Próxima Página Página Anterior
Relatório Anual 2011
R$ 1 milhão
foi o total investido em ações sociais em 2011.
A atuação social da Santos Brasil é materializada com a realização de iniciativas, em diferentes âmbitos, direcionadas aos públicos interno e externo.

DESEMPENHO SOCIAL

Consolidar o relacionamento com as comunidades do entorno de suas instalações e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas localidades. A partir desse posicionamento, a Santos Brasil desenvolve e apoia projetos de inclusão social com foco em educação, promoção da cidadania e no desenvolvimento humano de seus funcionários e da sociedade. Em 2011, foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão na realização dessas iniciativas, que beneficiaram cerca de 6 mil pessoas.

ESCOLA SANTOS BRASIL FORMARE

Formação de cidadãos, atuação como agente de transformação na vida da comunidade e de seus funcionários, desenvolvimento de competências e estímulo ao trabalho voluntário – esses são alguns dos conceitos disseminados pela Escola Santos Brasil Formare, uma iniciativa desenvolvida desde 2009 em parceria com a Fundação Iochpe.

Com o Formare, a Santos Brasil oferece cursos profissionalizantes para estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas, apoiando-os no desenvolvimento integral de suas potencialidades e na obtenção de seu primeiro emprego. Além de uniforme e alimentação, os alunos também recebem uma bolsa no valor de meio salário-mínimo.

Os cursos do Formare – Assistente de Operações Logísticas e Assistente de Operações de Terminal Portuário – são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e preparam os jovens para atuar em uma área promissora, que responde por cerca de 90% do comércio exterior brasileiro.

Outro diferencial é que as aulas são ministradas dentro da Companhia por funcionários, chamados de educadores voluntários, que passam a atuar como agentes de transformação social ao transmitirem seu conhecimento profissional aos alunos. Para atuar como voluntário, o funcionário recebe treinamento da Fundação Iochpe.

Em 2011, foram formados 38 jovens nas duas turmas do programa, além de um grupo com mais de 100 educadores voluntários comprometidos em levar conhecimento aos participantes do programa. Em 2011, os participantes também puderam contar com apoio psicológico, um diferencial que auxilia o aluno em seu processo de desenvolvimento pessoal.

Dos 97 jovens já formados pelo programa, 45% fazem parte do quadro de funcionários da Santos Brasil. Além disso, os demais estão empregados e a maioria continua seus estudos em cursos técnicos e faculdades da região.



Com o Formare, a Santos Brasil profissionaliza jovens de escolas públicas.

CLUBE DA LEITURA

Para desenvolver o hábito de leitura e melhorar o vocabulário e a redação dos alunos do curso de Assistente de Operações de Terminal Portuário da Escola Santos Brasil Formare, foi criado o Clube da Leitura. Nas aulas semanais, ministradas por funcionários voluntários, são discutidas obras de grandes autores da literatura brasileira.

Além de exercitar a leitura e o vocabulário para outras matérias do curso, a iniciativa também prepara os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para vestibulares, já que muitas das obras se encontram na lista de leitura obrigatória para essas provas.

Empenhados em criar uma biblioteca dentro do terminal, os alunos já arrecadaram mais de 60 exemplares de diferentes autores, como Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade. A intenção é utilizar esses livros para compor um acervo que será utilizado por eles mesmos e por futuros alunos.

PASTORAL DA CRIANÇA

Há quatro anos, a Santos Brasil mantém uma parceria com a Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com foco no desenvolvimento integral de crianças carentes.

O patrocínio mensal da Companhia permite que mais de 1.200 crianças sejam atendidas por uma equipe de 120 voluntários, que auxiliam na realização de trabalhos com foco no desenvolvimento integral e no combate à desnutrição infantil, a partir de ações preventivas como pesagem mensal, conscientização quanto ao uso adequado de alimentos, higiene e cidadania.

Para garantir a realização das atividades propostas com conforto e segurança, a Santos Brasil mantém em Vicente de Carvalho, no Guarujá (SP), uma casa adaptada às necessidades da Pastoral e às exigências legais.


PROGRAMA NA MÃO CERTA

Desde 2009, a Santos Brasil é signatária do Programa Na Mão Certa, uma iniciativa da Childhood Brasil que busca mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno de um enfrentamento mais eficaz para a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

O programa, iniciado na Santos Brasil Logística, foi estendido em 2011 ao Tecon Santos, o que permitiu um alcance maior de público e um envolvimento mais efetivo de funcionários, terceirizados e caminhoneiros que, de alguma forma, mantém contato com a Companhia.

Aproveitando a comemoração do Dia do Caminhoneiro, em 30 de junho, foi promovida uma semana de atividades de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação envolveu a distribuição de cartilhas com orientações sobre como ajudar crianças e adolescentes em risco, preparando os caminhoneiros para atuar como agentes de proteção, além de materiais com mensagens de conscientização, como flanelas e lixinhos para veículos. Mais de dois mil caminhoneiros que prestam serviços para a Santos Brasil foram impactados por essa iniciativa, realizada nos CDs de São Bernardo do Campo e Jaguaré, em São Paulo, nos CLIAs do Guarujá e Santos e no Tecon Santos.

Internamente, a Companhia também promove a conscientização de seus funcionários. Em 2011, foram realizadas diversas ações, como:

PARCEIROS DA EDUCAÇÃO

Em julho de 2011, em parceria com a ONG Parceiros da Educação e com a Prefeitura Municipal de Guarujá, a Santos Brasil formalizou o início das atividades do Projeto Parceiros da Educação, uma iniciativa que busca elevar a qualidade do ensino nas escolas da rede pública da região, a partir da qualificação dos professores, de investimentos em infraestrutura e de uma integração maior com a comunidade.

O programa, pioneiro na Baixada Santista, levou para a escola Lúcia Flora, em Vicente de Carvalho, mais de 240 voluntários – entre funcionários da Santos Brasil, alunos do Formare e integrantes da comunidade – que participaram do mutirão organizado para pintar os muros da escola. O objetivo da ação foi mobilizar a comunidade do entorno para conhecer e participar do projeto. Uma equipe contratada finalizou a reforma.

Na segunda etapa, foram realizadas a pintura das salas de aula e a reforma do pátio, banheiro e refeitório. A melhoria das instalações contou com a ajuda de professores, pais, alunos, grupos e entidades envolvidos com a comunidade, além dos voluntários da Santos Brasil.

Os encontros do curso de formação continuada oferecido aos professores são realizados durante a semana, no período noturno, e uma vez por mês, aos sábados. A participação nas atividades é espontânea, mas tem atraído um número expressivo de interessados: 78 professores.

A participação da Santos Brasil no Parceiros da Educação é um projeto de cinco anos. Em 2012, os cursos de capacitação serão reforçados, visando aos objetivos do programa de erradicação do analfabetismo em português e matemática. Outro ponto de atenção será a busca pelo envolvimento cada vez maior da comunidade e dos funcionários em ações de voluntariado.

O PORTO DE SANTOS E A HISTÓRIA DO BRASIL

O projeto, que tem como peça central um DVD interativo com um documentário sobre a história do Porto de Santos, visa resgatar para as gerações novas e futuras a importância de um dos maiores polos de desenvolvimento do País. Em 2011, foi realizada a segunda fase dos workshops com professores da rede pública de ensino da Baixada Santista, que contou com a participação de mais de 500 pessoas. Os encontros tem por objetivo apresentar a relevância do material dentro do currículo escolar, mostrando como ele pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino e aprendizagem em diversas disciplinas, como geografia, história e língua portuguesa.

PORTA ABERTAS
Com o Programa Portas Abertas, as famílias dos funcionários podem conhecer de perto as instalações da Companhia, fortalecendo o vínculo da Santos Brasil com esse público. Realizada há dez anos, em 2011 a iniciativa contou com a visita de 137 famílias, que totalizaram 538 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

QUALIDADE DE VIDA
A preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar pessoal de seus funcionários também faz parte do posicionamento da Santos Brasil, que promove e incentiva a participação de sua equipe em atividades esportivas.

A Companhia apoia a realização de torneios internos que, em 2011, contaram com a participação total de 684 funcionários nas seguintes modalidades: futebol society (500), vôlei (160) e futevôlei de praia (24). Durante o ano, as atividades abrangeram todas as unidades localizadas no Estado de São Paulo e, em 2012, serão estendidas para Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC). Além da questão esportiva, o Campeonato Interno de Futebol Solidário destaca-se por seu caráter social: ao final do torneio, todos os times inscritos doam cestas básicas a entidades assistenciais das cidades de Santos e Guarujá.




Patrocínio do Santos Brasil Tennis Open reforçou a divulgação da marca.

684 FUNCIONÁRIOS
PARTICIPARAM DOS TORNEIOS
INTERNOS EM 2011.
A Santos Brasil disponibiliza ainda duas quadras de futebol society para jogos realizados sempre aos sábados, em Santos e Guarujá, e que contaram, em 2011, com a participação média de 40 funcionários cada. Em 2012, essas atividades serão estendidas para as cidades de São Vicente (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barcarena (próximo ao Tecon Vila do Conde/PA) e Imbituba (SC).

Além das atividades internas, a Companhia também incentiva a participação dos funcionários em provas e campeonatos externos. Nos campeonatos de futebol promovidos pelo Sest/Senat (Copa Sindicato dos Rodoviários, Copa Sesc, Futsal Sest/Senat, etc.) a Santos Brasil foi representada por quatro equipes, com 15 funcionários cada.

Com 45 participantes, a equipe de pedestrianismo recebe apoio para treinar e participar das principais provas realizadas no Estado de São Paulo, como Corrida de São Silvestre, Circuito das Estações Adidas e Maratona e Meia Maratona Internacional de SP. Na tradicional corrida 10 Km Tribuna FM, realizada em Santos (SP), a adesão foi recorde: mais de 557 atletas da Companhia formaram o maior pelotão do evento, que contou com um total de 15 mil participantes. A Santos Brasil financia parte do valor da taxa de inscrição, oferece uniforme, barraca de apoio e, no fim da corrida, os participantes são recebidos com massagem.

SANTOS BRASIL TENNIS OPEN
Em 2011, a Santos Brasil trouxe para Santos uma das etapas do Challenger de Tênis. A competição atraiu atletas brasileiros e estrangeiros em busca de pontuação para o ranking internacional da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Além de reforçar a divulgação da marca, a iniciativa é um investimento social que visa também à qualidade de vida dos funcionários e da comunidade, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre essa modalidade esportiva. Os 40 alunos do projeto Formare também foram convidados a assistir às partidas.

O apoio ao evento, viabilizado a partir da Lei de Incentivo aos Esportes, fez com que Santos voltasse ao cenário das grandes competições da modalidade. Em 2012, a etapa do ATP Challenger Series Santos Brasil Tennis Open volta a acontecer na cidade com o patrocínio da Santos Brasil.