Perfil

G4-8

Com presença e capilaridade nacionais, atuamos em todos os municípios do País com mais de 10,1 mil agências, Postos de Atendimento (PAs) e Postos de Atendimento Eletrônico em Empresas (PAEs) – evolução de mais de 15% em 2016, em decorrência da aquisição do HSBC Brasil –, além de quase 40 mil correspondentes que, com os canais digitais (rede de autoatendimento, telefone, internet e celular), proporcionam facilidade de acesso e inclusão bancária a toda a população.

Contamos com mais de 26 milhões de clientes, pessoas físicas e jurídicas, atendidos de forma segmentada, para os quais está disponível amplo portfólio de produtos e serviços, como contas-correntes e de poupança, operações de crédito, emissão e gestão de cartões de crédito, consórcios, recebimentos e processamento de pagamentos, seguros, previdência complementar e capitalização, banco de investimento, arrendamento mercantil, gestão de ativos e serviços de intermediação, além de corretagem de valores mobiliários.

Nesse contexto, os canais digitais se destacam com 94% das transações de 2016, sendo 41% por meio do Bradesco Celular (mais de 5,4 bilhões de transações) – evolução de 49% em relação a 2015. Além disso, somos a única instituição financeira do Brasil que oferece acesso à conta pelos aplicativos sem que o pacote de dados seja tarifado na operadora.

Com presença em todos os municípios do País, mantemos um amplo portfólio de produtos e serviços que está à disposição de 73 milhões de clientes

 

Canais de relacionamento – usuários ativoS por canais digitais (milhões de usuários)

Gráfico. Dezembro de 2012. ATM: 26 milhões. Internet + TA: 5,3 milhões. Fone Fácil: 4,5 milhões. Bradesco Celular: 1.6 milhões. Dezembro de 2016: ATM: 30 milhões. Internet + TA: 7,6 milhões. Fone Fácil: 5,1 milhões. Bradesco Celular: 9,5 milhões.
11% de nossos clientes são exclusivamente digitais

 

Os canais de autoatendimento eletrônico ganham preferência (%)

Gráfico. Celular: 41%. Internet + TA*: 36%. ATMs (dentro das agências): 11%. ATMs (fora das agências): 4%. Agências: 3%. Bradesco Expresso: 3%. Call center: 2%.* Transmissão de arquivos.
Plataformas eletrônicas e digitais representam 94% das transações bancárias

 

Rede de atendimento
  Total
Agências Varejo e Prime 5.314
Postos de Atendimento1 3.821
Postos de Atendimento Eletrônicos (PAEs) 1.013
Bradesco Expresso 38.430
Máquinas de autoatendimento2 56.110
1. Postos de Atendimento em empresas e municípios.
2. Compreende Rede Bradesco e Banco24Horas.

Presença Bradesco x concorrência

55% 3.064 municípios sem concorrente privado
23% População bancarizável:
34 milhões
186 Quantidade de PAs
12% PIB:
R$ 695 bilhões
1.229 Quantidade de agências

Nossa cultura de qualidade, constante inovação, pioneirismo e determinação se consolida sobre uma base superior a 100 mil funcionários – corpo técnico e profissional de excelência que se fortaleceu com o ingresso de 20.280 colaboradores do HSBC Brasil, fruto da maior aquisição já feita em nossa história.

Buscamos reforçar nosso posicionamento relacionado à sustentabilidade ampliando nossas instâncias de governança. Nesse sentido, em 2016, fomos selecionados novamente para integrar o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), da bolsa de valores de Nova York, a carteira Dow Jones Sustainability Emerging Markets (Mercados Emergentes) e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBOVESPA. Também somos signatários do Pacto Global, dos Princípios do Equador, dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) e dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI).

Foto Centro Bradesco Seguros
Líder de mercado, o Grupo Bradesco Seguros promove ações de conscientização socioambiental corporativa

GRUPO Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros é líder de mercado no Brasil e na América Latina e conta com diferenciais estratégicos, como atuação multilinha e forte presença em todas as regiões do País. Atua em 5.314 agências bancárias com o suporte de 11 mil corretores dedicados, 22 mil corretores de mercados ativos, além de 38 mil correspondentes bancários e 7,6 milhões de clientes em seus canais digitais. São 200 dependências próprias, entre núcleos de atendimento, escritórios e sucursais.

Alinhado às diretrizes de nossa Política Estratégica de Sustentabilidade, o Grupo Bradesco Seguros tem promovido ações que contribuem para a conscientização sobre questões socioambientais corporativa e estimulado práticas que visam o consumo consciente de água, energia e gestão de resíduos.

EMPRESAS DO GRUPO BRADESCO SEGUROS

BRADESCO AUTO/RE COMPANHIA DE SEGUROS S.A.: especializada na operação de seguros de automóvel e de ramos elementares (seguro patrimonial).

BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A.: maior carteira privada do segmento de capitalização; alguns de seus produtos destinam recursos a ações socioambientais e de combate ao câncer de mama.

BRADESCO SAÚDE S.A.: administra planos de saúde e odontológicos com uma ampla rede referenciada e, em 2016, contava com cerca de 3,7 milhões de segurados.

BRADESCO VIDA E PREVIDÊNCIA S.A.: desenvolve e administra planos de aposentadoria, pensão, pecúlio e seguros de vida. Em previdência complementar, reúne 2 milhões de participantes individuais e cerca de 40 mil planos empresariais. Em seguros de pessoas são mais de 10 milhões de segurados e quase 70 mil empresas clientes.

BSP EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS: atua no segmento de gestão de ativos imobiliários, desenvolvimento e incorporação imobiliária, com portfólio atual de mais de 750 imóveis.

MEDISERVICE: dedica-se à operação de planos de saúde na modalidade de administração por pós-pagamento, cujos serviços são pautados em conceitos de gestão.

BRADESCO DENTAL: planos odontológicos geridos pela OdontoPrev.

MULTIPENSIONS: desenvolve planos exclusivos de aposentadoria para empresas patrocinadoras.

SUPORTE, ATENDIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS EM DIVERSOS CANAIS

200 Dependências
(entre núcleos de atendimento, escritórios e sucursais)

38 mil correspondentes bancários
22 mil corretores ativos (mercado)
5.314 agências bancárias
11,1 mil autoatendimentos (fora da agência)
7,6 milhões de usuários na internet
11 mil corretores dedicados

Prêmios emitidos, contribuições de previdências e receitas de capitalização

Resultado ajustado (R$ milhões) Pro forma
  12M16 12M15 Variação  12 M (%) 12M16 12M15 Variação  12 M (%)
Vida e Previdência 37.381 33.766  10,7 38.618 36.270  6,5
Saúde 22.127 19.290  14,7 22.127 19.289  14,7
Auto/RE 5.786 5.794  (0,1) 5.786 5.794  (0,1)
Capitalização 5.863 5.507  6,5 6.109 6.030  1,3
Subtotal 71.157 64.357  10,6 72.639 67.383  7,8
DPVAT 262 256  2,3 262 256  2,3
Total 71.419 64.612  10,5 72.901 67.639  7,8
Patrimônio líquido 27.269 20.837  30,9 27.269 21.711  25,6
Lucro líquido 5.551 5.289  5,0 - - -
ROAE* 23,0% 24,2% (1,2) p.p - - -
Ativos financeiros 242.063 191.921 26,1 242.063 206.897 17,0
Provisões técnicas 223.342 177.835 25,6 223.342 192.226 16,2
* A partir do 1T16, passamos a utilizar o método linear para cálculo do índice. Para fins de comparabilidade, recalculamos o período de 12M15.

 

TENDÊNCIAS

Infográfico. Auto: Telemetria, Economia compartilhada, Carro conectado, Carro autônomo. Ramos Elementares: Cyber Risk, Mudança climática, Internet das coisas, Economia compartilhada. Tendências do Cliente: Autosserviço, Digital, Novas exigências. Regulatório: Solvência II, Seguro eletrônico, Meios remotos. Vida, Previdência e Saúde: Longevidade, Internet das coisas, Digital (wearables).

Destaques DO BRADESCO EM 2016

Presença: 3.064 municípios sem concorrentes privados
94% das transações realizadas pelos clientes nos canais digitais
Maior eficiência na abordagem comercial com a utilização do Customer Relationship Manager (CRM), impactando positivamente a receita de serviços, mas, especificamente, o produto conta-corrente

Integração

2,9 milhões de clientes usaram os canais digitais até 31 de dezembro de 2016
5,4 milhões de clientes migrados, dentre os quais 2,9 milhões já utilizaram os canais digitais até 31 de dezembro de 2016
247,3 milhões de transações feitas nos canais internet e mobile até 31 de dezembro de 2016
R$ 135 bilhões em créditos, carteiras, TVM e ativos migrados
100% dos usuários do mobile HSBC Brasil já migraram
6 mil ligações diárias na Central de Boas-Vindas
Rebranding de 851 agências em um fim de semana
7,9 mil interações com ex-clientes nas redes sociais
Watson: 100% das agências interligadas

Bradesco após integração

G4-8

Infográfico do total de agências e market share do Bradesco por região do Brasil. Região Norte: 5,8% do total de agências e 26,8% do market share. Região Nordeste: 16,9% do total de agências e 25,1% do market share. Região Centro-oeste: 8,3% do total de agências e 24,4% do market share. Região Sudeste: 23,6% do total de agências e 51,3% do market share. Região Sul: 17,7% do total de agências e 22,6% do market share.

Data de referência: dez./16.

Sinergias a capturar
  • Despesas operacionais
  • Custo de funding
  • Maior oferta de produtos
  • Redução da taxa de inadimplência
R$ 3,5 bilhões nível total de sinergia/ano que estimamos atingir no 3º ano
Principais fontes de captação: R$ 581 bilhões
Carteira de crédito Expandida: R$ 515 bilhões
Ativos totais R$ 1.294 bilhões

Missão, Visão e Valores

G4-56

Missão

Fornecer soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros com agilidade e competência, principalmente por meio da inclusão bancária e da promoção da mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de relacionamentos duradouros para a criação de valor aos acionistas e a toda a sociedade.

Visão

Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável.

Valores
  • Cliente como razão da existência da Organização
  • Transparência em todos os relacionamentos internos e externos
  • Respeito à concorrência
  • Crença no valor e na capacidade de desenvolvimento das pessoas
  • Respeito à dignidade e à diversidade do ser humano
  • Responsabilidade socioambiental, com promoção de ações para o desenvolvimento sustentável
  • Compromisso com a melhoria contínua da qualidade do atendimento, dos produtos e dos serviços
Nossos Valores atestam o compromisso interno com a diversidade e a transparência, a crença na capacidade de desenvolvimento dos indivíduos e o empenho na realização de iniciativas para o desenvolvimento sustentável

Princípios profissionais

Nossos princípios estão ratificados no Código de Conduta Ética da Organização Bradesco, que orientam a conduta dos administradores, dos funcionários e dos colaboradores na promoção da adoção dos mais elevados padrões de integridade e transparência.

Estrutura

G4-4 | G4-8

Principais empresas
Atividades bancárias/financeiras Seguros, planos de previdência complementar e títulos de capitalização
Banco Bradesco S.A. Bradesco Seguros S.A.
Banco Bradescard S.A. Bradesco Auto/RE Cia. de Seguros
Banco Bradesco Cartões S.A. Bradesco Capitalização S.A.
Banco Bradesco Financiamentos S.A. Bradesco Saúde S.A.
Bradesco S.A. Corretora de TVM Bradesco Vida e Previdência S.A.
Ágora Corretora de TVM S.A. OdontoPrev S.A.
BRAM – Bradesco Asset Management S.A. DTVM Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A.
Bradesco Leasing S.A. Arrendamento Mercantil Atlântica Companhia de Seguros
Bradesco Administradora de Consórcios Ltda. Bradesco Argentina de Seguros S.A.
BEM DTVM  

Produtos

Poupança
Seguros
Conta-corrente
Consórcios
Capitalização
Operações de crédito
Arrendamento
mercantil
Previdência complementar
Banco de
investimento
Recebimento e processamento de pagamentos


Gestão de ativos e serviços de intermediação
Emissão e gestão de cartões de crédito
Corretagem de valores mobiliários
Custódia
Pontos de atendimento
Agência (Guichê de Caixa) 5.314
PAS + PAEs1 4.834
Bradesco Expresso 38.430
Agências/subsidiárias no exterior 14
Pontos externos de máquinas de autoatendimento – rede própria 186
Outros2 11.832
Total de pontos de atendimento 60.610
1. PAs: resultado da consolidação de Posto de Atendimento Bancário (PAB), Posto Avançado de Atendimento (PAA) e Postos de Câmbio, conforme Resolução CMN nº 4072/12. PAEs são postos localizados em uma empresa com atendimento eletrônico.
2. Inclui 10.972 pontos de máquinas assistidos da Rede Banco24Horas (96 pontos de máquinas comuns entre a Rede Própria e a Rede Banco24Horas), 797 pontos da Bradesco Promotora de Vendas e 63 Postos de Atendimento Losango.

MAIS DE 30 MIL GERENTES ATUANDO EM MULTIPLATAFORMAS DE ATENDIMENTO

Agências realizam atendimento Multissegmentado


AGÊNCIAS VAREJO e AGÊNCIAS PRIME: Classic, Exclusive, Espaços Prime, Empresas e Negócios, Espaços Empresas. EMPRESAS E NEGÓCIOS: CLASSIC, EXCLUSIVE, PRIME (Exclusive e Prime são clientes com maiores investimentos com consultoria de investimentos e gestão patrimonial).

Plataformas Digitais

  • Atendimento remoto de acordo com o perfil
  • Convite aos clientes para migrarem para plataforma digital

 

REDE INTEGRADA

AGÊNCIAS

  • Foco em negócios
  • Consultoria e orientação
  • Gestão de patrimônio

POSTOS DE ATENDIMENTO

  • Foco em negócios
  • Consultoria e orientação
  • Possível especialização em nichos e segmentos
  • Autosserviço

FLAGSHIPS

  • Exposição de conceitos
  • Espaço de experimentação
  • Espaços de compartilhamento

PLATAFORMA DIGITAL

  • Atendimento remoto para clientes segmentados (Prime e Exclusive)

BRADESCO EXPRESSO

  • Suporte transacional e encaminhamento de negócios

PLATAFORMA DIGITAL

Rede de Agências: Atendimento de acordo com o perfil dos Clientes, Ganhos de Eficiência, Capturar oportunidades em regiões com diferentes potenciais, Adequação do Custo de Servir.

Estratégia

Em 2016, o cenário econômico foi desafiador interna e externamente, com prolongada desaceleração que impactou negativamente o setor produtivo brasileiro. Houve novo recuo do Produto Interno Bruto (PIB), com consequente aprofundamento da crise interna e a deterioração do ambiente empresarial – fatos expressos em indicadores de desemprego, retração do crédito e inadimplência.

O ano de 2017, porém, sinaliza possibilidade de recuperação do nível de atividade, principalmente em setores relevantes como a indústria e a agricultura. Há um quadro positivo de expectativas de quedas contínuas da taxa básiWca de juros, a Selic, com a inflação mantendo-se em torno da meta de 4,5% e o País em busca da recuperação da confiança dos investidores externos e de dinamismo e maior eficiência no contexto socioeconômico. Esse movimento deve ser favorecido pela promoção do ajuste fiscal, com a aprovação da PEC do teto de gastos, e pelo encaminhamento, por parte do Governo, de importantes pautas para discussões no Congresso Nacional, como reforma da previdência, aperfeiçoamento das leis trabalhistas, privatizações e concessões.

Sempre com um olhar no futuro e atentos às oportunidades de recuperação da economia, em médio e longo prazos, consolidamos nossas estruturas de negócios, mantendo-nos como um dos maiores investidores em tecnologia do País e melhorando a eficiência operacional, a fim de melhor servir os mais de 73 milhões de clientes e também os clientes não correntistas.

Segmentados por perfil, eles se beneficiam de uma larga escala de distribuição de produtos e serviços que se adaptam às necessidades e características econômicas regionais. Para nossa evolução e consolidação, adotamos diversas ações de integração gradativa entre os ambientes físico e digital e obtemos a convergência crescente de clientes. Detemos quatro gerações de clientes e buscamos oferecer soluções de acordo com a expectativa e o momento de vida de cada um.

Como complemento ao foco local e para oferecer suporte às empresas brasileiras e suas necessidades no exterior, bem como a investidores e empresas estrangeiras interessadas no Brasil, possuímos atuação internacional com presença em praças estratégicas como Nova York, Londres, Hong Kong, entre outras.

Nossas fontes geradoras de receitas são equilibradas, e a atividade de seguros é uma importante mitigadora de volatilidade de resultados, assim como os serviços, que ganham cada vez mais importância pela diversidade. A atividade de crédito, por sua vez, deverá retomar a evolução nos próximos anos com a recuperação da economia.

Essa visão pautou nossa aquisição do HSBC Brasil em 2016, consolidando nossa participação no mercado nacional. Além dos ganhos comerciais, provenientes da potencialização das receitas nos negócios com os novos clientes, a operação traz reforço no capital humano com ganhos de sinergia aos processos operacionais, reduzindo despesas operacionais e custos de funding e levando a uma elevação do retorno após a finalização dos ajustes.

Segmentamos nossos clientes por perfil para proporcionar a eles produtos e serviços que se adaptam às suas necessidades e às características econômicas das regiões onde se encontram

Linha de produtos baseada no perfil do cliente

Pessoa Física Pessoa Jurídica
private bank: Disponibilidade de investimentos
a partir de R$ 5 milhões
Corporate: Faturamento anual
acima de R$ 250 milhões
PRIME: Renda mensal a partir de R$ 10 mil ou disponibilidade de investimentos a partir de R$ 100 mil EMPRESAS: Faturamento anual de R$ 30 milhões a R$ 250 milhões
varejo (exclusive): Renda mensal de RS 4 mil a R$ 10 mil ou investimentos começando em R$ 40 mil.
varejo (classic): Renda mensal a partir de R$ 4 mil
Varejo (Pessoa Jurídica): Faturamento anual de até R$ 30 milhões
Bradesco Expresso e PA

Programa Corporativo de Integridade

São nossos compromissos:

  • Conduzir negócios e desenvolver diversos relacionamentos pautados em ética, integridade e transparência, as quais são pilares da nossa cultura organizacional, cujos valores e princípios estão ratificados nos Códigos de Conduta Ética Corporativo e Setoriais e apoiados pela Alta Administração
  • Prevenir e combater a corrupção em todas as suas formas, especialmente o suborno

Tais compromissos são sustentados de forma permanente por meio do Programa Corporativo de Integridade, o qual corresponde a um conjunto de mecanismos e medidas composto dos Códigos de Conduta Ética, da Política e Norma Corporativa Anticorrupção e de outras normas, bem como procedimentos, processos e controles neles estabelecidos, que visam prevenir, detectar e remediar quaisquer atos lesivos de corrupção e suborno, inclusive fraudes contra a Administração Pública.

O programa, amparado pelo Comitê de Conduta Ética e pelo Conselho de Administração, determina as diretrizes, as responsabilidades, os procedimentos e os controles em relação a presentes, brindes e entretenimento, doações, patrocínios, terceiros e due diligence, licitações com o Poder Público, contribuições políticas, relacionamento com agentes públicos, denúncias e não retaliação a denunciantes de boa-fé, em conformidade com as legislações e regulamentações aplicáveis no Brasil e nos países onde possuímos unidades de negócios.

A fim de conferir maior efetividade ao Programa Corporativo de Integridade, este é continuamente avaliado e aperfeiçoado para promover o alinhamento de sua governança e controles às melhores práticas de anticorrupção nacionais e internacionais. Nesse sentido, em 2016 concluímos novo mapeamento dos riscos de corrupção e a sua consequente reavaliação em todas as dependências, inclusive unidades no exterior. Também foram ministrados treinamentos presenciais anticorrupção para a Alta Administração, funcionários das áreas com maior exposição a risco e terceiros, bem como palestra interativa sobre reputação para público exclusivo, a título de piloto. No que se refere à conduta ética, foram disponibilizados: a websérie Escolhas, composta de 7 videotreinamentos; o videoclipe Melhor Lugar; e o videotreinamento Liberdade e Respeito. Para 2017, estão programadas uma série de ações destinadas a reforçar todos os pilares do programa, dentre as quais se destacam a implementação de novos controles concernentes a agentes públicos, terceiros, doações e patrocínios, assim como a implantação de um sistema automatizado de monitoramento de riscos e controles a partir de métricas e indicadores específicos, além de treinamentos inovadores seguindo nova metodologia. G4-57 | G4-SO3 | G4-DMA Combate à corrupção | G4-DMA Conformidade social

No exercício de 2016 não houve fatos que indiquem o descumprimento à Política e à Norma Corporativa Anticorrupção. Todas as denúncias de rupturas éticas foram analisadas, com a aplicação da medida disciplinar cabível a cada caso, sendo que aquelas referentes a discriminação e assédio moral estão divulgadas no item referente à gestão de pessoas.

Foto melhores práticas
Procedimentos e controles são alinhados constantemente às melhores práticas nacionais e internacionais

Programa de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo

G4-DMA Combate à corrupção

O Programa Corporativo de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo é baseado em políticas, normas, procedimentos e sistemas específicos, que estabelecem diretrizes para prevenir e detectar o uso da nossa estrutura e/ou nossos produtos e serviços para fins de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Esse programa é apoiado pelo Comitê Executivo de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo, a quem compete avaliar os trabalhos quanto à sua efetividade e à necessidade de alinhar procedimentos e controles às regulamentações estabelecidas e às melhores práticas nacionais e internacionais. Os casos suspeitos ou atípicos identificados são encaminhados à Comissão de Avaliação de Transações Suspeitas, composta de várias de nossas áreas, que avalia a necessidade de reporte aos órgãos reguladores.