Próxima Página Página Anterior
Relatório Anual 2011
A adoção de instrumentos de análise permite à Companhia identificar e minimizar o impacto de variáveis no desempenho de suas operações.

GESTÃO DE RISCOS

A Santos Brasil adota uma série de ações para mitigar os riscos e reduzir a incidência de fatores que possam interferir em seu desempenho operacional, ambiental ou econômico-financeiro. A Companhia mantém um grupo de trabalho multidisciplinar, que identifica e avalia os procedimentos e controles internos, bem como eventuais riscos ou situações de não conformidade, que são tratados com planos de ação específicos.

RISCOS OPERACIONAIS

MÃO DE OBRA

A falta de mão de obra especializada e capacitada é um dos principais riscos que podem afetar a operação da Santos Brasil. Para minimizar os efeitos de uma possível escassez de profissionais aptos a operar seus equipamentos e garantir a continuidade de suas operações, a Companhia atua preventivamente, oferecendo treinamento constante para sua equipe, o que lhe permite manter um banco de talentos formado por profissionais em condições de assumir novos desafios em posições-chave para a operação do negócio.

EQUIPAMENTOS

A Santos Brasil aposta na manutenção preventiva para se resguardar de riscos ligados à utilização dos equipamentos. No Tecon Santos, que depende da energia elétrica para a realização de diversas atividades, inclusive na operação dos guindastes de cais, são utilizados compensadores de reativos para aumentar a capacidade de transmissão e amortecer as oscilações eletromecânicas. Como resultado, as avarias por falhas elétricas são mitigadas e o consumo de energia apresenta uma redução relativa.

TECNOLOGIA

A Santos Brasil investe em atualização e modernização tecnológica, buscando o máximo de retorno e controle das diversas operações que envolvem o negócio. A continuidade desse processo é garantida por uma infraestrutura de backup, com a redundância de redes e banco de dados, capaz de garantir a integridade dos dados eletrônicos em suas operações, minimizando possibilidades de perdas de informações.

RISCOS AMBIENTAIS

MANUTENÇÃO PREVENTIVA
MINIMIZA A OCORRÊNCIA DE RISCOS
LIGADOS AOS EQUIPAMENTOS.
Os principais riscos ambientais inerentes à atividade operacional da Santos Brasil incluem a emissão de gases que contribuem ao efeito estufa na atmosfera, vazamento de substâncias perigosas transportadas em contêineres, vazamento de substâncias inflamáveis armazenadas em tanques combustíveis, poluição por efluentes líquidos destinados ao esgotamento sanitário e poluição por resíduos sólidos.

A Companhia se compromete com a mitigação desses riscos, seja em casos de prevenção seja em ações de emergência. Para isso, adota uma série de iniciativas voltadas à prevenção ambiental.

O Tecon Santos dispõe de duas estações para tratamentos de efluentes, uma para efluentes sanitários e outra para efluentes químicos, capazes de garantir a destinação segura de óleos e graxas provenientes das operações (as demais unidades utilizam com segurança sistemas interligados à rede pública ou fossa séptica). Em ocorrências de vazamento de óleos, seja de equipamentos dos terminais ou das embarcações, o Tecon Santos dispõe de barreiras de contenção para reduzir possíveis impactos ambientais. No caso de resíduos sólidos, além de minimizar o volume a partir da redução na fonte, as unidades de negócios contam com um sistema de coleta, segregação, classificação e transporte para as instalações de tratamento ou destinação final dos resíduos.



LEGISLAÇÃO

Mais do que atender às legislações específicas das regiões onde está instalada, a Santos Brasil tem como política antecipar-se às demandas ambientais, estabelecendo metas para diversos indicadores em níveis que vão além das determinações dos órgãos controladores. Esse é um compromisso que exige expertise, profissionais preparados, treinamento constante e adaptabilidade. Dessa forma, a Santos Brasil trabalha para garantir que suas operações respeitem o meio ambiente de forma inteligente, segura e eficiente.

CERTIFICAÇÃO

A Companhia detém a certificação ISO 14001 para a sua principal unidade de negócio, o Tecon Santos. As regras e procedimentos de identificação, priorização e gerenciamento dos riscos ambientais estão adequados à natureza, escala e impacto ambiental das operações e visam à melhoria contínua, com o foco na prevenção da poluição, no respeito aos requisitos legais e no compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

ESTUDOS

Desde 2008, a Santos Brasil realiza um Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Tecon Santos e na Santos Brasil Logística. Além disso, também busca oportunidades que proporcionem redução dos impactos ambientais nos estudos que estão em andamento, como a eletrificação dos RTGs, revisão da matriz energética e projetos voltados para a redução do consumo de energia e água, como a instalação de sensores de presença, reguladores de vazão nas torneiras, descargas ecológicas, além do reúso de água nas rampas de lavagem das oficinas.

RISCOS FINANCEIROS

A Companhia possui e segue uma política determinada em seu Estatuto Social que restringe a tomada de decisões isoladas por parte da Diretoria, estabelecendo limites seguros de flexibilidade de sua Direção Executiva. A política apresenta orientações em relação a transações de empréstimos, investimentos, garantias, entre outros, e requer submissão das aprovações ao Conselho de Administração. De acordo com os termos dessa política, a natureza e a posição geral dos riscos financeiros é regularmente monitorada e gerenciada por diferentes órgãos da Administração com o objetivo de avaliar os resultados e o impacto financeiro no fluxo de caixa da Companhia.

A administração das operações com instrumentos financeiros é efetuada por meio de estratégias operacionais e controles internos, buscando assegurar liquidez, rentabilidade e segurança. A contratação desses instrumentos com o objetivo de proteção é feita por meio de uma análise periódica da exposição ao risco que a Administração pretende cobrir (câmbio, taxa de juros, etc.), a qual é aprovada pelo Conselho de Administração. O controle consiste no acompanhamento permanente das condições contratadas versus as condições vigentes no mercado.

A Santos Brasil e suas controladas não efetuam aplicações de caráter especulativo em derivativos ou quaisquer outros ativos de risco. Atualmente, a Companhia detém instrumentos financeiros derivativos para proteger riscos relativos à taxa de juros e à variação cambial, principalmente para proteção das amortizações no curto prazo (até 12 meses) da dívida em moeda estrangeira.

Os resultados obtidos com essas operações estão condizentes com as políticas definidas pela Administração da Companhia. Os valores de realização estimados de ativos e passivos financeiros da Santos Brasil e das suas controladas foram determinados por meio de informações disponíveis no mercado e metodologias apropriadas de avaliações.

Em 2011, a Companhia foi reconhecida pela Standard & Poor's Rating Services, que elevou em sua Escala Nacional Brasil o rating de crédito corporativo de longo prazo da Santos Brasil de "brAA-" para "brAA".