Sustentabilidade de Ponta a Ponta bate recorde de participantes na sua 3ª edição

O Sustentabilidade de Ponta a Ponta, que já está em sua terceira edição, é um dos projetos da companhia que visa agregar valor à cadeia, estimulando fornecedores a analisar os ciclos de vida dos itens líderes de categoria para identificar formas de torná-los mais ecoeficientes, da matéria-prima até o pós-consumo. Por isso, de ponta a ponta. O fornecedor que participa da iniciativa recebe de contrapartida a garantia de compra do produto pela rede. Para o Walmart, o programa oferece a chance de agregar cada vez mais valor à cadeia. E o consumidor final tem a oportunidade de levar para casa um produto mais sustentável e de qualidade.

Para saber mais, clique aqui.


Sistema de monitoramento da carne bovina proveniente da região amazônica inicia sua implementação no Brasil

Esse sistema monitora via satélite todas as terras de produtores que fornecem carne bovina para frigoríficos fornecedores do Walmart. Com os dados de cada fazenda, como latitude, longitude e perímetro, é possível visualizar a propriedade e acompanhar quaisquer sinais de desmatamento. O sistema também permite verificar se as terras estão seguindo as legislações ambientais e trabalhistas, assegurando que o produto não seja oriundo de terras indígenas ou de fornecedores que estão na “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego por trabalho análogo ao escravo ou infantil. Até o fim de 2013, 80% dos fornecedores do Walmart já estavam cadastrados.

Para saber mais, clique aqui.



Foto: Haroldo Pablo Jr.

Projeto de desenvolvimento de novos modelos de produção de gado é lançado em São Félix do Xingu (PA)

Em parceria com a Marfrig, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu e a ONG The Nature Conservancy (TNC), o projeto oferece apoio técnico a produtores rurais que queiram regularizar sua situação ambiental e aumentar sua produtividade. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Moore e da Prefeitura de São Félix do Xingu e abrange 20 propriedades piloto. Além da recuperação de áreas degradadas, os fazendeiros participantes aprendem a aumentar a produtividade sem impactar o meio ambiente por meio do manejo de pastagens. A proposta inclui a divulgação de informações sobre linhas de crédito rural e alternativas de geração de renda como a floresta em pé, o que viabiliza um novo modelo de produção responsável.

Para saber mais, clique aqui.


Empresa inaugura a primeira loja totalmente iluminada por LED, ação pioneira no País

A loja de Indaiatuba, no interior de São Paulo, foi a primeira da rede no Brasil a ter 100% da sua iluminação feita por LED, inclusive dentro dos refrigeradores e freezers da área de vendas. As lâmpadas de LED permitem uma economia de 27% no consumo de energia com iluminação. Foi necessário desenvolver luminárias e sistemas sob medida para a unidade, que tem 7,9 mil metros quadrados de área construída. Até o fim de 2014, outras 15 lojas do Walmart Brasil passarão por reformas e receberão iluminação de LED nas suas áreas de vendas.

Para saber mais, clique aqui.


Clube dos Produtores avança para a região Centro-Oeste e beneficia mais de 150 pequenos agropecuaristas locais

O Clube dos Produtores do Walmart Brasil é uma iniciativa dirigida a pequenos e médios agricultores. Ao criar a demanda e a garantia de compra dos seus produtos, o Walmart fomenta o desenvolvimento do fornecedor e a possibilidade de negociação sem intermediários. O programa oferece também assistência técnica e orientações para uma produção sustentável. Criado em 2002, o Clube hoje já alcança 8,7 mil famílias de 18 estados e do Distrito Federal.

Para saber mais, clique aqui.


Escola Social do Varejo torna-se referência internacional e chega a outros países latinos

A Escola Social do Varejo existe no Brasil desde 2010 e já formou mais de 5 mil jovens com idades entre 16 e 29 anos, capacitando-os para atuar no setor. Todo currículo foi desenvolvido pensando em fortalecer as competências dos jovens para o primeiro emprego e sua permanência e ascensão profissional. Desde a criação da Escola, o índice dos que conseguiram oportunidades no mercado de trabalho é de 80%. Em 2013, essa iniciativa foi ampliada para a Argentina e o Chile, usando a mesma metodologia lançada no Brasil.

Para saber mais, clique aqui.


Movimento Mulher 360 completa dois anos e se prepara para virar Oscip

O Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher (Movimento Mulher 360) foi criado para fomentar a inclusão de mulheres em suas cadeias de fornecimento, o desenvolvimento profissional e a formação de lideranças femininas dentro do mundo corporativo. A iniciativa procura também incentivar as empresas participantes a adotarem um foco maior no empoderamento das mulheres dentro dos seus programas de responsabilidade social corporativo. Um passo importante para a consolidação desse movimento veio em 2013, com a decisão aprovada em assembleia para a criação de uma entidade jurídica, classificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Para saber mais, clique aqui.


Página anterior Mensagem do presidente
Próxima página Mensagem do presidente

Relatório Anual 2014

Fornecedores



acesse o vídeo

Cada elemento da cadeia de varejo é fundamental para a sua sustentação. Todos estão interligados. Por isso, o Walmart trabalha sempre próximo aos elos da cadeia, sejam os produtores rurais que abastecem o hortifrúti, os pecuaristas que fornecem carne para os frigoríficos, as indústrias alimentícias ou o consumidor final. A companhia trabalha de diferentes formas para fomentar, entre seus fornecedores, uma produção sustentável e que valorize questões sociais e ambientais. Esse princípio de apoio e colaboração é também muito importante para o Walmart manter a sua estratégia de Preço Baixo Todo Dia (PBTD). Para oferecer preços baixos 365 dias no ano, é essencial manter um relacionamento de parceria com seus fornecedores, o que gera cada vez mais economia e enriquece o elo do varejo como um todo. Mais dinheiro no bolso do consumidor favorece o consumo e desenvolve a economia.

acesse o capítulo

Transporte



acesse o vídeo

O cuidado que a companhia adota na sua operação logística contempla todas as etapas do processo, desde os sistemas e funcionários da área de separação até a frota e os motoristas que rodam milhares de quilômetros para garantir que os supermercados estejam abastecidos. O Walmart lança mão de tecnologias de ponta para a operacionalização dos seus centros de distribuição e controle de frota, o que gera mais rapidez e eficácia. Mas também se preocupa com as questões sociais e ambientais, principalmente as emissões de gases de efeito estufa, e procura sempre formas de reduzir seu impacto.

acesse o capítulo

Varejo



acesse o vídeo

O Walmart Brasil quer liderar pelo exemplo. Para isso, despende esforços para alcançar o melhor equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental em suas operações. Lojas ecoeficientes, mais visibilidade a produtos com diferenciais de sustentabilidade e gestão adequada de destinação de resíduos estão entre as ações desenvolvidas. No entanto, nada disso seria viável sem o comprometimento e a capacitação técnica dos colaboradores, motivo pelo qual a empresa investe fortemente em treinamentos e no bem-estar de seus mais de 75 mil funcionários.

acesse o capítulo

Sociedade



acesse o vídeo

Tão importante quanto todos os demais elos da cadeia, o consumidor final é uma peça fundamental para que o ciclo varejista se feche. O Walmart Brasil acredita ter um papel importante em disseminar informações para que seus clientes adotem iniciativas que ajudem a tornar o planeta mais sustentável, por meio de um consumo responsável, por exemplo, com a destinação correta de resíduos. Um público cada vez mais engajado em reduzir o impacto ambiental é fundamental para que as próximas gerações possam viver em um mundo cada vez melhor.

acesse o capítulo

Pós-Consumo



acesse o vídeo

O Walmart entende que seu papel não acaba quando o consumidor coloca as compras no carro. Enquanto dentro do seu estabelecimento, o Walmart trabalha para transformar o consumidor em um agente social e ecologicamente responsável, multiplicando boas práticas de consumo. A preocupação com o meio ambiente é perene e permeia todo o ciclo de vida do produto, até no pós-consumo. A empresa entende ser seu papel estimular um comportamento consciente de uso e reúso de matérias-primas. Mesmo fora do supermercado, o Walmart trabalha por meio de campanhas publicitárias, ações on-line e outras formas inovadoras para ajudar a disseminar a importância do consumo responsável.

acesse o capítulo

Vídeos

Cadeia de valor é todo o processo que permeia as atividades de produção de uma empresa, da matéria-prima ao descarte dos resíduos. Quando realizada de maneira responsável, a gestão desse processo termina com o início de um novo ciclo, o que fortalece os conceitos da sustentabilidade. No varejo, essa cadeia é complexa, mas cheia de oportunidades para a realização de ações mais sustentáveis. Assista aos vídeos e saiba como o Walmart mantém sua postura ética e responsável em cada etapa desse processo.

  • Cadeia de Valor
  • Fornecedores
  • Transporte
  • Varejo
  • Sociedade
  • Pós-Consumo

Destaques de 2013

Avalie o relatório

A sua opinião é fundamental para aprimorarmos nosso relatório a cada ano. Participe!