TOPO ▲
Página Anterior Próxima Página

RELATÓRIO ANUAL 2013

Palavra do Presidente da Diretoria GRI 1.1 | 1.2

Em 2013, o crescimento do setor da construção civil foi menor do que o Produto Interno Bruto (PIB), rompendo assim uma série histórica de 3 anos, em linha com a estabilidade de baixo crescimento para os mercados mundiais. Ainda sujeitos ao ambiente desfavorável, o segmento de materiais de construção apresentou desempenho inferior à previsão de 3,0% para o ano. A Eternit, no mesmo período de 2013, apresentou crescimento de 5,6% na receita líquida consolidada, superando seu setor de atuação, graças ao bom desempenho do mercado interno.

Os resultados são fruto de uma visão de longo prazo, que promove o desenvolvimento sustentável e contínuo. Nossos três pilares de atuação – crescimento orgânico, crescimento orgânico diversificado e crescimento inorgânico – dão conta da estratégia adotada para o desenvolvimento, sempre com a atenção equilibrada entre as atividades cotidianas e a visão de longo prazo. O sólido planejamento para atingir o crescimento contínuo é também sustentação para enfrentar os desafios impostos ao setor de construção civil.

Outro importante alicerce de desempenho são os colaboradores, essencial para colocar em prática as estratégias e alcançar o sucesso dos negócios. Reafirmamos nosso lugar entre as melhores empresas para se trabalhar no País, de acordo com os principais rankings de gestão de pessoas, seguindo tendência que já nos acompanha desde 2005 na mineração e 2012 no fibrocimento.

A Companhia continuará investindo, em 2014, na atualização do parque industrial e na instalação da unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção na cidade de Manaus (AM). Também em 2014 ocorrerá a inauguração da primeira unidade de louças sanitárias da Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC), no estado do Ceará (CE), joint venture entre Eternit e Colceramica, multinacional colombiana.

Todas as nossas ações buscam o equilíbrio dos aspectos sociais, ambientais e econômicos, em harmonia com os preceitos do Pacto Global, do qual somos signatários e reafirmamos nosso compromisso. Elas não seriam colocadas em prática sem os colaboradores que fazem e fizeram parte da Companhia ao longo de sua história. Assim, é com nosso desempenho que homenageamos o executivo Élio A. Martins, que em seus 38 anos de dedicação à Eternit – 13 deles na presidência –, teve atuação fundamental para torná-la uma das mais importantes empresas do País no segmento de materiais de construção.

Nelson Pazikas