Página Anterior Home
Próxima Página Home
A A
ÍNDICE

09 Estratégia Social


Relatório de
Sustentabilidade

Relatório Anual de Responsabilidade Socioambiental

Com base no estrito respeito à legislação e na ampla adoção de princípios expressos em seu Código de Ética, a Chesf mantém relacionamentos transparentes e de parceria com todos os seus públicos

Relacionamento com públicos estratégicos

GRI 4.14 | 4.15 | 4.16 | 4.17

Ética, transparência e responsabilidade pautam o relacionamento da Chesf com seus diversos públicos de interesse, entre acionistas, empregados, comunidade, fornecedores, sociedade e governo. Esse relacionamento é construído todos os dias por meio dos canais de comunicação disponibilizados pela Companhia e fortalecido pelos projetos e iniciativas patrocinados pela Chesf com foco na sustentabilidade, no desenvolvimento econômico e social e na promoção da cidadania, especialmente das populações nordestinas. Os principais públicos e seus respectivos canais de relacionamento são apresentados nos quadros das páginas seguintes. GRI 3.5

A Chesf cumpre a legislação referente a emprego e saúde e segurança, assim como respeita a liberdade de associação sindical, além de estender as convenções coletivas de trabalho a todos os empregados. O combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, à discriminação e ao trabalho infantil e análogo ao escravo está expresso no Código de Ética. O Código é amplamente disseminado dentro da Companhia, signatária de princípios e compromissos nacionais e internacionais de respeito aos direitos humanos. Os contratos de prestação de serviços e fornecimento também preveem cláusulas que impedem o uso de mão de obra infantil e escrava.

A Chesf investe em programas e projetos socioambientais com o objetivo de promover o desenvolvimento local, capacitar pessoas da comunidade e contribuir para a elaboração de políticas públicas. A Companhia ainda contribui com recursos e equipamentos que atendem aos interesses da comunidade. A Chesf observa todas as leis aplicáveis relacionadas à saúde, à segurança e aos dados privados de clientes, às comunicações de marketing e outras informações gerais.

A Companhia integra o Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom). Suas atividades de comunicação institucional, mercadológica e de patrocínio são aprovadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e seguem as diretrizes de democratização, regionalização, transparência e articulação definidas pelo governo federal. Essas atividades são alinhadas à Política de Comunicação Integrada da Eletrobras, que preconiza os valores da ética, do compromisso e respeito ao ser humano, da valorização das equipes de trabalho, da promoção da equidade de gênero e respeito à diversidade, da transparência a todos os públicos, do fortalecimento da cultura empresarial, da inovação tecnológica, da eficiência administrativa e da conformidade legal.
GRI SO5 | PR6

Com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus diversos públicos de interesse, em 2012 a Chesf expandiu sua presença nas mídias digitais e passou a divulgar notícias e informações úteis para os cidadãos por meio do microblog Twitter (www.twitter.com/Chesf) e por seu canal virtual no Youtube (www.youtube.com/tvchesf).

Veja a seguir quais são os públicos com os quais a Chesf se relaciona e de que forma a empresa promove o engajamento deles:

Acionistas e investidores

Quem são: Eletrobras (99,5780%); Ministério da Fazenda (0,3467%); Light (0,0154%); Outros: (0,0599%)

Forma de relacionamento: o relacionamento é realizado por representantes da Companhia e por órgãos vinculados ao Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores. Ocorrem por meio de contato direto, comunicações formais e Assembleias.

Clientes

Quem são: consumidores parcialmente livres (12); consumidores livres (9); distribuidores de energia (39); comercializadores (45); acessantes à rede de transmissão (165)

Forma de relacionamento: são realizadas pesquisas de consumo e mercado e também com grandes clientes, comercializadores e distribuidores. Também são feitos contatos diretos com os gestores de contrato e reuniões de acompanhamento de mercado. Para assuntos técnicos e operacionais, a empresa adota uma comunicação direta. Para os comercializadores, há também um contato institucional por meio da divulgação dos leilões de compra e venda de energia. Para os acessantes à rede de transmissão, os contatos são efetuados por meio de telefones da Divisão de Contratos de Transmissão. GRI EU3

Fornecedores

Quem são: materiais (8.692) e serviços (10.684)

Forma de relacionamento: a comunicação ocorre por meio do Centro de Atendimento a Fornecedores (CAF), por meio de comunicações formais, correio eletrônico, circulares, reuniões, encontros e seminários gerais ou setoriais. As divulgações são feitas no site da Chesf e o tema responsabilidade social é incluído em seminários e palestras.

Colaboradores

Quem são: empregados (5.631); estagiários (200); jovens aprendizes (176)

Forma de relacionamento: a comunicação ocorre por meio de reuniões, encontros de órgãos normativos e operacionais, sistema de correio eletrônico, intranet, jornais internos e quadros de aviso.

Organizações sociais e comunidades

Quem são: ONGs, associações civis e prefeituras

Forma de relacionamento: são enviadas correspondências externas (cartas e ofícios), troca de mensagens por correio eletrônico, reuniões, eventos e visitas, contato por telefone, relatórios de acompanhamento e prestação de contas. Esse engajamento é formalizado por meio da Assessoria de Projetos Sociais para a Comunidade, da Coordenadoria de Sustentabilidade Empresarial, Controle Interno e Gestão de Riscos.

Universidades e Centros de Pesquisa

Quem são: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R); Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec); Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Forma de relacionamento: é realizado anualmente pela Coordenação de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Imprensa e mídia

Quem são: jornais de grande circulação; rádios e emissoras de televisão; blogs, sites e revistas especializadas

Forma de relacionamento: são enviados press releases com sugestões de pautas, organizadas entrevistas com porta-vozes da Companhia, atendimento das solicitações e atuação nas redes sociais da internet (Twitter, Facebook e Youtube).

Órgãos ambientais

Quem são: IBAMA e ICMBIO – Federais; INEMA (BA), ADEMA (SE), IMA (AL), CPRH (PE), SUDEMA (PB), IDEMA (RN), SEMACE (CE), SEMAR (PI) – Estaduais; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (PE), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina (PI), Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande (PB), Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina (PE) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Glória (BA) – Muncipais

Forma de relacionamento: correspondências formais e reuniões de trabalho visando ao licenciamento ambiental das atividades da Companhia e seus empreendimentos. Essas ações são prioritariamente desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente sob a coordenação da Superintendência.

Sindicatos e associações de classe

Quem são: FRUNE; SINDURB (PE); SENGE (PE); STIUPB (PB); SINERGIA (BA); SINTEPI (PI); SINDELETRIC (PB)

Forma de relacionamento: são realizadas reuniões para negociação de acordos coletivos de trabalho, reuniões periódicas conforme necessidade e participação em comissões paritárias.

Número de desligados 2012 2011 2010
Total no fim do período 50 379 137
Por região      
Fortaleza (GRN) 4 ND ND
Paulo Afonso (GRP + APA) 9 ND ND
Recife (Sede + GRL) 27 ND ND
Salvador (GRS + ASV) 5 ND ND
Sobradinho (GRB) 2 ND ND
Teresina (GRO) 3 ND ND
Por gênero      
Masculino 41 317 113
Feminino 9 62 24
Por idade      
Entre 18 e 25 anos 1 0 3
Entre 26 e 30 anos 7 13 11
Entre 31 e 40 anos 13 15 14
Entre 41 e 50 anos 6 5 12
Entre 51 e 60 anos 13 224 75
Acima de 60 anos 10 122 22
       
Número de admissões 2012 2011 2010
Total no fim do período 22 403 140
Por região      
Fortaleza (GRN) 0 ND ND
Paulo Afonso (GRP + APA) 7 ND ND
Recife (Sede + GRL) 2 ND ND
Salvador (GRS + ASV) 2 ND ND
Sobradinho (GRB) 11 ND ND
Teresina (GRO) 0 ND ND
Por gênero      
Masculino 21 320 114
Feminino 1 83 26
Por idade      
Entre 18 e 25 anos 0 38 12
Entre 26 e 30 anos 1 138 51
Entre 31 e 40 anos 2 149 46
Entre 41 e 50 anos 10 53 9
Entre 51 e 60 anos 6 16 6
Acima de 60 anos 3 9 16

Empregados

Tema relevante | Gestão do quadro de pessoal

Todos os empregados da Chesf, com exceção da Diretoria, são contratados por meio de concurso público e sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho. Os contratos de trabalho são de tempo indeterminado. Em 2012, a Chesf contou com 5.631 empregados permanentes, que trabalham em período integral em sua Sede e nas Regionais de Fortaleza, Paulo Afonso, Salvador, Sobradinho e Teresina. GRI LA1

Nesse ano, a Companhia realizou concurso público para preencher vagas e formar cadastro de reserva para cargos de nível médio (técnicos em eletrotécnica, mecânica, edificações, eletrônica/telecomunicações e piloto de helicóptero) e nível superior (engenharia, economia, agrimensura, administração, ciências contábeis e análise de sistemas). A convocação dos aprovados está sujeita ao plano de ajustes implementado pela Chesf em decorrência da adesão à MP nº 579. Além disso, 100% dos cargos de alta gerência são ocupados por empregados residentes na comunidade local. GRI EC7

Em 2012, a Chesf contou com 200 estagiários entre níveis médio e superior, um número maior com relação ao ano anterior. Quase todas as localidades em que a Companhia marca presença contam com o auxílio de jovens aprendizes, que estão no início de suas carreiras e se preparam para o mercado de trabalho. Em 2012, a Chesf contou com 176 profissionais como esses. Foram realizadas palestras sobre diversos temas para os estagiários e jovens aprendizes, tais como assédio moral e sexual, relacionamento interpessoal e postura profissional.

Rotatividade

GRI LA2

Em 2012, a taxa de rotatividade geral da Chesf foi de 0,64%. Foram desligados 50 empregados e admitidos 22.

Remuneração e benefícios

Tema relevante | Carreira, desempenho e remuneração

GRI LA3

A Chesf oferece a todos os empregados benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, plano de previdência privada, plano de saúde, creche, desenvolvimento profissional, entre outros. A Companhia não conta com empregados temporários em seu quadro. Em 2012, foram oferecidos os seguintes benefícios:


Investimentos em remuneração, benefícios e carreira (R$ mil)
Remuneração 2012 2011 2010
Folha de pagamento bruta 520.131 475.654 405.491
Encargos sociais compulsórios 187.490 178.416 178.416
Benefícios 2012 2011 2010
Alimentação 49.065 48.570 41.673
Transporte 828 794 586
Previdência privada 42.786 59.732 51.911
Saúde 66.567 60.675 52.192
Fundação (previdência privada) 42.786 59.732 51.911
Segurança e medicina do trabalho 3.148 3.149 2.765
Educação e creche 11.925 10.276 9.357
Capacitação e desenvolvimento profissional 3.552 9.076 7.696
Plano de seguridade

GRI EC3

A Chesf patrocina três planos de benefícios previdenciários: Plano de Benefício Definido (Plano BD), Plano Saldado de Benefício (Plano BS) e Plano de Contribuição Definida (Plano CD).

Os Planos BD e BS estão fechados para novas adesões, porém os empregados podem contar com o Plano CD, no qual o participante escolhe o valor da contribuição mensal (mínimo de 2%), formando, juntamente com a Chesf, uma poupança em seu nome. Ao chegar o momento da concessão da aposentadoria, o saldo da conta determinará o valor do benefício, pago por meio de renda mensal vitalícia.

Conforme legislação vigente, os planos de benefícios são custeados de forma paritária entre patrocinadora e participantes. Os planos de benefícios oferecidos pela Chesf são administrados pela Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social (Fachesf), entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos. A Chesf é parte essencial na composição dos órgãos estatutários da Fachesf – Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal –, efetuando o acompanhamento e participando ativamente do fundo de pensão.

As contribuições e benefícios dos planos são calculados de acordo com as regras dos regulamentos e o plano de custeio definido pela Consultoria Mercer, por meio de avaliação atuarial anual. Conforme resultado do ano de 2012, os passivos dos planos de aposentadoria estão totalmente cobertos. Após o cálculo das provisões matemáticas, considerando posição do patrimônio de cobertura do plano em 31 de dezembro de 2012, foram verificados os resultados em cada um dos três planos de benefícios administrados pela Fachesf.

O Plano BD, antes da revisão dos contratos, apresentava superávit de R$ 210.297.897,51. Devido ao nível do resultado apresentado, o contrato de dívida no valor de R$ 181.936.960,79 pôde ser zerado e o superávit do plano redimensionado para R$ 28.360.936,72, sendo R$ 17.392.262,21 referentes aos assistidos remanescentes do plano e R$ 10.968.674,51 atinentes aos participantes que na data da implantação do Plano CD eram ativos e optaram, na ocasião, por não migrar para esse plano.

O Plano BS e o Plano CD também se encontram em posição superavitária de R$ 375.503.846,87 e R$ 32.563.165,10, respectivamente.

Preparação para a aposentadoria 2012 2011 2010
Investimentos em previdência complementar (R$ mil) 42.786 59.732 51.911
Beneficiados pelo programa de previdência complementar (número) 5.620 5.535 5.598
Beneficiados pelo programa de preparação para aposentadoria (número) 128 48 350

GRI EU15

Empregados em condições de aposentadoria por categoria funcional e região (%)* Em ate 5 anos Em ate 10 anos
Cargo gerencial 62,3 10,5
Cargos com exigência de nível universitário 46,2 8,2
Cargos sem exigência de nível universitário 61,6 14,8
Região Nordeste: 58 13
Paulo Afonso 12,5 3,7
Recife 29,2 5,4
Salvador 6,0 1,8
Fortaleza 3,0 1
Sobradinho 3,6 0,4
Teresina 3,6 0,5
Total 57,9 12,8

*Foram considerados os empregados com condições de aposentadoria até 31/12/2017 (5 anos) e de 01/01/2018 até 31/12/2022 (10 anos).

Salários

GRI EC5 | LA14

Em 2012, o salário mais baixo pago pela Chesf foi de R$ 1.326,67 para mulheres (207% acima do salário-mínimo vigente, de R$ 622,00) e R$ 1.269,01 para homens (204% acima do salário-mínimo vigente, de R$ 622,00).

Salário-base por sexo e categoria funcional (R$)
  2012 2011 2010
Cargo Mulher Homem Mulher Homem Mulher Homem
Nível superior 6.710,40 8.025,13 6.088,60 7.157,00 5.868,80 6.998,20
Gerencial 13.377,48 14.865,07 12.585,40 14.351,00 8.080,10 9.434,30
Sem nível superior 3.526,62 3.314,77 3.241,50 3.055,90 3.034,50 2.854,70

Para os cargos gerenciais, administrativos e de produção, o valor dos salários é acrescido do Adicional do Decreto-Lei nº 1.971. Para os cargos de diretoria, o valor corresponde aos honorários fixados pela Assembleia Geral.

Remuneração dos Administradores 2012 2011 2010 2009
Remuneração e/ou honorários totais (R$ mil) (A)* 3.337,65 2.391,6 2.188,21 1.418,70
Número de Diretores (B) 5 5 5 5
Remuneração e/ou honorários médios (R$ mil) (A/B) 667,53 478,32 437,642 340,2
Honorários de Conselheiros de Administração (R$ mil) (C) 250,50 193,13 233,04 208,38
Número de Conselheiros de Administração (D)  6 5 6 6
Honorários médios (R$ mil) (C/D) 41,75 39,98 38,84 34,73

*A partir do ano de 2012, o valor de remuneração dos administradores passou a considerar também a participação nos lucros e resultados.

Retorno ao trabalho após licença parental

GRI LA15

Em 2012, 36 mulheres utilizaram a licença-maternidade e 80 homens utilizaram a licença-paternidade, correspondendo a todos os empregados elegíveis ao benefício no ano. Das que gozaram de licença-maternidade, 10 só retornarão em 2013, quando encerram suas licenças. Todos aqueles que retornaram permaneceram na Companhia 12 meses após o término da licença.

Licença por adoção

O Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013 incluiu a cláusula de licença-adoção para o empregado que adotar criança ou receber a guarda de menor de idade, ainda que deferida por medida liminar ou incidental em processo de adoção. A cláusula prevê licença de 30 dias para crianças de 4 a 8 anos de idade, de 60 dias para crianças de 1 a 4 anos de idade ou de 120 dias para criança até 1 ano de idade.

Diversidade

GRI LA13

A Chesf está atenta à valorização da diversidade em seus processos organizacionais. A Companhia empreende várias iniciativas para promover um ambiente de trabalho livre de discriminação por cor/raça, etnia, sexo, idade, origem regional, condição econômica, social, condição física ou mental, orientação política, religiosa ou sexual ou por qualquer outra condição. Garante aos empregados total liberdade religiosa e respeito por sua orientação política e sexual. Desde 2006, os empregados que vivem com companheiro ou companheira do mesmo sexo têm o direito de incluí-lo como dependente no plano de saúde da Companhia.

Há 8 anos, a Companhia desenvolve ações para sensibilização que contribuam para o avanço nos indicadores relativos a mulheres e negros em funções gerenciais, equidade de remuneração entre mulheres e homens e entre brancos e negros. Em 2012, cerca de 19% dos cargos gerenciais eram ocupados por mulheres, entre outros destaques de diversidade demonstrados nos gráficos e tabelas a seguir.


Empregados por gênero (%)   Empregados por idade (%)  
       
   
       
       
       
Empregados por raça em 2012 (%)   Empregados por religião em 2012 (%)  
       
 
Católica apostólica romana 64,3
Evangélica/Protestante 9,3
Espírita 6,1
Judaica 0,1
Afro 0,1
Muçulmana 0,1
Budista/Hinduísta 0,2
Ateu 0,6
Outra religião 1,5
Sem religião 5,1
Não informado 12,7
 
       
       

GRI LA1

Empregados por localidade, sexo e escolaridade em 2012

 

Acessibilidade e inclusão

O Comitê de Acessibilidade e Inclusão (CAI), instituído em 2011, tem por objetivo implementar uma cultura interna de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) e sensibilizar os empregados para a convivência com a diferença. Também é responsável por analisar políticas de saúde e segurança e acompanhar estudos e novos projetos à luz das necessidades de inclusão, além de disseminar as principais legislações sobre o tema. Renovado a cada dois anos, o comitê é integrado por representantes das Diretorias da Companhia.

Em 2012, entre outras providências, foram executadas diversas obras de acessibilidade nas dependências da Chesf para atender às pessoas com mobilidade reduzida (instalação de portas automáticas com sensor de movimento, rampas de acesso e banheiros adequados para cadeirantes, pisos táteis para deficientes visuais e vagas exclusivas nos estacionamentos).

A Companhia também lançou o vídeo Respeitando a diversidade, apresentando empregados com deficiência que ingressaram na Chesf no último concurso e sua convivência no ambiente organizacional. O vídeo, disponível na TV Chesf e na página da Companhia no Youtube, é uma das ações do Programa Acessibilidade: Estratégia para Inclusão (Proacessi) e foi produzido utilizando as ferramentas de acessibilidade, como audiodescrição, legendas e tradutor de libras.

Durante o ano de 2012, a Chesf contava com 155 empregados com deficiência, sendo os mais comuns tipos de deficiência: física (97 pessoas), auditiva (35 pessoas) e visual (18 pessoas).

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

A Chesf promove a igualdade de oportunidades e de tratamento entre seus empregados, em especial por meio de ações ligadas ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que faz parte do Planejamento Empresarial da Companhia. A perspectiva de gênero e raça/cor está presente nas políticas de patrocínio e nas diretrizes e políticas para aprovação de projetos sociais direcionados à comunidade.

O programa, coordenado pelo Governo Federal, concede o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça a empresas que se comprometem a instituir a igualdade entre gêneros e raças, por meio de plano de ação para combater as discriminações monitorado por comitês independentes ligados às universidades, com avaliação de metas e certificação.

Em 2012, a Chesf formalizou sua adesão à quarta edição do programa em solenidade presidida pela Ministra de Estado Eleonora Menicucci, chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República. Desde 2004, a Chesf desenvolve ações afirmativas de gênero e já recebeu dois selos Pró-Equidade de Gênero como reconhecimento pelas ações implementadas. Ao longo do ano, vários materiais educativos foram produzidos e disponibilizados na página da Companhia (interna e externamente) e houve realização de palestras, peças teatrais, campanhas e treinamento para gestores e empregados sobre prevenção e tratamento de situações de violência no trabalho.

A Chesf, em consonância com a sua Política de Equidade de Gênero e Raça, vem implementando desde 2009 o Projeto de Criação de Conselhos dos Direitos da Mulher. A iniciativa já abrange 15 municípios das áreas dos seus empreendimentos nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Em 2012, por meio do projeto, foram realizadas diversas ações, entre oficinas, reuniões e eventos, totalizando o investimento de R$ 25.910,91.

A INTERCIPA é um seminário realizado pela Chesf que propicia intercâmbio de experiências em SSO e o compartilhamento de práticas entre as comissões
Saúde, segurança e qualidade de vida

Tema relevante | Saúde e segurança no trabalho

GRI EU16

A Chesf tem 22 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas subestações, usinas e prédios administrativos. As Cipas têm representação paritária com um total de 310 membros, sendo 128 eleitos e 128 indicados pela Companhia. Outros 54 membros são designados pela Chesf para representar os empregados nas localidades onde o número de trabalhadores não prevê a constituição de Cipa. Todos atuam na prevenção de acidentes e na melhoria das condições de trabalho e de segurança, tendo o Sistema de Gestão de Cipa (SGC) como ferramenta de gerenciamento dos principais processos exigidos pela Norma Regulamentadora nº 5. Os integrantes das Cipas representam 5,5% do total de empregados da Companhia. GRI LA6

Em 2012, a Chesf manteve ações e programas específicos de treinamento, educação, aconselhamento, prevenção e controle de risco de doenças graves, prestando assistência aos empregados, familiares e membros da comunidade. A Companhia não registrou casos de trabalhadores envolvidos em atividades de alto risco de doenças ocupacionais no ano.

A Chesf contempla no contexto de integração dos novos empregados a capacitação em primeiros socorros e prevenção de acidentes e riscos no ambiente de trabalho. Os treinamentos ofertados pela Chesf são realizados em caráter formal, dentro de suas instalações (local de trabalho ou centro de desenvolvimento), diretamente para os seus empregados, por meio de instrutores internos e/ou externos, com acompanhamento pela área de saúde e segurança do trabalho.

A Chesf também realiza treinamentos relativos ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), trabalho em altura, Plano de Ação Emergencial (PAE), NR 10 e equipamentos de proteção individual.



Construção da LT Milagres – Coremas

Sistema de gestão OHSAS 18001

Durante o ano de 2012, a UHE Xingó obteve a certificação OHSAS 18001 para o Sistema de Gestão 40 Integrada de Saúde e Segurança do Trabalho, com a padronização de procedimentos, serviços, treinamentos e demais processos. Foi iniciado também o processo de certificação para a UHE Boa Esperança, a UTE Camaçari e a SE Recife II.

Campanha Fique Alerta para Segurança Dez

Anualmente, a Chesf promove a campanha permanente Fique Alerta para Segurança Dez, com o lançamento de um ciclo de programas e ações específicas voltadas para a redução de erros humanos, riscos operacionais e ocupacionais e acidentes de trabalho. Em 2012, a campanha implementou uma série de iniciativas e melhorias nas diversas áreas de segurança, a partir dos resultados apontados por uma pesquisa realizada no ano anterior sobre a percepção dos empregados em relação à cultura de segurança.

Foram registrados 67 acidentes no ano, sendo 76,12% deles com empregados do sexo masculino. Mais indicadores de saúde e segurança são apresentados na tabela a seguir.

GRI LA7

Indicadores de saúde e segurança no trabalho 2012 2011 2010
Acidentes com afastamento temporário de empregados (%) 85,07 67,21 69,69
Acidentes que resultaram em morte de empregados (%) 1,49 0 0
Taxa de absenteísmo 1,65 ND 0,02
Taxa de doenças ocupacionais 0,035 ND 0,019
Taxa de gravidade 56,12 ND ND
Taxa de lesões 1,19 8,32 1,00
Total de dias de trabalho perdidos 632 494 987
Óbitos incorridos no período* 1 0  ND

* O empregado estava em viagem a serviço para Presidente Dutra e perdeu o controle do veículo, envolvendo-se em um acidente com o capotamento do veículo. O empregado foi levado ao hospital, onde, apesar de receber tratamento médico, faleceu em 11 de outubro de 2012.

A promoção da saúde entre os empregados é realizada por meio de diversas iniciativas, como o Centro de Promoção da Saúde, a Ginástica Laboral, o Monitoramento Biopsicossocial e os Programas de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, de Ergonomia e o Disque Viver Bem. A efetividade dessas ações é percebida nos resultados dos exames médicos periódicos, que indicam redução global da ocorrência de doenças ocupacionais entre 2011 e 2012, conforme a tabela a seguir.

GRI LA8

Ocorrências de doenças nos exames médicos periódicos
  2012 2011 2010
Tipo Homem Mulher Homem Mulher Homem Mulher
Hipertensão 1.343 271 1.406 274 1.305 229
Diabetes 434 80 470 74 427 64
Obesidade 858 196 937 191 864 180
Sobrepeso 928 224 973 235 939 228
Hipercolesterolemia 857 306 846 310 852 325
Hipergliceridemia 557 50 790 62 706 72
Dislipidemia mista 902 163 975 146 895 143
Uso do tabaco 194 33 243 38 281 40
Aumento da glicemia 537 88 581 95 532 106
Sedentarismo 1.818 529 1.954 557 1.948 540
Uso do álcool 879 78 879 67 758 63
Pesquisas de clima organizacional

A Chesf realiza pesquisas sistemáticas para monitorar o clima organizacional e conhecer o nível de satisfação interna de seus empregados. As pesquisas identificam variáveis que influenciam a satisfação e a motivação e o grau de envolvimento e comprometimento com os objetivos empresariais. Com base nas pesquisas, a Companhia define políticas para melhoria da qualidade de vida do empregado, do processo de comunicação e do desempenho organizacional.

A pesquisa de clima realizada em 2012 atingiu o índice de favorabilidade de 71,18%, aumentado em 0,21% com relação à pesquisa de 2010.

GRI 2.10

Prêmio Nacional de Qualidade de Vida – Pela segunda vez, a Associação Brasileira de Qualidade de Vida premiou a Chesf pelas boas práticas na promoção da saúde e do bem-estar dos empregados, confirmando os resultados das pesquisas de clima organizacional e de percepção da cultura de saúde e segurança. A Companhia foi a única do Nordeste entre os vencedores do prêmio, entregue em março de 2012. Nessa edição, o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, que tem validade de três anos, adotou novos critérios de avaliação, seguindo o Modelo de Excelência de Gestão da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

Treinamento e desenvolvimento

Tema relevante | Carreira, desempenho e remuneração

Pesquisas com os gestores de cada área orientam o planejamento de desenvolvimento profissional e aprendizagem contínua dos empregados da Chesf. Em 2012, 4.320 empregados da Chesf passaram por treinamento, em um total de 363.698 horas de ações educacionais ou 65 horas por empregado. Esses números incluem treinamento relacionado a direitos humanos (saúde e segurança no trabalho, ética, acessibilidade e inclusão, equidade de gênero e raça). O investimento total em treinamento foi de R$ 6,7 milhões, equivalente a uma média de R$ 1.198 por empregado. GRI HR3

GRI LA10

Total de horas de treinamento por categoria funcional e gênero 2012 2011
  Homem Mulher Total Homem Mulher Total
Cargos gerenciais 27.414 6.148 33.562 32.364 8.672 41.036
Nível superior 45.747 10.313 56.060 74.777 32.950 107.727
Sem nível superior 216.293 57.783 274.076 297.535 30.381 327.916
Total de horas 289.454 74.244 363.698 404.676 72.003 476.679
Média de horaspor colaborador (%) 65,30 63,89 65,00 91,37 63,16 85,60

A Companhia mantém o Programa Vivendo e Aprendendo, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), para promover a melhoria da escolaridade dos empregados. Em 2012, o programa destinou 19.498 horas aos cursos de ensinos fundamental e médio oferecidos nas instalações da Chesf durante o horário de trabalho. A adesão dos empregados é espontânea.

Em 2012, a Chesf também investiu em educação ambiental, com treinamento de 328 empregados em programas específicos. Além disso, dos 73 empregados de segurança patrimonial, 5 (equivalentes a 6,85% do total) também receberam treinamento sobre procedimentos da Chesf referentes a direitos humanos. GRI HR8

O acompanhamento dos indicadores de educação corporativa é feito trimestralmente, comparando as horas frequentadas pelos empregados com as metas estipuladas no Planejamento Educacional no início do ano. Em 2012, a Chesf tinha como meta garantir que, em média, cada empregado assistisse ao menos 80 horas de aulas e obteve um índice de 81,25% de realização.

Em 2012, 181 empregados da Chesf utilizaram o benefício Auxílio-Educação – ensino superior para empregados, que agrega novas competências a empregados que ainda não tinham curso superior. Além disso, 118 empregados participaram de cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu (MBA, especialização, mestrado e doutorado), patrocinados pela Chesf. Ainda 43 pessoas participaram do Programa de Idiomas Estrangeiros. GRI EU14

Além disso, há investimento na preparação das pessoas para a aposentadoria por meio do Plano de Preparação para o Futuro. Foram desenvolvidos 83 empregados com esse foco. O objetivo é preparar e orientar os profissionais para a aposentadoria, quanto à sua vida pessoal e profissional. GRI LA11

A Chesf mantém o Sistema de Gestão do Desempenho (SGD), que avalia o desempenho de todos os empregados (exceto Diretores) e fixa metas dentro de um plano individual de desenvolvimento e crescimento na carreira. Os empregados recebem feedbacks regulares de sua avaliação. O SGD tem como objetivos o desenvolvimento das potencialidades dos empregados, o subsídio aos processos de gestão de pessoas (remuneração, carreira, treinamento, desenvolvimento e gestão da qualidade de vida no trabalho) e o aumento da produtividade organizacional. GRI LA12

Acordos sindicais

GRI LA9

Todos os empregados da Chesf são abrangidos nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho com os sindicatos nacional e regionais. A Chesf dispõe de uma Assessoria de Relações Sindicais e Trabalhistas e de um Comitê Sindical com representantes de todas as Diretorias para acompanhar periodicamente os acordos firmados. O direito a organização e negociação dos Acordos Coletivos é um processo contínuo e o Comitê Sindical reúne-se periodicamente durante o ano com os sindicatos. GRI LA4

Os sindicalistas têm livre acesso às dependências das unidades, autorização para a realização de assembleias e campanhas e um canal permanentemente aberto com a Diretoria. Em 2012, não foram identificados riscos à liberdade das negociações coletivas na Companhia. Mudanças operacionais são negociadas com antecedência com os sindicatos, mas não há prazo mínimo formalizado em acordo coletivo na Chesf. GRI LA5 | HR5

O Acordo Coletivo reúne cláusulas de saúde e segurança que garantem o funcionamento de comissões paritárias de saúde e segurança do trabalho; implantação de um sistema integrado de gestão de segurança e saúde no trabalho abrangendo todas as áreas operacionais e administrativas; investigação de acidentes fatais por meio de comissão formada por engenheiro de segurança e representantes dos sindicatos. O acordo também garante a observância da Norma Regulamentadora nº 10, sobre segurança e saúde dos trabalhadores em serviços e instalações elétricas, transporte em condições adequadas para o empregado que sofrer acidente e fornecimento de medicação para seu tratamento.

A Chesf garante o direito à associação sindical de seus empregados e mantém uma política de portas abertas aos sindicalistas, além de respeitar integralmente os Acordos Coletivos firmados

Empregados de empresas prestadoras de serviços

GRI EU16

A Chesf não tem empregados prestadores de serviço permanentes e exclusivos, ou seja, não efetua contratações de cessão de mão de obra. A Companhia contrata empresas para prestação de serviços por meio de licitação. Por essa razão, não há controle de quantitativos de dias trabalhados. Na contratação é exigido, no Plano de Segurança do Trabalho, treinamento de pessoal com base na Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. A fiscalização acompanha a execução do plano, que não contempla indicadores. GRI EU17 | EU18

GRI LA1

Trabalhadores prestadores de serviço 2012 2011 2010
Número de trabalhadores prestadores de serviço 2.625 2.975 2.055
Custo total (R$ mil) 201.377,42 194.877,71 44.485,92
Trabalhadores prestadores de serviço em relação ao total da força de trabalho (%)  46,61 52,57 36,45
Perfil da remuneração (%)      
Até 2 salários-mínimos 87 91 ND
De 2 até 3 salários-mínimos 12 8 ND
De 3 até 5 salários-mínimos 1 1 ND
Analfabetos 1,35 0,58 ND
Ensino fundamental 56,57 29,85 50,95
Ensino médio 40,56 21,36 48,52
Ensino superior 1,35 0,74 0,53
Pós-graduação 0,15 0,04 ND

Fornecedores

GRI EC6

A Chesf realiza a contratação de fornecedores por meio de concorrência pública sujeita às determinações da lei de licitações (Lei nº 8666/1993) e leva em consideração aspectos como preço, qualidade, logística de entrega e critérios socioambientais.

Com o objetivo de garantir a qualidade de produtos e serviços, a Chesf promove relacionamento próximo com terceiros e fornecedores para acompanhar o desenvolvimento de suas atividades. A Companhia realiza desde 2006 encontros e seminários com esses parceiros para promover a atualização sobre procedimentos na contratação e gestão de contratos e discutir propostas de práticas sustentáveis concretas. Participam desses eventos especialistas, legisladores e técnicos do governo e da sociedade. Em 2012, a Chesf promoveu seu 8º Encontro com Fornecedores, que discutiu o tema Como Incorporar Melhorias nos Resultados Corporativos da Gestão Ambiental. GRI EU14

Contratos com fornecedores
Total de contratos 3.776
Valor total de contratos (R$) 1.984.845.026,88

O alinhamento com os critérios de sustentabilidade adotados pela Chesf está expresso nos Princípios e Normas de Conduta Empresarial na relação da Chesf com os fornecedores, que orientam a realização dos contratos e a conduta esperada dos contratados. Em 31 de dezembro de 2012, a Companhia contava em seu cadastro com 8.692 fornecedores de materiais e 10.684 prestadores de serviços. Existe na Chesf uma comissão para analisar os pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos e negociar com os fornecedores.

Direitos humanos

Nos processos de seleção e contratação, a Chesf exige declaração de todos os fornecedores de que não utilizam trabalho infantil ou análogo ao escravo. Em 2012, todos os contratos (100%) considerados críticos incluíram cláusulas referentes a direitos humanos. A Chesf considera como fornecedor crítico os que têm contratos de investimentos significativos. Já como contratos críticos, os que dizem respeito à sustentabilidade, como os contratos de obras, serviços contínuos, de engenharia e de meio ambiente, locação de veículos e de transportes de equipamentos e os de materiais perigosos. Em 2012, sete contratos de investimentos significativos foram analisados conforme os critérios de sustentabilidade e passaram por aprovação do Conselho de Administração. Todos eles (100%) incluíram cláusulas de direitos humanos.

Para estabelecer quais são esses contratos, a Companhia se baseou em contratos com impactos nos trabalhadores (encargos sociais, trabalho infantil e escravo, assédio moral e sexual, preconceito social, diversidade etc.), na sociedade (comunidades afetadas, deslocamentos, cultura etc.) e no meio ambiente (desmatamento, supressão de vegetação, inundação, fauna e flora, arqueologia, resíduos perigosos etc.).

Em caso de descumprimento de cláusulas de direitos humanos, é dado um prazo de defesa e, se for o caso, de ajustamento para o fornecedor atender. Caso não seja atendido, ficam a critério da Chesf as medidas de aplicação de multas e rescisão do contrato. Em caso de reincidência, o contrato é cancelado unilateralmente. GRI HR1 | HR2

Nos contratos firmados com a Chesf para locação de veículos, vigilância, limpeza e supressão de vegetação (roço de mato), é exigida do contratado a assinatura de uma garantia formal no valor de 5% do valor do contrato devolvida após 6 meses do vencimento do contrato se na avaliação final não forem constatadas irregularidades e todas as obrigações forem cumpridas. GRI HR6 | HR7

A Chesf mantém dois canais de relacionamento que realizam atendimento aos clientes

Clientes e consumidores

GRI PR5

A Chesf mantém dois canais de relacionamento para atender a clientes e consumidores. A Superintendência de Comercialização de Energia – SCE é responsável pelo atendimento personalizado aos clientes que contratam a compra de energia. Os clientes que contratam acesso (conexão e uso) à rede de transmissão da Chesf são atendidos pela Superintendência de Operação e Contratos de Transmissão de Energia – SOC.

A gestão e a garantia dos contratos de energia estão a cargo da SCE. A Companhia envia mensalmente aos clientes informações de medição do consumo e acompanhamento dos limites contratuais. Os gestores de contrato da Chesf e o Departamento de Relações Comerciais da SCE mantêm um relacionamento personalizado para a solução imediata de pendências e reclamações.

Em 2012, a Chesf mantinha 423 contratos ativos na modalidade Contratos de Conexão ao Sistema de Transmissão (CCT) e 40 na modalidade Contratos de Compartilhamento de Instalações e Infraestrutura (CCI).

Distribuição de contratos vigentes e ativos 2012 2011 2010
Total – Categoria CCT 423 317 183
Consumo 37 37 32
Distribuição 230 191 117
Geração 156 89 34
Total – Categoria CCI 40 37 27
Transmissão 40 37 27
TOTAL GERAL 463 354 210

A Chesf mantém CCT com todas as distribuidoras do Nordeste, com consumidores livres ou potencialmente livres e com os produtores de energia (usuários) conectados ao seu sistema de transmissão. O acesso ao Sistema Integrado Nacional (SIN) pode ser feito por meio de conexão direta com a rede básica ou por meio das demais instalações de transmissão.

A Chesf administra os CCI e faz a conexão com usuários da Rede Básica em decorrência dos processos de licitação de concessões de transmissão. O relacionamento operacional com os usuários e demais agentes de transmissão conectados ao sistema elétrico da Chesf é estabelecido por meio de um Acordo Operativo, anexado aos contratos, que detalha e complementa os Procedimentos de Rede em razão das necessidades específicas no relacionamento com cada cliente.

Política de Comunicação Comercial

A Política de Comunicação Comercial está centrada na garantia do atendimento, na solidez do Sistema Chesf e na oferta de soluções de negócio de energia adequadas ao perfil de cada cliente. Para avaliar a qualidade dos serviços prestados em relação a relacionamento comercial, confiabilidade e continuidade, é realizada anualmente uma pesquisa direta com os principais clientes eletrointensivos cativos da Chesf. A pesquisa realizada em 2012 apontou índice geral de satisfação de 55%, com destaque para o índice de 100% em relação ao atendimento ao cliente. GRI PR5

Com relação à comercialização de energia e ao item Atendimento ao Cliente da pesquisa, o monitoramento da satisfação dos clientes é feito individualmente, conforme a demanda. São disponibilizados meios de comunicação como endereço para correspondência, endereços eletrônicos, telefones, portal eletrônico etc. Todas as demandas recebem posicionamento formal. Também são realizadas visitas técnicas nas quais são levantadas as necessidades dos clientes e sua satisfação em relação aos serviços prestados pela Chesf.

A comunicação direta com os clientes é reforçada pelo relacionamento por meio de pesquisas anuais de consumo e mercado e com os grandes clientes e distribuidores. Essa comunicação também é feita por meio de divulgação em jornais, eventos, congressos e palestras, leilões eletrônicos de venda de energia, contatos diretos com gestores de contrato dos clientes, telefone direto do Departamento de Relações Comerciais e da Divisão de Contratos de Transmissão e Energia, além de divulgações no portal corporativo da Chesf. GRI EU7

Em 2012, não houve nenhum caso de reclamação relativa à violação de privacidade e perda de dados de clientes. GRI PR8

Semana de Responsabilidade Social –
Auto de Natal – Arricirco


Comunidade

A expansão do sistema elétrico da Chesf produz transformações sociais e econômicas nas comunidades do entorno de suas instalações, como a geração de empregos diretos e indiretos e o aumento da arrecadação de taxas e impostos. Em seu Plano Básico Ambiental, a Companhia mantém programas de profissionalização e capacitação para a formação de mão de obra local.

A prática de ações na área de Responsabilidade Social contribui para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, promove a redução das desigualdades sociais, aumenta a motivação dos empregados, promove o reconhecimento e fidelidade do público cliente, além de contribuir para valorizar a imagem da Chesf e de seus produtos.

A Chesf entende como investimento social o repasse voluntário de recursos de forma planejada, sistemática e monitorada para projetos sociais de interesse público, com o objetivo de atender as necessidades e prioridades da comunidade com foco na transformação da realidade social. O investimento social é voltado para seis áreas principais: educação, capacitação e difusão do conhecimento; geração de trabalho, renda e desenvolvimento regional; promoção da saúde; segurança; cultura; e cidadania. A seleção dos projetos baseia-se na análise dos benefícios que serão proporcionados para a comunidade atendida.

A maioria dos programas e projetos sociais que são apoiados pela Chesf localiza-se no entorno de seus empreendimentos e beneficia milhares de pessoas de comunidades carentes. Em 2012, foram investidos R$ 26,7 milhões, beneficiando mais de 100 mil pessoas. Do total investido, R$ 20,07 milhões foram destinados ao Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso (BA) e R$ 6,63 milhões para projetos sociais nas áreas de educação, capacitação e difusão do conhecimento; geração de trabalho e renda e desenvolvimento regional; promoção da saúde e cidadania. GRI EC8 | EC9 | SO1 | SO9 | SO10 | EU23

A adesão da Chesf à MP nº 579 exigiu a readequação de custos. Essa readequação afeta também a área de Responsabilidade Social, que em 2013 apenas manterá os contratos em andamento.

A Chesf apoia diversos projetos em prol das comunidades onde atua, nas áreas de educação, capacitação e difusão do conhecimento e de geração de trabalho e renda e desenvolvimento regional
Principais projetos realizados em 2012
Luz para Todos

GRI EU23

A Chesf participa do Luz para Todos, programa de combate à exclusão elétrica coordenado pelo Governo Federal que já atendeu a mais de 3,2 milhões de famílias em todo o país e quase 1,5 milhão de famílias somente no Nordeste. Em 2012, a Chesf realizou 60.131 ligações na região geoelétrica Nordeste, beneficiando 300.655 pessoas. Além de participar ativamente do programa nesse período, a Chesf foi responsável por prover a infraestrutura dos Comitês Gestores Estaduais do Luz para Todos em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de contratar e capacitar agentes do programa. GRI EC4

Programa de Reassentamento

A Chesf mantém o Programa de Reassentamento, cujo objetivo é prover condições sustentáveis de vida às famílias afetadas pela formação dos reservatórios que abastecem suas usinas. Em 2012, o programa recebeu R$ 105,4 milhões em investimentos destinados a obras, serviços, aquisição de equipamentos, assistência técnica rural e apoio à produção agrícola de reassentados.

Em março de 2012, a Chesf empreendeu negociações com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens que reivindicava a criação de uma política nacional de assistência às populações impactadas pelas concessões do setor elétrico brasileiro. A Companhia colocou à disposição suas terras públicas na região Nordeste para o reassentamento das famílias e as terras de uso de servidão, utilizadas para instalação de linhas de transmissão para cultivo de alimentos.

A Chesf também se propôs a acelerar a instalação de luz elétrica para as famílias reassentadas, em especial no município de Sobradinho (BA). As negociações incluíram a articulação de outros órgãos públicos para a instalação de água nas comunidades e reassentamentos da Bahia, a reforma do hospital de Sobradinho e um programa de capacitação para famílias atingidas por barragens na região Nordeste. GRI EC8

Educação, capacitação e difusão do conhecimento

GRI SO1

Em 2012, a Chesf apoiou 12 projetos na área de educação, capacitação e difusão do conhecimento, que beneficiaram mais de 3.000 pessoas entre crianças, jovens e familiares de baixa renda. Com o objetivo de complementar o ensino formal e o desenvolvimento de ações socioeducativas, foram apoiados 8 projetos, que trouxeram como resultados a melhoria do desempenho em linguagem oral e escrita; relacionamento interpessoal; capacitação para o manuseio do computador; capacitação em atividades esportivas, culturais e pedagógicas; acesso universitário; orientação profissional; apoio psicossocial; maior integração com as famílias; internalização de princípios éticos e valorização do meio ambiente.

A Chesf deu continuidade ao apoio do projeto Somos todos Aprendizes, que trouxe como resultado a capacitação em cursos de formação básica e a qualificação para o mercado de trabalho de 44 jovens com déficit de inteligência decorrente da síndrome de Down.

A Chesf implantou ainda dois telecentros que visam promover a inclusão digital dos moradores dos municípios de Itapajé e Milagres, no estado do Ceará. A Chesf apoiou também o projeto de construção do Centro de Educação Ambiental do Semiárido de Pernambuco, voltado para ações educativas na área de meio ambiente e de formação para a cidadania e responsabilidade social. O projeto irá atender a mais de 1.700 beneficiados por ano, moradores no município de Ibimirim e na região da Bacia do Jatobá.

Geração do trabalho e renda e desenvolvimento regional

GRI EC8 | EC9

A Chesf apoiou em 2012 7 projetos sociais direcionados para a geração de trabalho e renda e desenvolvimento regional. Os projetos Ventos da Mudança e Educação Profissional de Jovens e Adultos beneficiaram mais de 400 pessoas, tendo como resultados o crescimento individual e coletivo, a inclusão social e profissional, o aumento da renda, a melhoria da educação, a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho local.

Em Olindina (BA), foi firmado um convênio com a prefeitura para construção de um aterro sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que irá beneficiar toda a população do município. A Companhia mantém ainda o projeto Hortas Comunitárias, realizado sob linhas de transmissão da Chesf em Teresina (PI) e Salvador (BA). Além de gerar renda para a população, o projeto evita ações de queimadas e vandalismo contra os ativos da Chesf.

Programa Lago de Sobradinho: em parceria com a Embrapa – Semiárido, o programa Sobradinho tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida de agropecuários e pescadores do entorno da barragem de Sobradinho (BA), no Rio São Francisco. O projeto proporciona a implantação e a condução de Campos de Aprendizagem Tecnológica (CAT) com alternativas tecnológicas para os principais sistemas de produção das atividades geradoras de renda existentes nas comunidades. A proposta, realizada de forma participativa, prevê sistemas de produção agroecológicos e eventos de difusão e de transferência de tecnologias para técnicos, produtores familiares e pescadores. A capacitação dessas pessoas inclui a disseminação de conceitos de educação ambiental, técnicas de produção e manejo vegetal e animal.

Programa Boa Esperança: em parceria com a Embrapa – Meio-Norte, identifica e implanta alternativas tecnológicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do entorno do reservatório da Usina Boa Esperança, no Rio Parnaíba, entre os estados do Maranhão e Piauí. O projeto contempla o desenvolvimento dos sistemas de produção agrícola e animal familiar, agroindústrias, ações de meliponicultura, pesca e piscicultura.

Promoção da Saúde: a Chesf apoia projetos e promove diversas ações sociais, proporcionando uma melhoria da qualidade de vida e saúde aos beneficiados:

Hospital Nair Alves de Souza (HNAS): em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), a Chesf é responsável pela manutenção do hospital, localizado em Paulo Afonso (BA), que atende a população de 22 cidades de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe nas áreas de obstetrícia, ortopedia, cirurgia geral e pronto atendimento. Em 2012, foram realizados 93.701 atendimentos em pronto-socorro. A Companhia também apoia o Programa de Humanização Hospitalar voltado para a melhoria de atendimento por meio de treinamento de pessoal e fortalecimento da relação entre atendentes, pacientes e acompanhantes. A Chesf estruturou parte das instalações do hospital para o Banco de Sangue. Em 2012, custeou todo o consumo de água e energia e disponibilizou 2 profissionais para atendimento integral e exclusivo no banco, no ano, foram coletadas 1.690 bolsas.

Programa Saúde para Todos: a Chesf mantém um ambulatório para atender às famílias carentes que se encontram em situação de risco ou abandono da comunidade de Muribeca, em Recife (PE). Devido à qualidade do atendimento do ambulatório e à falta de outros ambulatórios locais, o atendimento foi estendido para as comunidades de Jardim Muribeca e da Integração/Extensão em Jaboatão dos Guararapes (PE), atendendo a uma média de 1.300 pessoas por mês.

Além desses projetos, foram promovidas pelas Regionais e Sede da Chesf diversas ações como Feiras de Saúde, Educação e Cidadania e Palestras de Saúde e Segurança, Ação e Cidadania, que beneficiaram cerca de 2.000 pessoas. Nessas ações, foram realizadas atividades como orientação sobre saúde bucal, oficinas educativas e recreativas, educação alimentar, atendimento com consultas e exames médicos (clínica geral, ginecologia e pediatria), incluindo atendimentos odontológicos, medição de pressão, glicemia, peso, altura, IMC, aplicação de vacinas, testes de acuidade visual, cortes de cabelo, palestra sobre DSTs, recreação com público infantil e distribuição de lanches.

Esporte

A Chesf incentiva atletas de diversas modalidades esportivas desde 1990. De 2009 a 2012, a Companhia investiu cerca de R$ 5,2 milhões em esportes amadores. Entre os atletas patrocinados estão a judoca piauiense Sarah Menezes, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012, a velejadora recifense Roberta da Rosa Borges, campeã mundial na classe Optmist, e o nadador paraibano Kaio Márcio, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, México, em 2011. Em 2012, a Chesf apoiou ainda a equipe pernambucana de voleibol, a 27th King’s Cup Sepaktakraw Championship (esporte de origem asiática semelhante ao futevôlei) e o Pernambuco Brasil Open Series 2012 (tênis).

A Companhia também investe nos esportes paratléticos e em 2012 patrocinou o nadador Ivanildo Alves, bicampeão mundial no revezamento 4x50 Medley. Outros que recebem atenção da Companhia são a equipe de vôlei de Pernambuco, a Corrida das Pontes, realizada no Recife, e torneios destinados a incentivar a saúde dos empregados e da sociedade, como o Chesf Open International de Tênis, a Copa Piripiri Esportes e o Quarentão da Chesf.

A Chesf apoiou em 2012 o Campeonato Regional Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas, que fomentou a participação do basquetebol baiano em cadeira de rodas nas competições esportivas.

Empregados da Companhia foram premiados em 2012, em diversas práticas esportivas, nos Jogos do Sesi, com 13 troféus e 30 medalhas de ouro, 32 de prata e 15 de bronze, distribuídas nas etapas Estadual, Regional Nordeste e Nacional, e participação no Mundial de Natação, na Itália.

Cidadania

No sentido de contribuir para a redução de impactos da problemática social nas regiões onde estão localizadas suas instalações, a Chesf contribui com diversos programas e projetos de fortalecimento da identidade e de construção da cidadania. Entre as iniciativas de 2012, destacam-se:

Projeto Era Uma Vez: por meio de convênio entre a Chesf e o Instituto Carl Rogers, o projeto trabalha o tema da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes e promove o empoderamento da comunidade do Vietnã, bairro do Bongi, em Recife (PE), para práticas preventivas contra esse tipo de violência.

Projeto Fazendinha: contempla a urbanização de 22 blocos de alojamentos com 132 casas populares para serem entregues aos moradores da Comunidade de Nossa Senhora das Graças, em Piranhas (AL).

Projeto Dignificação do Idoso Carente: assegura os serviços de atendimento psicossocial, lazer, saúde e nutrição de 25 idosos mantidos na Instituição Abrigo Cristo Redentor, em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Foram ainda realizadas diversas ações sociais beneficiando mais de 1.000 pessoas, como palestras e campanhas de conscientização e educação para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a divulgação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres dentro da Companhia (Sede e Regionais) e a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A Companhia também realizou em sua Sede a 3ª Semana de Responsabilidade Social da Chesf, na qual são apresentados os resultados obtidos pelos projetos sociais apoiados pela Chesf. Em 2012, como parte da programação, foi montada uma feira de artesanato produzido e comercializado por entidades apoiadas pela Chesf que atuam na educação infanto-juvenil na Região Metropolitana do Recife (PE).

Outras ações

GRI 2.10

Troféu Empresa Solidária

Na comemoração dos 35 anos da Fundação Hemope, centro de referência em hematologia e hemoterapia do Recife, a Chesf recebeu o troféu Empresa Solidária e o certificado Amigo Solidário em reconhecimento pelas campanhas de mobilização dos empregados para doação de sangue na sede da Companhia.

Em Paulo Afonso (BA), a Chesf apoia ações relevantes para o funcionamento da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, destacando-se em 2012 a cessão de veículo para viatura e a produção de cartilha educativa sobre combate à violência contra a mulher.

A Chesf ainda promoveu a arrecadação e doação de 3.031 kg de papel usado à Associação de Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA), além da arrecadação de brinquedos para crianças e de alimentos e itens de higiene pessoal e limpeza para os flagelados da seca em Pernambuco e arrecadação de alimentos para a campanha Natal Sem Fome. Outra iniciativa foi a Ação Social Nota 10 em Solidariedade, com arrecadação de notas fiscais para doação às entidades inscritas no programa Todos com a Nota.

A Chesf também doou, por meio dos Incentivos Fiscais do Fundo de Infância e Adolescente (FIA), o valor de R$ 1,27 milhão ao Instituto do Fígado de Pernambuco para a construção de um novo hospital. A Chesf ainda apoiou a implantação de conselhos municipais em 15 municípios do entorno de Paulo Afonso (BA).

Patrocínios culturais

A Chesf tem um compromisso com a preservação da cultura, da história, das raízes e dos costumes do Nordeste brasileiro e se destaca como uma das principais patrocinadoras da cultura e do esporte na região. A Política de Patrocínio da Chesf está alinhada às estratégias corporativas da Companhia e articulada às políticas públicas do setor de energia elétrica e do Governo Federal, com ênfase na responsabilidade socioambiental e no desenvolvimento sustentável.

Os projetos patrocinados visam ao desenvolvimento humano, à promoção da cidadania, à inclusão social, a inovação, produção e divulgação tecnológica, cultural e esportiva e à democratização do acesso à cultura. Entre eles estão espetáculos de teatro, dança e música, cinema, festas populares, feiras agropecuárias e esportes, para os quais a Chesf destinou em 2012 recursos da ordem de R$ 17 milhões. Parte desses recursos é resultante de leis federais e estaduais de incentivos fiscais.

Entre os projetos patrocinados em 2012 está o livro “Velho Chico, o Rio”. Lançada em maio, a publicação bilíngue reúne 116 fotos que retratam a importância socioeconômica, cultural e ambiental do Rio São Francisco, onde estão localizadas a maioria das usinas hidrelétricas da Chesf. A obra também reforça o papel da Chesf na manutenção do patrimônio natural do rio.

Para alinhar a Política de Patrocínio, Publicidade e Propaganda aos objetivos estratégicos empresariais, a Chesf suspendeu em setembro de 2012, por tempo indeterminado, o recebimento de propostas de patrocínio.

Envolvimento da Companhia em patrocínios culturais 2012 2011 2010
Montante de recursos destinados aos projetos (R$ mil) 17.540 20.441 15.105
Número de projetos beneficiados pelo patrocínio 130 211 196
Montante de recursos destinados ao maior projeto (R$ mil) 1.000 650 600

Acionistas

Como companhia de capital aberto, a Chesf segue as determinações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e tem seu relacionamento com investidores e acionistas norteado pela transparência na divulgação de informações, pelo respeito aos princípios éticos e legais e pelo alinhamento às normas previstas como concessionária do serviço público de energia elétrica. O canal de divulgação da Companhia com esse público é a página de Relações com Investidores do portal corporativo (www.chesf.gov.br), na qual está publicada a Política de Divulgação de Informações ao Mercado de Capitais. A comunicação com os acionistas é feita via atendimento telefônico, correio padrão, presencial e endereçamento eletrônico.

topo