TOPO ▲
Página Anterior Próxima Página

RELATÓRIO ANUAL 2013

A estabilidade na demanda por mineral crisotila no ano levou a Eternit a manter sua estratégia de operar em capacidade máxima. Na linha de produtos acabados, a produção acompanhou a demanda. A utilização da capacidade instalada foi de aproximadamente 80% no fibrocimento e 60% nas telhas de concreto.


80%
utilização da capacidade instalada
no fibrocimento
  60%
utilização da capacidade instalada
nas telhas de concreto

Mineral crisotila

As vendas totais chegaram a 286,5 mil toneladas, redução de 5,6% em relação a 2012. Responsável por 100% das vendas de mineral crisotila para o mercado brasileiro, a Eternit teve crescimento de 8,4% nesse mercado em 2013, o que compensou o decréscimo de 19,6% no mercado externo, resultante do não embarque de parte do volume vendido ao exterior no mês de dezembro, devido à complexidade logística.

Com capacidade anual de 300 mil toneladas, a SAMA manteve sua participação de 15% no mercado mundial do crisotila.

Fibrocimento

Com capacidade anual de 1 milhão de toneladas, a Eternit manteve a liderança no mercado brasileiro de fibrocimento em 2013, com 31% de participação. No período, as vendas de fibrocimento, incluindo soluções construtivas, foram de 828,0 mil toneladas, crescimento de 5,4% perante 2012, em razão da alta competitividade desses produtos no segmento de coberturas.

Telhas de concreto

Com capacidade anual de 10 milhões de metros quadrados, a Tégula é líder em telhas de concreto, e apresentou participação de 30% no mercado brasileiro no ano. Foram vendidos 5.341 mil metros quadrados, volume 4,9% inferior ao do ano anterior, em face de menores demandas no segmento de coberturas de alto padrão.

Vendas do mineral crisotila (mil t)*
 
Vendas de fibrocimento (mil t)
 
Vendas de telhas de concreto (mil m2)
   
* Contempla as vendas intercompany.       * A Tégula foi adquirida em 11 de fevereiro de 2010. Os 477 mil
m2 não foram consolidados na Eternit.

Outros produtos

Posicionada entre as principais marcas de louças sanitárias do mercado brasileiro, a Eternit se prepara para iniciar produção própria em 2014. O Grupo comercializa ainda, em escala menor, metais para banheiros e cozinhas, assentos sanitários e telhas metálicas, entre outros.