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Relatório Anual 2011
R$ 2,14 milhões
investidos no capital humano.
A Santos Brasil conta com importantes diferenciais competitivos que contribuem para o cumprimento de sua estratégia de crescimento sustentável, com foco em produtividade e eficiência.

ATIVOS INTANGÍVEIS

CAPITAL HUMANO

OS ATIVOS INTAGÍVEIS ESTÃO
RELACIONADOS COM A CAPACIDADE
DA COMPANHIA DE SE ANTECIPAR À
CRESCENTE DEMANDA PELOS SERVIÇOS.
Os profissionais da Santos Brasil constituem um dos principais pilares que sustentam o crescimento do negócio. Além de incentivar a capacitação e a constante atualização de sua equipe, a Companhia também investe no crescimento de seus funcionários, atraindo, ao mesmo tempo, profissionais de mercado para compor uma estrutura organizacional dinâmica e inovadora. Esse posicionamento é materializado pelos programas de treinamento e desenvolvimento que, em 2011, receberam investimentos superiores a R$ 2 milhões e envolveram cerca de 2,8 mil funcionários.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Na Santos Brasil, inovação tecnológica é um diferencial estratégico que suporta processos cada vez mais eficientes e contribui para redução de custos, melhoria de performance da operação e qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Para garantir esse posicionamento, a Companhia destaca-se pelo pioneirismo na aplicação de tecnologias inovadoras, que muitas vezes tornam-se obrigatórias para as demais empresas do setor.

A adoção do Optical Character Recognition (OCR) é um exemplo nesse sentido. O sistema é utilizado desde 2007 pela Santos Brasil no controle de veículos e cargas que entram e saem por via terrestre do Tecon Santos e, quatro anos depois, a Receita Federal tornou o OCR obrigatório para todos os terminais de contêiner do País. Uma câmera instalada na estrutura do gate reconhece e verifica automaticamente o número do contêiner e a placa do caminhão, sem interferência humana, a partir de sensores ópticos. Instalado também no Tecon Imbituba, o sistema será expandido em 2012 para o Tecon Vila do Conde e para a Santos Brasil Logística.

Utilizado desde o princípio das operações no Tecon Santos, o scanner de contêiner também virou padrão das normas da Receita Federal para o segmento portuário. O equipamento faz um raio-X do conteúdo do contêiner, possibilitando a identificação da carga sem a necessidade de abri-lo.

A partir de 2011, a Codesp tornou obrigatória a utilização do Serviço de Agendamento de Veículos (SAV), utilizado há quatro anos pela Santos Brasil. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida internamente pela Companhia que permite aos clientes (exportador, importador, despachante aduaneiro, transportadora ou caminhoneiro) consultar a agenda e escolher a melhor data e o melhor horário para fazer entregas e retiradas no Tecon Santos, garantindo um fluxo constante de caminhões e, principalmente, evitando o congestionamento nas vias internas e proximidades do terminal.

Aliados ao caráter de pioneirismo, os investimentos em tecnologia promovidos pela Santos Brasil visam ainda à busca por melhores índices de produtividade.
Os processos de armazenagem, controle e planejamento do embarque e desembarque de contêineres são realizados por meio de um sofisticado sistema de planejamento (Navis), que utiliza softwares específicos para fazer as reservas no pátio, agrupando-os por ordem de descarga nos portos. Todos os guindastes do Tecon Santos contam com sistema de localização (DGPS) ligado a uma rede outdoor wireless (sem fio), que dispara a ordem do sequenciamento de embarque para carretas, empilhadeiras e guindastes aos mais de 500 coletores de dados da unidade.

Garantir um atendimento com agilidade e segurança, oferecendo serviços automatizados aos clientes, é outro objetivo estratégico alcançado com a utilização de recursos tecnológicos de última geração:
ISO
9001

em todas as unidades.

ISO
9001

em todas as unidades.

ISO
9001

em todas as unidades.

QUALIDADE E SEGURANÇA

Proteger o patrimônio de seus clientes, parceiros, visitantes e funcionários sempre foi uma questão fundamental para a Santos Brasil, que adota medidas de segurança e padrões de qualidade. Para isso, a Companhia conta com ferramentas de última geração e profissionais capacitados que zelam pelas regras de segurança, integridade física e patrimonial, sem comprometer a qualidade dos serviços.

A segurança eletrônica é garantida com a gravação de imagens e dados diversos, além da emissão de registros das pessoas e dos veículos que circulam em todas as áreas sob a responsabilidade da Santos Brasil.

No Tecon Santos, os equipamentos de comunicação operam 24 horas e, sempre que necessário, a Alfândega ou a Polícia Federal são acionadas, assim como a Delegacia Especial de Polícia Marítima (Depom) e o Plano de Apoio Mútuo de Guarujá (Pamg). A área também conta com um rádio comunicador, ligado 24 horas à rede do Pamg, para chamadas de emergências que envolvam o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.


A Companhia promove auditorias internas, inspeções regulares, treinamentos e campanhas de conscientização e conta ainda com as seguintes iniciativas que abrangem todos os funcionários envolvidos em atividades operacionais: Diálogo Diário de Segurança (DDS), Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário ( CPATP), Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP), Análise Preliminar de Risco (APR) e uma equipe de emergência devidamente dimensionada e treinada para atender a qualquer tipo de ocorrência de caráter emergencial.

CERTIFICAÇÕES

Para integrar todos os requisitos normativos e legais aplicáveis, a Santos Brasil adota um Sistema de Gestão Integrado, que abrange as principais e mais significativas normas internacionais das quais a Companhia é certificada.

Em 2011, o Tecon Santos alcançou a recertificação de seus sistemas de gestão em uma avaliação feita pela SGS ICS, um dos principais organismos certificadores do mundo. Também foi iniciado o processo de implantação das certificações ISO 14001 e OHSAS 18001 em suas demais unidades.

O processo para manutenção das certificações das unidades é permanente. Quando não está recebendo auditorias de órgãos externos, a Companhia promove auditorias internas com o suporte de uma consultoria independente. Nesse processo, todos os gestores e suas equipes participam de treinamentos, análises de suas rotinas e do estabelecimento de metas.

ISO 9001 (GESTÃO DA QUALIDADE) – LOGÍSTICA, TECON SANTOS, TECON IMBITUBA E TECON VILA DO CONDE
A partir de rotinas e processos padronizados com foco na satisfação do cliente, a Companhia segue os padrões da certificação ISO 9001 desde agosto de 2005 para as atividades de operações portuárias, unitização, desunitização e armazenagem de carga conteinerizada, veículos e carga solta.

ISO 14001 (GESTÃO AMBIENTAL) – TECON SANTOS

A Santos Brasil segue as normas estabelecidas pela ISO com foco no meio ambiente e na avaliação dos impactos ambientais das atividades desde março de 2000, para as atividades de operações portuárias, unitização, desunitização e armazenagem de carga conteinerizada, veículos e carga solta.

OHSAS 18001 (SISTEMA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO) – TECON SANTOS
Em 2010, o Tecon Santos foi recomendado pela equipe de auditores da entidade certificadora a receber a OHSAS 18001, que avalia o sistema de gestão, com o foco na saúde ocupacional e segurança do trabalho, incluindo a avaliação dos riscos de suas rotinas.

A certificação atesta que a Companhia possui ferramentas que possibilitam atingir, controlar e melhorar o nível do desempenho da saúde e segurança do trabalho, bem como a prevenção e o controle de risco das atividades desenvolvidas no Tecon Santos.

SASSMAQ (SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE) – LOGÍSTICA E TECON SANTOS
Desde 2003, a Santos Brasil segue os padrões do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade para as atividades de transporte rodoviário desenvolvidas no Tecon Santos e na Santos Brasil Logística.

ISPS CODE (TECON SANTOS)
Em 2005, o Tecon Santos implementou o Plano de Segurança Pública Portuária e passou a seguir o código internacional de proteção de navios e instalações portuárias (ISPS Code), o que lhe garante habilitação para operar com navios porta-contêineres e de carga geral empregados no tráfego marítimo internacional.


1ª COLOCAÇÃO NO RANKING DE PARTICIPAÇÃO
DE MERCADO NA AMÉRICA DO SUL.

PRÊMIOS/RECONHECIMENTO

A Santos Brasil conquistou a 1ª colocação no ranking de participação de mercado na América do Sul em movimentação de contêineres de acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Drewry Independent Maritime – entidade londrina que acompanha o setor portuário desde 1970. A Companhia, que na pesquisa de 2009 ocupava a 2ª colocação, movimentou 1.412.944 TEU em 2010 nos três terminais que administra, o que representou 7,7% do total operado na América do Sul.

A atuação da Santos Brasil também foi reconhecida em duas categorias da 10ª edição do Prêmio DowGOL, uma iniciativa criada para reconhecer e incentivar a segurança nas operações terceirizadas de transporte, armazenagem e distribuição de produtos químicos da Dow. Ao todo, 24 fornecedores de logística foram premiados pelas boas práticas promovidas ao longo de 2010, entre eles, a Santos Brasil, que se destacou nas categorias Armazéns e Honra ao Mérito.


Em 2011, o Tecon Imbituba recebeu dois guindastes capazes de operar as maiores embarcações do mundo.