Página anterior Mensagem do presidente
Próxima página Mensagem do presidente

Relatório Anual 2014

Walmart

Terceira maior rede supermercadista no País, o Walmart Brasil fechou o ano de 2013 com um faturamento de R$ 28,5 bilhões, mais de 75,5 mil funcionários espalhados pelos seus 5 escritórios – a sede está localizada em Barueri, região metropolitana de São Paulo –, 21 centros de distribuição e 544 lojas, que recebem, em média, 1 milhão de consumidores diariamente. A empresa está presente em 215 municípios de 18 estados brasileiros e no Distrito Federal sob diferentes bandeiras e formatos, além da loja virtual (www.walmart.com.br), que atende todo o território nacional. O Walmart Brasil é uma companhia de capital fechado, controlada pela Wal-Mart Stores, Inc., em Bentonville, Arkansas (Estados Unidos).

A Wal-Mart Stores, Inc. é listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) desde 1972 e respeita as regras estabelecidas pela Lei Sarbannes-Oxley, cumpridas também pela empresa no Brasil. Por essa razão, as informações sobre os processos e números da operação nacional também passam por certificação de auditoria externa. 2.1 | 2.3 | 2.4 | 2.5 | 2.6 | 2.7 | 2.8


Rede

2.2

Trajetória


unidades
walmart hiperBompreco big nacional mercadorama bompreco maxxi tododia sansClub
Clique nas logomarcas para saber onde
estão localizadas as unidades no Brasil.

Hipermercados



Supermercados



Atacado



Loja de vizinhança



Clube de compras


Divisão especial

Adotando a mesma proposta de conveniência em todas as suas bandeiras, há uma variedade de serviços que são prestados para permitir que o consumidor otimize seu tempo enquanto faz suas compras. A rede oferece 15 cafeterias e 32 restaurantes, 137 fotocenters para que o consumidor revele fotos enquanto faz suas compras, 12 postos de gasolina e 241 farmácias espalhadas pelo País.

  • 1995

    A empresa chega ao Brasil com a inauguração de cinco lojas na Grande São Paulo.

  • 1997

    O interior paulista começa a ser atendido por unidades da rede.

  • 1998

    Chegada ao Paraná é o início da expansão para outros estados.

  • 2000

    Minas Gerais e Rio de Janeiro recebem lojas.

  • 2001

    Surge a primeira loja TodoDia na capital paulista, e o primeiro centro de distribuição é inaugurado na Grande São Paulo.

  • 2002

    O Clube dos Produtores surge no grupo Sonae, adquirido pelo Walmart posteriormente.

  • 2003

    Inaugurada a primeira farmácia da rede em São José dos Campos (SP).

  • 2004

    O Walmart Brasil adquire a rede Bompreço, no Nordeste, e no fim do ano já soma 144 lojas no País.

  • 2005

    Um total de 140 lojas – com as bandeiras BIG, Mercadorama, Nacional e Maxxi Atacado – é adquirido do Grupo Sonae. Lojas são abertas no Distrito Federal, no Espírito Santo e em Goiás. É criado o Instituto Walmart no Brasil, e as metas globais de sustentabilidade são anunciadas pela Wal-Mart Stores, Inc.

  • 2007

    O Walmart Granja Viana, em São Paulo, é a unidade piloto para a criação de lojas ecoeficientes, incorporando 24 iniciativas de sustentabilidade. O Walmart assina os compromissos do Movimento Conexões Sustentáveis e passa a fazer parte de seu Comitê Executivo. A empresa integra ainda o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável e o Fórum Amazônia Sustentável. As farmácias da rede passam a vender medicamentos genéricos com preços de até R$ 9,90.

  • 2008

    É criada a loja virtual www.walmart.com.br e a primeira unidade física ecoeficiente é aberta no Rio de Janeiro (RJ). Surge o programa Cliente Consciente Merece Desconto. A rede chega ao Mato Grosso do Sul. Tem início o Programa de Apoio à Implementação da Floresta Nacional (Flona) do Amapá e o Bombando Cidadania, no Recife (PE).

  • 2009

    O Pacto pela Sustentabilidade, assinado pelos principais fornecedores da empresa, é formalizado, e o projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta realiza sua primeira edição. São inaugurados o centro de distribuição ecoeficiente em Betim (MG) e a Loja da Comunidade no Recife (PE).

  • 2010

    O Instituto Walmart cria a Escola Social do Varejo. O Walmart propõe e assina a Política de Compromisso de Compra Responsável de Pescados, assumindo publicamente responsabilidades diante do Ministério da Pesca e Aquicultura. A empresa prepara a introdução da filosofia de negócios Preço Baixo Todo Dia no Brasil.

  • 2011

    É introduzida a filosofia Preço Baixo Todo Dia. Institutos de pesquisa comprovam a eficiência da empresa para prover o acesso dos consumidores a preços mais baixos. O Walmart articula a criação do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, denominado Movimento Mulher 360, e conclui a segunda edição do Sustentabilidade de Ponta a Ponta, com o lançamento de mais 13 produtos. A empresa lidera mundialmente, no grupo, a formatação da Política de Compra Responsável de Carne.

  • 2012

    Celebração do primeiro ano do Movimento Mulher 360 com a participação de todos os signatários da iniciativa. A Escola Social do Varejo inicia o compartilhamento internacional de metodologia e tecnologia por meio de parceria entre o Walmart global e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com foco em treinar jovens em países da América Latina e do Caribe e criar oportunidades de emprego para eles. O Clube dos Produtores completa uma década atendendo 8,5 mil famílias, de 12 estados brasileiros. O Movimento Mulher 360 também celebra seu primeiro ano de atividades e recebe o reconhecimento com o Women’s Empowerment Corporate Leadership Award, concedido pela revista The New Economy, da Inglaterra. A Escola Social do Varejo desperta o interesse internacional e sua metodologia começa a ser adaptada para aplicação em outros países latino-americanos.

  • 2013

    O Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta bate recorde de participantes na sua terceira edição. São lançados e implementados o sistema de monitoramento da carne bovina da região amazônica e o projeto de desenvolvimento de novos modelos de produção de gado em São Félix do Xingu, no Estado do Pará. É inaugurada a primeira loja totalmente iluminada por LED no Estado de São Paulo. O Clube dos Produtores avança para a região Centro-Oeste, beneficiando mais de 150 pequenos agropecuaristas locais. A Escola Social do Varejo consolida-se como referência internacional, e o Movimento Mulher 360 comemora 2 anos de vida e anuncia a criação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).