GRI EN4; EN16; EN18; 4.14; 4.15; 4.16
A crença de que é possível crescer de maneira sustentável e envolver toda a sua rede de relacionamento em práticas que contribuem para a construção de um mundo melhor faz parte do jeito de ser do Grupo Algar, que é signatário do Pacto Global – iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção de valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
A concretização de tais valores se dá por meio de programas em duas vertentes – ambiental e social – totalmente complementares.
Programa Algar Sustentável
A busca pelo desenvolvimento e adoção de ações sustentáveis com foco no meio ambiente é comum a todas as empresas do Grupo Algar. Nos últimos anos, passou a fazer parte da pauta de sustentabilidade também o desafio para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). O primeiro diagnóstico da quantidade de GEE emitida pelas empresas constatou que o Grupo Algar produziu, em 2010, 42.575 toneladas de gás carbônico. Considerando as mesmas emissões de 2010 para 2011, de forma equivalente, as emissões no último ano foram de 35.350 toneladas, o que significa uma redução de 17%.
Total de emissões diretas e indiretas de gases causadores do efeito estufa, por
peso.
Emissões Diretas |
Substância |
2011 (tonCO2e) |
2010 (tonCO2e) |
(Ano) |
Geração de eletricidade, calor ou vapor (EN3) |
20.059,4 |
26.517,6 |
|
Outros processos de combustão |
‐ |
‐ |
|
Beneficiamento físico-químico |
0,9 |
0,6 |
|
Transportes de materiais, produtos ou resíduos |
7.047,1 |
5.616,8 |
|
Abertura de respiradouros |
‐ |
‐ |
|
Emissoes fugitivas |
383,9 |
238,6 |
|
Emissões Indiretas ‐ Adquiridas (EN4) |
Substância |
2011 (tonCO2e) |
2010 (tonCO2e) |
(Ano) |
Consumo de energia indireta |
2.947,8 |
4.989,0 |
|
Emissões Indiretas Opcionais |
Substância |
2011 (tonCO2e) |
2010 (tonCO2e) |
(Ano) |
Geração de eletricidade, calor ou vapor |
25,7 |
‐ |
|
Outros processos de combustão |
‐ |
‐ |
|
Beneficiamento físico-químico |
61,0 |
1,6 |
|
Transportes de materiais, produtos ou residuos |
20.154,3 |
6.004,8 |
|
Abertura de respiradouros |
‐ |
‐ |
|
Consumo de papel |
1.255,8 |
24,8 |
|
Emissões fugitivas |
‐ |
‐ |
|
A Algar Agro, favorecida pela renovação da matriz energética (substituição do uso de derivado de petróleo por bagaço de cana nas caldeiras) da unidade de esmagamento e refinaria de Uberlândia, está entre as empresas do Grupo que mais evoluíram na redução de GEE. Em relação ao ano anterior, a economia da Agro chegou a 30%. Ao longo de 2012, a Empresa vai renovar também a matriz energética da Unidade Porto Franco, no Maranhão, onde a fonte renovável que se mostrou mais adequada é o eucalipto de reflorestamento.
Na Algar Telecom a economia foi de 37%, resultado convergente dos diferentes projetos que integram o programa ambiental Telecom Verde. As principais causas de emissão de GEE da Empresa foram enfrentadas com projetos pontuais como o uso de novas tecnologias que dispensam geradores, o que contribuiu para diminuir o consumo total de energia em 29% em 2011, e o
Clube da Carona, destinado a reduzir o impacto do segundo maior causador de emissão, que é a locomoção dos associados. Em setembro de 2011, Algar Telecom foi listada entre as 20 empresas brasileiras que mais investem no meio ambiente, em
ranking divulgado pela Revista
Época.
No Rio Quente Resorts foram adotados sistemas solares térmicos para aquecimento de água de chuveiros, lavanderias e outros. Além disso, em algumas das instalações, o consumo do gás GLP nos fornos de cozinha foi reduzido com a introdução de chapas elétricas (o fator de emissão de GEE do gás GLP é maior que o fator de emissão da geração de eletricidade).
Entre as iniciativas do Grupo Algar para reduzir as emissões de GEE também estão a substituição de geradores antigos por modelos novos e mais eficientes em todas as empresas, a busca pela menor geração de resíduos por meio da informatização de processos internos e diminuição de material físico em ações de divulgação, a criação de programas de incentivo ao uso de veículos elétricos nas operações de rondas da Algar Segurança e de Rio Quente Resorts e o monitoramento da eficiência dos veículos da frota da Empresa, para substituição destes quando a eficiência atingir um nível mínimo.
Outras ações, que reunidas contribuem para diminuir o impacto ambiental dos negócios de todo o Grupo, também são realidade em todas as outras empresas Algar. O prédio da
holding, por exemplo, foi construído com paredes e parte do teto de vidro, o que possibilita a eficiência energética, a Engeset mantém um viveiro de plantas do Cerrado e a Algar Tecnologia atua em um forte trabalho de redução de resíduos. No Rio Quente Resorts, um dos exemplos de responsabilidade mais admirados é o
Bird Land – Terra dos Pássaros. No maior viveiro de aves
free wing da América do Sul, espécies recolhidas pelo Ibama, recuperadas ou ainda em tratamento por estarem mutiladas, machucadas, desnutridas ou enfermas, ganham uma segunda chance para viver em liberdade.
Consumo de energia indireta discriminado por fonte primária
A energia indireta utilizada pelo Grupo Algar é comprada diretamente da rede elétrica interligada. Dessa forma, não é possível identificar a fonte primária da mesma dentro da matriz energética brasileira.
Consumo de Energia Indireta, por Fonte |
|
2011 (GJ) |
2010 (GJ) |
Eletricidade |
366.765 |
349.989 |
Instituto Algar
Os investimentos sociais estão centralizados no Instituto Algar, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
Por enxergar as pessoas como talentos, o desenvolvimento do potencial humano é o principal objetivo das ações do Grupo Algar voltadas à comunidade. Os investimentos sociais estão centralizados no Instituto Algar, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que recebe investimentos de todas as empresas do Grupo. Em 2011, o investimento das empresas foi de R$ 4 milhões.
Os recursos serviram para a manutenção dos três programas do instituto. O Algar Educa, dirigido à formação de professores, gestores de escolas e de órgãos centrais da administração pública educacional, visa discutir e disseminar a ideia de Educação Integral na perspectiva do Desenvolvimento Humano. Em suas etapas estão contempladas a elaboração de um plano de ação, para que as discussões se tornem concretas e sejam facilmente difundidas na comunidade escolar.
O programa conta com atividades presenciais e à distância. As atividades presenciais envolvem dois encontros de formação (total de 32 horas/ano), duas videoconferências (total de 4 horas/ano), um seminário final (4 horas) e um fórum de educação (6 horas), estes dois últimos realizados no mês de novembro. Simultaneamente são oferecidos até dois módulos de formação a distância de caráter opcional, que totalizam mais 40 horas/ano. O programa também supõe a realização de tarefas orientadas ao longo do processo.
Em 2011, foram envolvidos no Algar Educa 345 educadores de 99 escolas, localizadas em dez cidades de quatro estados: Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. O programa beneficiou 2.581 estudantes e contou com a participação de 476 voluntários – estimular o envolvimento dos associados com a comunidade também faz parte das ações do Instituto Algar.
Dirigido a diretores, pedagogos e professores da rede pública de ensino de Uberlândia/MG, o programa Algar Lê – Correio Educação promove oficinas para desenvolver habilidades dos educadores no uso do jornal em salas de aula do 1º ao 9º ano. O propósito é melhorar a leitura e a escrita de alunos, tornando-os leitores e produtores de conteúdos e, ainda, valorizar o jornal impresso como veículo cultural fundamental na história e identidade local. Em 2011, 45 educadores de 15 escolas replicaram a ação a 2.400 estudantes.
Realizado em parceria com a Associação Emcantar por meio das leis de incentivo à cultura federal e estadual de Minas Gerais, o Algar Transforma, por sua vez, é um programa de educação complementar para crianças e adolescentes (7 a 14 anos), que visa a inclusão social por meio de oficinas de cultura digital, meio ambiente, artes integradas e literatura. As atividades, que em 2011 envolveram 400 alunos e dez educadores de duas escolas, são realizadas no Clube Desportivo do Grupo Algar, localizado em Uberlândia.
Somados, os programas do Instituto Algar foram executados em parceria 116 escolas públicas de onze cidades em quatro Estados (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Maranhão), envolvendo cerca de 400 educadores e 5,4 mil alunos. Associados de todas as empresas Algar também são motivados a participar como voluntários da ação.
Também coube ao instituto coordenar a destinação de mais de R$ 200 mil do Imposto de Renda devido, via Fundo da Infância e Adolescência (FIA). No total, oito conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente (CMDCAs) e oito organizações receberam recursos. Os fundos beneficiados são das cidades mineiras de Araguari, Cláudio, Iguatama, Ituiutaba, Pará de Minas, Patos de Minas e Uberaba, além da paulista Franca.
De forma ampla, como pode ser constatado nas ações já descritas, o Instituto Algar é o responsável por gerir o relacionamento do Grupo Algar com a comunidade. Do dia a dia de sua atuação, faz parte o contato com secretarias de educação municipais e estaduais, escolas públicas de ensino fundamental, educadores (gestores escolares e educadores), alunos, além de instituições representativas do setor. É o caso do Gife (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), rede sem fins lucrativos que reúne organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem em projetos com finalidade pública, e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que trabalha com o propósito de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
O engajamento dos stakeholders do Instituto Algar é diferenciado, pois envolve cada público em momentos diferentes.
1) Secretarias de educação municipais e estaduais: o Instituto Algar se relaciona presencialmente com os secretários e superintendentes de ensino duas vezes ao ano, quando apresenta ao início dos trabalhos qual é a proposta de atuação do Instituto Algar naquela cidade e ao final do ano, quando encerra os trabalhos e faz a prestação de contas. Além disso, há diversos contatos a distância (telefônico e por e-mail) no decorrer do ano.
2) Alunos: os alunos participam dos projetos do Instituto Algar de forma indireta, apesar de serem o público-alvo. Duas vezes ao ano eles preenchem uma avaliação, ao início e ao final do ano, em que sé possível medir qual foi o percentual de melhoria na aprendizagem.
3) Educador: ao ano são oferecidos vários momentos de formação. Em 2011, foram realizados três programas sociais: Algar Educa, Algar Lê e Algar Transforma.
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