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Relatório Anual 2014

Varejo


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O Walmart Brasil quer liderar pelo exemplo. Para isso, despende esforços para alcançar o melhor equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental em suas operações. Lojas ecoeficientes, mais visibilidade a produtos com diferenciais de sustentabilidade e gestão adequada de destinação de resíduos estão entre as ações desenvolvidas. No entanto, nada disso seria viável sem o comprometimento e a capacitação técnica dos colaboradores, motivo pelo qual a empresa investe fortemente em treinamentos e no bem-estar de seus mais de 75 mil funcionários.




Colaboradores

LA1

Ecoeficiência

Políticas públicas e setoriais

SO5

Em 2013 a empresa encerrou atividades de 25 lojas que apresentavam desempenho abaixo do esperado, terminando o ano com cerca de 75 mil funcionários. Adicionalmente, o Walmart adotou medidas para melhorar a gestão da força de trabalho e adequar o seu quadro às sazonalidades do setor e às cargas horárias existentes em diferentes formatos de lojas e regiões.

Total de trabalhadores (31 de dezembro 2013)1
Por prazo indeterminado ou permanente 72.652
Por prazo determinado ou temporário 1.705
Empregados em tempo parcial 1.013
Estagiários 67
Trainees 38
Total 2 e 3 75.475
1. O Walmart não dispõe de dados referentes a trabalhadores terceirizados e profissionais autônomos ou liberais.
2. Este número representa toda a força de trabalho do Walmart Brasil, inclusive estagiários e expatriados.
3. 41.314 mulheres (54,7%) e 34.161 homens (45,3%).


Empregados por região
Passe o mouse sobre as regiões para
ver os dados detalhados.
Nordeste   Quantidade   %
Mulheres   13.586   49,70
Homens   13.765   50,30
Total   27.351   36,20
Centro-Oeste   Quantidade   %
Mulheres   1.048   56,20
Homens   818   43,80
Total   1.866   2,50
Sudeste   Quantidade   %
Mulheres   10.077   55,60
Homens   8.059   44,40
Total   18.136   24,00
Sul   Quantidade   %
Mulheres   16.603   59,00
Homens   8.059   41,00
Total   11.519   37,30
Brasil   Quantidade   %
Mulheres   41.314   54,70
Homens   34.161   45,30
LA13
Indicadores de diversidade em 2013 Total Percentual1
Mulheres 41.310 54,80
Mulheres na liderança2 3.140 39,00
Etnia (negros e pardos) 22.753 30,20
Etnia na liderança2 2.149 26,70
Pessoas com deficiência 2.887 3,80
Funcionários por faixa etária Total Percentual1
Até 20 anos 7.064 9,40
De 20 a 30 anos 28.086 37,20
De 30 a 40 anos 24.529 32,50
De 40 a 50 anos 11.085 14,70
Mais de 50 anos 4.644 6,20

1. As porcentagens se referem à base de 75.475 colaboradores (funcionários de caráter permanente e temporário, empregados em tempo parcial, trainees e estagiários).
2. São considerados 8.059 cargos de liderança, que englobam chefe de posto, codiretor, coordenação, diretoria, encarregado, executivo, gerência e subgerência (conforme definição da equipe de Remuneração da Empresa).

Gestão de pessoas

Desenvolver seus funcionários é fazer um investimento de longo prazo na companhia. Nada acontece sem o apoio, o entendimento e a dedicação do corpo funcional. São os colaboradores que carregam a bandeira da empresa e passam, diariamente, a cultura e os valores da companhia. Por isso, já na porta de entrada do funcionário, ele passa por uma rápida capacitação, um curso de integração no qual são apresentados assuntos relacionados ao Walmart e oferecido o embasamento necessário para colocar o funcionário em contato com o Jeito Walmart de Trabalhar, com a cultura corporativa, com o modelo de negócio e com as políticas da empresa, para favorecer o seu processo de adaptação. O modelo aplicado é o mesmo para todos os formatos, escritórios e centros de distribuição.

A empresa faz uso de várias ferramentas de treinamento e desenvolvimento que disseminam, além das competências necessárias, os valores e a cultura da companhia. É por meio de cursos que a empresa expõe internamente as regras de conduta, a legislação e os impactos causados pelo descumprimento das regras trabalhistas, bem como o que a empresa espera de seus funcionários em questões éticas e de compliance. Esse curso tem carga horária de aproximadamente três horas e foi realizado por meio de ferramenta e-learning, atendendo às premissas da companhia de ser replicável e ágil para atingir o público-alvo em todo Brasil.

Já a Academia de Operações é uma outra linha de treinamento e visa formar líderes de lojas, clubes, centros de distribuição e divisão de especialidades em competências técnicas e de liderança para garantir excelência no desempenho operacional e na produtividade de entrega. A Academia é também uma ferramenta de sucessão que capacita as próximas gerações de liderança da companhia. Enquanto o funcionário adquire mais conhecimento e desenvolve seu potencial profissional, a empresa estabelece por meio dessas ferramentas um patamar que viabilize alto desempenho, vantagens competitivas e excelência no atendimento ao cliente. O público-alvo da Academia de Operações em 2013 foi composto pelos diretores e gerentes-gerais de unidade. Durante o ano, houve 6 turmas com 40 horas de treinamento cada. No total, foram 459 líderes treinados em 240 horas de treinamento (aproximadamente 80% do público-alvo).

A Loja Sol é uma outra linha de treinamento que visa capacitar e desenvolver as novas gerações de líderes de operações em competências técnicas e de liderança para garantir a execução da estratégia e a sustentabilidade do negócio. O público-alvo do programa é dividido em três níveis:

  • Nível 1: Gerente de departamento/Encarregado/Chefe
  • Nível 2: Gerente de área
  • Nível 3: Diretor de loja/Gerente-Geral/Codiretor

O treinamento da Loja Sol é aplicado em oito semanas para que os novos líderes possam conhecer o negócio, os processos envolvidos e as ferramentas de gestão e aprender sobre como aplicar todo esse conhecimento na loja.

A seleção do subsídio para programas de desenvolvimento profissional é feita por meio do Plano de Desempenho Individual (PDI), que estabelece metas de atuação para cada funcionário no início do ano e que são revisadas semestralmente. A avaliação de desempenho, realizada ao fim do ano, considera as competências relacionadas pela empresa como fundamentais ao negócio, bem como as metas individuais. O processo, em todas as suas fases, é conduzido por meio de reuniões entre funcionário e liderança. LA12

Salários e benefícios

Os funcionários do Walmart Brasil recebem uma série de benefícios que visam não só atrair novos talentos para a companhia mas também reter os profissionais que já estão atuando na empresa. Alguns se estendem também aos dependentes dos colaboradores. Além disso, todos os funcionários (100%) são abrangidos em acordos de negociação coletiva, que cobrem temas relativos à saúde e segurança, especialmente com descrição de práticas recomendadas pelos sindicatos. LA3LA4

Todos os salários da companhia usam como base o salário-mínimo nacional como referência e respeita ainda as negociações com sindicatos locais. Nas lojas (operações), os menores salários pagos para homens e mulheres equivaleram ao mínimo nacional – que em 2013 era de R$ 678,00 – ou salário-mínimo regional. Nos escritórios, o vencimento mais baixo foi 18% superior ao salário-mínimo definido por lei (nacional ou regional). A empresa não faz diferenciação de salário por gênero. É estipulado um valor mínimo e outro máximo de remuneração para cada categoria funcional, podendo ocorrer variações em razão da região em que está o colaborador e da carga horária semanal. Todos os profissionais participam do Programa de Participação nos Resultados (PPR), que incentiva a superação das metas e dos resultados estabelecidos, possibilitando ganhos adicionais aos funcionários. EC5LA14

As políticas de recrutamento e seleção priorizam sempre os trabalhadores que já estão na empresa para preenchimento de vagas abertas. Se não houver pessoas capacitadas, inicia-se o processo de recrutamento externo, casos em que têm preferência pessoas que residam em locais próximos às unidades da empresa. EC7

Engajamento para a sustentabilidade

Sustentabilidade é um importante valor para o Walmart. Faz parte do DNA da empresa e, por isso, precisa estar disseminado de forma transversal em toda a companhia. Para alcançar essa missão, o Walmart trabalhou ao longo do ano de 2013 o conceito de produtividade por meio do slogan Operamos por menos. A campanha interna para a disseminação desse conceito contou com um vídeo, que é atualizado anualmente, chamado Mobiliza Geral, e com peças de comunicação desenvolvidas para focarem especialmente temas de água e resíduos. A campanha contou também com a distribuição de um Guia de Sustentabilidade que destacou quais práticas no dia a dia contribuem para a sustentabilidade dos negócios e a consequente redução de custos.

O Walmart conduz também o programa Projetos Pessoais para a Sustentabilidade (PPS), em que os trabalhadores propõem ações e devem buscar engajar outras pessoas e dimensionar os impactos das iniciativas em sua vida, no meio ambiente, na sociedade e na economia. Cada funcionário estipula sua meta e seu objetivo com relação a temas enquadrados em três categorias: Minha Vida (compras responsáveis, comunidade ou família), Meu Planeta (água, energia ou resíduos) e Minha Saúde (exercícios, alimentação ou cigarro).

Diversidade

A diversidade é um importante valor para o Walmart, que enxerga nas diferenças o potencial de inovação e melhoria contínua que permite à empresa oferecer o melhor atendimento em suas lojas e uma operação que garante os menores preços. Para fomentar internamente esse valor, o Walmart lançou em 2013 seis grupos de diversidade formados por funcionários voluntários: mulheres, pessoas com deficiência, melhor idade, jovens, negros e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). O propósito desses grupos é discutir os temas dentro da empresa e reforçar cultura de respeito às diferenças. Paralelamente, a companhia continuou com o trabalho do Conselho de Mulheres, grupo que se reúne mensalmente para debater a evolução nos índices de gênero no Walmart, como o de ascensão de mulheres aos cargos de liderança, uma meta corporativa. Uma das atividades conduzidas no ano foi a realização de grupos focais com funcionárias de escritórios e lojas da companhia, que fundamentou a elaboração de um plano de ações a ser executado nos próximos anos. A empresa encerrou 2013 com a marca de 41.314 funcionárias, ou seja, 54,7% do total do quadro de funcionários. Em cargos de liderança (gerentes, diretores, coordenadores e encarregados de lojas, escritórios corporativos e centros de distribuição), esse número chegou a 1.351, ou 34,4% do total de lideranças da empresa.

A dedicação que o Walmart Brasil dá ao tema foi reconhecida em 2013, ano em que se tornou a primeira empresa do varejo nacional a conquistar o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), órgão do Governo Federal que reconhece companhias que implantam iniciativas de combate à discriminação e à promoção da igualdade racial. A conquista serve como estímulo e desafio para os próximos anos uma vez que o selo é renovado anualmente.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado um ciclo de palestras dirigido às funcionárias das áreas administrativas e das lojas com o intuito de fomentar debates e reflexões sobre o papel da mulher na carreira e proporcionar informações úteis sobre saúde e equilíbrio entre o desenvolvimento profissional e a família. Os encontros aconteceram no escritório central da empresa, em Barueri (SP), e foram transmitidos para todas as unidades via TV Walmart. O evento faz parte do Mulheres no Varejo, plataforma global do Walmart que reúne todas as iniciativas realizadas para elas, distribuídas em quatro pilares: desenvolvimento; retenção e crescimento profissional; atração de talentos femininos e sua inclusão; e investimento para difusão do tema externamente.

Ter lojas que causem um impacto cada vez menor no meio ambiente, mas cada vez maior socialmente na região onde opera, é uma premissa fundamental do Walmart. Essa missão foi o que levou a empresa a ter o primeiro hipermercado com iluminação 100% LED no País, em Indaiatuba, interior de São Paulo. O sucesso dessa iniciativa foi alcançado graças ao trabalho de parceria com a cadeia para identificar um fornecedor apto a desenvolver luminárias e sistemas sob medida para a unidade, que tem 7,9 mil metros quadrados de área construída. O uso exclusivo de LED proporciona economia superior a 27% em iluminação, bem como redução de custos de manutenção, em razão da maior longevidade do produto. Até o fim de 2014, o Walmart quer ter outras 15 lojas da rede, que passarão por reformas, com iluminação desse tipo nas suas áreas de vendas.

O Walmart já conta no Brasil com 42 lojas denominadas ecoeficientes por agrupar uma série de iniciativas que visam reduzir o uso dos serviços ecossistêmicos; 10 foram lançadas em 2013. A empresa conta ainda com um centro de distribuição ecoeficiente. Ao longo dos anos, o Walmart Brasil desenvolveu um menu com mais de 60 iniciativas sustentáveis, que devem ser utilizadas na construção de suas novas unidades ou nas reformas das antigas. Por exemplo, os equipamentos de refrigeração introduzidos nas novas lojas do Walmart Brasil não mais utilizam o gás refrigerante R22, que pode afetar a camada de ozônio do planeta e aumentar o efeito estufa. Em seu lugar, a companhia passou a usar o R404A, que não afeta a camada de ozônio. Em 2013, o Walmart atingiu a meta global de reduzir 20% de suas emissões de gases causadores do efeito estufa tendo como ano-base 2005. O objetivo foi alcançado antes do prazo estipulado.

Materiais

O Walmart Brasil consumiu 6.970 toneladas de materiais em 2013, sendo 0,36% desse total proveniente de reciclagem (25 toneladas de papel reciclado).EN1

Materiais utilizados (toneladas)
Materiais diretos (renováveis) 2009 2010 2011 2012 2013
Papel A4 148 156 200 189 106
Materiais não renováveis 2009 2010 2011 2012 2013
Bandejas de poliestireno 640 684 600 504 473
Filme stretch 480 456 800 863 807
Filme para alimentos 704 753 700 401 643
Sacolas plásticas 5.490 5.258 4.926 5.113 4.941

Energia

A empresa trabalha para reduzir cada vez mais a sua pegada energética, mesmo com o seu processo de expansão. Para isso, precisa otimizar os recursos e promover práticas que visam à redução do consumo de energia. A companhia tem um plano de ação para utilizar 100% do recurso proveniente de fontes renováveis e reduzir o consumo em 20%, usando como base o consumo de 2011. Em 2013, 35 unidades migraram do mercado cativo para o mercado livre de energia elétrica, encerrando o ano com 84 unidades nesse modelo de abastecimento. Em 2014, o intuito é totalizar 96 lojas migradas para o mercado livre. As unidades migradas utilizam energia proveniente de pequenas centrais hidrelétricas, usinas de biomassa, entre outras fontes renováveis. Esse movimento gerou uma redução de 11,45% no custo e permitiu o desligamento dos geradores no horário de ponta, com economia de óleo diesel e redução das emissões de gás de efeito estufa.

Para gerar maior eficiência, o Walmart trabalhou para substituir seus refrigeradores antigos por novos, equipados com portas que diminuem as perdas de ar frio que ocorrem por trocas de calor com o ambiente, bem como a aplicação de portas em refrigeradores existentes.

Mesmo com todos esses esforços, a empresa fechou o ano com um aumento no consumo de energia em razão da instalação de equipamentos de ar-condicionado para melhoria do conforto térmico. Em 2013, a companhia demandou 963.104 MWh (3.467.174,4 GJ). Para 2014, estão previstas medidas que devem gerar uma economia de 22.284 MWh – 80.222,4 GJ, em 458 lojas –, uma redução de consumo de 2,8% em relação a 2013. Essas medidas incluem:

  • Aplicação de iluminação LED
  • Colocação de skylights de melhor eficiência com controle de iluminação
  • Instalação de portas nos refrigeradores ou troca de balcões
  • Redução da energia reativa excedente
  • Introdução de bancos de capacitores
  • Substituição de equipamentos de ar-condicionado com alto consumo
  • Aplicação de sistema de gestão de energia nas unidades
Consumo de energia direta em 2013 (GJ)
Diesel 263.726.237,88
Gás GLP 149.058,30

Resíduos

O Walmart Brasil trabalha com a meta de acabar com o envio de resíduos sólidos de suas operações a aterros sanitários até 2025. Em 2013, das 140,8 mil toneladas geradas, 39% já tiveram destinação alternativa. Embora tenha sido registrado um aumento no total de resíduos gerados, esse número se deve ao fato de a empresa ter alcançado uma melhor gestão, com ampliação do número de unidades monitoradas. Para alcançar suas metas, a empresa atua em diferentes frentes. Uma das mais relevantes é a de capacitar os funcionários para que eles entendam a importância de reduzir a geração de resíduos. Por meio de um curso, a empresa capacitou seus funcionários em gestão de resíduos, treinamento que contou com a participação de 89% dos profissionais.

Outra frente trabalhada pela empresa foi uma parceria comercial, pela qual algumas unidades já conseguem compostar lixo orgânico das próprias lojas para produção de terra vegetal e fertilizantes orgânicos, que são vendidos nas unidades da rede Walmart na região metropolitana de São Paulo. A iniciativa fez com que 104 toneladas mensais de lixo orgânico deixem de ser depositados em aterros, além de evitar custos com transporte e retirada do material.

Quando não é possível reduzir, a empresa trabalha para dar a destinação correta para o resíduo. Tornar o lixo em fonte de renda também tem sido foco do trabalho conduzido pela companhia, que vê nesse processo uma forma de fechar o ciclo de vida da sua operação.

Ao longo do ano, o Walmart revisou o processo de homologação de empresas que realizam a coleta de resíduos na rede do Walmart Brasil, dando atenção à gestão dos materiais considerados perigosos. Para manter a qualidade no processo, o Walmart trabalha no desenvolvimento dos fornecedores de forma que tenham a estrutura e as ferramentas necessárias para manter os padrões estabelecidos pela companhia. Em 2013, foram abertos 22 processos de licitação e analisadas 293 empresas de serviços ambientais – 114 delas em relação a requisitos ambientais e 179 sobre requisitos de Foreign Corrupt Practices Act (FCPA).

O processo de fomento às cooperativas de catadores também contou com a implantação do Sistema de Gestão de Documentos relativos à destinação do material coletado. As prestadoras de serviço passaram a informar os dados eletronicamente, o que facilita seu armazenamento, acompanhamento e acesso, caso existam demandas. Uma empresa terceira é responsável por fazer a análise da documentação encaminhada e validá-la antes da inserção do sistema.

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Utilização de lâmpadas fluorescentes do tipo LED no interior das lojas consomem menos energia.
Claraboias no telhado permitem o aproveitamento da iluminação natural, contribuindo para a diminuição no consumo de energia.
Substituição de gases causadores de danos à atmosfera por fluidos à base de água no sistema de refrigeração da loja.
Peças de sinalização e comunicação da loja podem ser feitas de material reciclado e recicladas no fim de sua vida útil.
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Tintas utilizadas na pintura da loja podem ser à base de água e, por isso, menos poluentes.
A redução da altura do telhado permite a diminuição na quantidade de equipamentos de ar-condicionado, reduzindo o consumo de energia.
Banheiros com torneiras automáticas e bacias de duplo acionamento ajudam a reduzir o consumo de água.

O Walmart mantém relacionamentos com seus públicos estratégicos, como governos, associações empresariais e concorrentes, para fomentar discussões sobre temas relevantes para o desenvolvimento de seus negócios, do setor e do País. Esse relacionamento levou, por exemplo, à realização, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do 1º Encontro de Fornecedores da Agricultura Familiar, que tinha por objetivo ampliar o programa Clube dos Produtores. Sua atuação no governo também contempla as metas do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), instituído em 2013 pela presidente Dilma Rousseff. O plano tem a missão de estimular a melhoria da qualidade de produtos e serviços colocados no mercado brasileiro, provendo acesso a padrões de produção e consumo sustentáveis de forma transparente.

Com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, a empresa trabalha o desenvolvimento de ações de melhoria no atendimento aos clientes, participando de discussões sobre a regulamentação do setor e os procedimentos a serem seguidos em caso de vícios de fabricação de bens de uso essencial. O Walmart Brasil participou também da construção do Programa Minha Casa Melhor, cujo propósito é financiar móveis e eletrodomésticos a pessoas beneficiadas em outra ação governamental, o Minha Casa Minha Vida. O programa oferece aos beneficiados acesso a produtos de qualidade para mobiliar suas casas e levar mais conforto às famílias que ascenderam das classes D e E.

Por meio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a companhia se engajou na proposta de desonerar a cesta básica encaminhada ao Governo Federal, o que encerrou a cobrança de tributos federais (PIS/Cofins e IPI). Ainda por intermédio da Abras, atuou no debate sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, especialmente na formatação do acordo setorial.

Nos diferentes estados em que atua, o Walmart Brasil trabalha para estabelecer parcerias com os Procons. Em 2013, também ampliou para o Paraná e o Distrito Federal suas parcerias com a campanha De Olho na Validade, cujo objetivo é estimular o consumidor a conferir a data de vencimento dos produtos e melhorar os processos de monitoramento e controle dos supermercados. O Walmart Brasil participa ainda da Câmara Técnica de Segurança Alimentar, coordenada pela Fundação Procon-SP, pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). A iniciativa pretende criar sinergia entre o setor varejista e o órgão fiscalizador com o objetivo de atuar preventivamente nos temas ligados ao segmento e às relações com o consumidor.

Em 2013, o Walmart Brasil foi convidado pelo prefeito de São Paulo para fazer parte do Conselho da Cidade, canal de diálogo entre a administração municipal e a sociedade. O grupo de conselheiros realizou quatro encontros no ano para analisar assuntos primordiais para a capital paulista, como a revisão do Plano Diretor.

Na área ambiental, o Walmart integrou o Grupo de Trabalho de Sacolas Plásticas criado pelo Ministério do Meio Ambiente para debater o assunto. Na área fiscal apoiou a aprovação da lei que torna obrigatória a discriminação do imposto nos cupons fiscais. O Walmart participou ainda de um projeto pioneiro de emissão de nota fiscal eletrônica, conhecido como NFC-e, para o consumidor do Rio Grande do Sul a convite da Secretaria da Fazenda.

Iniciativas ou associações das quais o Walmart participa
Social
  • Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
  • Câmara Americana de Comércio (AMCHAM)
  • Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Câmara-E.net)
  • Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul)
  • Instituto Desenvolvimento do Varejo (IDV)
  • Movimento Mulher 360
Setor Varejista
  • Associação de Supermercados da Paraíba (AS-PB)
  • Associação de Supermercados de Alagoas (Asa)
  • Associação de Supermercados de Brasília (Asbra)
  • Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn)
  • Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj)
  • Associação Gaúcha de Supermercados (Agas)
  • Associação Goiana de Supermercados (Agos)
  • Associação Maranhense de Supermercados (Amasp)
  • Associação Mineira de Supermercados (Amis)
  • Associação Paranaense de Supermercados (Apras)
  • Associação Paulista de Supermercados (Apas)
  • Associação Pernambucana de Supermercados (Apes)
  • Associação Sergipana de Supermercados (Ases)
  • Associação Sul Mato-Grossense de Supermercados (Amas)
Meio Ambiente
  • Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável
  • Movimento Empresarial pela Biodiversidade
  • Fórum Clima – Ação Empresarial sobre Mudanças Climáticas
  • Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre)
  • Green Building Council Brasil (GBC)
Sustentabilidade
  • Movimento Conexões Sustentáveis*
  • Fórum Amazônia Sustentável*
  • Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds)
  • Instituto Ethos