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Logo - Eternit Relatório Anual 2014
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Com este Relatório Anual e de Sustentabilidade, em sua 8ª edição, a Eternit S.A. apresenta as principais conquistas e os destaques de 2014, compreendendo e integrando as dimensões econômica, social e ambiental. As informações abordam as operações de toda Companhia, incluindo a sede, quatro fábricas de fibrocimento, filiais de vendas e três controladas (SAMA S.A. Minerações Associadas, Precon Goiás Industrial Ltda. e Tégula Soluções para Telhados Ltda.). GRI G4-17, G4-29, G4-30

A Companhia Sulamericana de Cerâmica S.A. (CSC), joint venture entre a Eternit e a Companhia Colombiana de Cerâmica S.A. (empresa do Grupo Corona - multinacional colombiana), que iniciou suas atividades em 2014, teve seu resultado considerado nas informações contábeis consolidadas, com base no método de equivalência patrimonial, conforme conceitos do CPC 36 e IFRS 10, sobre demonstrações financeiras consolidadas, e CPC 19 e IFRS 11, sobre negócios em conjunto, em virtude de os acionistas (Eternit e Companhia Colombiana de Cerâmica S.A.) exercerem o controle em conjunto. Neste relatório não é considerado o resultado da unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção, em Manaus (AM), por ter estado em construção durante o ano.

O período relatado neste documento compreende janeiro a dezembro de 2014. A Eternit o produziu com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que estabelece princípios e indicadores para a divulgação de informações empresariais de sustentabilidade. Ele atende à versão G4, na opção abrangente, e está alinhado aos princípios do Pacto Global e aos Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais a Eternit é signatária desde 2007. GRI G4-28, G4-32

Para a elaboração deste relatório, foram consideradas as recomendações da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), da Norma Brasileira de Contabilidade NBCT 15 e do International Financial Reporting Standards (IFRS). O conteúdo aqui relatado, definido por meio de consulta a stakeholders, foi apurado em entrevistas com os principais executivos da Companhia. Ele está organizado em capítulos distribuídos em oito grandes blocos que retratam os valores da Companhia: Ética, Transparência, Agilidade, Compromisso com Resultados, Valorização do Colaborador, Foco no Cliente, Respeito ao Meio Ambiente e Excelência. GRI G4-18, G4-33

Para mais informações, dúvidas, sugestões ou comentários relacionados ao relatório, entre em contato com a Eternit pelo e-mail ri@eternit.com.br. GRI G4-31

Matriz de materialidade

A Eternit elaborou, pela primeira vez, sua matriz de materialidade para pautar o conteúdo deste relatório e avançar na gestão interna de sustentabilidade.

Neste primeiro ciclo, além de pesquisa setorial, foram engajados stakeholders internos, membros da alta gestão da Companhia, e externos, por meio de pesquisa on-line, respondida por investidores e analistas do mercado de capitais, colaboradores, clientes, fornecedores e entidades de classe.

Em relação aos stakeholders externos, o contato foi feito com grupos prioritários para a Companhia, selecionados com base na importância da relação deles com a Eternit, o que levou a um retorno expressivo e de qualidade na pesquisa.

A alta gestão, que inclui os diretores e o presidente, contribuiu para o processo, participando de todas as fases e validando o resultado final. Assim, foi possível alinhar os temas para comunicação à visão de negócio dos executivos. Veja a seguir as questões materiais apontadas. GRI G4-19, G4-20, G4-21, G4-27, G4-48

Matriz de Materialidade
Legenda Matriz de Materialidade

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da matriz para saber mais.

Envolvimento com os públicos de interesse

O relacionamento com seus públicos de interesse foi mapeado pela Eternit em 2007, de acordo com a metodologia AA1000, desenvolvida pelo Instituto de Responsabilidade Social e Ética (Isea, na sigla em inglês), de Londres, Inglaterra. Estão contemplados fornecedores, entidades de classe, concorrência, governo e sociedade, comunidades do entorno, meio acadêmico, imprensa, mercado de capitais e investidores, colaboradores, clientes e consumidores. GRI G4-24

Também em linha com seu reconhecido compromisso com a transparência, a Companhia mantém diversos canais de comunicação com os grupos sociais com os quais interage. Um deles é o programa Portas Abertas, cujo objetivo é contribuir para o melhor entendimento da sociedade a respeito da extração e beneficiamento do mineral crisotila, da fabricação dos produtos de fibrocimento de forma sustentável e das práticas de saúde e segurança. (veja mais sobre o programa Portas Abertas no capítulo Excelência) GRI G4-25, G4-26

A Companhia também mantém informações direcionadas a diversos públicos em seu site institucional (www.eternit.com.br) e o site de relações com investidores (www.eternit.com.br/ri), além das redes sociais Facebook, Twitter e SlideShare e do Blog da Eternit (www.blogdaeternit.com.br).