GRI 1.1; 2.2; SO2
A Algar é uma
holding de empresa com atuação em todo o território nacional e com um a visão global. A Companhia mantém a filosofia de servir, de proximidade com a comunidade onde atua, conhecendo e respeitando as particularidades regionais e as empresas locais.
A diversificação de seus negócios é uma opção estratégica: investe em negócios com alto potencial de crescimento, com foco em setores onde tem grande
expertise, como Telecom/TI e Agro.
Empresa-Rede
Princípios da Gestão Empresa-Rede do Grupo Algar
Espírito de Equipe
Comprometimento
Crescimento humano e profissional
Liderança educadora
Autonomia com responsabilidade
Participação no processo decisório
Reconhecimento dos diferentes graus de responsabilidade
Associado em vez de empregado
Desde 1989, o Grupo Algar adota um modelo de gestão próprio, chamado de Empresa-Rede, que tem como principal característica a gestão participativa – em todas as esferas –, o processo estimula o comprometimento e a autonomia com responsabilidade, permitindo a cada associado, independentemente do nível hierárquico, acompanhar e ter participação significativa nas decisões que pautam o rumo dos negócios de todo o Grupo Algar.
Para facilitar a gestão deste processo participativo, o modelo considera as empresas do Grupo como unidades conhecidas como Centros de Resultado. Com suas metas e orçamentos, cada um desses Centros contribui para o desenvolvimento do plano estratégico do Grupo
. A partir da aprovação dos orçamentos, as empresas controladas são autônomas para executar seus planejamentos e estratégias, o que permite maior agilidade na tomada de decisões. A diretoria da
holding, por sua vez, administra estrategicamente os Centros de Resultado, alinhando-os às metas estabelecidas em concordância com o Conselho de Administração.
Da mesma forma, o modelo de gestão Empresa-Rede é replicado em cada uma das empresas Algar. Para que funcione de forma eficiente em todas as empresas controladas pelo Grupo e em níveis é necessária a promoção de uma cultura corporativa democrática, na qual todos estão preparados para dar sugestões, ouvir críticas e, sobretudo, aprender.
Cultura Comercial
Pilares da Cultura Comercial do Grupo Algar
Valorização e respeito ao cliente
Associado como vendedor
Ética no relacionamento com o mercado
Ferramentas de marketing
Eficácia nos processos de atendimento ao cliente
Ousadia com lucratividade
Celebração das conquistas
filosofia de servir, de proximidade com a comunidade onde atua, conhecendo e respeitando as particularidades regionais e as empresas locais
“Cliente, nossa razão de existir”. Expressa entre os valores do Grupo Algar, a citação do fundador Alexandrino Garcia norteia o relacionamento entre todas as empresas controladas e seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Para aprimorar permanentemente esta relação, atendendo melhor as necessidades dos clientes e, consequentemente, garantindo a sustentabilidade de suas empresas, o Grupo Algar mantém uma Cultura Comercial baseada nos mesmos princípios para os setores de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo.
Embora com focos bastante distintos, todas as empresas Algar vivem desafios comuns no dia a dia. Daí surgiu a ideia de criar ferramentas que estimulam a troca de experiências e a sinergia entre os consultores de vendas.
Em 2011, a Cultura Comercial do Grupo Algar foi aprimorada com a implantação da Comunidade de Negócios, uma rede social exclusiva para consultores de vendas trocarem contatos e conteúdos pela internet. A nova ferramenta soma forças a outras já existentes, como: a Academia de Vendas, que tem a finalidade de realizar a gestão do conhecimento da área comercial e desenvolver a força de vendas; e o Clube de Vendas, voltado à busca de sinergia em vendas entre as empresas e o Canal Indica Algar, programa por meio do qual os associados podem obter benefícios exclusivos na compra de produtos e serviços Algar ou indicar amigos e parentes para se tornarem clientes, acumulando pontos que são convertidos em prêmios.
Setores de Negócios
As empresas do Grupo Algar estão organizadas em quatro setores distintos: TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo. Em 2011, cerca de 2 milhões de pessoas, entre pessoas físicas e jurídicas de todo o País, utilizaram os produtos ou serviços oferecidos pelas nove subsidiárias.
Com um portfólio diversificado, a Algar possui foco em suas áreas de atuação. Os atuais segmentos de negócios foram surgindo de forma a completar a atuação como serviços de apoio, e cresceram se tornando empresas autônomas.
Setor TI/Telecom
Algar Telecom
Iniciada em 1954, a atuação no segmento de Telecom engloba atualmente telefonia (fixa e móvel), internet banda larga (ADSL e 3G), comunicação de dados, provedor de internet e TV por assinatura. Para os próximos anos, o principal foco estratégico do segmento é a expansão de sua área de atuação no varejo do mercado mineiro na Banda H, a última faixa de frequência disponível no País para a prestação de serviços de telecomunicações na plataforma 3G, que foi adquirida em leilão conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dezembro de 2010. A Banda H abrange novas localidades de Minas Gerais, em regiões adjacentes à área de concessão em que a Algar Telecom já tinha autorização para prestar serviços de voz e dados.
Em 2011, na primeira etapa da expansão chamada de Expansão Minas, a Algar Telecom investiu R$ 150 milhões, sendo R$ 47 milhões destinados para a compra de equipamentos e aluguel de rede de terceiros e o restante aplicado na construção de infraestrutura própria de rede, com a adoção da tecnologia HSPA+. Vencidos os desafios de estrutura operacional e de pessoal, a Empresa chegou a 19 cidades: Patrocínio, Monte Carmelo, São Gotardo, Coromandel, Araxá, Sacramento, Ibiá, Perdizes (Alto Paranaíba), Divinópolis, Itaúna, Bom Despacho, Santo Antônio do Monte, Cláudio, Pompéu, Itapecerica, Carmo do Cajuru, Oliveira (Centro-Oeste), Araguari (Triângulo Mineiro) e Abaeté (Central).
A execução do plano de expansão de forma rápida e inovadora, assim como as outras metas atingidas e/ou superadas ao longo de 2011, comprova o acerto das estratégias da Empresa que, pelo segundo ano consecutivo, teve seu
rating elevado pela conceituada agência Standard & Poor’s. Baseada nos critérios de geração de caixa, diversificação de negócios e endividamento adequado, a classificação de risco da Algar Telecom passou de “brA+” para “brAA-”.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 1.234,2 |
EBITDA |
R$ 361,8 |
Margem Líquida |
29,3% |
Lucro Líquido |
R$ 127,1 |
Investimentos |
R$ 318,8 |
Número de associados |
1.634 |
Clique aqui para acessar o relatório de sustentabilidade 2011 da Algar Telecom
Algar Tecnologia
No mercado corporativo desde 1998, a Algar Tecnologia oferece soluções tecnológicas para processos de negócio por meio de
Business Process Outsourcing (BPO), Tecnologia da Informação (TI) e Consultoria. Sua diversificada carteira reúne mais de 200 clientes representantes de segmentos como saúde, financeiro, educação, indústria,
utilities, mídia e entretenimento, e governo. A Algar Telecom permanece como seu maior cliente individual, ainda que atualmente sua representatividade esteja limitada a cerca de 12% da carteira total.
Em Terceirização de processos de negócios, conta com mais de 9 mil posições de trabalho para operações de cobrança (foco em recuperação de crédito), SAC, televendas,
back-office de negócios e Gexp (Gestão da Experiência do Cliente). Na área de TI, a Empresa oferece infraestrutura a partir de três
data centers estrategicamente localizados – dois na cidade de Uberlândia/MG e um em Campinas/SP – e que servem a todo o Brasil e exterior, além dos serviços gerenciados, compostos por
service desk, gestão de ativos de TI e fábrica de
software. Projetos customizados, desenvolvidos de acordo com a necessidade do cliente, compõem o escopo de Consultoria.
A atração e retenção de talentos continuaram entre os principais desafios da Algar Tecnologia ao longo de 2011. Por conta da natureza do negócio de
contact center, a área de Talentos Humanos da Empresa realizou mais de 8,8 mil novas contratações no último ano. Para preparar os novos associados aos postos de trabalho e também desenvolver o potencial humano e profissional dos talentos já existentes, contribuindo para que estes possam evoluir em sua trilha de carreira, a Algar Tecnologia investiu R$ 7,6 milhões em mais de 286 mil horas/aula. A valorização dos associados também se deu por meio de 1.464 promoções internas.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 415,9 |
EBITDA |
R$ 35,4 |
Margem Líquida |
8,5% |
Lucro Líquido |
R$ 6,9 |
Investimentos |
R$ 38,2 |
Número de associados |
10.913 |
Engeset
Fundada em 1991, a Engeset operacionaliza os serviços de consultoria, desenvolvimento de projetos, implantação e manutenção de redes de telecomunicações. A Empresa já lançou mais de 20 mil km de rotas de fibra óptica e conta atualmente com 23 mil km sob sua manutenção. Possui 23 unidades de negócios espalhadas pelo País, incluindo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Campinas, Recife, Fortaleza, Brasília, Macaé, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Uberlândia, Uberaba e Franca.
Para 2012, as expectativas são positivas. Ao mesmo tempo em que tem um mercado endereçável em expansão, a Empresa continua com função estratégica para o desenvolvimento da Algar Telecom.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 119,8 |
EBITDA |
R$ 7,3 |
Margem Líquida |
6,1% |
Lucro Líquido |
R$ 5,9 |
Investimentos |
R$ 12,1 |
Número de associados |
2.193 |
Algar Mídia
No mercado há mais de 40 anos, a Algar Mídia produz a lista telefônica
Sabe, os guias
Sei e
Viver e o
Netsabe (
site de buscas com os conteúdos da lista e guias), além de ser proprietária do jornal
Correio de Uberlândia, que mantém versões impressa e
on-line. Atenta às transformações do mercado, nos últimos anos a Algar Mídia passou a investir o oferecer soluções em meios digitais.
A nova frente de negócios, que integra ferramentas
on-line e
off-line, ganhou em 2011 a Rede Alooh, com 500 monitores de informação eletrônica instalados em áreas de grande circulação e concentração de pessoas, como supermercados, terminais de ônibus, academias, clínicas e hospitais. Chamada de Mídia Digital
Out of Home, a nova solução do portfólio demonstra grande potencial de crescimento nos próximos cinco anos.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 42,0 |
EBITDA |
R$ 5,5 |
Margem Líquida |
13,0% |
Lucro Líquido |
R$ 4,0 |
Investimentos |
R$ 2,9 |
Número de associados |
320 |
Setor Agro
Algar Agro
investimento em negócios com
alto potencial de crescimento
com foco em setores onde tem grande expertise
Criada em 1978, a Algar Agro foi a primeira empresa da região do Triângulo Mineiro a atuar no mercado de soja. Além de comercializar a produção nos mercados interno e externo, tem como produtos-âncora, de fabricação própria, o farelo de soja RaçaFort e o óleo de soja ABC de Minas, líder de vendas no Estado de Minas Gerais. O mix de produtos alimentícios voltado ao varejo também contempla, desde 2008, azeite de oliva, óleo composto, extrato e molho de tomate, todos da marca ABC de Minas. A Empresa atua ainda nos segmentos de agricultura (plantação de soja e milho) e pecuária (corte e leite).
O ano de 2011 da Algar Agro foi marcado por muitas conquistas, a começar pelo volume recorde de soja originado, repetindo a evolução dos últimos anos. A Empresa chegou a 1,3 milhão de toneladas de soja originada em suas três regiões de atuação: Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás e no MAPITOPA, região que abrange os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.
Impulsionada pelo aumento da população mundial e pela crescente demanda por alimentos industrializados, a Empresa também obteve bons resultados no mercado externo. O volume das operações internacionais atingiu US$ 250 milhões e US$ 57 milhões, respectivamente, com soja em grãos e com farelo de soja RaçaFort.
No que se refere ao mercado interno de varejo, o óleo de soja ABC de Minas mais uma vez se manteve a frente da concorrência, com market share de 28% na região do Triângulo Mineiro. Para 2012, faz parte das estratégias da Algar Agro ampliar a participação do óleo de soja no mercado Norte e Nordeste. Neste sentido, entre 2011 e 2012 serão investidos cerca de R$ 50 milhões na construção de uma refinaria na Unidade Porto Franco (MA), com previsão para início de operação ainda no primeiro semestre de 2012.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 1.132,5 |
EBITDA |
R$ 53,6 |
Margem Líquida |
4,7% |
Lucro Líquido |
R$ 25,6 |
Investimentos |
R$ 35,3 |
Número de associados |
464 |
Clique aqui para acessar o relatório de sustentabilidade 2011 da Algar Agro
Setor Serviços
Algar Aviation
Atua nos segmentos de venda de aeronaves executivas, manutenção e fretamento, com transporte de passageiros e cargas leves, como malotes, valores e materiais de laboratório, além de prestar atendimento aeroportuário e hangaragem.
Com o propósito de suprir as necessidades do mercado, a Empresa adquiriu em 2011 uma aeronave P180 Avanti II, encerrando o ano com uma frota de oito aviões. O segmento de fretamento representou 24% dos negócios do último ano.
A nova aeronave foi fabricada pela Piaggio Aereo, empresa italiana da qual a Algar Aviation passou a ser representante exclusiva para vendas e manutenção no Brasil. Alinhado com o compromisso de diminuir o impacto ambiental de suas atividades assumido pelo Grupo Algar, o P180 Avanti II é equipado com dois motores turboélice da Pratt & Whitney do Canadá, que oferecem bom desempenho e economia de combustível, o que reduz em até 40% os custos operacionais em relação a outras aeronaves da mesma categoria.
A parceria com a Piaggio Aereo também visa aumentar as possibilidades de crescimento da Empresa no segmento de venda de aviões.
A Algar Aviation também é distribuidor exclusivo no País de aeronaves TBM.
No que se refere à manutenção, principal negócio da Empresa e que em 2011 representou 50% do faturamento, a Algar Aviation está capacitada para atender os principais modelos de aeronaves executivas (turboélices e jatos), como King Air, Xingu, Bandeirante, TBM, Citation e Learjet. Em 2011, a Empresa também se tornou um Centro de Serviço Autorizado Embraer para as aeronaves Phenom 100 e Phenom 300. Tendo em vista o aquecimento do mercado interno de aviação executiva, a estratégia para a ampliação dos negócios nesta área é inaugurar mais dois hangares em Minas Gerais em 2012, no aeroporto de Pampulha, na capital, e no terminal de Uberlândia.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 45,8 |
EBITDA |
R$ 3,2 |
Margem Líquida |
6,9% |
Lucro Líquido |
R$ 0,1 |
Investimentos |
R$ 13,1 |
Número de associados |
190 |
Comtec
Pertencente ao Grupo Algar e à Andrade Gutierrez, a Companhia de Administração de Terminais Urbanos e Centros Comerciais (Comtec) é a concessionária administradora dos terminais do SIT – Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Uberlândia, e detém o direito de exploração comercial nos cinco terminais de ônibus em que opera.
O aumento do poder de consumo nas classes C e D impulsionou positivamente os negócios em 2011 em 9%. Para 2012, a Comtec prevê o investimento de R$ 1,5 milhão na nova cobertura do Terminal Santa Luzia e mais R$ 5,4 milhões na construção de dois novos terminais de ônibus que serão integrados ao SIT.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 9,9 |
EBITDA |
R$ 2,6 |
Margem Líquida |
26,1% |
Lucro Líquido |
R$ 1,0 |
Investimentos |
R$ 0,6 |
Número de associados |
9 |
Algar Segurança
Com bases operacionais localizadas estrategicamente, a Algar Segurança está presente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná. A Empresa oferece soluções integradas de segurança patrimonial, eletrônica e documental a diferentes segmentos, com destaque para industrial, comercial, agronegócio, em especial o sucroalcooleiro, e residencial.
Em 2011, a Algar Segurança investiu cerca de R$ 3,2 milhões para suportar o ritmo de crescimento acelerado, acompanhando os excelentes resultados apresentados nos últimos anos. Pelo quarto ano consecutivo, foi destaque em Segurança Patrimonial e Eletrônica no Brasil por sua atuação no setor sucroenergético, no
5º Prêmio Visão Agro Paulista, entregue em Piracicaba/SP.
Em função de aprimoramento de controles internos e práticas contábeis, o resultado líquido de 2011 foi impactado pontualmente por efeitos do próprio exercício e anos anteriores. Para o próximo ano, há o desafio de manter o ritmo de expansão, privilegiando maior participação nas áreas geográficas em que já atua, e incorporar novos recursos tecnológicos aos serviços com a finalidade de aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 102,3 |
EBITDA |
R$ 1,1 |
Margem Líquida |
1,1% |
Lucro Líquido |
-R$ 0,2 |
Investimentos |
R$ 3,2 |
Número de associados |
3.413 |
Setor Turismo
Rio Quente Resorts
Em 2011, cerca
de 2 milhões de pessoas, entre pessoas físicas e jurídicas de todo o País, utilizaram os produtos ou serviços oferecidos pelas nove subsidiárias.
Inaugurado em 1964 no meio do Cerrado brasileiro, o Rio Quente Resorts é considerado o maior complexo turístico de águas quentes da América do Sul. Pertencente aos grupos Algar (Uberlândia/MG) e Gebepar (Goiânia/GO), mantém atividades em quatro segmentos de lazer: hospitalidade, entretenimento, operação turística e vacation ownership/clube de férias. De forma sinérgica, com o propósito de oferecer mais serviços aos clientes e potencializar os resultados, as unidades de negócios atuam sob o modelo mixed use.
Em 2011, o Grupo Rio Quente recebeu cerca de 1,2 milhão de hóspedes e visitantes, gerou mais de 1,9 mil empregos diretos e, no mês de dezembro, deu início às operações do Grand Vacation Hotel & Resort, com 196 apartamentos, que será inaugurado oficialmente aos hóspedes no início de 2012. Trata-se do primeiro hotel premium do Brasil, destinado ao segmento de vacation ownership. Ou seja, exclusivamente de uso dos clientes do Rio Quente Vacation Club (RQVC).
Todos os conceitos de sustentabilidade defendidos pelas políticas do Grupo Algar foram considerados no empreendimento com cinco edificações – três delas exclusivamente para hospedagem – e piscina de 400 m² com borda infinita para o Cerrado. Resíduos da obra, como isopor, gesso, madeira, aço e papelão foram destinados à reciclagem e, com o propósito de economia energética, adotou-se sistema de aquecimento solar para a água e tecnologia LED para toda a iluminação. O Rio Quente Resorts também desenvolve programas de controle racional de recursos naturais, monitoramento da qualidade das águas, controle de resíduos sólidos, combate a incêndios florestais e ações de sensibilização e conscientização ambiental que envolvem associados, visitantes, clientes, fornecedores e comunidade.
No próximo ano, como parte do plano de expansão que contempla melhorias, ampliações e inaugurações até 2013, está previsto a construção de uma Central de Produção de Alimentos, a inauguração de uma nova atração no Hot Park, a modernização de 120 apartamentos do Hotel Turismo, além da renovação de móveis e máquinas.
Destaques Consolidados – 2011 – R$ milhões |
Receita Líquida |
R$ 176,1 |
EBITDA |
R$ 49,1 |
Margem Líquida |
27,9% |
Lucro Líquido |
R$ 26,8 |
Investimentos |
R$ 59,6 |
Número de associados |
1.940 |
Gestão de Riscos
O Grupo Algar conta com o Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, órgão vinculado ao Conselho de Administração, para assegurar o processo que envolve identificar, avaliar, classificar e mitigar os diferentes riscos intrínsecos às áreas de atuação das empresas Algar.
O modelo empregado está apoiado na metodologia
Enterprise Risk Management (ERM) ou, em português, Gerenciamento do Risco Corporativo, adotado pelo Committee of Sponsoring Organizations (COSO), organização internacional dedicada ao estabelecimento e disseminação de melhores práticas em gestão de riscos, controles internos e detecção de fraudes.
Ao longo de 2011, as atenções estiveram voltadas ao mapeamento iniciado no ano anterior e que consiste em fortalecer o controle dos riscos dentro do próprio processo de gestão dos negócios. Em uma primeira etapa, foram identificados e elaborados plano de ação para os riscos estratégicos da
holding, da Algar Telecom, da Algar Tecnologia e da Algar Agro. Para o próximo ano, o planejamento do Comitê prevê a continuidade dos trabalhos, o que inclui monitorar o grau de exposição dos riscos identificados e a execução dos planos de mitigação traçados, assim como ampliar os controles, estendendo o processo de mapeamento a outras subsidiárias.
As medidas adotadas, alinhadas com as melhores práticas de governança corporativa, têm a finalidade de colaborar com o cumprimento dos objetivos estratégicos e garantir a proteção dos ativos da Organização.
O Grupo Algar também está atento aos riscos relacionados à corrupção. A avaliação dos mesmos abrangeu, em 2011, as empresas Algar Telecom, Algar Agro, Algar Serviços e Rio Quente Resorts. Entre 2009 e 2011 não foram identificados casos de corrupção.
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