Cada elemento da cadeia de varejo é fundamental para a sua sustentação. Todos estão interligados. Por isso, o Walmart trabalha sempre próximo aos elos da cadeia, sejam os produtores rurais que abastecem o hortifrúti, os pecuaristas que fornecem carne para os frigoríficos, as indústrias alimentícias ou o consumidor final. A companhia trabalha de diferentes formas para fomentar, entre seus fornecedores, uma produção sustentável e que valorize questões sociais e ambientais. Esse princípio de apoio e colaboração é também muito importante para o Walmart manter a sua estratégia de Preço Baixo Todo Dia (PBTD). Para oferecer preços baixos 365 dias no ano, é essencial manter um relacionamento de parceria com seus fornecedores, o que gera cada vez mais economia e enriquece o elo do varejo como um todo. Mais dinheiro no bolso do consumidor favorece o consumo e desenvolve a economia.
acesse o capítuloO cuidado que a companhia adota na sua operação logística contempla todas as etapas do processo, desde os sistemas e funcionários da área de separação até a frota e os motoristas que rodam milhares de quilômetros para garantir que os supermercados estejam abastecidos. O Walmart lança mão de tecnologias de ponta para a operacionalização dos seus centros de distribuição e controle de frota, o que gera mais rapidez e eficácia. Mas também se preocupa com as questões sociais e ambientais, principalmente as emissões de gases de efeito estufa, e procura sempre formas de reduzir seu impacto.
acesse o capítuloO Walmart Brasil quer liderar pelo exemplo. Para isso, despende esforços para alcançar o melhor equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental em suas operações. Lojas ecoeficientes, mais visibilidade a produtos com diferenciais de sustentabilidade e gestão adequada de destinação de resíduos estão entre as ações desenvolvidas. No entanto, nada disso seria viável sem o comprometimento e a capacitação técnica dos colaboradores, motivo pelo qual a empresa investe fortemente em treinamentos e no bem-estar de seus mais de 75 mil funcionários.
acesse o capítuloTão importante quanto todos os demais elos da cadeia, o consumidor final é uma peça fundamental para que o ciclo varejista se feche. O Walmart Brasil acredita ter um papel importante em disseminar informações para que seus clientes adotem iniciativas que ajudem a tornar o planeta mais sustentável, por meio de um consumo responsável, por exemplo, com a destinação correta de resíduos. Um público cada vez mais engajado em reduzir o impacto ambiental é fundamental para que as próximas gerações possam viver em um mundo cada vez melhor.
acesse o capítuloO Walmart entende que seu papel não acaba quando o consumidor coloca as compras no carro. Enquanto dentro do seu estabelecimento, o Walmart trabalha para transformar o consumidor em um agente social e ecologicamente responsável, multiplicando boas práticas de consumo. A preocupação com o meio ambiente é perene e permeia todo o ciclo de vida do produto, até no pós-consumo. A empresa entende ser seu papel estimular um comportamento consciente de uso e reúso de matérias-primas. Mesmo fora do supermercado, o Walmart trabalha por meio de campanhas publicitárias, ações on-line e outras formas inovadoras para ajudar a disseminar a importância do consumo responsável.
acesse o capítuloCadeia de valor é todo o processo que permeia as atividades de produção de uma empresa, da matéria-prima ao descarte dos resíduos. Quando realizada de maneira responsável, a gestão desse processo termina com o início de um novo ciclo, o que fortalece os conceitos da sustentabilidade. No varejo, essa cadeia é complexa, mas cheia de oportunidades para a realização de ações mais sustentáveis. Assista aos vídeos e saiba como o Walmart mantém sua postura ética e responsável em cada etapa desse processo.