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Relatório Anual 2011
R$ 2,14 milhões
foram investidos em treinamento e capacitação dos funcionários.
Além de investir na capacitação e constante atualização de sua equipe, a Companhia também promove iniciativas que visam à segurança, AO bem-estar e À qualidade de vida de seus funcionários.

GESTÃO DE PESSOAS

Marcados por recordes significativos de produtividade, os resultados operacionais conquistados pela Santos Brasil em 2011 são consequência de um trabalho intensivo de gestão de pessoas, com ações de atração, seleção, contratação, treinamento e retenção de bons profissionais. A Companhia encerrou o ano com 3.568 funcionários.

QUADRO FUNCIONAL

GÊNERO

FAIXA ETÁRIA

Até 17 Anos 4
De 18 a 30 Anos 1.485
De 31 a 40 Anos 1.245
De 41 a 61 Anos 811
Acima de 61 Anos 23
TOTAL 3.568

ESCOLARIDADE

Sem Escolaridade 1
Ensino Fundamental Completo 324
Ensino Fundamental Incompleto 22
Ensino Médio Completo 2.345
Ensino Médio Incompleto 99
Técnico Completo 162
Técnico Incompleto 11
Ensino Superior Completo 410
Ensino Superior Incompleto 147
Pós-Graduação 45
TOTAL 3.568

REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

A remuneração dos funcionários é formada por uma parcela fixa e outra variável (baseada em objetivos e metas individuais e de equipe), além de um pacote de benefícios definidos em acordo coletivo (vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio-babá e seguro de vida).

A Companhia também oferece outros benefícios de forma espontânea: plano de previdência (com contribuições mensais adicionais ao funcionário de até 2,5% sobre o salário), planos de saúde e odontológico, auxílio-funeral, seguro de acidentes pessoais e coletivo. Além disso, o princípio de igualdade é adotado na remuneração para posições de mesmo valor, sem distinções entre homens e mulheres.

A política salarial inclui remuneração compatível com o grau de desenvolvimento dos profissionais. O menor salário praticado pela Companhia em 2011 ficou 30% acima em relação ao valor do salário-mínimo local. Todo o efetivo é coberto pelas negociações coletivas fechadas com os sindicatos e, em caso de mudanças organizacionais, os funcionários são notificados em um prazo mínimo de 24 horas.

A Santos Brasil conta ainda com um Programa de Participação nos Resultados (PPR) cujo pagamento é vinculado ao cumprimento de metas individuais e de equipe com base no EBITDA apurado na demonstração de resultados de cada unidade de negócio. O limite máximo de remuneração é de 2,5 salários e, para beneficiar funcionários com menor salário, é oferecido um abono por faixa salarial. Em 2011, foram distribuídos R$ 13.938,0 mil.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Em busca do aperfeiçoamento profissional de seus funcionários, a Santos Brasil promove ações de treinamento, formação e qualificação, capacitando-os para o desempenho de suas atividades, além de prepará-los para assumir novas posições.

Em 2011, o processo de desenvolvimento e capacitação foi intensificado, com a realização de mais de 232 mil horas de treinamentos – um incremento de 183% em relação a 2010 (82 mil horas). No mesmo ritmo, os investimentos também cresceram. No total, foram destinados R$ 2,14 milhões em 2011, montante 65% maior do que o investido em 2010 (R$ 1,3 milhão).

Com foco na capacitação técnica e operacional das equipes e no desenvolvimento das lideranças, os treinamentos promovidos durante o ano contaram com a participação de 2.844 funcionários. A Companhia também incentiva a educação continuada, que pode gerar mais oportunidades de desenvolvimento e crescimento na carreira de sua equipe, como o subsídio para capacitação em idiomas, que beneficiou 100 pessoas em 2011.

Um dos destaques do ano foi a estruturação do processo de planejamento da mão de obra (workforce planning) no Tecon Santos, o que permitiu um controle semanal mais apurado do efetivo do terminal, garantindo mais previsibilidade e segurança às operações.

A Companhia conta ainda com um banco de talentos por meio de capacitações para as funções de operador de conjunto transportador (motoristas de carretas), operador de RTG, de empilhadeiras de vazios e de guindastes de cais. Durante o ano, 84 funcionários participaram dos treinamentos para essas atividades – destes, 48 já foram promovidos para novas posições.

Equipamento Operacional Pessoas Qualificadas
Guindaste de Pátio RTG 48
Guindaste de Cais 24
Guindaste de Cais Double Hoist 34
Empilhadeira de Vazios 12
Terminal 189
Conjunto Transportador 194

A Companhia mantém um Programa de Avaliação de Desempenho, aplicado a 100% dos funcionários, que alinha os objetivos estratégicos do negócio à melhoria contínua dos padrões de desempenho operacionais e ao cumprimento das metas estabelecidas, que são atreladas ao PPR.


232 MIL HORAS
DE TREINAMENTO
EM 2011.

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO

Além das iniciativas direcionadas aos seus funcionários, a Santos Brasil também investe na formação dos estudantes e moradores das regiões onde suas unidades estão instaladas, garantindo, dessa forma, mão de obra capacitada e especializada para atuar em suas unidades. Para isso, mantém os seguintes programas:

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Em sua política de gestão de pessoas, a Santos Brasil dá prioridade ao pessoal interno no preenchimento das vagas, que somente depois são abertas a candidatos do mercado. Além disso, a Companhia prioriza pessoas das regiões onde estão localizadas suas unidades. Durante o ano foram admitidos 1.069 funcionários para preenchimento de vagas em aberto e novas posições.

Uma das principais ferramentas de retenção de talentos da Santos Brasil é proporcionar aos seus funcionários a possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional. O alto número de promoções, movimentações e enquadramentos é um termômetro da importância desse trabalho. Durante o ano, 645 funcionários foram promovidos, o que representa quase 18% de toda a equipe da Santos Brasil.






SAÚDE E SEGURANÇA

Para garantir a integridade física de seus funcionários, a Santos Brasil conta com uma Equipe de Segurança do Trabalho, que atua na disseminação de uma cultura preventiva com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e incidentes em suas unidades de negócio.

A Companhia também apoia a participação dos funcionários em comitês formais, que auxiliam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional. Ao fim de 2011, as chamadas Comissões Internas e Prevenção de Acidentes (CIPAs) contavam com a participação de 92 funcionários.

COMPOSIÇÃO DAS CIPAS  
Unidade de Negócio Número de Funcionários
Tecon Santos  36
Tecon Imbituba 8
Tecon Vila do Conde 8
Santos Brasil Logística 40

Para preservar a saúde dos funcionários, em 2011 teve continuidade a realização dos Exames de Saúde Ocupacional, que envolvem todos os acompanhamentos, clínicos e laboratoriais, dos diversos aspectos da saúde humana. A Companhia também conta com uma Comissão de Qualidade de Vida, cuja atuação é direcionada à medicina preventiva com foco em atividades ligadas a boa alimentação, ginástica laboral, nutrição, campanhas de vacinação, etc. No Tecon Santos, a área de atendimento do Serviço de Saúde Operacional (SSO) foi reformada e equipada com ar condicionado e novas salas para atendimento e repouso, proporcionando mais conforto aos funcionários.

2.844
FUNCIONÁRIOS TREINADOS EM 2011.

18%
DOS FUNCIONÁRIOS PROMOVIDOS.



A COMPANHIA ADOTA CANAIS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVOS E LOCAIS EM TODAS AS SUAS UNIDADES, ALÉM DE PROMOVER DIVERSAS AÇÕES, EVENTOS E CAMPANHAS AO LONGO DO ANO PARA INFORMAR, MOTIVAR E ENGAJAR OS FUNCIONÁRIOS.

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Manter um bom relacionamento com todos os seus públicos de interesse é um dos objetivos da Santos Brasil. Nesse sentido, para identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria nessa comunicação, com ênfase para a percepção da marca frente aos seus stakeholders, a Companhia realizou, em 2011, uma ampla pesquisa que envolveu a participação de mais de 800 pessoas, entre os público interno e externo.

Entre os resultados apontados pelo levantamento, um dos destaques foi a percepção dos atributos da marca pelos diversos públicos pesquisados, o que confirma os esforços da Companhia em consolidar sua reputação no mercado, o respeito com que trata os clientes e a preocupação com as questões sociais e ambientais.

Após a análise dos resultados levantados, foram desenvolvidos planos de ação táticos e estratégicos, que serão colocados em prática a partir de 2012, com o objetivo de aumentar a favorabilidade e o conhecimento da Companhia em diversas áreas e aspectos: comercial, relação com o cliente, presença regional, relacionamento com a comunidade, etc.

A Santos Brasil também acredita em um processo de comunicação eficaz e abrangente e, para isso, mantém canais de comunicação direcionados aos funcionários de todas as unidades de negócio: revista Viva Voz, Intranet e mural.

Em 2011, esse portfólio de comunicação ganhou um importante reforço com o lançamento da TV Corporativa. O projeto já está em funcionamento na sede da Companhia, em São Paulo, e em todas as unidades, totalizando 20 monitores localizados em pontos estratégicos – como recepção, área de refeitório, corredores – que trazem uma programação corporativa e informações diferenciadas e de interesse específico de cada localidade.

Outra inovação ocorrida durante o ano foi a estreia da Santos Brasil nas redes sociais, Youtube, Twitter, Facebook, que permitem estreitar o relacionamento com diferentes públicos e ampliar o conhecimento das pessoas em relação à Companhia e ao setor. A página da Santos Brasil no Facebook, por exemplo, traz informações sobre a Companhia, novidades sobre o mercado portuário e de logística, cenários e perspectivas para o setor, além de temas de interesse das comunidades do entorno das áreas de influência das suas unidades. Por esse canal, são divulgados também projetos nas áreas de responsabilidade socioambiental, educação corporativa, capacitação e formação profissional, além de ações internas de valorização como campanhas, prêmios, eventos, patrocínios culturais e esportivos, novos negócios, investimentos, inovação tecnológica, resultados, recordes de produtividade, etc.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM TODOS OS FUNCIONÁRIOS.