Página Anterior Home
Próxima Página Home
A A
ÍNDICE

03 Sobre este Relatório


Relatório de
Sustentabilidade

Relatório Anual de Responsabilidade Socioambiental

Este Relatório de Sustentabilidade reúne informações sobre gestão e resultados operacionais, sociais, ambientais e financeiros da Chesf e dirige-se aos principais públicos de interesse: acionistas, clientes, empregados, fornecedores, comunidade, governo, sociedade, sindicatos e entidades de classe. Para facilitar a leitura e ampliar o alcance do relatório, a Companhia divulga neste ano a publicação em versão eletrônica, on-line, mais dinâmica e interativa.

A construção deste documento, parte do processo de melhoria contínua de gestão e prestação de contas da Companhia, seguiu as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Sempre que possível, buscou-se a convergência com as orientações do Manual de Elaboração do Relatório Anual de Responsabilidade Socioambiental da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As informações abrangem o período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2012. Mudanças significativas de dados anteriormente publicados estão explicadas ao longo do relatório. No caso das Sociedades de Propósito Específico nas quais a Chesf detém participação acionária, foram considerados somente os dados econômico-financeiros. Os dados consolidados seguem os padrões de contabilidade regulatória definidos pela Aneel e diferem dos números publicados nas Demonstrações Contábeis, elaboradas conforme o padrão International Financial Reporting Standards (IFRS).
GRI 3.1 | 3.6 | 3.7 | 3.8 | 3.9 | 3.10 | 3.11

Este é o quarto ano consecutivo em que o Relatório de Sustentabilidade da Chesf segue as diretrizes da GRI, com nível de aplicação B (GRI-G3.1) autodeclarado e examinado pela GRI (GRI checked). A Companhia ainda não tem processo de verificação externa do documento por meio de empresas de auditoria. GRI 3.2 | 3.3 | 3.13

Dúvidas, comentários ou sugestões referentes a esta publicação podem ser encaminhados à Coordenadoria de Sustentabilidade Empresarial, Controle Interno e Gestão de Riscos da Chesf pelo e-mail csr_info@chesf.gov.br. GRI 3.4

Temas relevantes

GRI 3.5 | 4.15

O teste de materialidade aplicado em 2011 com os públicos de interesse permitiu à Chesf identificar temas de alta relevância nas dimensões de Governança, Econômica, Ambiental e Social. A metodologia do teste está descrita no Relatório de Sustentabilidade de 2011, que traz também a matriz de materialidade, cuja revisão está prevista para 2013.

Os temas priorizados por esse processo foram: Desempenho financeiro; Principais aspectos e impactos ambientais; Saúde e segurança no trabalho; Investimentos; Estrutura de governança; Gestão de riscos; Gestão do quadro de pessoal; Demonstrações financeiras; Gestão em parceria para novos empreendimentos; Carreira, desempenho e remuneração; Principais indicadores; Gestão da ética; e Planejamento estratégico. GRI 4.17

Ao longo de 2012, a Chesf aprimorou a gestão sobre os temas considerados relevantes nessa matriz e a prestação de contas dessa evolução está descrita nesta publicação. Ao longo dos capítulos, destaques apontam as seções em que os temas prioritários são abordados.

topo