Em linha com seu Plano Estruturado de Expansão e Diversificação (mais informações no capítulo Gestão estratégica), a Eternit é hoje a maior e mais diversificada indústria de coberturas do País. Suas operações incluem a extração e comercialização do mineral crisotila e a produção de telhas de fibrocimento (com e sem crisotila), de telhas de concreto, de soluções construtivas (painel wall e placas cimentícias) e de caixas d’água de polietileno. A Companhia faz ainda a revenda de produtos próprios e produzidos por terceiros (telhas metálicas e engradamentos metálicos, louças e assentos sanitários, metais sanitários e para cozinhas e acessórios para telhados).
Os clientes da Eternit contam com sistemas e ferramentas de capacitação relacionados à construção civil que facilitam as atividades de quem trabalha no setor. No site da empresa (www.eternit.com.br), duas funcionalidades auxiliam na escolha dos materiais. O Etertools permite que o usuário compare diferentes modelos de telhas de fibrocimento, conforme suas necessidades. Já o Etercalc, além de informar o tipo de telha de fibrocimento mais adequado ao projeto, quantifica o material necessário
à execução.
Na busca da melhoria contínua dos processos e automatização dos controles produtivos, de eficiência e qualidade, em 2013 foram implantados novos sistemas integrados
ao SAP-ECC: Manufactory Integration Inteligence (MII), para processos, Overall Equipment Effectiveness (OEE), para eficiência, e o módulo Quality Management (QM),
para qualidade.
O segmento de coberturas é um dos maiores mercados da construção civil no País, com demanda anual superior a 600 milhões de metros quadrados. As telhas de fibrocimento e de concreto constituem cerca de 50% desse mercado, e a Companhia mantém a liderança, com participação em torno de 31% e 30%, respectivamente, nos segmentos. A SAMA é a terceira maior mineradora de crisotila do mundo, responsável por abastecer 15% da demanda mundial anual de 1,9 milhão de toneladas. Em 2013,
foi responsável por 100% das vendas para o mercado brasileiro, devido a sua estratégia de priorizar o abastecimento para o mercado interno, mais rentável, e exportar
o excedente.
Em apenas 5 anos no segmento de louças, a Eternit já ocupa posição de destaque no Brasil, ultrapassando tradicionais empresas do setor. Em 2014, a joint venture Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC) iniciará sua operação de louças sanitárias. A fábrica terá capacidade inicial de 1,5 milhão de peças/ano. A iniciativa reúne tecnologia de produção, baixo custo produtivo e experiência no desenvolvimento de produtos e mercados da Colceramica – empresa das Organizações Corona que tem 40% de participação na nova unidade, com conhecimento do setor no Brasil, forte rede de distribuição, logística eficiente, força da marca e capacidade de investimento da Eternit, que tem 60% de participação.
Localizada em Minaçu, município do norte de Goiás, a SAMA é a única mineradora de crisotila da América Latina, e foi a primeira do mundo a ser certificada pela ISO 14001 e pela OHSAS 18001. Além das boas práticas ambientais, sociais e de saúde e segurança, a empresa se destaca pela qualidade da fibra produzida e pela confiabilidade da entrega do mineral em qualquer parte do continente.
Características como incombustibilidade, resistência e durabilidade conferem ao mineral condições ideais de utilização no setor de construção, sendo a fibra de crisotila a principal matéria-prima dos produtos de fibrocimento. A composição do mineral disponível no Brasil, conhecido como amianto branco, não oferece riscos significativos à saúde humana em níveis de exposição inferiores a 2 fibras/cm³. Para garantir a saúde de seus colaboradores e clientes, bem como o respeito ao meio ambiente, a Eternit trabalha com concentrações de até 0,1 fibra/cm³, 20 vezes inferior ao limite de tolerância legal.
Terceira maior mineradora do mundo em operação, a SAMA tem capacidade de 300 mil toneladas/ano. A movimentação anual de rochas, incluídos minério e estéril, chega a, respectivamente, 4,95 e 15,5 milhões de toneladas, sendo que a fibra corresponde a 6,8% do minério britado. Se mantidos os níveis atuais de produção, a mineradora projeta uma vida útil de, aproximadamente, mais 19 anos para a jazida.
O fibrocimento tem como principal matéria-prima o mineral crisotila, que garante sua durabilidade. A Eternit é responsável por 31% do mercado brasileiro de telhas de fibrocimento. Suas 4 fábricas e a controlada Precon Goiás têm capacidade anual de 1 milhão de toneladas; a utilização da capacidade instalada foi de 80% em 2013.
A Companhia fabrica ainda produtos de fibrocimento sem mineral crisotila para atender a demandas de clientes e mercados específicos. O parque industrial vem sendo adaptado também para esse modelo de processo fabril, com o objetivo de oferecer soluções a diferentes públicos. Todas as fábricas são certificadas pela DNV Veritas com a ISO 14001 e a OHSAS 18001.
A Eternit se antecipa às necessidades e às tendências levando ao mercado produtos diferenciados, sustentáveis e de alto desempenho. No segmento de soluções construtivas são apresentados itens como a placa cimentícia Eterplac e o painel wall, que garantem uma construção mais rápida e sem resíduos, além de serem resistentes, duráveis, de fácil manuseio e muito versáteis, o que possibilita diversas aplicações e acabamentos. Já o engradamento metálico é uma solução que substitui a madeira na estrutura do telhado, garantindo mais durabilidade da cobertura, com atenção aos recursos naturais e menor custo.
Com capacidade anual de 10 milhões de metros quadrados, a Tégula manteve a liderança no mercado brasileiro de telhas de concreto em 2013, com participação de 30%. A produção das telhas é totalmente automatizada e o produto é apresentado em grande variedade de perfis, acabamentos e cores. A empresa também comercializa, entre outros itens, desde 2011, madeiras certificadas pelo FSC® (Conselho de Manejo Florestal) para construção de madeiramento para telhados.
Portfólio com
mais de 30 linhas
de produtos.
Para oferecer soluções completas e estar sempre à frente das necessidades de seus clientes, a Tégula investe em pesquisa, antecipando tendências. Além do desenvolvimento de tecnologias, mantém contato permanente com o mercado por meio do clube de arquitetos. Essas estratégias resultam na oferta de portfólio com mais de 30 linhas de produtos.
Um dos destaques em acessórios é o aquecedor solar a vácuo Sunmax, com facilidade de instalação e maior absorção da radiação solar, entre outras vantagens. Outra evidência, lançada em 2013, é a telha Tégula Prime, produto premium que permite acabamento diferenciado, evita a formação de fungos e proporciona maior durabilidade ao telhado.
A Eternit já se consolidou no mercado de louças sanitárias e vem obtendo cada vez mais destaque no setor. Utilizando ainda capacidade de terceiros, passará a ter produção própria em 2014, com a nova fábrica da Companhia Sulamericana de Cerâmica S.A. (CSC).
No mercado de metais sanitários desde 2012, a Eternit oferece itens para cozinhas, banheiros e áreas externas, entre duchas, torneiras, válvulas e outros produtos. A linha de peças, do popular ao luxo, atende diferentes públicos, sempre com a qualidade da marca Eternit.
Com facilidade de manuseio, as caixas d’água de polietileno da Eternit são produzidas na unidade do Rio de Janeiro, por meio de um processo que consiste na adição de resinas de polietileno a moldes, seguida de aquecimento, resfriamento e acabamento. O modelo assegura um produto de alta qualidade e totalmente de acordo com os preceitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).