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Relatório Anual 2011
10 %
de crescimento nas operações de armazenagem alfandegada em 2011.
Integração das atividades portuárias com soluções logísticas é um dos diferenciais da Santos Brasil Logística.

SANTOS BRASIL LOGÍSTICA

Para complementar suas operações de movimentação de contêineres e veículos realizadas nos terminais portuários, a Santos Brasil conta com uma unidade de negócio dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de soluções de logística integrada.

Criada a partir da aquisição da Mesquita S.A. Transportes e Serviços, em 2007, a Santos Brasil Logística destaca-se por um importante diferencial estratégico: é uma das poucas empresas desse segmento capaz de integrar as atividades portuárias e de abastecimento da indústria em um único pacote de serviços logísticos (solução Porto a Porta).

Esse posicionamento é suportado por uma ampla infraestrutura operacional composta por dois terminais alfandegados com estruturas completas para atividades de suporte ao contêiner, os chamados CLIAs (Centro Logístico e Industrial Aduaneiro), que estão estrategicamente posicionados nas duas margens do Porto de Santos, em Santos e no Guarujá.

A Companhia possui ainda dois Centros de Distribuição (CDs). O principal deles, com 105 mil metros quadrados e uma estrutura operacional e tecnológica para soluções logísticas complexas, está localizado em São Bernardo do Campo, próximo ao trecho Sul do Rodoanel. Em Imbituba, dispõe de um armazém de 50 mil metros quadrados de área total, sendo três mil metros quadrados de área coberta, que oferece serviços de operação portuária de cargas de projeto, operação portuária de carga geral, estufagem e desova de contêiner, armazenagem de carga geral, além de serviços logísticos Porto a Porta.

ATIVIDADES PORTUÁRIAS E DE ABASTECIMENTO DA INDÚSTRIA SÃO INTEGRADAS EM UM ÚNICO PACOTE DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS.

Inaugurado em outubro de 2010, o CD instalado no bairro do Jaguaré, em São Paulo, conta com uma área total de aproximadamente 30 mil metros quadrados e capacidade de movimentação de 33 mil pallets por mês. Nessa unidade, são oferecidas soluções customizadas, como gestão de estoques, inventários, picking, montagem de kits, etiquetagem, reembalagem, cross-docking e gerenciamento de informações.

A Santos Brasil Logística conta também com uma frota própria para transporte rodoviário de cargas, composta por 115 veículos, e gerencia outros 300 veículos de terceiros envolvidos no processo de distribuição.

Desde 2008, quando iniciou efetivamente suas atividades nesse segmento, a Companhia já investiu cerca de R$ 100 milhões na operação logística. O aporte engloba ampliação de estrutura física, modernização de sistemas de controle e monitoramento de transporte e integração das plataformas de tecnologia logística e portuária. Em virtude de sua expertise nas operações portuárias e logísticas e no atendimento de clientes nos dois segmentos, a Santos Brasil não trata a atividade logística de forma modular, e sim integrada. A verticalização da operação garante mais competitividade aos clientes, que conseguem aliar agilidade no processo logístico com segurança e redução de custos, e viabiliza a customização dos projetos, que são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada empresa.

A Companhia oferece seus serviços logísticos, de abrangência nacional, para empresas dos mais variados segmentos: indústria química, automotiva, farmacêutica, alimentícia, autopeças, eletroeletrônicos e bens de consumo.

Em 2011, passou a realizar serviços de logística de abastecimento (inbound) das fábricas da Mercedes-Benz para as linhas de caminhões e ônibus. A operação envolve o transporte de contêineres de importação e exportação, gerenciamento de estoque, transporte de peças e abastecimento das linhas de montagem das fábricas.

O projeto foi planejado a partir de critérios técnicos, com a utilização de ferramentas tecnológicas e processos integrados. O abastecimento das peças ocorre diariamente por meio de pedidos enviados via Eletronic Data Interchange (EDI), integrados entre os sistemas da Mercedes-Benz e da Santos Brasil Logística. A separação e o transporte dos itens para atender à sequência de montagem nas linhas de produção são realizado no modelo Just In Time (JIT), ou seja, em dois horários definidos, aumentando a eficiência do processo e reduzindo a necessidade de estoques intermediários. Os resultados já conquistados demonstram a eficiência do modelo, que registrou aumento dos serviços oferecidos à montadora e outras demandas logísticas. No fim do ano, um novo contrato de abastecimento foi fechado com outra empresa alemã do segmento de autopeças.

Soluções customizadas, como montagem de kits, são oferecidas ao cliente.