Home > >
GRI 2.5; 2.6; 2.7
Algar Telecom se diferencia por eficiência de atendimento, proximidade no relacionamento com seus clientes, forte cultura
de inovação
e constante preocupação com
a sustentabilidade

A Algar Telecom é uma empresa brasileira de telecomunicações e TI pertencente ao Grupo Algar, que se diferencia por eficiência de atendimento, proximidade no relacionamento com seus clientes, forte cultura de inovação e constante preocupação com a sustentabilidade em todas as esferas de sua atuação. Detentora da marca CTBC, a Companhia atua como controladora direta de seis subsidiárias. Juntas, as empresas oferecem um portfólio de produtos e serviços em três segmentos de negócios complementares.

O segmento de Telecom agrega telefonia fixa, internet banda larga (ADSL I, ADSL II, HFC, GPON e 3G), comunicação de dados, telefonia celular, provedor de internet e TV por assinatura (DTH e cabo). A oferta de serviços de Terceirização de processos de negócios e tecnologia está sob a responsabilidade da Algar Tecnologia. Por fim, na área de Negócios Complementares, a Engeset atua na construção e manutenção de redes de telecomunicações, e a Algar Mídia responde pela produção de listas, guias telefônicos e outras soluções convergentes de mídia. Em 2011, esses três segmentos representaram, respectivamente, 77%, 18% e 5% da receita consolidada da Algar Telecom.

A Companhia abrange todo o território nacional e atualmente está presente fisicamente em seis estados e no Distrito Federal: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Possui uma base de mais de 800 mil clientes de varejo e corporativos, com os quais mantém uma relação próxima e duradora.

Desde a fundação da CTBC, em 1954, que deu origem à atual Algar Telecom, existia uma preocupação pessoal do seu fundador, o comendador Alexandrino Garcia, com o bom relacionamento com os clientes, fornecedores e instituições governamentais, com o bem-estar dos associados, com a prestação de serviços de qualidade e de real utilidade para a população, com o desenvolvimento econômico e social da região, com a gestão dos negócios de forma ética, enfim, com diversas questões que hoje denominamos de sustentabilidade e boas práticas de governança corporativa. A preocupação com a disseminação de práticas sustentáveis a toda a sua cadeira de valor está, portanto, presente no DNA da Companhia e, atualmente, estruturada em uma sólida política de governança corporativa.

A Algar Telecom encerrou 2011 com 15 mil associados – como a Empresa chama seus profissionais – e receita líquida consolidada de R$ 1.682 milhões. Os resultados comprovam a gestão voltada ao crescimento sustentável e à satisfação dos interesses de todos os seus stakeholders.

Grupo Algar

O nome de um dos mais sólidos grupos empresariais do Brasil vem das iniciais do seu fundador, Alexandrino Garcia. Constituído em 1954 com a fundação da CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central), hoje Algar Telecom, o Grupo Algar atua nos setores de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo. Suas subsidiárias agregam cerca de 22 mil associados, distribuídos por escritórios em mais de 1.000 cidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão e também no Distrito Federal.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade 2011 do Grupo Algar.