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Relatório Anual 2011
R$ 196,7 milhões
foram investidos pela Companhia em 2011.
estratégia de crescimento sustentável, com foco na criação contínua de valor.

INVESTIMENTOS E PERSPECTIVAS

Em 2011, os investimentos promovidos pela Santos Brasil totalizaram R$ 196,7 milhões, valores praticamente estáveis com relação a 2010. Mais de 90% dos recursos foram direcionados para a expansão e melhoria das operações da Companhia, com destaque para os investimentos realizados no Tecon Imbituba – que absorveram 63,7% do total investido. Durante o ano, foram finalizadas as obras de expansão e reforço do cais e adquiridos dois guindastes ZPMC para suportar o crescimento esperado para esse terminal.

(R$ milhões) 2011 2010 Variação
TERMINAIS PORTUÁRIOS 175,9 163,9 7,3%
       Tecon Santos 43,4 32,0 35,6%
       Tecon Imbituba 125,3 130,0 -3,6%
       Tecon Vila do Conde 7,1 1,9 273,7%
TERMINAL DE VEÍCULOS 0,2 1,0 -80,0%
LOGÍSTICA 20,3 22,6 -10,2%
CORPORATIVO 0,4 22,4 -
CONSOLIDADO 196,7 210,0 -6,3%

No Tecon Santos, foram adquiridos 12 novos RTGs Twin Pick (capazes de içar dois contêineres de 20 pés), além de 30 novos Terminal Tractors para substituir os caminhões de uso interno. No Tecon Vila do Conde, as inversões realizadas (R$ 7,11 milhões) correspondem essencialmente à adequação do pátio de operações.

Os investimentos promovidos pela Santos Brasil em 2011 reforçam a expectativa de crescimento operacional e capacitam os dois terminais a receber um fluxo crescente de contêineres, com investimentos marginais nos próximos anos.

PERSPECTIVAS

Em 2012, ainda que o ambiente macroeconômico se mostre menos favorável, a Santos Brasil continuará focada em sua estratégia de crescimento sustentável, com foco na criação contínua de valor, aproveitando as oportunidades e reforçando as sinergias entre os segmentos em que atua.

Além de buscar ganhos de market share, a Companhia seguirá investindo na consolidação do relacionamento com os clientes, oferecendo soluções completas e sob medida às suas necessidades. Para isso, manterá investimentos direcionados ao aprimoramento de processos e à utilização de ferramentas e tecnologias de ponta, com destaque para os serviços de logística integrada, que garantem sinergia operacional e mais competitividade aos clientes.

Ao estabelecer soluções logísticas nos serviços de terminais de contêineres multimodais, armazenagem alfandegada, soluções customizadas de transporte e distribuição a partir de suas unidades e terminais, a Companhia busca encurtar os caminhos logísticos para seus clientes com alternativas inteligentes que reduzam custo e tempo.

A introdução dos contêineres como meio de transporte contribuiu para a melhoria da eficiência portuária, possibilitando a redução dos custos e, consequentemente dos fretes. Também como papel fundamental na globalização da produção e do comércio mundial, a conteinerização impulsionou o mercado de navegação, e as rotas de navegação aumentaram em quantidade de destinos e regularidade.

A Companhia acredita que o Brasil, com seu vasto território, e diante das crescentes demandas internas – agora potencializadas com a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016 – das dificuldades apresentadas por sua atual estrutura de transportes, certamente contribuirá para o desenvolvimento do transporte multimodal, em que o contêiner apresenta vantagens como parte fundamental das soluções logísticas.

No Porto de Santos, a nova dragagem – resultado do aprofundamento do canal de 13,3 metros para 15 metros – começa a mudar o perfil do tráfego internacional de navios para o Brasil, permitindo que navios de grande porte adentrem o canal e consolidando ainda mais o seu posicionamento como porto concentrador brasileiro.

Na mesma medida, o Porto de Imbituba também foi preparado para receber navios de 5ª geração, capazes de transportar até 13 mil TEU vindos a partir do Porto de Santos, beneficiando diretamente os polos industriais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e a cadeia logística do Mercosul.

Diante desse cenário, a Santos Brasil está plenamente qualificada a responder positivamente a qualquer aumento da demanda do uso do contêiner, agindo com determinação, proatividade e com o compromisso de oferecer a melhor performance operacional para seus clientes. Em linha com o posicionamento adotado nos últimos anos, continuará colaborando para aumentar a capacidade logística portuária do País, promovendo investimentos em infraestrutura, aquisições, expansão, modernização tecnológica, capacitação de pessoal e gestão.

A Companhia trabalha com a perspectiva de contínuo fortalecimento do mercado interno, expansão da economia e inserção do Brasil no comércio global. Nesse cenário, é inevitável o desenvolvimento de atividades logísticas portuárias e de distribuição.