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Relatório Anual 2011
O sucesso do modelo é comprovado pelos investimentos bilionários em inovação realizados pelas concessionárias nos terminais portuários de uso público.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Com ênfase para a sustentabilidade do negócio, o modelo de gestão adotado pela Santos Brasil está focado na oferta de serviços com rapidez, qualidade e segurança – posicionamento expresso na Missão da Companhia. Além disso, busca clareza, simplicidade e objetividade nos processos, que facilitam a execução das atividades e criam condições para a conquista de bons resultados.

Para aproveitar as oportunidades, sinergias e melhores práticas em cada um dos segmentos em que atua, a Santos Brasil adota um sistema de gestão integrado, concebido a partir de uma estrutura única que garante as particularidades regionais de cada negócio e, ao mesmo tempo, mantém uma visão corporativa global.

Todos os procedimentos e funções estão descritos e mapeados dentro de um sistema de gestão, o que permite a visualização dos processos que envolvem o dia a dia das operações, bem como a relação existente entre cada um, contribuindo para a padronização das atividades, a melhoria contínua e a busca por níveis de excelência. Cada processo tem prazos de validade específicos, que periodicamente são revisados pelos gestores responsáveis, garantindo sua atualidade e eficácia.

A Companhia utiliza ainda ferramentas de gestão da qualidade, como o modelo de Gestão à Vista, que possibilita aos funcionários analisar, em seus indicadores, e fazer um acompanhamento on-line, comparando os resultados com as metas estabelecidas no início de cada ano. A transparência dessas informações permite que todos se mantenham atualizados, em linha com a estratégia e com os objetivos do negócio. Além de auxiliar na identificação de melhorias, minimizando custos e retrabalhos, o sistema de gestão adotado também tem auxiliado na conquista de resultados expressivos, como recordes operacionais, redução de custos, mais agilidade nas operações, transparência da gestão e uniformidade da execução das rotinas.

METAS E INDICADORES

Na Santos Brasil, o conceito de meritocracia, em que as pessoas são responsáveis pelos resultados, é aplicada em todos os níveis. Além disso, em seu programa de distribuição de metas, a Companhia concilia as tradicionais metas corporativas – EBITDA e EVA – e individuais com o comprometimento de todos em relação ao aumento da segurança no ambiente de trabalho e da reciclagem de resíduos sólidos. A medida demonstra a importância dada à segurança e ao meio ambiente, que são colocados lado a lado de objetivos corporativos e metas individuais de desempenho.

Os principais indicadores macro utilizados pela Santos Brasil são o MPH (que determina a produtividade) e o custo unitário da operação, ou seja, todos os indicadores da Companhia são derivados de um desses dois.

Os funcionários são avaliados por três tipos de metas: corporativas, de equipe e individuais. As metas corporativas distribuídas a todos são: acidente de trabalho (taxa de gravidade), taxa de frequência e coleta seletiva (que mede, por exemplo, o comprometimento do funcionário em não contaminar o lixo que poderia ser reciclado). As metas de equipe são medidas pelo resultado de cada equipe no MPH geral do terminal. E a meta individual avalia quem contribuiu mais para o resultado alcançado pela equipe.