Rentabilidade, sustentabilidade e melhoria dos processos operacionais têm orientado os passos da Chesf em sua estratégia de expansão e sua trajetória como indutora do desenvolvimento social e econômico do Brasil e especialmente da região Nordeste. Em sua estratégia de expansão, a Chesf também considera as projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de crescimento médio anual de 4,7% no consumo nacional de energia elétrica até 2020 e as necessidades de ampliação do parque elétrico brasileiro nos próximos anos para suportar essa demanda.
A opção pelo crescimento sustentável embasou a decisão da Companhia de aceitar as condições estabelecidas pela MP no 579/2012 para renovação antecipada das concessões. A prorrogação destas por mais 30 anos e o recebimento de parte da indenização de ativos já em 2013 abrem caminho para manter nossa estratégia de expansão de ativos e de investimentos em uma matriz energética predominantemente renovável.
Essa decisão mostra-se como uma oportunidade para a Chesf continuar participando do futuro do país e levar adiante sua estratégia de aumento de receitas com a expansão da geração, transmissão e comercialização de energia e ganhos de eficiência e de qualidade operacional. Para atender a esse compromisso com a sociedade brasileira, estamos implementando um rigoroso plano de redução de custos adequado à nova realidade de receitas determinada pela medida. Todo esse realinhamento empresarial vem sendo discutido desde 2012 com bastante transparência com nossos empregados.
Obviamente, temos desafios a vencer – e o principal deles é intensificar nossa capacidade competitiva. Para isso, contamos com diferenciais como a alta qualificação de nossos empregados, nossa elevada geração de caixa e nossa capacidade de mobilização para reverter dificuldades.
A energia com que nos propomos a trilhar esse caminho está presente no dia a dia das nossas operações e nos valores que alicerçam nosso negócio: respeito às pessoas, justiça e equidade, compromisso com a sociedade, ética e transparência e respeito ao meio ambiente. É dessa forma que a Chesf continuará contribuindo em 2013 para o desenvolvimento do país e, em especial, do Nordeste brasileiro.