garcia Melgaço, que também é presidente do Family Business Network (FBN), capítulo Brasil, entidade internacional presente em 45 países e com mais de 3.000 famílias empresariais associadas, que tem a finalidade de troca de experiências, promoção e disseminação de boas práticas.

O relacionamento entre os membros da Família e o Grupo Algar são geridos pela Constituição da Família. Assim como um estatuto, o documento determina, por exemplo, que o familiar que deseja trabalhar na Corporação precisa ter formação acadêmica adequada, domínio de idiomas e experiência de trabalho em empresas fora do Grupo. As regras claras e bem estabelecidas evitam desgastes e previnem o envolvimento emocional nas questões corporativas. Trata-se de uma prática saudável tanto interna como externamente, afinal, o mercado valoriza as empresas familiares que têm gestão profissional e transparência. 

Ao longo dos anos, o Conselho de Família foi aprimorando sua atuação. Surgiram, assim, ações como o Programa de Formação de Acionistas, Cônjuges e Herdeiros, que tem a finalidade de preparar para o papel de acionista, contribuindo para o desenvolvimento do plano de vida destes.

O Conselho de Família promove reuniões bimestrais, abertas a todos os acionistas, e que têm como foco validar e praticar a Constituição, assegurando a governança da Família em seus três papéis fundamentais: a família como família, a família como proprietária e a família como trabalhadora. As atas e os demais assuntos de interesse dos familiares são publicados no Portal da Família, que também funciona como uma ferramenta para a integração entre seus membros.

Diretoria Executiva

Responsável por instituir as políticas de gestão, de acordo com o direcionamento do Conselho de Administração, por lei ou pelo Estatuto Social, é a principal instância executiva da holding. A Diretoria Executiva agrega profissionais com ampla experiência profissional, que se reúnem ordinariamente uma vez por semana, ou sempre que necessário, para alinhamento e tomada de decisão de assuntos estratégicos corporativos. É composta por até cinco membros, sendo um presidente executivo (CEO) e quatro vice-presidentes corporativos com foco em áreas específicas.

Composição da Diretoria Executiva em 31/12/2011
Luiz Alexandre Garcia Presidente executivo (CEO)
Cícero Domingos Penha Vice-presidente corp. de Talentos Humanos
Eliane Garcia Melgaço Vice-presidente corp. de Marketing e Sustentabilidade
Marcelo Mafra Bicalho Vice-presidente corp. de Finanças
Mauri Seiji Ono Diretor corp. de Estratégia

Luiz Alexandre Garcia (presidente executivo – CEO) – Economista formado pela Universidade Gama Filho/RJ, possui especialização em (i) Marketing pela American University of Paris (França); (ii) MBA pela Catholic University of America em Washington DC (EUA); e (iii) Leading the Family Business e (iv) Program for Executive Development, ambos pelo IMD, em Lausanne (Suíça). Atuou no IFC/Banco Mundial – Washington DC, na Ericsson, em Dallas (EUA) e São Paulo e no Groupe Bull (França). Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub, por dois mandatos, e presidente da Associação Nacional das Operadoras de Celular (Acel). É membro da 3ª geração da família controladora do Grupo Algar. Desde 2006 é o presidente executivo do Grupo Algar.

Cícero Domingos Penha (vice-presidente Corporativo de Talentos Humanos) – Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, com formação executiva em Gestão Estratégica de Pessoas, pelo INSEAD (França), e em Liderança de Recursos Humanos pelo IMD (Suíça). Possui mais de 30 anos de experiência em Gestão de Talentos Humanos. Tem vários artigos publicados sobre gestão de pessoas e é autor dos livros Atitude É Querer (Editora Qualitymark), Empresa Rede e Empresa Rede no Foco do Cliente (ambos pela Editora Sabe).

Eliane Garcia Melgaço(vice-presidente Corporativo de Marketing e Sustentabilidade) – Administradora de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), possui (i) MBA pela Catholic University, em Washington DC (EUA), (ii) Leading the Family Business pelo IMD – Suíça e (iii) PGA pelo INSEAD, em Fontenebleau (França). Atuou no Banco Nacional, Cartão Unibanco e ATL nas áreas de marketing de relacionamento e comercial. É membro da 3ª geração da família controladora do Grupo Algar. Desde 2010 exerce a função de vice-presidente corporativa de Marketing e Sustentabilidade do Grupo Algar.

Marcelo Mafra Bicalho (vice-presidente Corporativo de Finanças) – Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação João Pinheiro/MG. Possui mais de 25 anos de experiência na área de controladoria e finanças, sendo os últimos 13 anos na posição de CFO em grandes grupos multinacionais e nacionais, como SAP, SKY, MetroRed, Proceda, Lucent e o Grupo Sharp. Desde 2009 exerce a função de vice-presidente corporativo de Finanças do Grupo Algar.

Mauri Seiji Ono (diretor Corporativo de Estratégia) – Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Possui 21 anos de experiência profissional na área de telecomunicações, com destaque para a área comercial e de desenvolvimento de novos negócios. Atua também como diretor do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC). A partir de 2002 passou a atuar em diversas empresas do Grupo Algar. Desde 2010 exerce a função de vice-presidente Corporativo de Estratégia.

Auditorias

Com o propósito de aprimorar continuamente as práticas de governança corporativa, desde 1988 o Grupo Algar conta com duas auditorias. Ambas se reportam hierarquicamente ao Conselho de Administração, por meio do seu Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, e funcionalmente à holding do Grupo, de modo a garantir autonomia e independência em relação às operações.

Formada por um grupo de 12 pessoas sem qualquer ligação hierárquica com as subsidiárias, o que garante a isenção de seus trabalhos, a Auditoria Interna do Grupo Algar tem como missão avaliar os processos – visando a máxima eficiência – e propor melhorias para os mecanismos de controle da Empresa. Em 2011, foram realizadas 24 auditorias, em um total de 13,2 mil horas de trabalho (12,9 mil horas internas).

Para avaliar os padrões de informação e de conformidade contábil e tributário seguindo a legislação vigente, a Companhia faz uso de uma Auditoria Externa, função que desde 2009 é desempenhada pela KPMG Auditores Independentes.

Código de Conduta

O Grupo Algar conta, desde 1996, com um Código de Conduta cuja finalidade é explicitar as regras e orientações de comportamento a serem seguidas por todos os associados, tendo como base os valores e princípios da Empresa. De forma clara e precisa, o documento traduz em práticas cotidianas o compromisso em manter um relacionamento confiável e duradouro, baseado na ética e na integridade, com todos os stakeholders: associados, clientes, fornecedores, comunidade e acionistas. O documento faz parte da Política Geral de Talentos Humanos do Grupo e foi aprovado oficialmente nas diversas instâncias, incluindo Comitê de Associados, Encontro de Executivos e Conselho de Administração, e está disponível a todos os interessados no site da Companhia.
topo