O cuidado que a companhia adota na sua operação logística contempla todas as etapas do processo, desde os sistemas e funcionários da área de separação até a frota e os motoristas que rodam milhares de quilômetros para garantir que os supermercados estejam abastecidos. O Walmart lança mão de tecnologias de ponta para a operacionalização dos seus centros de distribuição e controle de frota, o que gera mais rapidez e eficácia. Mas também se preocupa com as questões sociais e ambientais, principalmente as emissões de gases de efeito estufa, e procura sempre formas de reduzir seu impacto.
Diminuir a emissão de gases de efeito estufa é uma missão que está atrelada à estratégia e às plataformas de sustentabilidade do Walmart tanto no Brasil como no mundo. Na logística, essa preocupação é primordial. Em 2013, mesmo com uma redução na frota de 3,2%, os caminhões de entrega do Walmart percorreram 55,7 milhões de quilômetros. Desse total, 36 milhões foram cumpridos por veículos que utilizaram soluções sustentáveis – das mais complexas, como o uso de motores eficientes como o Euro 5, às mais simples, como a instalação de defletores ou a opção pelo biodiesel nos caminhões.
Assim como em toda a sua operação, o Walmart sempre procura envolver a sua cadeia para que, juntos, todos possam gerar uma operação com impacto cada vez menor. Com base nessa estratégia, a empresa contatou seus fornecedores para aplicar um princípio de backhaul. Na prática, essa operação consiste no alinhamento e planejamento das rotas de forma que as cargas dos caminhões sejam aproveitadas ao máximo. O conceito é simples: depois de descarregar a mercadoria, em vez de os caminhões voltarem vazios, eles passam no trajeto por outros fornecedores que aproveitam a viagem para levar produtos de indústrias cujas unidades fiquem próximas ao ponto final. O programa de backhaul sozinho representou uma economia de 111,7 mil litros de combustível, o que evitou a emissão de aproximadamente 300 toneladas de CO2.
Pelo sexto ano, o Walmart realizou em 2013 o Fórum Walmart Brasil de Sustentabilidade em Transportes, evento que reúne fornecedores, pesquisadores e órgãos governamentais para, juntos, identificar soluções para a redução do impacto nos deslocamentos da frota, um importante passo dado no último ano ao aumentar a frota de caminhões que usaram o motor Euro 5, que assegura níveis mínimos de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados. Com o novo motor, houve uma redução de emissão de NOx de 32% para 13% em comparação ao Euro 3. Já os níveis de materiais particulados, que sobram na queima de combustível, caíram para 2%. Além disso, essa mudança proporcionou uma economia de combustível de em média 5%, contribuindo para a redução de CO2.
O Walmart iniciou em 2013 a implantação do Sistema Global de Logística, voltado principalmente aos centros de distribuição. O sistema visa aumentar a produtividade das operações de separação de pedido, também chamado de picking. Essa iniciativa introduziu em três centros de distribuição a tecnologia Voice Picking, em que os operadores usam headsets para que suas mãos fiquem livres, o que tende a aumentar o rendimento nas tarefas. O sistema usa números específicos que permitem o controle nas localizações dos centros de distribuição para confirmar que os lotes separados são os indicados. O sistema permite ainda acompanhar o deslocamento dos profissionais e qualificar as rotas a serem cumpridas dentro dos armazéns e dispensa o uso de etiquetas identificadoras.