Terceira maior rede supermercadista no País, o Walmart Brasil fechou o ano de 2013 com um faturamento de R$ 28,5 bilhões, mais de 75,5 mil funcionários espalhados pelos seus 5 escritórios – a sede está localizada em Barueri, região metropolitana de São Paulo –, 21 centros de distribuição e 544 lojas, que recebem, em média, 1 milhão de consumidores diariamente. A empresa está presente em 215 municípios de 18 estados brasileiros e no Distrito Federal sob diferentes bandeiras e formatos, além da loja virtual (www.walmart.com.br), que atende todo o território nacional. O Walmart Brasil é uma companhia de capital fechado, controlada pela Wal-Mart Stores, Inc., em Bentonville, Arkansas (Estados Unidos).
A Wal-Mart Stores, Inc. é listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) desde 1972 e respeita as regras estabelecidas pela Lei Sarbannes-Oxley, cumpridas também pela empresa no Brasil. Por essa razão, as informações sobre os processos e números da operação nacional também passam por certificação de auditoria externa. 2.1 | 2.3 | 2.4 | 2.5 | 2.6 | 2.7 | 2.8
Adotando a mesma proposta de conveniência em todas as suas bandeiras, há uma variedade de serviços que são prestados para permitir que o consumidor otimize seu tempo enquanto faz suas compras. A rede oferece 15 cafeterias e 32 restaurantes, 137 fotocenters para que o consumidor revele fotos enquanto faz suas compras, 12 postos de gasolina e 241 farmácias espalhadas pelo País.
A empresa chega ao Brasil com a inauguração de cinco lojas na Grande São Paulo.
O interior paulista começa a ser atendido por unidades da rede.
Chegada ao Paraná é o início da expansão para outros estados.
Minas Gerais e Rio de Janeiro recebem lojas.
Surge a primeira loja TodoDia na capital paulista, e o primeiro centro de distribuição é inaugurado na Grande São Paulo.
O Clube dos Produtores surge no grupo Sonae, adquirido pelo Walmart posteriormente.
Inaugurada a primeira farmácia da rede em São José dos Campos (SP).
O Walmart Brasil adquire a rede Bompreço, no Nordeste, e no fim do ano já soma 144 lojas no País.
Um total de 140 lojas – com as bandeiras BIG, Mercadorama, Nacional e Maxxi Atacado – é adquirido do Grupo Sonae. Lojas são abertas no Distrito Federal, no Espírito Santo e em Goiás. É criado o Instituto Walmart no Brasil, e as metas globais de sustentabilidade são anunciadas pela Wal-Mart Stores, Inc.
O Walmart Granja Viana, em São Paulo, é a unidade piloto para a criação de lojas ecoeficientes, incorporando 24 iniciativas de sustentabilidade. O Walmart assina os compromissos do Movimento Conexões Sustentáveis e passa a fazer parte de seu Comitê Executivo. A empresa integra ainda o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável e o Fórum Amazônia Sustentável. As farmácias da rede passam a vender medicamentos genéricos com preços de até R$ 9,90.
É criada a loja virtual www.walmart.com.br e a primeira unidade física ecoeficiente é aberta no Rio de Janeiro (RJ). Surge o programa Cliente Consciente Merece Desconto. A rede chega ao Mato Grosso do Sul. Tem início o Programa de Apoio à Implementação da Floresta Nacional (Flona) do Amapá e o Bombando Cidadania, no Recife (PE).
O Pacto pela Sustentabilidade, assinado pelos principais fornecedores da empresa, é formalizado, e o projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta realiza sua primeira edição. São inaugurados o centro de distribuição ecoeficiente em Betim (MG) e a Loja da Comunidade no Recife (PE).
O Instituto Walmart cria a Escola Social do Varejo. O Walmart propõe e assina a Política de Compromisso de Compra Responsável de Pescados, assumindo publicamente responsabilidades diante do Ministério da Pesca e Aquicultura. A empresa prepara a introdução da filosofia de negócios Preço Baixo Todo Dia no Brasil.
É introduzida a filosofia Preço Baixo Todo Dia. Institutos de pesquisa comprovam a eficiência da empresa para prover o acesso dos consumidores a preços mais baixos. O Walmart articula a criação do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, denominado Movimento Mulher 360, e conclui a segunda edição do Sustentabilidade de Ponta a Ponta, com o lançamento de mais 13 produtos. A empresa lidera mundialmente, no grupo, a formatação da Política de Compra Responsável de Carne.
Celebração do primeiro ano do Movimento Mulher 360 com a participação de todos os signatários da iniciativa. A Escola Social do Varejo inicia o compartilhamento internacional de metodologia e tecnologia por meio de parceria entre o Walmart global e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com foco em treinar jovens em países da América Latina e do Caribe e criar oportunidades de emprego para eles. O Clube dos Produtores completa uma década atendendo 8,5 mil famílias, de 12 estados brasileiros. O Movimento Mulher 360 também celebra seu primeiro ano de atividades e recebe o reconhecimento com o Women’s Empowerment Corporate Leadership Award, concedido pela revista The New Economy, da Inglaterra. A Escola Social do Varejo desperta o interesse internacional e sua metodologia começa a ser adaptada para aplicação em outros países latino-americanos.
O Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta bate recorde de participantes na sua terceira edição. São lançados e implementados o sistema de monitoramento da carne bovina da região amazônica e o projeto de desenvolvimento de novos modelos de produção de gado em São Félix do Xingu, no Estado do Pará. É inaugurada a primeira loja totalmente iluminada por LED no Estado de São Paulo. O Clube dos Produtores avança para a região Centro-Oeste, beneficiando mais de 150 pequenos agropecuaristas locais. A Escola Social do Varejo consolida-se como referência internacional, e o Movimento Mulher 360 comemora 2 anos de vida e anuncia a criação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).