Página anterior Mensagem do presidente
Próxima página Mensagem do presidente

Relatório Anual 2014

Sumário GRI 3.12


    Página / Comentário Nível de informação
  ESTRATÉGIA E ANÁLISE    
1.1 Declaração sobre a relevância da sustentabilidade  6-7 Completo
1.2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades  6-7 e 17-19 Completo
  PERFIL ORGANIZACIONAL    
2.1 Nome da organização Walmart Brasil Ltda. Completo
2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços  10-12 Completo
2.3 Estrutura operacional  10 Completo
2.4 Localização da sede  10 Completo
2.5 Número de países em que a organização opera  10 Completo
2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade  10 Completo
2.7 Mercados atendidos (regiões, setores e tipos de clientes/beneficiários)  10-12 Completo
2.8 Porte da organização  10.  A política internacional do Walmart estipula que somente alguns dados financeiros podem ser divulgados de forma segregada por unidade operacional. Completo
2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório
referentes a porte, estrutura ou participação acionária
Não houve mudanças significativas. Completo
2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório  21 Completo
  PERFIL DO RELATÓRIO    
3.1 Período coberto pelo relatório para as informações apresentadas 4 Completo
3.2 Data do relatório anterior mais recente Julho 2013 Completo
3.3 Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal) Anual Completo
3.4 Dados para contato 4 Completo
  Escopo e limite do relatório    
3.5 Processo para definição do conteúdo 4-5 Completo
3.6 Limite do relatório (países, divisões, subsidiárias, fornecedores) 4-5 Completo
3.7 Declaração sobre quaisquer limitações específicas
quanto ao escopo ou ao limite do relatório
Tanto quanto possível, as respostas
estão completas e refletem toda a operação da empresa no Brasil. Alguns indicadores citados em períodos anteriores não puderam ser relatados
em razão de reformulações na forma de
apuração e regisro deles. Esses casos estão
devidamente indicados no Sumário GRI.
Completo
3.8 Base para a elaboração do relatório
no que se refere a joint ventures, subsidiárias etc.
Os dados cobrem toda a operação no Brasil. Não houve qualquer reformulação que comprometa a comparabilidade com anos anteriores. Completo
3.9 Técnicas de medição de dados e as bases de cálculos As diferentes áreas da companhia são
responsáveis pela adoção de técnicas que
permitem o reporte dos indicadores em conformidade com as diretrizes da GRI.
Completo
3.10 Consequências de quaisquer reformulações de informações anteriores Não houve nenhuma mudança significativa.
Casos em que alterações/revisões pontuais
ocorreram estão devidamente indicados no texto.
Completo
3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores Não houve mudanças significativas. Completo
3.12 Tabela que identifica a localização das informações no relatório Sumário GRI. Completo
  Verificação    
3.13 Política e prática atual relativa à busca
de verificação externa para o relatório
 4-5 Completo
  GOVERNANÇA, COMPROMISSOS E ENGAJAMENTO    
  Governança    
4.1 Estrutura de governança  17-19. Informações sobre a estrutura de governança da Wal-Mart Stores, Inc., controladora do Walmart Brasil, podem ser obtidas no seguinte  link: http://stock.walmart.com/corporate-governance. Completo
4.2 Indicação caso o presidente do mais
alto órgão de governança também seja diretor
O CEO da companhia não é presidente do Conselho  de Administração, pois este é global. Completo
4.3 Membros independentes ou não
executivos do mais alto órgão de governança
No Brasil, há os cargos de vice-presidente de Auditoria, Jurídico e de Finanças, que são ocupados por
membros independentes.
Completo
4.4 Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações  20-22  
4.5 Relação entre a remuneração e o desempenho O Walmart mantém uma diretriz em relação ao tema, mas não descreve ou torna pública a base de remuneração por esse desempenho. Completo
4.6 Processos em vigor para assegurar
que conflitos de interesse sejam evitados
O Walmart aplica a Política de Portas Abertas, que estimula a comunicação entre as equipes e suas lideranças e as encoraja a comunicar violações. Completo
4.7 Processo para determinação das qualificações
e conhecimento dos conselheiros
17-19. Os integrantes da alta direção devem demonstrar compromisso com os princípios básicos do Walmart e com os resultados da companhia no Brasil, bem como equilibrar profissionalismo e visão humanizada dos negócios, de forma que assegurem o crescimento sustentável simultâneo à execução das diretrizes sociais, ambientais e econômicas estipuladas
pela  empresa.
Completo
4.8 Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para o desempenho econômico, ambiental e social, assim como o estágio de sua implementação  13 e 19-20 Completo
4.9 Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a identificação e gestão por parte da organização do desempenho econômico, ambiental e social, incluindo riscos e oportunidades relevantes, assim como a adesão ou conformidade com normas acordadas internacionalmente, códigos de conduta e princípios  18-20, 40-41. O Walmart supervisiona a adoção das melhores ferramentas de gestão. Entre elas, podemos destacar alguns comitês internos para análise deliberação de assuntos relacionados às áreas de Ética & Compliance e Auditoria. A empresa também é signatária de vários códigos de conduta, pactos setoriais, acordos de cooperação no campo socioambiental, além de adesão a movimentos empresariais, associativos e da sociedade civil.  
4.10 Processos para a autoavaliação do desempenho do mais
alto órgão de governança, especialmente com respeito
ao desempenho econômico, ambiental e social
A gestão de processos e a unificação dos sistemas de informação da empresa são considerados  estratégicos para um monitoramento ainda mais ágil e preciso das principais  iniciativas e para a obtenção de ganhos de produtividade. No fim de 2013, a empresa avançou nos testes de conversão de lojas, cuja implementação tomará  impulso ao longo de 2014, e abrangerá também os centros de distribuição. Nesse trabalho, busca-se as melhores ferramentas no Walmart, especialmente nos Estados Unidos, e as adapta às necessidades do País. Completo
  Compromissos com iniciativas externas    
4.11 Princípio da precaução É adotado de maneira pulverizada, em diversas ações que caminham simultaneamente. Estratégia, Ética, Sustentabilidade de Ponta a Ponta, Monitoramento da Carne Bovina, Marcas Próprias. Completo
4.12 Cartas, princípios ou outras iniciativas externas subscritas ou endossadas  17-19 Completo
4.13 Participação em associações e/ou organismos nacionais/internacionais  54-55 Completo
  Engajamento dos stakeholders    
4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização  2 Completo
4.15 Base para a identificação e seleção de
stakeholders com os quais se engajar
 2 Completo
4.16 Abordagens para o engajamento dos stakeholders  4, 17-19, 23, 25-26, 28-29, 43-44 e 46 Completo
4.17 Principais temas e preocupações levantados
por meio do engajamento dos stakeholders
4 e 17-19 Completo
    INDICADORES DE DESEMPENHO Página / Comentário Nível de informação
    DESEMPENHO ECONÔMICO    
    Desempreno econômico    
ES EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído (DVA) Não material.  
ES EC2 Implicações financeiras, riscos e oportunidades de mudanças climáticas Não material.  
ES EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido Não material, mas reportado.
A empresa não tem plano de benefício definido.
Completo
ES EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo Não material, mas reportado.
Nenhuma contribuição foi recebida no ano.
Completo
    Presença no mercado    
AD EC5 Salário mais baixo comparado ao salário mínimo local  Não material, mas reportado. 35 Completo
ES EC6 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais Não material, mas reportado. 27 Parcial
ES EC7 Procedimentos para contratação local Não material, mas reportado. 36 Parcial
    Impactos econômicos indiretos    
ES EC8 Investimentos em infraestrutura e serviços na comunidade  47-51 Parcial
AD EC9 Impactos econômicos indiretos significativos  47-51 Parcial
    DESEMPENHO AMBIENTAL    
    Materiais    
ES EN1 Materiais usados por peso ou volume Não material. O processo para levantamento
do indicador está passando por revisão.
 
ES EN2 Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem Não material. O processo para levantamento
do indicador está passando por revisão.
 
    Energia    
ES EN3 Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primária Não material, mas reportado. 38-39 Parcial
ES EN4 Consumo de energia indireta discriminado por fonte primária  Não material, mas reportado. 38-39 Parcial
AD EN5 Energia economizada devido a melhorias em conservação e eficiência  Não material, mas reportado. 38-39 Parcial
AD EN6 Iniciativas para fornecer produtos e serviços
com baixo consumo de energia
Não material.  
AD EN7 Iniciativas para reduzir o consumo de energia
indireta e as reduções obtidas
 Não material, mas reportado. 38-39 Parcial
    Água    
ES EN8 Total de retirada de água por fonte Não material.  
AD EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água Não material.  
AD EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada Não material.  
    Biodiversidade    
ES EN11 Localização e tamanho da área da empresa
em áreas protegidas ou alta biodiversidade
Não material.  
ES EN12 Descrição de impactos significativos sobre a biodiversidade Não material.  
AD EN13 Habitats protegidos ou restaurados Não material.  
AD EN14 Gestão de impactos na biodiversidade  Não material, mas reportado. 23-24 Parcial
AD EN15 Número de espécies na Lista Vermelha da IUCN
e em listas nacionais de conservação
Não material.  
    Emissões, efluentes e resíduos    
ES EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por peso Não material.  
ES EN17 Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa, por peso Não material.  
ES EN18 Iniciativas para reduzir as emissões
de gases de efeito estufa e as reduções obtidas
Não material.  
ES EN19 Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio, por peso Não material.  
ES EN20 NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas, por tipo e peso Não material.  
ES EN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação Não material.  
ES EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição  Não material, mas reportado. 39 Completo
ES EN23 Número e volume total de derramamentos significativos Não material.  
AD EN24 Peso de resíduos perigosos transportados,
importados, exportados ou tratados
Não material.  
AD EN25 Biodiversidade de corpos d’água e habitats
afetados por descartes de água e drenagem
Não material.  
    Produtos e serviços    
ES EN26 Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços  23-24, 28-25-26 e 28-29 Completo
ES EN27 Percentual recuperado de produtos e suas embalagens Não disponível.  
    Conformidade    
ES EN28 Multas e sanções por não conformidade
com leis e regulamentos ambientais
Não material.  
    Transporte    
AD EN29 Impactos ambientais do transporte de produtos,
bens e materiais e trabalhadores
Não material.  
    Geral    
AD EN30 Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo Não material.  
    PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE    
    Emprego    
ES LA1 Trabalhadores por tipo de emprego, contrato
de trabalho e região, discriminados por gênero
 34 Completo
ES LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados,
por faixa etária, gênero e região
Não disponível.  
AD LA3 Benefícios que não são oferecidos a empregados
temporários ou de meio período
 35 Completo
    Relações entre os trabalhadores e a governança    
ES LA4 Percentual de empregados abrangidos
por acordos de negociação coletiva
35 Completo
ES LA5 Prazo mínimo para notificação com antecedência
referente a mudanças operacionais
Não existe nenhum prazo
formalmente estabelecido.
Completo
    Saúde e segurança no trabalho    
AD LA6 Percentual dos empregados representados
em comitês formais de segurança e saúde
Não material.  
ES LA7 Taxas de lesões, doenças ocupacionais,
dias perdidos, absenteísmo e óbitos
Não material.  
ES LA8 Programas de educação, treinamento,
aconselhamento, prevenção e controle de risco
Não material.  
AD LA9 Temas relativos a segurança e saúde cobertos
por acordos formais com sindicatos
Não material.  
    Treinamento e educação    
ES LA10 Média de horas de treinamento por ano,
por funcionário, por categoria funcional
Não disponível. O processo para levantamento
do indicador está passando por revisão.
 
AD LA11 Programas para gestão de competências
e aprendizagem contínua e fim da carreira
O Walmart Brasil não mantém
esse tipo de programa.
Completo
AD LA12 Percentual de empregados que recebem
regularmente análises de desempenho
 33 Completo
    Diversidade e igualdade de oportunidades    
ES LA13 Responsáveis pela governança e empregados
por gênero, faixa etária, minorias
 45 Parcial
    Igualdade na remuneração entre homens e mulheres    
ES LA14 Proporção de salário-base entre homens
e mulheres, por categoria funcional
 35-36. A política de gestão de pessoas estabelece que profissionais com as mesmas qualificações, experiência e performance  devem receber também o mesmo salário, independentemente de gênero. Parcial
    DIREITOS HUMANOS    
    Práticas de investimento e de processos de compra    
ES HR1 Contratos de investimentos que incluam
cláusulas referentes a direitos humanos
Não material.  
ES HR2 Fornecedores submetidos a avaliações
referentes a direitos humanos
 19-20. Em 2013, com base em estratégias de controle e agindo em consonância com as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Walmart não identificou em suas operações e na de seus fornecedores um risco  de trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo. Parcial
AD HR3 Treinamento para empregados relativo a direitos humanos Não houve treinamento. Completo
    Não discriminação    
ES HR4 Número total de casos de discriminação e as medidas tomadas Tendo em vista a natureza sensível das informações, o Walmart trata com confidencialidade os casos de discriminação registrados pela empresa. Parcial
    Liberdade de associação e negociação coletiva    
ES HR5 Operações com risco ao direito de exercer a liberdade de associação Não material.  
    Trabalho infantil    
ES HR6 Operações com risco significativo de ocorrência de trabalho infantil Em 2013 não foi identificada nenhuma
operação que apresentasse riscos significativos.
Completo
    Trabalho forçado ou análogo ao escravo    
ES HR7 Operações identificadas com risco de trabalho
forçado ou análogo ao escravo
Em 2013 não foi identificada nenhuma
operação que apresentasse riscos significativos.
Completo
    Práticas de segurança    
AD HR8 Pessoal de segurança treinado em direitos humanos Não disponível.  
    Direitos indígenas    
AD HR9 Casos de violação de direitos dos povos indígenas e medidas tomadas Não houve caso envolvendo violação
de direitos dos povos indígenas.
Completo
    SOCIEDADE    
    Comunidade    
ES SO1 Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e práticas
para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada, operação e saída
23-24 e 47-51 Parcial
    Corrupção    
ES SO2 Unidades de negócios submetidas
a avaliações de riscos relacionados à corrupção
 19-20.
No ano de 2013 houve uma avaliação contínua dos riscos de anticorrupção em todas áreas de negócio da empresa sendo que eventuais riscos identificados foram devidamente mitigados.
Completo
ES SO3 Empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção  21 Completo
ES SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção  21-22 Parcial
    Políticas públicas    
ES SO5 Posições e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies   40-41 Completo
AD SO6 Contribuições para partidos políticos,
políticos ou instituições relacionadas
Não material, mas reportado.
A empresa não faz doações.
Completo
    Concorrência desleal    
AD SO7 Ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio Em 2013, mantiveram-se duas ações judiciais com mais de um conteúdo, tendo uma delas já sentença favorável à companhia, pendente de recurso; o outro caso está em fase de produção de provas. Completo
    Conformidade    
ES SO8 Multas e sanções por não conformidade com leis e regulamentos Não material.  
    RESPONSABILIDADE SOBRE O PRODUTO    
    Saúde e segurança do cliente    
ES PR1 Fases do ciclo de vida de produtos e serviços
em que são avaliados impactos de saúde e segurança
 28-29 Completo.
AD PR2 Conformidade com regulamentos e códigos
voluntários relativos a saúde e segurança
Não disponível.  
    Rotulagem de produtos e serviços    
ES PR3 Tipo de informação sobre produtos e serviços
exigida por procedimentos de rotulagem
Não material.  
AD PR4 Casos de não conformidade relacionados a informações e rotulagem Não material.  
AD PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente,
incluindo resultados de pesquisas
43-45 Completo
    Comunicações de marketing    
ES PR6 Adesão a leis, normas e códigos
voluntários de comunicações de marketing
Não material.  
AD PR7 Casos de não conformidade com comunicações de marketing Não material.  
    Privacidade do cliente    
AD PR8 Reclamações comprovadas relativas à violação
de privacidade e perda de dados de clientes
Não material.  
    Conformidade    
ES PR9 Multas por não conformidade no
fornecimento e uso de produtos e serviços
Não material.