Página anterior Próxima página

Logo - Eternit Relatório Anual 2014
  •  
  •  
  •  
  •  
  • English Version
Com mais de 70 anos de atuação, a Eternit é a maior e mais diversificada indústria de coberturas do Brasil

Maior e mais diversificada indústria de coberturas do País, a Eternit atua também nos segmentos de mineração do crisotila, louças, metais sanitários, soluções construtivas, dentre outros produtos. Com 75 anos de história, completados em janeiro de 2015 e com cerca de 2.500 colaboradores diretos, opera em todo o Brasil, com sede administrativa e showroom em São Paulo, quatro fábricas de fibrocimento, filiais de vendas e três controladas: SAMA S.A. Minerações Associadas, única mineradora de crisotila da América Latina e terceira maior do mundo; Precon Goiás Industrial Ltda., que produz telhas de fibrocimento, com uma fábrica no Centro-Oeste; e Tégula Soluções para Telhados Ltda., com seis fábricas de telhas de concreto localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste; além da joint venture Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC), localizada na cidade de Caucaia (CE), que produz louças sanitárias. Com a localização estratégica de suas fábricas, a eficiência logística e um amplo canal de distribuição, os produtos da Eternit estão disponíveis em mais de 16 mil pontos de revenda espalhados por todo o Brasil, de grandes revendedores e home centers a lojas de pequeno porte, o que a torna presente nos principais polos consumidores do País. O Grupo conta ainda com uma cadeia sólida e diversificada de fornecedores de empresas de pequeno, médio e grande portes, para o abastecimento de insumos e materias-primas. GRI G4-3, G4-5 , G4-6, G4-8, G4-9, G4-12

Companhia brasileira de capital aberto desde 1948, a Eternit está listada no Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da BM&FBovespa, desde 2006. GRI G4-7

Segmentos de atuação

O Programa Estruturado de Expansão e Diversificação, lançado no final de 2007, impulsionou a Eternit a aumentar seu leque de operações, que incluem a extração e comercialização do mineral crisotila, produção de telhas de fibrocimento, telhas de concreto, soluções construtivas (painel wall e placas cimentícias), louças sanitárias e caixas d’água de polietileno.

A Companhia atua ainda na revenda de produtos próprios e produzidos por terceiros (telhas e engradamentos metálicos, assentos e metais sanitários e acessórios para telhados). Esse portfólio a torna a maior e mais diversificada indústria de coberturas do País.

Missão, Visão
e Valores GRI G4-56

Missão

Desenvolver, fabricar e comercializar materias-primas, produtos e soluções de excelência para construção civil, garantindo competitividade, rentabilidade e perenidade do negócio, com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Visão de futuro

Ser uma empresa diversificada e rentável no fornecimento de materias-primas, produtos e soluções para construção civil. Manter sua liderança no setor de coberturas e ter participação relevante em outros segmentos, posicionada entre as cinco marcas mais reconhecidas do setor de materiais de construção.

Valores

• Ética
• Transparência
• Agilidade
• Compromisso com resultados
• Valorizaçao do colaborador
• Foco no cliente
• Respeito ao meio ambiente
• Excelência

Mineração

A SAMA, localizada em Minaçu, município do norte de Goiás, é a única mineradora de crisotila da América Latina e foi a primeira do mundo a ser certificada pela ISO 14001 e pela OHSAS 18001. Destaca-se pela qualidade da fibra produzida, sob rigorosos processos que garantem a saúde do colaborador e o mínimo impacto no meio ambiente. A empresa fornece crisotila ao mercado nacional e o excedente é exportado, sendo que sua fibra é uma das principais materias-primas dos produtos de fibrocimento. Com uma capacidade anual de 300 mil toneladas, a SAMA manteve sua participação como a terceira maior mineradora no mercado mundial de produção do crisotila, no ano de 2014.

Telhas de fibrocimento

A produção ocorre em suas quatro fábricas e na controlada Precon, em Goiás. Com uma capacidade anual teórica de um milhão de toneladas, a Companhia manteve a liderança no mercado brasileiro de fibrocimento em 2014 com participação de 32%, aumento de um ponto percentual em relação ao ano anterior. Todas as fábricas são certificadas pela DNV Veritas da Noruega, com a ISO 14001 e OHSAS 18001.

Telhas de concreto

Com capacidade anual de 10 milhões de metros quadrados, a Tégula aumentou em um ponto percentual sua participação e atingiu 31%, mantendo sua liderança no mercado brasileiro de telhas de concreto em 2014. O produto é apresentado em grande variedade de perfis, acabamentos e cores. Com investimentos sempre direcionados ao desenvolvimento responsável, a Tégula comercializa, desde 2011, madeiras certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC® - Conselho de Manejo Florestal) para construção de madeiramento para telhados.

Louças sanitárias

Desde 2008, a Eternit comercializa louças e assentos sanitários no Brasil, utilizando capacidade de terceiros e, em 2014, a Companhia Sulamericana de Cerâmica iniciou produções experimentais de louças sanitárias para testar seus equipamentos.

Metais sanitários

O portfólio da Companhia inclui itens para cozinhas, banheiros e áreas externas, entre duchas, torneiras, válvulas e outros produtos. A linha de produtos atende diferentes públicos, seguindo o padrão de qualidade da marca.

Soluções construtivas

A Companhia apresenta itens como a placa cimentícia Eterplac e o painel wall, que garantem uma construção mais rápida e sem resíduos, além de serem resistentes, duráveis, de fácil manuseio e muito versáteis, possibilitando diversas aplicações e acabamentos. Oferece também o engradamento metálico que substitui a madeira na estrutura do telhado, garantindo mais durabilidade da cobertura, com atenção aos recursos naturais e menor custo.

Telhas metálicas

As telhas metálicas Eternit são ótimas soluções para coberturas e fechamentos laterais, porque se adaptam facilmente a qualquer tipo de obra, vencendo os mais variados vãos, tanto em coberturas quanto em fechamentos laterais. Os produtos são fabricados em aço galvanizado ou galvalume, que oferecem alta proteção contra corrosão e estão disponíveis em diversas opções de cores.

Caixas d’água de polietileno

O modelo apresenta facilidade de manuseio e assegura um produto de alta qualidade e totalmente de acordo com os preceitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Acessórios para telhados

A Tégula oferece portfólio com mais de 30 linhas de produtos, com destaque para o aquecedor solar a vácuo Sunmax, fácil de instalar e com maior absorção da radiação solar, e a telha Tégula Prime, produto premium que permite acabamento diferenciado, evita a formação de fungos e proporciona mais durabilidade ao telhado. A Tégula investe constantemente em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para oferecer soluções completas a clientes.

Mapa das Unidades


Passe o mouse sobre os pontos
para saber mais sobre a unidade.