Página anterior Mensagem do presidente
Próxima página Mensagem do presidente

Relatório Anual 2014

Fornecedores


acesse o vídeo

Cada elemento da cadeia de varejo é fundamental para a sua sustentação. Todos estão interligados. Por isso, o Walmart trabalha sempre próximo aos elos da cadeia, sejam os produtores rurais que abastecem o hortifrúti, os pecuaristas que fornecem carne para os frigoríficos, as indústrias alimentícias ou o consumidor final. A companhia trabalha de diferentes formas para fomentar, entre seus fornecedores, uma produção sustentável e que valorize questões sociais e ambientais. Esse princípio de apoio e colaboração é também muito importante para o Walmart manter a sua estratégia de Preço Baixo Todo Dia (PBTD). Para oferecer preços baixos 365 dias no ano, é essencial manter um relacionamento de parceria com seus fornecedores, o que gera cada vez mais economia e enriquece o elo do varejo como um todo. Mais dinheiro no bolso do consumidor favorece o consumo e desenvolve a economia.



Preço Baixo Todo Dia

Governança e ética

Sustentabilidade

Plataforma Global de Agricultura Sustentável

Sustentabilidade de Ponta a Ponta

Clube dos Produtores

Marcas próprias

Para acompanhar a estratégia de Preço Baixo Todo Dia (PTBD), a empresa ampliou a sua parceria com o Instituto Nielsen, que passou a acompanhar a oscilação de preços de produtos, além de quesitos como regionalidade, levantando os preferidos de cada estado. Para fortalecer ainda mais a estratégia, as lojas foram orientadas a evitar cartazes e sinalizações indicativos de promoções, a exemplo das que ocorrem em outros supermercadistas que optam pelo modelo de precificação conhecido no varejo como hi-low.

Para manter os preços baixos, a empresa precisa também controlar com maior rigor o seu custo para que toda a economia seja repassada para o consumidor. Por meio da política de Custo Baixo Todo Dia, o Walmart trabalha diariamente otimizando a sua operação, procurando sinergias e racionalizando seus recursos, gerando maior eficiência e produtividade. Essa política levou, por exemplo, ao fechamento de 25 lojas de pequeno e médio portes que apresentavam baixo desempenho. Todos os funcionários dessas unidades foram orientados sobre seus direitos e, quando possível, realocados dentro da companhia, em uma das mais de 22 novas lojas inauguradas em 2013 ou nas 40 unidades reformadas. O Walmart não tem política formal de estabelecimento de prazos para informar os funcionários sobre mudanças nas suas operações. LA5

Parte da estratégia da empresa ao longo de 2013 foi focar nas bandeiras direcionadas aos consumidores das classes C, D e E. O formato loja de vizinhança TodoDia ganhou novas versões nos formatos hipermercado e supermercado sem perder a sua essência e seu posicionamento. Foi inaugurado um hipermercado em Paulista (PE) e dois supermercados em Conceição de Coité (BA) e Penedo (AL). Por meio dessa estratégia, o Walmart espera posicionar a marca em cidades do interior consideradas polos de abastecimento e acompanhar o crescimento da classe média, que ampliou o potencial de consumo e requer cada vez mais uma opção de varejo que ofereça preços baixos e conveniência.

Até o fim de 2014, a região Sul do País estará totalmente integrada ao sistema operacional da companhia, unificando as informações em uma plataforma única. Esse passo facilita em muito a consolidação de dados e operação das lojas que faziam parte do Grupo Sonae antes de serem adquiridas pelo Walmart. A foco passará então a ir para a conclusão da integração das lojas do Nordeste, que foram adquiridas da rede Bompreço. A conclusão do trabalho permitirá agregar mais agilidade e eficiência, com ganhos de sinergia nas operações.

Toda a operação do Walmart Brasil é feita com base nas diretrizes definidas por um grupo de 11 executivos, sendo 1 presidente e os demais vice-presidentes. O grupo se reúne mensalmente para atualizar o andamento das operações, definir novos projetos e avaliar o desempenho da companhia. Cabe a esses executivos o papel de manter a operação em linha com as determinações globais feitas pela controladora à realidade local, levando em conta cultura, leis e tendências regionais. Ou seja, a rede brasileira tem autonomia para definir investimentos, ritmo de crescimento, precificação e merchandising, tudo que possa oferecer aos consumidores uma melhor experiência de compra. Paralelamente, o Walmart foca sua operação em eficiência e produtividade enquanto trabalha para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. Por fazer parte de uma rede mundial de lojas, o Walmart Brasil tem uma oportunidade única de avaliar em primeira mão as melhores práticas de suas bandeiras e avaliar, se houver necessidade, a replicação dessas atividades no País.

O Código de Ética serve de referência para toda e qualquer operação realizada pelo Walmart Brasil. Ele é guiado pela legislação brasileira e pelas diretrizes da companhia globalmente. Ao ingressar na empresa, todo funcionário tem contato com o Código de Ética. Para disseminar ainda mais seus preceitos, é realizado um treinamento nas políticas e nos procedimentos anticorrupção – incluindo capacitação ao vivo, on-line (Computer Based Learning – CBL) e por meio de vídeos. Em 2013, 5.402 funcionários (7,2% do total), incluindo os que ocupam cargos elegíveis, foram treinados. Prestadores de serviço também recebem o treinamento. Em 2013, 120 prestadores passaram por ele. SO3

Dentro do treinamento, os funcionários conhecem os canais de comunicação disponíveis para denúncias de eventuais violações a normas internas ou leis ou para tirarem dúvidas sobre o Código de Ética. Estão disponíveis o telefone 0800-703-3966, o e-mail etica@wal-mart.com e o site corporativo www.walmartethics.com/brasil, além dos canais internacionais como o 0800-891-4093, o e-mail ethics@wal-mart.com e o site corporativo (www.walmartethics.com). Toda e qualquer denúncia recebida é analisada pelo Departamento de Ética, de forma confidencial, podendo ser solicitado o anonimato do denunciante. Os casos relatados são analisados e têm prazo de resolução preestabelecido. Internamente também prevalece a Política de Portas Abertas, que estimula a comunicação entre as equipes e suas lideranças e as encoraja a comunicar violações.

Com relação aos stakeholders, a companhia mantém exigências descritas em uma Política de Compras Responsáveis (Responsible Sourcing), aplicada em âmbito mundial. O Acordo de Fornecedores inclui normas que visam estimular boas práticas em relação às legislações social e ambiental nas suas unidades produtivas. As auditorias de Compras Responsáveis na Cadeia de Abastecimento são requeridas a 100% das fábricas que produzem: mercadorias importadas pelo Walmart; mercadorias obtidas por meio do Walmart Global Sourcing; mercadorias de marcas próprias, licenciadas ou sem marcas; marcas exclusivas do Walmart; mercadorias etiquetadas como “distribuído por/fabricado por Walmart”; mercadorias têxtil, cama-mesa-banho, incluindo, mas não se limitando a, embalagens com logos/marcas exclusivas da empresa; e componentes de mercadorias ostentando qualquer marca associada ao Walmart; etc. No ano, as gráficas que imprimem as embalagens para as marcas próprias passaram a ser incluídas nas verificações. HR2

Todos os contratos, com quaisquer fornecedores ou prestadores de serviços, incluem cláusulas específicas sobre temas como: condições de emprego (observância das legislações trabalhistas, previdenciárias, entre outras; e não adoção de trabalhos forçado ou análogo ao escravo e de trabalho infantil); condições de trabalho para garantir segurança; respeito às leis ambientais; respeito aos pactos empresariais de sustentabilidade (contratos de “construções” e acordos gerais de fornecimento – fornecedores de produtos de revenda); e atuação dentro dos limites legais, éticos, morais e nos termos do Código de Ética do Walmart.

Alguns contratos, dependendo de sua natureza, apresentam expressamente a obrigatoriedade da outra parte de ressarcir o Walmart por perdas e danos causados diante de qualquer infração às cláusulas acima dispostas, além de pagamento de multa contratual. Todos os contratos preveem que o descumprimento de referidas cláusulas permite ao Walmart pleitear a rescisão imediata destes.

A estratégia de sustentabilidade do Walmart Brasil consiste em oito plataformas multidisciplinares que, na prática, são formadas por grupos de trabalho. Para executar sua tarefa, cada grupo conta com orientações que são usadas para elaborar e aplicar iniciativas que ajudem a empresa a alcançar seus objetivos, suas metas e seus compromissos públicos. Essa estrutura é fundamentada na plataforma global da companhia, formada por três pilares: Clima e Energia, Produtos mais Sustentáveis e Gestão de Resíduos.

O acompanhamento do trabalho de cada grupo acontece durante reuniões trimestrais. Esses encontros contam com a participação de formadores de opinião, fornecedores e entidades como Akatu e WWF, que ajudam a direcionar o planejamento de cada plataforma e sinalizam oportunidades, riscos e desafios.

Com a assinatura do Pacto pela Sustentabilidade, em 2009, os fornecedores do Walmart assumiram um compromisso de incorporar questões de responsabilidade socioambiental às suas próprias operações. O Pacto foi uma mensagem clara para o mercado e um passo fundamental para criar uma cadeia varejista responsável e de alto valor agregado, com foco não só na sua própria operação mas também em reduzir o impacto total da rede da qual participa. As empresas integram o Joint Sustainability Plan (JSP), sistema de gerenciamento das iniciativas de sustentabilidade presentes no Walmart Brasil. Esse sistema permite também levantar sinergias entre os fornecedores e viabiliza um acompanhamento de cada parceiro comercial com base em indicadores e métricas preestabelecidas no programa. Cada fornecedor responde a um questionário on-line com 72 perguntas. Com base nas respostas, cada fornecedor recebe uma nota e levanta pontos de atenção que serão usados para criar um plano de ação. A metodologia de avaliação, criada pelo Walmart, foi certificada por empresa externa especializada.

Valorar o impacto da sua operação e da cadeia da qual participa em relação aos serviços ecossistêmicos foi o que motivou o Walmart Brasil a fazer parte da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE), uma iniciativa conjunta do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVCes) e do World Resources Institute (WRI). A empresa foi capacitada e trabalhou com outras oito companhias para o uso da ferramenta Corporate Ecosystem Services Review (ESR), metodologia pioneira criada para gerir riscos e oportunidades decorrentes da mudança nos ecossistemas. Após participar de quatro workshops nos últimos dois anos, o Walmart encerrou sua parceria em 2013.

O Walmart usou a ferramenta de ESR na sua plataforma de pecuária sustentável, permitindo um aprimoramento da estratégia da iniciativa, focada no relacionamento com stakeholders, desenvolvimento da cadeia e gestão de riscos (os três pilares são sustentados por um quarto, de gestão de conhecimento).

Metas do Walmart

Os pilares estratégicos de sustentabilidade do Walmart Brasil contemplam metas locais e mundiais. São elas:

  • Clima e Energia: reduzir 20% das emissões de gases de efeito estufa nas lojas existentes e 30% nas lojas novas (meta alcançada em 2013); ser 100% suprido por energia renovável até 2020.
  • Gestão de Resíduos: enviar zero resíduo para aterros até 2025.
  • Produtos mais Sustentáveis: contar com produtos de marca própria que devem liderar pelo exemplo em sustentabilidade; respeitar os compromissos assumidos no Pacto pela Sustentabilidade; garantir que a carne bovina comprada do Brasil em todas as operações do Walmart no mundo não contribua com o desmatamento do bioma amazônico até 2015.

Plataformas de Sustentabilidade

Passe o mouse sobre as plataformas
para saber mais sobre elas.
Clique sobre elas para
maiores informações.
Cadeia de suprimentos

Iniciativa de destaque: sistema de monitoramento da carne bovina proveniente da região amazônica tem iniciada sua implementação no Brasil.
Construções

Iniciativa de destaque: parte do sistema de refrigeração da loja ecoeficiente utiliza fluidos à base de água no lugar de gases causadores de danos à atmosfera.
Cadeia logística

Iniciativa de destaque: seis edições do Fórum Walmart Brasil de Sustentabilidade em Transportes já realizadas para discutir soluções para a redução do impacto nos deslocamentos da frota.
Clientes conscientes

Iniciativa de destaque: campanhas para reduzir o uso de sacolas plásticas.
Funcionários conscientes

Iniciativa de destaque: Mobiliza Geral – vídeo e materiais de comunicação com foco em temas relacionados à sustentabilidade. O material, que é atualizado anualmente para focar temas diferentes, ajuda a disseminar entre os funcionários práticas do dia a dia que contribuem para a sustentabilidade dos negócios e gerem, portanto, redução de custos. Em 2013 o Mobiliza Geral falou sobre água e resíduos.
Resíduo zero

Iniciativa de destaque: em 2013, o Walmart firmou sua segunda parceria para a compostagem de resíduos orgânicos. Os alimentos que não podem mais ser consumidos são enviados a uma empresa especializada que os transforma em adubo, que depois é vendido em lojas, inclusive da própria companhia.
Insumos

Iniciativa de destaque: Sustentabilidade de Ponta a Ponta incentiva os fornecedores detentores de produtos líderes de mercado a avaliar o ciclo de vida deste para reduzir os seus impactos ambientais.
Clima e energia

Iniciativa de destaque: inauguração da primeira loja 100% abastecida por lâmpadas de LED – 27% mais econômicas.

Reconhecimentos

Guia Exame de Sustentabilidade | O Walmart Brasil foi eleito a empresa de varejo mais sustentável do Brasil pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2013, prêmio conduzido pela Editora Abril. A rede se destacou por seu Programa de Pecuária Sustentável. É a quarta vez que a companhia é reconhecida pelo Guia. Para saber mais, clique aqui.

Prêmio Época Empresa Verde | Pelo segundo ano consecutivo o Walmart conquistou o Prêmio Época Empresa Verde, da revista Época. A edição 2013 reconheceu 20 empresas que incorporam cuidados ambientais à gestão do negócio. A rede foi eleita a melhor na categoria Serviços e conquistou menção como Destaque Especial, por seu Programa de Pecuária Sustentável. Para saber mais, clique aqui.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça | O Walmart Brasil recebeu o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), órgão do Governo Federal, concedido a instituições com iniciativas de combate à discriminação e promoção da igualdade racial e entre homens e mulheres no mundo do trabalho. Para saber mais, clique aqui.

Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente | Na premiação oferecida pela revista Consumidor Moderno, o Walmart Brasil conquistou o primeiro lugar na categoria Varejo Super/Hiper. Ela reconhece empresas que introduziram as melhores e mais eficazes práticas no relacionamento com o cliente. Para saber mais, clique aqui.

Prêmio Época e Reclame Aqui | O Walmart Brasil ganhou na categoria Supermercados e Atacados. A premiação elegeu as melhores empresas para o consumidor. Para saber mais, clique aqui.

Prêmio por atendimento ao cliente | O Walmart foi contemplado como uma das melhores empresas em atendimento ao cliente pelo índice Exame/IBRC 2013. Para saber mais, clique aqui.

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social | A Escola Social do Varejo, iniciativa do Walmart que capacita jovens para a atuação no setor, foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social na área da educação profissionalizante. Para saber mais, clique aqui.

Prêmio Lide de Varejo | Organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais, reconhece os destaques do setor. O Walmart Brasil recebeu o reconhecimento Sustentabilidade no Varejo. Para saber mais, clique aqui.

Prêmio Expressão de Ecologia | A companhia foi premiada pela Editora Expressão, na categoria Gestão Ambiental. Para saber mais, clique aqui.

O Walmart sempre se preocupou em oferecer aos seus consumidores produtos com garantia de origem e rastreabilidade. A empresa participa de vários grupos de discussão sobre o tema para que, em parceria com a cadeia de suprimentos, desenvolva iniciativas que gerem maior rastreabilidade do produto. O Walmart trabalha com uma meta global que visa garantir que a carne bovina comprada do Brasil em todas as operações do Walmart no mundo não contribua com o desmatamento do bioma amazônico até 2015. Para esse fim, a empresa criou a Plataforma Walmart Brasil de Pecuária Sustentável, iniciativa que tem várias frentes de atuação, como o desenvolvimento de um sistema que permite monitorar a produção de carne bovina no bioma amazônico. O próprio software que viabilizou o projeto foi amplamente debatido nos grupos de trabalho sobre pecuária responsável dos quais o Walmart faz parte.

O sistema usa as informações de georreferência dos produtores, como longitude e latitude, para acompanhar as áreas via satélite e certificar que a carne vendida nos supermercados da rede não seja oriunda de regiões de desmatamento. O sistema vai além, assegurando também que o produto não seja de áreas indígenas, de conservação, embargadas e envolvidas com trabalhos escravo ou infantil. Os fornecedores e funcionários do Walmart receberam treinamentos para o uso do sistema de monitoramento, bem como manuais em que encontram tanto o passo a passo para abastecê-lo com informações como o histórico e os fins da iniciativa.

Até o fim de 2013, cinco frigoríficos que abastecem o Walmart e possuem unidades na região amazônica já haviam fornecido aproximadamente 80% das informações referentes às fazendas de onde provém a carne. Os dados são cruzados automaticamente com as informações oferecidas pelo governo e pelas entidades que apontam irregularidades nas legislações ambiental e trabalhista. Em 2014, o processo de cadastramento deve ser concluído e todos os fornecedores de carne bovina com planta no bioma amazônico estarão utilizando o sistema. Futuramente, a empresa pretende ampliar essa iniciativa para outros biomas e setores, como hortifrutigranjeiros.

Além de monitorar, o Walmart se preocupa também em influenciar positivamente a cadeia, tornando a pecuária responsável mais atrativa para que mais e mais fazendeiros adotem essas práticas. Por meio de uma parceria com o frigorífico Marfrig Beef, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu e a ONG The Nature Conservancy (TNC), o Walmart está oferecendo apoio técnico a produtores rurais que queiram regularizar sua situação ambiental e aumentar sua produtividade.

Esse projeto, que conta também com o apoio da Fundação Moore e da Prefeitura de São Félix do Xingu, visa criar modelos de restauração florestal recuperando áreas desmatadas em 20 propriedades piloto. Além da recuperação de áreas degradadas, os fazendeiros participantes aprenderão também a aumentar a produtividade da pecuária sem impactar o meio ambiente por meio do manejo de pastagens. Para apoiar os fazendeiros interessados em dar essa guinada na sua forma de criar gado, o projeto oferece ainda informações sobre linhas de crédito rural e alternativas de geração de renda a partir da floresta em pé, viabilizando economicamente um novo modelo de produção responsável.

O município, no sudeste do Pará, foi o escolhido para o projeto por causa do seu alto potencial de conservação e por sua crescente relevância econômica. A região concentra enormes trechos de floresta, distribuídas em áreas de proteção ambiental, terras indígenas e propriedades privadas, além de importantes rios como o Xingu. Ao mesmo tempo, São Félix do Xingu é uma das fronteiras agropecuárias mais dinâmicas do Brasil, sendo o município com mais cabeças de gado no País segundo
o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta é uma importante ferramenta para engajar a cadeia na adoção de iniciativas sustentáveis em sua operação. O programa convida os detentores de produtos líderes de categorias a reavaliar seu ciclo de vida e identificar formas de tornar a sua operação mais ecoeficiente, identificando oportunidades de inovação que gerem menor impacto ambiental. O Walmart, por sua vez, oferece garantia de compra, maior visibilidade e exposição diferenciada no ponto de venda, além de divulgação destacada do produto em material promocional.

Juntos, os 18 participantes do projeto no ano de 2013 geraram benefícios relevantes. Houve uma redução de mais de 125 toneladas de resíduos no ano, 61 toneladas da massa de embalagem evitadas, consumo de menos 741 mil metros cúbicos, uma economia de energia de mais de 614 mil KWh (o equivalente a 256 mil lâmpadas de 100 W), redução de 1,1 mil toneladas de CO2 (correspondente a uma economia de 6,5 milhões de quilômetros rodados), 45 mil litros de óleo diesel não consumidos e geração de 10.460 GJ de energia de fonte renovável. Além dos benefícios ambientais, o programa motivou a realização de 7 projetos de responsabilidade socioambiental e de programas e campanhas de educação ambiental, alimentação saudável, higiene pessoal, segurança ou fomento à valorização de pessoas, vinculados de alguma forma ao Sustentabilidade de Ponta a Ponta.



* A empresa responsável pela fabricação da Escova Dental Equate com refil, a Dental Prev, reduziu suas operações. Com isso, a fabricação do produto de marca própria do Walmart, desenvolvido para o projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, foi comprometida. No momento, o Walmart Brasil está analisando outros fornecedores para executar o projeto.

O Clube dos Produtores do Walmart Brasil é uma parceria entre a empresa e pequenos e médios agricultores. Ao gerar a demanda e a garantia de compra dos seus produtos, o Walmart fomenta o desenvolvimento do fornecedor e a possibilidade de negociação sem intermediários. Para o produtor, o Clube também é uma via para ter assistência técnica e orientações para produção sustentável. Criado em 2002, o Clube hoje já alcança 8,7 mil famílias de 18 estados e no Distrito Federal. Elas respondem por 11,5% do volume de hortifrutigranjeiros adquiridos pela empresa para suas lojas* – ou 9% mais do que em 2012 – e as transações somaram
R$ 108 milhões.

Em 2013, 2 mil novas famílias, de 30 municípios, foram incorporadas ao Clube, que passou a atuar também em Goiás e no Distrito Federal. Apenas na região Centro-Oeste, 162 produtores da agricultura familiar passaram a participar do programa.

Em 2013, o Walmart continuou com seu programa de oferta de mel orgânico produzido por apicultores vinculados à piauiense Central de Cooperativas Apícolas – Casa Apis, que passou a ser vendido em todos os hipermercados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e manteve a comercialização nas lojas Bompreço e TodoDia, no Nordeste. A Casa Apis é formada por 7 cooperativas que somam 1.081 famílias – cerca de 50 lideradas por mulheres –, em 57 municípios. Os participantes adotam os princípios da autogestão compartilhada.

A Casa Apis é das 11 organizações com a qual o Walmart tem uma parceria comercial que é também vinculada ao programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal. No total, essas organizações representam 4.625 famílias. O Walmart adquiriu mais de R$ 4 milhões em produtos dessas cooperativas, incluindo sucos, molhos e doces orgânicos, castanha de caju, palmito, mel, castanha de baru, filé de tilápia, frutas, legumes e vassouras de piaçava.

Alguns produtores ligados ao Clube também foram beneficiados, em 2013, por uma iniciativa patrocinada pela Fundação Walmart nos Estados Unidos, que ofereceu treinamentos com duração de dois anos para pequenos produtores no Brasil. A ação é desenvolvida pela TechnoServe que, no ano passado, acompanhou agricultores e identificou as principais deficiências e formas de aumentar a produtividade.

* No ano, o Walmart Brasil realizou revisão no cadastro de fornecedores, que resultou em alteração na base de cálculo e na redução dos indicadores referentes ao número de famílias e participação dos hortifrúti na comparação com os apresentados no Relatório Anual de 2013/2012. Anteriormente, a contabilização de produtores era cumulativa. Agora, passou a considerar apenas os produtores ativos, ou seja, que tenham efetuado pelo menos uma ou mais transações comercias com o Walmart Brasil nos últimos 12 meses.

Integrantes do programa Brasil Sem Miséria e do Clube dos Produtores

Passe o mouse sobre os estados em laranja
para conhecer os nomes das cooperativas e
o número de famílias em cada uma.
Bahia (BA)
  • Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm)
    504 famílias
  • Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap)
    194 famílias
  • Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan)
    357 famílias
  • Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon)
    52 famílias
Ceará (CE)
  • Central de Cooperativas Copacaju
    300 famílias
Goiás (GO)
  • Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado)
    1,8 mil famílias
Piauí (PI)
  • Central de Cooperativas Apícolas – Casa Apis
    Mil famílias
Rio de Janeiro (RJ)
  • Associação dos Produtores Agroindustriais do Estado do Rio de Janeiro (Aprorio)
    12 famílias
Rio Grande do Sul (RS)
  • Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus)
    150 famílias
Santa Catarina (SC)
  • Cooperativa dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Cooperagreco)
    45 famílias
Sergipe (SE)
  • Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Município de Simão Dias (Cooperafes)
    64 famílias

Dentro do mix de produtos oferecidos pela empresa, há aqueles desenvolvidos internamente, por parceiros comerciais, exclusivamente para o Walmart. Geralmente, os produtos de marca própria levam o nome da bandeira, como a linha de itens Bompreço. Mas há também marcas consagradas e já bem conhecidas do consumidor que têm sua própria identidade, como a linha Equate de produtos para higiene.

O Walmart realizou em 2013 o 4º Encontro de Fornecedores de Marcas Próprias do Walmart Brasil, que discutiu o constante aprimoramento da qualidade e da segurança nos processos fabris, bem como tendências e inovação em marcas próprias. O encontro funcionou ainda como uma ponte entre participantes e empresas de insumos. O evento contou com uma feira com estandes para demonstrações de protótipos de novos produtos e sugestões de negócios.

Em 2013, iniciou-se o Programa de Desenvolvimento e Gestão de Fornecedores de Alimentos Perecíveis Nacionais do Walmart, que focou empresas de pequeno porte de alimentos prontos para consumo e de produtos transformados e fracionados pelo Walmart por se tratarem de itens de maior risco. O objetivo do programa é ajudar os fornecedores a buscarem certificações internacionais de qualidade e segurança alimentar, como a Global Food Safety Initiative (GFSI – www.mygfsi.com/). Até o fim de 2013, 50% dos parceiros que abastecem o Sam’s Club passaram pelo programa. Para 2014 espera-se atingir 100% das empresas, incluindo atacado e varejo.

Ao longo do ano, o Walmart focou seus esforços e investimento na marca própria Great Value, uma das mais conhecidas dos consumidores. A estratégia para essa marca foi trabalhar seu apelo de forma que pudesse fazer frente aos líderes de mercado, não somente pelo preço mas pela qualidade percebida. O primeiro produto lançado na retomada foi o panetone Great Value. Outro produto sazonal que fez sucesso em 2013 foram os ovos de Páscoa Gifts, cuja embalagem transforma-se em porta-retrato, porta-DVD ou porta-objeto.

Outros lançamentos de destaque em 2013

Uvas Sentir Bem – O produto detém a certificação Rainforest Alliance, que sinaliza o cumprimento de normas rigorosas de produção agrícola e/ou exploração florestal.

Sabonetes em barra antibacteriano Equate – O produto tem embalagem reduzida em 35% por não utilizar a “bula” que envolve o sabonete.

Amaciantes concentrados Bompreço – Por ser concentrado, utiliza menos água na sua composição, com impactos positivos no transporte, no uso de matéria-prima de embalagem e, consequentemente, nas emissões de CO2. Além disso, em 2013, toda a energia utilizada na fábrica do fornecedor da região Nordeste passou a ser proveniente de fontes de energias eólica e solar.

Desinfetantes, amaciantes líquidos e lava-roupas líquido Bompreço – Em 2013, toda a energia utilizada pelo fornecedor da região Nordeste passou a ser de fontes de energias eólica e solar.

Sabonete íntimo Equate – Foi o primeiro sabonete íntimo do mercado que incluiu braile em sua bisnaga plástica.

Sabonetes líquidos em refil Equate – Utilizam menos material de embalagem e possibilitam melhor aproveitamento do transporte, diminuindo assim as emissões de CO2.

Papel higiênico folha dupla Bompreço – Oferecido em rolos compactos, o que permite redução de embalagem de 5% a 8% dependendo do item da linha.

Ovos de Páscoa – Produto oferecido em caixa reutilizável.

Desenvolvimento de produtos de marca própria
  Passo 1
Briefing
O desenvolvimento de produtos começa com uma licitação, na qual são apresentados informações técnicas, posicionamento de marca, referências de mercado e demais definições necessárias sobre o produto. Nesse processo são identificadas as indústrias aptas a viabilizar o projeto com relação às condições comerciais, técnicas e de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.
   
  Passo 2
Checklist de sustentabilidade
Todos os parceiros preenchem o checklist de sustentabilidade, que avalia aspectos como resíduos, reciclagem, embalagem, matérias-primas, ingredientes, energia, água, combustível, logística, pessoas e comunidades. Para 2014, o Walmart trabalha com a perspectiva de que pelo menos 5% dos produtos lançados agreguem algum tipo de ganho ambiental para a cadeia.
   
  Passo 3
Avaliações
As informações enviadas pelos fornecedores são avaliadas pelo time técnico do Walmart e por meio de consumidores. Dependendo da criticidade do produto, também são realizadas análises laboratoriais para validar parâmetros de identidade e qualidade. Esses testes são realizados por laboratórios terceirizados, reconhecidos e idôneos.
   
  Passo 4
Caderno de Especificações Técnicas (CET)
Esse documento reúne as informações pertinentes aos produtos, como a origem de matérias-primas, composição, detalhes das especificações técnicas e todas as definições relacionadas à conformidade com qualidade, segurança e exigências legais.
   
  Passo 5
Auditorias
Os parceiros passam ainda por uma auditoria, conduzida por empresas terceiras com especialização em segurança alimentar e qualidade. Em caso de reprovação na avaliação geral da empresa, o fornecedor pode ser suspenso até que se comprove ter realizado as correções necessárias para as não conformidades detectadas.
   
  Passo 6
Rotulagem
A elaboração dos rótulos dos produtos de marcas próprias é acompanhada pelo Walmart e por uma empresa terceirizada para garantir que todos os textos legais obrigatórios estejam em conformidade com a legislação. Todas as embalagens indicam o material utilizado na sua confecção e as instruções para seu descarte, incentivando o consumidor a contribuir para a coleta seletiva.