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RELATÓRIO ANUAL 2013

Destaques de 2013

  Com crescimento de 5,6% em relação a 2012, a receita líquida consolidada da Empresa foi de R$ 957,3 milhões em 2013, com destaque para o desempenho no mercado interno. Mascote oficial da Eternit, a coruja voltou à cena no ano, em campanha de comunicação que estreitou o relacionamento com revendedores e consumidores finais.  
       
  A política de rejeito zero promove o reaproveitamento de 100% dos materiais nas fábricas de fibrocimento, incluindo embalagens e materiais de escritório. As áreas verdes mantidas pela Eternit equivalem a 4.469 campos de futebol.  
       
  Com alto índice de retorno aos acionistas entre as companhias de capital aberto no Brasil, a Eternit registrou em 2013 dividend yield de 9,9% e os proventos pagos somaram R$ 71,6 milhões. As fábricas da Eternit têm localização estratégica. Muitas delas atuam como centros de distribuição, atendendo a todas as regiões do Brasil e permitindo operar com prazo médio de entrega de 72 horas em qualquer ponto do País.  
       
  Novos sistemas integrados ao SAP, o Manufactory Integration Inteligence (MII – controle de processos), o Overall Equipment Effectiveness (OEE – controle de eficiência) e o módulo Quality Management (QM – controle de qualidade) permitem que a Empresa tenha um controle mais eficaz dos processos, dos índices de eficiência e da qualidade dos produtos.  
       
  Os investimentos em pela Companhia são 2013 somaram R$ 93,6 milhões, valor 34,9% maior que o do ano anterior, com foco nos novos negócios e na manutenção e atualização do parque industrial. Dois investimentos marcam a expansão dos negócios: a instalação da unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção em Manaus (AM) e a construção da fábrica de louças sanitárias, Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC), no Porto de Pecém (CE).  
       
  Os resultados obtidos pela Companhia são fruto do trabalho de 2.383 colaboradores. As vendas de fibrocimento, incluindo soluções construtivas, atingiram 828,0 mil toneladas, 5,4% mais do que no ano anterior, em razão, principalmente, da alta competitividade desses produtos no segmento de coberturas.