Página anterior Mensagem do presidente
Próxima página Mensagem do presidente

Relatório Anual 2014

Mensagem do presidente 1.1

Perseguimos nossos propósitos diariamente ao cumprirmos nossas tarefas para superar as expectativas dos nossos clientes

A missão do Walmart é vender mais barato para que as pessoas possam viver melhor. A forma como fazemos isso requer crescer de forma eficiente e sustentável para impactar positivamente nossos clientes, parceiros, acionistas e a sociedade. Queremos liderar pelo exemplo de gestão e capacitação de talentos de alto desempenho e também no que diz respeito às contribuições para o desenvolvimento sustentável. Perseguimos esses propósitos diariamente ao cumprirmos nossas tarefas para superar as expectativas dos nossos clientes – com busca pela excelência, respeito ao indivíduo e integridade – e ao colocarmos em marcha projetos capazes de agregar valor e mobilizar os diversos elos da cadeia varejista. Podemos fazer muito pouco sozinhos, mas temos a capacidade de alavancar o resultado de nossas iniciativas ao trabalharmos com os nossos parceiros. Assim, a parceria com  os nossos fornecedores merece destaque. Ela vai   muito além das negociações comerciais e inclui ações, como o monitoramento da produção de carne bovina no bioma amazônico, desenvolvidas por tecnologia com georreferenciamento e única no mercado. Os frigoríficos que abastecem as nossas lojas estão contribuindo de forma decisiva para darmos aos clientes a certeza de que, ao adquirirem os produtos na rede do Walmart Brasil, levam para casa um alimento originado de propriedades que não ocupam áreas ilegalmente devastadas para a exploração agropecuária e não utilizam mão de obra análoga à escrava.

O programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, que em 2013 chegou a sua terceira edição, também foi outro exemplo de parceria bem-sucedida com nossos fornecedores. As indústrias assumiram mais uma vez o compromisso de avaliar ciclos produtivos para identificar pontos de melhoria e reduzir os impactos ambientais decorrentes da fabricação de 18 itens líderes em suas categorias.

Os projetos refletem a crença do Walmart Brasil de que uma empresa que mantém mais de 60 mil itens em suas gôndolas, negocia regularmente com milhares de parceiros e se relaciona com cerca de um milhão de brasileiros a cada dia não pode ignorar sua responsabilidade de estimular iniciativas mais sustentáveis. Assim, fundamentados em uma atuação conjunta, contribuímos para que, da extração de matéria-prima ao descarte no pós-consumo, as pegadas deixadas no planeta pela produção, pela distribuição e pelo consumo dos produtos vendidos pelo varejo sejam cada vez menores.

Vemos também na estratégia de negócios Preço Baixo Todo Dia (PBTD) uma oportunidade de agregar valor aos stakeholders. Ela é a chave do sucesso do Walmart em todo o planeta, mas representa uma ruptura com a cultura varejista nacional, que privilegia promoções pontuais. Por isso, sua consolidação no Brasil é uma prioridade para nós. O fundador do Walmart, Sam Walton, acreditava que nadar contra a corrente e ignorar o convencional oferece uma boa chance de encontrar um nicho próprio. Assim, continuamos o processo de fortalecimento do PBTD no País para o qual temos um compromisso de longo prazo. Nosso intuito é assegurar aos consumidores preços mais baixos todos os dias. Assim, nossos clientes podem ir às nossas lojas nos dias e horários convenientes para eles com a certeza de que sempre pagarão o preço mais baixo pela sua cesta de produtos.

Para tornar ainda mais palpável essa vantagem, ampliamos a nossa parceria com a Nielsen, instituto de pesquisa que monitora os preços praticados no mercado com o intuito de garantir a cesta de itens mais em conta do País. Para tanto, os levantamentos passaram a ser mais abrangentes em relação à variedade de produtos e a respeitar as diferenças regionais. Investimos ainda no aumento do portfólio de nossas lojas e, principalmente, em treinamento e sensibilização dos funcionários para que atendam cada vez melhor e sejam mais um dos motivos para os brasileiros preferirem fazer as suas compras no Walmart.

A nossa nova campanha de marketing, Quem economiza, realiza, traduz o propósito do PBTD e aquilo que assumimos como missão institucional: vender por menos para as pessoas viverem melhor. A campanha apresenta casos reais de brasileiros que querem transformar seus projetos de vida em realidade e associam seus desejos e conquistas à economia feita por eles no dia a dia.

Para o PBTD ser bem-sucedido no Brasil, há outros fatores primordiais: um deles o de praticarmos, dentro da companhia, o Custo Baixo Todo Dia, para repassar ganhos aos consumidores. Isso demanda controle rigoroso e inteligente de nossas despesas e adequações da rede de lojas quando necessário. Para qualificar nossas ações, aprofundamos o contato com as melhores práticas do Walmart pelo mundo, continuamos o processo de integração de nossos sistemas de informática no Brasil e investimos em inovação. O lançamento da primeira loja totalmente iluminada por LED é um bom exemplo do que almejamos: a novidade traz redução de custos e ainda benefícios ambientais.

Outro ponto fundamental para o cumprimento de nossa estratégia é a valorização dos talentos do Walmart Brasil. Realizamos um intenso trabalho de capacitação profissional e reformulações para termos as melhores pessoas nas posições adequadas. Queremos preparar cada funcionário que está conosco para assumir novos cargos e desafios quando oportunidades ou necessidades surgirem.

Desejamos ainda ampliar o protagonismo feminino, tema que recebe atenção especial para que se viabilize a ascensão profissional das mulheres na nossa companhia. O equilíbrio entre gêneros é um objetivo global do Walmart, com reflexos positivos evidenciados em pesquisas realizadas em diferentes partes do mundo. No Brasil, o engajamento nessa frente está diretamente relacionado ao trabalho realizado por boa parte dos nossos fornecedores que aderiram ao Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, o Movimento Mulher 360, que lançamos há dois anos.

Zelamos também por abrir as portas do setor supermercadista para novos talentos e, paralelamente, contribuir com a melhoria nas condições de vida e de empregabilidade de jovens. Nossa Escola Social do Varejo (ESV) formou mais de 4,9 mil jovens desde 2010, quando lançada. Aproximadamente 80% dos egressos conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. Um resultado expressivo que nos enche de orgulho e despertou a atenção de outros países: em 2013, o programa começou a ser desenvolvido na Argentina e no Chile, valendo-se de nossa metodologia.

Estamos prestes a completar 20 anos de operação no Brasil. O que fizemos em duas décadas foi gigantesco. Desenvolvemos um portfólio de lojas para atender a população em todos os momentos de compra, passamos a ter abrangência nacional, construímos sólidas parcerias com empresas locais, ONGs, governos para incentivar o desenvolvimento do País, valorizar os talentos brasileiros e contribuir para a preservação dos recursos naturais. Ainda há muito a fazer. Estamos apenas chegando à maioridade no País. Precisamos atuar de forma mais intensa e sincronizada com a sociedade para crescer por décadas com o País e todos os brasileiros.

Contamos com nossos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros para continuarmos a celebrar êxitos, como os obtidos em 2013, registrados aqui, em nosso Relatório Anual.

A todos, muito obrigado e uma ótima leitura.

Guilherme Loureiro
Presidente do Walmart Brasil