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Relatório Anual 2011
R$520 milhões
Foram investidos no tecon imbituba.
Em 2011 foram concluídas as obras de ampliação do terminal, com a entrega de 660 metros lineares de cais.

TECON IMBITUBA

Situado no litoral Sul do Estado de Santa Catarina, a 90 quilômetros da capital Florianópolis, o Tecon Imbituba é o único terminal de contêineres do Porto de Imbituba. Ligado à BR-101 por dois acessos, um ao norte e outro ao sul, o porto tem acesso garantido a todas as regiões do Brasil e países do Mercosul.

Por estar inserido em um dos principais polos industriais e portuários da região Sul do País, o terminal é visto pela Companhia como a melhor opção logística para as rotas de navegação da costa sul-americana e de linhas da Ásia, Europa e das Américas, aproveitando o potencial de Imbituba como porto concentrador e distribuidor de cargas.

Desde que obteve em 2008, por meio de licitação pública, a concessão para operar o Tecon Imbituba, a Santos Brasil vem investindo na ampliação e modernização do Complexo Portuário. No total, foram investidos cerca de R$ 520 milhões, que contemplam o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos, renovável por mais 25), aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner, obras de expansão, renovação de material, ampliação, modernização tecnológica e capacitação de mão de obra local.

O objetivo da Companhia é equiparar o terminal às condições de tecnologia, equipamentos, infraestrutura de cais e retroárea do Tecon Santos e oferecer o mesmo patamar de qualidade e serviços na região Sul.

O Porto de Imbituba também recebeu investimentos do Governo Federal, por meio de projetos da segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do qual faz parte a dragagem de aprofundamento, de 11 para 15 metros de calado, bem como a duplicação da via de acesso. Além disso, está prevista a construção da Ferrovia Litorânea, que ligará o norte de Santa Catarina ao Porto de Imbituba, integrando a Ferrovia Tereza Cristina à malha nacional.

Em 2011, as obras de ampliação foram concluídas, com a entrega de 660 metros lineares de comprimento de cais. Outro investimento significativo foi a aquisição de uma área de 2 milhões de metros quadrados, destinada ao Retroporto Industrial de Imbituba. Localizado a 6 quilômetros de distância do porto, em frente a um trecho já duplicado de 4,5 km da rodovia BR-101, o espaço será utilizado como apoio logístico para os terminais de contêineres e de carga geral arrendados pela Companhia na região, agregando atividades de armazenagem frigorífica e contêineres, pátio regulador e de movimentação de cargas.

O TECON IMBITUBA É A APOSTA DA COMPANHIA NO MERCADO DE NAVIOS SUPER-POST-PANAMAX.

Pela proximidade da área com o porto, a expectativa é atrair indústrias que utilizam materiais importados no processo produtivo, exportadores, armazéns frigorificados, pátios de contêineres, entre outras empresas. A aquisição também abre caminho para novos negócios de logística na região, uma vez que o projeto está alinhado à estratégia da Companhia de oferecer soluções Porto a Porta (serviço desenvolvido sob medida, que integra as atividades portuárias e de abastecimento da indústria em um único pacote de serviços logísticos).

Durante o ano, também foram adquiridos dois guindastes de cais ZPMCs, no valor de US$ 15 milhões, capazes de atender às maiores embarcações do mundo, os navios Ultra Large Containership (ULC), e operar simultaneamente dois contêineres de 20 pés cheios ou um contêiner de 40 pés cheio. Os equipamentos contam ainda com 57 metros de lança, que permitem alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações.

Com a finalização das obras de ampliação, a chegada dos guindastes de cais e o aprofundamento do canal do porto, o Tecon Imbituba é um dos primeiros terminais do País preparado para receber navios de 5ª geração, capazes de transportar até 13 mil TEU e que operam nas principais rotas da navegação internacional, beneficiando diretamente os polos industriais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e a
cadeia logística do Mercosul. Além disso, a capacidade de movimentação do terminal passará de 150 mil TEU para 650 mil TEU por ano. Todos esses investimentos, aliados às características naturais de porto marítimo, sem limitação física ou restrição de acesso por causa do mau tempo (correnteza e ventos), fazem do Tecon Imbituba um terminal diferenciado, preparado para trazer mais competitividade a todos os seus usuários.