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Relatório Anual 2011
135,5 MPH
foi a melhor produtividade obtida em um único navio em 2011.
Em 2011, o Tecon Santos ultrapassou seu recorde mensal de produtividade com a média de 80,67 MPH por navio em outubro.

TECON SANTOS

Referência em modernidade na América do Sul, o Tecon Santos é o maior e mais eficiente terminal de contêineres do País. Localizado na margem esquerda do Porto de Santos, foi inaugurado em agosto de 1981 e administrado inicialmente pela Portobras e, posteriormente, pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) até novembro de 1997 – quando a Santos Brasil venceu o processo de licitação e obteve a concessão para prestação de serviços portuários por 25 anos, renováveis por mais 25.

Com capacidade de movimentação anual de 2 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o Tecon Santos ocupa uma área total de 596 mil metros quadrados, com 980 metros de cais acostável próprio formado por três berços, além de um quarto berço de 310 metros de cais público contíguo, que pode ser utilizado tanto para operações de navios de veículos quanto de contêineres.

O TECON SANTOS FOI PIONEIRO NA UTILIZAÇÃO DE GUINDASTES DOUBLE HOIST.

Em agosto de 2011, o Tecon Santos registrou o recorde do ano de movimentação por navio, com 135,5 movimentos por hora. Em outubro do mesmo ano, o terminal atingiu o maior recorde de produtividade de toda a sua história com a média mensal de 80,67 movimentos por hora por navio. A movimentação anual de carga totalizou 968.834 contêineres no ano, sendo 78,6% deles cheios.

Para conquistar e manter esses níveis de produtividade e excelência na operação do terminal, além de uma equipe altamente capacitada, a Santos Brasil alia o estado da arte em tecnologia da informação com equipamentos de última geração. A Companhia foi pioneira na introdução de guindastes de cais do tipo Double Hoist, considerados os mais modernos do mercado mundial. Os seis equipamentos utilizados no Tecon Santos são os únicos em operação nas Américas e movimentam simultaneamente até dois contêineres de 40 pés cheios ou quatro de 20 pés – o dobro da capacidade de outros guindastes. Esse equipamento opera até a 21ª fileira de contêineres, comum em embarcações que transportam até 13 mil TEU, e que são esperadas no Porto de Santos, assim que a dragagem de aprofundamento do seu canal for concluída.

Pioneiro na aplicação de novas tecnologias, o Tecon Santos utiliza modernos sistemas de posicionamento de contêineres via GPS; um dos mais avançados softwares portuários do mundo, o gerenciador de pátio Navis, que proporciona mais eficiência operacional; e a tecnologia Optical Character Recognition (OCR) de leitura óptica, que garante controle absoluto na entrada e saída de caminhões no terminal.


Nestes 14 anos sob a administração da Santos Brasil, o terminal recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões em tecnologia, equipamentos, expansão operacional e capacitação. Desse montante, cerca de R$ 800 milhões foram aplicados na aquisição de novas tecnologias e equipamentos, com destaque para os investimentos realizados em 2011.

Durante o ano, foi instalado um novo sistema de pesagem de carga nos pórticos Rubber Tyred Gantry Cranes (RTGs), desenvolvido pela Santos Brasil em parceria com fornecedores de sistemas. Com isso, a pesagem do contêiner, que antes era feita somente em balanças convencionais, passou a ser realizada também no próprio equipamento que movimenta a carga, eliminando uma etapa na operação e, com isso, reduzindo o tempo de movimentação. Com a implantação do sistema de pesagem também nos RTGs, o terminal encerrou 2011 com um total de 15 balanças para pesagem de contêineres de importação nos RTGs, além das quatro balanças convencionais que já existiam no terminal.



Tecon Santos ocupa uma área de 596 mil m2 e possui 1.290 metros de cais disponível.

Outro importante investimento realizado no ano em busca de maior produtividade foi a aquisição de 30 Terminal Tractors, equipamentos de movimentação interna que levam carretas com capacidade para transportar simultaneamente até dois contêineres de 40 pés ou quatro contêineres de 20 pés. Os novos equipamentos substituíram o mesmo número de caminhões convencionais destinados exclusivamente às operações de movimentação interna de contêineres e que integram uma frota composta ainda por 78 unidades que serão gradativamente substituídas pelos novos modelos.

Para otimizar o espaço de armazenagem e, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade operacional do Tecon Santos, também foram adquiridos 12 RTGs, guindastes sobre pneus que fazem a movimentação de contêineres nos pátios – três deles já começaram a operar em 2011. Somados aos 34 RTGs já existentes, o terminal passará a contar com 46 guindastes desse tipo. Os novos equipamentos, modelo Twin Pick, movimentam simultaneamente dois contêineres de 20 pés, possibilitando manobras mais rápidas e precisas e, em razão de sua maior capacidade de empilhamento, proporcionam aumento de produtividade, além de utilizarem quantidades menores de combustível, o que contribui para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera.

A ampliação na utilização dos RTGs para a movimentação de contêineres em substituição às empilhadeiras Reach Stackers, cujo consumo de combustível é maior, foi um dos principais motivos que contribuíram para a evolução do terminal na questão ambiental, com a redução da emissão de CO2 na atmosfera. O Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), concluído em 2011, apontou uma redução de 13,63% na emissão de CO2 (2010 x 2009). Para os próximos anos, a Companhia estuda a possibilidade de eletrificar equipamentos movidos a diesel e o usar combustíveis menos poluentes, como o GNV e biodiesel, em sua frota própria de caminhões.

EVOLUÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO PORTO DE SANTOS E NO TECON SANTOS – TEU MILHÕES




PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS EM MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES CHEIOS NO BRASIL.