Próxima Página Página Anterior
Relatório Anual 2011

Perfil Corporativo

Referência em operação de contêineres e logística portuária, a Santos Brasil é uma empresa brasileira que colabora ativamente para o desenvolvimento do País, com investimentos constantes destinados à modernização da infraestrutura do setor. Presente em três portos brasileiros e capaz de atender a todas as etapas da cadeia logística, manteve em 2011 a liderança na participação de mercado na América do Sul, em movimentação de contêineres, segundo pesquisa realizada pela consultoria londrina Drewry Shipping Consultants.

A Companhia conta com uma infraestrutura formada por três terminais de contêineres (Tecon Santos/SP, Tecon Imbituba/SC e Tecon Vila do Conde/PA); um terminal de veículos, localizado no Porto de Santos; e unidades de logística portuária integrada em Santos (SP), Guarujá (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Imbituba (SC).

Para garantir sinergia operacional e eficiência no gerenciamento logístico, todos os serviços de transporte, distribuição e armazenagem estão integrados aos terminais portuários da Santos Brasil, que desenvolve soluções completas de logística para clientes dos mais variados segmentos: autopeças, eletroeletrônicos, indústria alimentícia, farmacêutica e química.

Listada desde 2006 no Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBovespa, adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.

Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Companhia colabora significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País, promovendo investimentos constantes em infraestrutura, aquisições, expansão, modernização tecnológica, capacitação de pessoal e gestão. Os investimentos totais promovidos desde sua criação ultrapassam a marca de R$ 3 bilhões calculados a valor presente e, em 2011, totalizaram R$ 196,7 milhões, com destaque para a ampliação e modernização do Tecon Imbituba.

As melhorias operacionais também são refletidas nos indicadores de produtividade. A soma do volume operado nos três terminais cresceu 6,7% em relação a 2010 e, em outubro de 2011, o Tecon Santos atingiu o maior recorde de produtividade mensal de sua história: 80,67 MPH (movimentos por hora por navio) – índice que mantém a Santos Brasil na liderança nacional de produtividade e no mesmo patamar de eficiência dos principais operadores mundiais.

A Santos Brasil procura ainda gerar valor para os seus acionistas e para a sociedade, com a adoção de uma postura ética e transparente e com o apoio ao desenvolvimento de iniciativas voltadas às boas práticas de preservação ambiental e à educação profissional de jovens das comunidades onde atua.