O Walmart entende que seu papel não acaba quando o consumidor coloca as compras no carro. Enquanto dentro do seu estabelecimento, o Walmart trabalha para transformar o consumidor em um agente social e ecologicamente responsável, multiplicando boas práticas de consumo. A preocupação com o meio ambiente é perene e permeia todo o ciclo de vida do produto, até no pós-consumo. A empresa entende ser seu papel estimular um comportamento consciente de uso e reúso de matérias-primas. Mesmo fora do supermercado, o Walmart trabalha por meio de campanhas publicitárias, ações on-line e outras formas inovadoras para ajudar a disseminar a importância do consumo responsável.
O uso da sacola plástica nos supermercados é mais um movimento cultural e tradicional do que uma necessidade. A cada hora, 1,5 milhão de unidades são distribuídas no País. O Walmart trabalha para desestimular o uso de sacolas plásticas por parte dos consumidores em prol de outras formas de transportar as compras, como sacolas retornáveis e caixas. Para disseminar essa proposta, o Walmart lançou a cartilha Sacolinha, e eu com isso? (disponível aqui), publicação que aponta os problemas ocasionados pelo uso indiscriminado e pela disposição inadequada do produto no meio ambiente, bem como seu ciclo de vida e estudos que comprovam a vantagem ambiental no uso de sacolas.
O Walmart desenvolveu ainda o programa Cliente Consciente Merece Desconto, que dá aos clientes que dispensam as sacolas plásticas o abatimento de R$ 0,03 a cada cinco itens adquiridos (o equivalente ao custo de uma sacola). O crédito aparece na hora, já no cupom de compras. Desde o lançamento da campanha, há quatro anos, mais de R$ 4,2 milhões de reais foram revertidos em favor dos clientes. Só em 2013, foram R$ 1,05 milhões de reais.
A rede Walmart Brasil dispõe de 230 estações de reciclagem em suas unidades, que funcionam como postos de entrega voluntária de vidro, papel, papelão, plástico e metal. A medida, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de promover um benefício ambiental, contribui para a ampliação de trabalho e renda de catadores associados às cooperativas parceiras da empresa. Além das estações de reciclagem, o Walmart dispõe de 18 coletores de medicamentos vencidos nas farmácias do Walmart Brasil nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Esses resíduos, considerados de risco para a saúde e capazes de contaminar solos, rios e lençóis freáticos, são separados e transportados por empresas credenciadas para fazerem esse tipo de trabalho. Em apenas 12 meses da iniciativa, uma tonelada de medicamentos vencidos foi recolhida.
Para estimular ainda mais a reciclagem, o Walmart realizou em 2013, por conta do lançamento do suplemento vitamínico Active Up, um vale de R$ 2,50 a cada embalagem devolvida. As embalagens recolhidas eram, posteriormente, encaminhadas à incineração por empresa especializada. Outras promoções realizadas ao longo do ano incluíram, no mês de aniversário das farmácias, descontos para quem fizesse a entrega de medicamento vencido. Os consumidores podem recorrer às lojas do Walmart Brasil também para fazer a entrega de pilhas, baterias e celulares para serem encaminhados à destinação adequada.
Todos os consumidores que quiserem saber mais sobre sustentabilidade podem usufruir de três módulos de cursos on-line oferecidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o Walmart Brasil. Os cursos são: Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para o gestor; Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão; e Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor de ensino fundamental. Em dois anos, mais de 226 mil pessoas, entre pequenos empresários, professores e consumidores, realizaram os módulos, que integram o programa Open Course Ware Consortium (OCWC), consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem cursos e materiais didáticos, de forma gratuita, para qualquer usuário de internet.
O Walmart Brasil também patrocinou a disciplina Iniciação ao Marketing do curso de administração da FGV. As turmas, durante um semestre, conduzem pesquisas sobre produtos com características de sustentabilidade sugeridos pela empresa e apresentam um trabalho sobre o tema como avaliação final da disciplina. Representantes do Walmart participam da aula inicial e de uma banca que premia o grupo com melhor desempenho. Em 2013, oito turmas passaram pela disciplina e as sugestões de melhoria por elas apresentadas servem de insumo para a área de Marcas Próprias do Walmart desenvolver novos itens.