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RELATÓRIO ANUAL 2013

A Eternit orienta sua gestão por boas práticas empresariais, entre elas as iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU), como os Oito Objetivos do Milênio, série de compromissos e metas referentes a direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento. Desde 2007, é adepta também do Pacto Global. Assim, diferentes atividades internas estão em consonância com os princípios do documento, como práticas de gestão de pessoal e cuidados com os recursos naturais (veja indicações no Índice remissivo).

Além disso, a Companhia se prepara para adotar, em longo prazo, o Blueprint – Plano de Ação para Liderança em Sustentabilidade Corporativa, que identifica melhores práticas ligadas ao Pacto Global e estabelece 50 critérios para a liderança alcançar nível ainda mais elevado de sustentabilidade.

Ética e conduta

O Código de Ética da Eternit é de amplo conhecimento interno, e 100% dos colaboradores, incluindo gestores, recebem treinamento e orientações sobre ele, seja por meio dos programas de integração de novos profissionais, seja pelo Manual do Colaborador e pela intranet, em treinamentos periódicos e comunicações internas. As atividades dão ênfase às políticas e aos procedimentos anticorrupção, bem como às práticas disciplinares. O cumprimento do Código é monitorado por meio de pesquisa de clima e auditorias. GRI SO3 Pacto Global 10

Os programas de integração, dedicados a todos os colaboradores, também abordam normas e procedimentos ligados aos direitos humanos. Capacitações relacionadas ao tema foram realizadas na Eternit (100% da liderança e novos colaboradores, total aproximado de 1.568 horas), na SAMA (100% dos trabalhadores admitidos e terceiros contratados no ano, total aproximado de 1.829 horas) e na Tégula (100% dos novos colaboradores, total de 831 horas). Todo o pessoal de segurança da Eternit, SAMA e Tégula também recebeu treinamento sobre direitos humanos em 2013. Nenhum caso de discriminação foi registrado no ano em nenhuma das empresas do Grupo. GRI HR3 | HR4 | HR8 Pacto Global 1 | 6

Todas as unidades da Companhia foram auditadas no período, em um ou mais assuntos (recursos humanos, inventário, custos etc.), para avaliação dos procedimentos adotados no sentido de assegurar a correta aplicação das normas internas, leis, instruções normativas e outros dispositivos legais, assim como a consistência das informações geradas. GRI SO2 Pacto Global 10

A empresa dispõe de canais formais para denúncias, como o Fale com o Presidente, pelo qual todos os colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores podem se comunicar com o Presidente com total sigilo. Há também o Fale com o Presidente, na Tégula, aberto a todos os públicos; e o Fale com o RH, na Eternit, específico para colaboradores, sendo opcional a identificação. Não houve registro de caso de corrupção por parte dos colaboradores em 2013. GRI SO4

Política do Sistema Integrado

A Política do Sistema Integrado (PSI) promove a sinergia entre as ferramentas de gestão da Eternit e orienta as atividades na busca por melhoria contínua nos âmbitos de saúde, segurança e meio ambiente.

As operações da Eternit, Precon e SAMA são certificadas pela ISO 14001 (gestão ambiental) e OHSAS 18001 (gestão em saúde e segurança do trabalho). A SAMA, inclusive, foi a primeira mineradora de crisotila no mundo a adequar-se às normas. O sistema de gestão ambiental adotado por todas essas unidades identifica e controla os aspectos ambientais em consonância com as legislações federal, estaduais e municipais e baseia-se na metodologia Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA, na sigla em inglês).

A Eternit, bem como as transportadoras terceirizadas, atende ainda aos requisitos do Programa Setorial de Qualidade (PSQ Crisotila).

Já a SAMA mantém um Sistema de Gestão Integrado que abrange qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional e responsabilidade social, e tem como compromisso o rigor em relação aos requisitos legais referentes ao uso seguro do mineral crisotila.

Relacionamento com o mercado

Pautada pelo princípio da transparência, a relação da Eternit com seus acionistas e com o mercado em geral baseia-se na ampla divulgação das informações. O Manual de Divulgação e Uso de Informações e Política de Negociação de Valores Mobiliários de Emissão aponta as melhores práticas na conduta de administradores e colaboradores da Companhia. O documento trata da responsabilidade sobre a comunicação e a divulgação de informações relevantes que envolvam os negócios e as atividades.