A missão do Walmart é vender mais barato para que as pessoas possam viver melhor. A forma como fazemos isso requer crescer de forma eficiente e sustentável para impactar positivamente nossos clientes, parceiros, acionistas e a sociedade. Queremos liderar pelo exemplo de gestão e capacitação de talentos de alto desempenho e também no que diz respeito às contribuições para o desenvolvimento sustentável. Perseguimos esses propósitos diariamente ao cumprirmos nossas tarefas para superar as expectativas dos nossos clientes – com busca pela excelência, respeito ao indivíduo e integridade – e ao colocarmos em marcha projetos capazes de agregar valor e mobilizar os diversos elos da cadeia varejista. Podemos fazer muito pouco sozinhos, mas temos a capacidade de alavancar o resultado de nossas iniciativas ao trabalharmos com os nossos parceiros. Assim, a parceria com os nossos fornecedores merece destaque. Ela vai muito além das negociações comerciais e inclui ações, como o monitoramento da produção de carne bovina no bioma amazônico, desenvolvidas por tecnologia com georreferenciamento e única no mercado. Os frigoríficos que abastecem as nossas lojas estão contribuindo de forma decisiva para darmos aos clientes a certeza de que, ao adquirirem os produtos na rede do Walmart Brasil, levam para casa um alimento originado de propriedades que não ocupam áreas ilegalmente devastadas para a exploração agropecuária e não utilizam mão de obra análoga à escrava.
O programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, que em 2013 chegou a sua terceira edição, também foi outro exemplo de parceria bem-sucedida com nossos fornecedores. As indústrias assumiram mais uma vez o compromisso de avaliar ciclos produtivos para identificar pontos de melhoria e reduzir os impactos ambientais decorrentes da fabricação de 18 itens líderes em suas categorias.
Os projetos refletem a crença do Walmart Brasil de que uma empresa que mantém mais de 60 mil itens em suas gôndolas, negocia regularmente com milhares de parceiros e se relaciona com cerca de um milhão de brasileiros a cada dia não pode ignorar sua responsabilidade de estimular iniciativas mais sustentáveis. Assim, fundamentados em uma atuação conjunta, contribuímos para que, da extração de matéria-prima ao descarte no pós-consumo, as pegadas deixadas no planeta pela produção, pela distribuição e pelo consumo dos produtos vendidos pelo varejo sejam cada vez menores.
Vemos também na estratégia de negócios Preço Baixo Todo Dia (PBTD) uma oportunidade de agregar valor aos stakeholders. Ela é a chave do sucesso do Walmart em todo o planeta, mas representa uma ruptura com a cultura varejista nacional, que privilegia promoções pontuais. Por isso, sua consolidação no Brasil é uma prioridade para nós. O fundador do Walmart, Sam Walton, acreditava que nadar contra a corrente e ignorar o convencional oferece uma boa chance de encontrar um nicho próprio. Assim, continuamos o processo de fortalecimento do PBTD no País para o qual temos um compromisso de longo prazo. Nosso intuito é assegurar aos consumidores preços mais baixos todos os dias. Assim, nossos clientes podem ir às nossas lojas nos dias e horários convenientes para eles com a certeza de que sempre pagarão o preço mais baixo pela sua cesta de produtos.
Para tornar ainda mais palpável essa vantagem, ampliamos a nossa parceria com a Nielsen, instituto de pesquisa que monitora os preços praticados no mercado com o intuito de garantir a cesta de itens mais em conta do País. Para tanto, os levantamentos passaram a ser mais abrangentes em relação à variedade de produtos e a respeitar as diferenças regionais. Investimos ainda no aumento do portfólio de nossas lojas e, principalmente, em treinamento e sensibilização dos funcionários para que atendam cada vez melhor e sejam mais um dos motivos para os brasileiros preferirem fazer as suas compras no Walmart.
A nossa nova campanha de marketing, Quem economiza, realiza, traduz o propósito do PBTD e aquilo que assumimos como missão institucional: vender por menos para as pessoas viverem melhor. A campanha apresenta casos reais de brasileiros que querem transformar seus projetos de vida em realidade e associam seus desejos e conquistas à economia feita por eles no dia a dia.
Para o PBTD ser bem-sucedido no Brasil, há outros fatores primordiais: um deles o de praticarmos, dentro da companhia, o Custo Baixo Todo Dia, para repassar ganhos aos consumidores. Isso demanda controle rigoroso e inteligente de nossas despesas e adequações da rede de lojas quando necessário. Para qualificar nossas ações, aprofundamos o contato com as melhores práticas do Walmart pelo mundo, continuamos o processo de integração de nossos sistemas de informática no Brasil e investimos em inovação. O lançamento da primeira loja totalmente iluminada por LED é um bom exemplo do que almejamos: a novidade traz redução de custos e ainda benefícios ambientais.
Outro ponto fundamental para o cumprimento de nossa estratégia é a valorização dos talentos do Walmart Brasil. Realizamos um intenso trabalho de capacitação profissional e reformulações para termos as melhores pessoas nas posições adequadas. Queremos preparar cada funcionário que está conosco para assumir novos cargos e desafios quando oportunidades ou necessidades surgirem.
Desejamos ainda ampliar o protagonismo feminino, tema que recebe atenção especial para que se viabilize a ascensão profissional das mulheres na nossa companhia. O equilíbrio entre gêneros é um objetivo global do Walmart, com reflexos positivos evidenciados em pesquisas realizadas em diferentes partes do mundo. No Brasil, o engajamento nessa frente está diretamente relacionado ao trabalho realizado por boa parte dos nossos fornecedores que aderiram ao Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, o Movimento Mulher 360, que lançamos há dois anos.
Zelamos também por abrir as portas do setor supermercadista para novos talentos e, paralelamente, contribuir com a melhoria nas condições de vida e de empregabilidade de jovens. Nossa Escola Social do Varejo (ESV) formou mais de 4,9 mil jovens desde 2010, quando lançada. Aproximadamente 80% dos egressos conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. Um resultado expressivo que nos enche de orgulho e despertou a atenção de outros países: em 2013, o programa começou a ser desenvolvido na Argentina e no Chile, valendo-se de nossa metodologia.
Estamos prestes a completar 20 anos de operação no Brasil. O que fizemos em duas décadas foi gigantesco. Desenvolvemos um portfólio de lojas para atender a população em todos os momentos de compra, passamos a ter abrangência nacional, construímos sólidas parcerias com empresas locais, ONGs, governos para incentivar o desenvolvimento do País, valorizar os talentos brasileiros e contribuir para a preservação dos recursos naturais. Ainda há muito a fazer. Estamos apenas chegando à maioridade no País. Precisamos atuar de forma mais intensa e sincronizada com a sociedade para crescer por décadas com o País e todos os brasileiros.
Contamos com nossos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros para continuarmos a celebrar êxitos, como os obtidos em 2013, registrados aqui, em nosso Relatório Anual.
A todos, muito obrigado e uma ótima leitura.
Guilherme Loureiro
Presidente do Walmart Brasil