Perfil

O Bradesco S.A., uma das maiores instituições financeiras privadas do País, conduz duas grandes linhas de negócios – Atividades de intermediação financeira e demais serviços bancários e Seguros – e está presente em todos os municípios brasileiros – diferencial competitivo refletido em uma rede composta de mais de 65 mil postos de atendimento, entre agências, pontos de atendimento, máquinas de autoatendimento e Bradesco Expresso, mais de 68 milhões de clientes e 93 mil funcionários, além de somar ativos superiores a R$ 1 trilhão. Sua sede corporativa está localizada na Cidade de Deus, no município paulista de Osasco. G4-3 | G4-5 | G4-7

Desde a sua fundação, o Bradesco mantém as portas abertas a todos os públicos, oferecendo ampla variedade de produtos e serviços bancários, financeiros e de seguros por meio de estrutura segmentada que atende clientes pessoas físicas e jurídicas. Além disso, promove ações em diversas frentes, como o incentivo e desenvolvimento de startups tecnológicas, e coloca à disposição do mercado produtos que ajudam a fomentar a economia, como os programas de Arranjo Produtivo Local (APL). G4-4

Em sinergia com os avanços tecnológicos e as novas formas de interação da sociedade com os meios digitais e a mobilidade, a Organização vem consolidando um modelo de migração natural de canais – convergência – e acessibilidade que conecta ao mundo digital todos os serviços e produtos oferecidos no mundo físico, uma estratégia que permite que 92% das transações bancárias sejam realizadas por canais digitais, totalizando 10,5 bilhões de operações – das quais 32% realizadas por telefones celulares. Em números absolutos, foram mais de 3,7 bilhões de transações em 2015 feitas via mobile banking, envolvendo consultas, empréstimos e depósitos de cheques, entre outros.

Com foco no atendimento aos clientes e visando ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira e de seguros do País, sua atuação nacional beneficia a inclusão financeira e o desenvolvimento sustentável. Para isso, é imprescindível uma estrutura robusta de governança corporativa e de gestão de riscos e oportunidades, a fim de preservar a capacidade de gerar valor no longo prazo.

Para tanto, o Bradesco se apoia em diretrizes e iniciativas orientadas às melhores práticas de sustentabilidade corporativa, incluindo o Pacto Global, os Princípios do Equador, os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês). G4-15

A Bradesco Seguros é membro efetivo do PSI e tem assento no seu Conselho de Administração, sendo que em dezembro de 2015 foi signatária de primeira hora do Paris Pledge for Action, que apoia o documento final gerado pela COP 21, a conferência de Mudanças Climáticas da ONU em Paris. G4-15

A excelência na gestão do negócio é reconhecida pelos principais índices de sustentabilidade, com destaque para o Dow Jones Sustainability Index, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), cujas diretrizes de avaliação de desempenho consideram a adoção das melhores práticas de governança, baseadas na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental e na justiça social.

Estrutura

Principais Empresas Bradesco G4-4 | G4-17
Atividades Bancárias/Financeiras Seguros, Planos de Previdência Complementar e Títulos de Capitalização
Banco Bradesco S.A. Bradesco Seguros S.A.
Banco Bradescard S.A. Bradesco AUTO/RE Companhia de Seguros
Banco Bradesco BBI S.A. Bradesco Capitalização S.A.
Banco Bradesco Cartões S.A. Bradesco Saúde S.A.
Banco Bradesco Financiamentos S.A. Bradesco Vida e Previdência S.A.
Bradesco S.A. Corretora de TVM Atlântica Companhia de Seguros
Ágora Corretora de TVM S.A. Odontoprev S.A.
BRAM – Bradesco Asset Management S.A. DTVM Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A.
Bradesco Leasing S.A. Arrendamento Mercantil  
Bradesco Administradora de Consórcios Ltda.  

Pontos de Atendimento

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4.247, Postos de Atendimento (PAs) + Postos de Atendimento Eletrônico em Empresas (PAEs)1; 43.560, Bradesco Expresso; 14, Branches /Subsidiárias no exterior; 627, Bradesco Dia e Noite Pontos externos; 4.507, Agências; 12.896, Outros 2; 65.851, Total de pontos de atendimento: legenda: 1. PAs: resultado da consolidação de PAB (Posto de Atendimento Bancário), PAA (Posto Avançado de Atendimento) e Postos de Câmbio, conforme Resolução CMN nº 4.072/12. PAEs são postos localizados em uma empresa com atendimento eletrônico.; 2. Inclui 11.721 pontos assistidos da Rede Banco24Horas e 1.175 pontos da Bradesco Promotora de Vendas.
Com produtos e serviços sob medida, as portas da Organização estão abertas para todos os públicos desde a sua fundação
Produtos e serviços oferecidos G4-4
Conta-corrente Recebimento e processamento de pagamentos Arrendamento mercantil
Poupança Seguros Gestão de ativos e serviços de intermediação
Operações de crédito Previdência complementar Corretagem de valores mobiliários
Emissão e gestão de cartões de crédito Capitalização  
Consórcios Banco de investimento  

Rede de Atendimento - Market Share das Agências

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Mapa da Rede de Atendimento e Market Share das Agências no Brasil. Região norte possui 6,1% das agências e 23,9% do market share. Região nordeste possui 18,8% das agências e 23,6% do market share. Região centro-oeste possui 7,5% das agências e 18,7% do market share. Região sudeste possui 51,4% das agências e 19,8% do market share. Região sul possui 16,2% das agências e 17,2% do market share

Desafios

Visão de Futuro



Ao promover a integração das operações do Bradesco e do HSBC, identificar sinergias e melhores práticas das instituições para obter resultados superiores.



Contínuo aprimoramento da tecnologia e customização do atendimento, visando a melhorias nos serviços aos clientes, aliado a melhores retornos financeiros.





Melhorar o desempenho no gerenciamento de riscos e oportunidades associados às mudanças climáticas, por meio de modelos de negócios que propiciem a mitigação e a adaptação aos efeitos das mudanças do clima. O contínuo desenvolvimento de formas digitais de relacionamento, entre vários aspectos positivos, estimula a redução de deslocamentos.




Internacionalização da bandeira Elo: a iniciativa que promoverá o lançamento de produtos voltados a média e alta rendas, todos com aceitação internacional, colocando a Elo em patamar de igualdade com as outras bandeiras presentes no Brasil e no mundo, agregando novo potencial de clientes, aumento de market share, base de cartões e faturamento, ampliando também o grau de competitividade.

Iniciativas em Tecnologia

  • Aplicativo Bradesco Cartões – Terá informações essenciais de cartão de crédito, que aproximará ainda mais o cliente do Banco. O cartão virtual, serviço que permite comprar com mais segurança pela internet, será lançado também no aplicativo em 2016.

  • Bradesco Watson – Representa o primeiro passo em sistemas cognitivos, utilizando uma combinação de três capacidades: processamento da linguagem natural, geração e avaliação de hipóteses e aprendizagem dinâmica. O modelo, capaz de simular atividade intelectual (como perceber, aprender, analisar, raciocinar, lembrar, abstrair e se comunicar), baseado em sistemas de inteligência artificial, transforma a experiência de interação dos clientes com os sistemas de consulta da Organização Bradesco, pois compreende a linguagem natural e retorna respostas baseadas em grau de confiança. Inicialmente será utilizado como ferramenta de apoio pelos atendentes da Central de Atendimento e pelos funcionários das agências para responder dúvidas sobre os produtos Cheque especial, Cheque Flex PJ, Conta Garantida, Crédito Flex Bradesco, Desconto, Fiança, Vendor, Crédito Rural, Leasing, Negociação de Cobrança e Custódia de cheque, através de uma interface de chat. Com o uso contínuo, o Bradesco Watson ficará mais inteligente, pois, a partir de uma pergunta efetuada em linguagem natural, será capaz de analisar a necessidade da informação questionada e retornar a melhor resposta, com base em grau de confiança. Essa ação será mais efetiva com o trabalho conjunto entre os funcionários de agências e da Central de Atendimento. Os funcionários de agências possuem a missão de realizar perguntas e de analisar se as respostas apresentadas pelo Bradesco Watson estão corretas, fornecendo feedbacks positivo e/ou negativo. Já a Central de Atendimento, além de efetuar perguntas como as agências, identifica nos feedbacks as melhorias necessárias.

  • Crédito Imobiliário Digital – Transforma a experiência de aquisição do Crédito Imobiliário Bradesco, tornando o processo 90% digital e mais sustentável. A contratação se dará em duas etapas on-line (1ª etapa: simulação e pré-aprovação; 2ª etapa: preenchimento e envio de formulários) e uma etapa presencial (registro, assinatura e liberação do contrato). Para validar o conceito do novo processo, foi realizada uma Prova de Conceito com um grupo de onze funcionários, resultando na efetivação de cinco contratações do crédito. Os principais valores agregados são: para o Cliente, é a redução do tempo na aquisição do crédito; para a Organização, é a otimização e o ganho de eficiência no processo; e para a Sociedade, é a redução do consumo de papel.

  • Plataforma de Recuperação de Crédito – Solução de negociação on-line que concentra títulos em atraso, permitindo a interação de clientes devedores com o Banco, onde podem submeter propostas de quitação em ambiente seguro, realizando o pagamento diretamente ao Bradesco. De forma amigável, a interação torna-se uma oportunidade de conhecer o comportamento do cliente no mercado, ofertando produtos e serviços adequados ao seu perfil. A experimentação, que está em andamento, visa avaliar se o novo canal contribui para ampliação da taxa de recuperação de crédito e a conversão do devedor em potencial consumidor.

  • Plataforma Móvel para Gestão de Atendimento ao Cliente (Fila Virtual) – Lança um método inovador de atendimento, permitindo que clientes agendem o atendimento em agências Bradesco por meio de um aplicativo baixado no seu dispositivo móvel (celular smartphone ou tablet – iOS e Android). Além disso, permite localizar as agências mais próximas usando geolocalização. O foco da solução é melhorar a percepção de valor do cliente na utilização das agências, reduzindo o tempo de permanência em filas.

  • b.quest – Plataforma móvel gamificada para realização de treinamento, esta solução permite a ampliação da plataforma de Educação Corporativa Bradesco. Utilizando técnicas de gamificação, permite aos funcionários e/ou clientes, de forma descontraída, intuitiva e gradual, aprimorar conhecimentos financeiros com conteúdo educacional. De acordo com a classificação, os usuários são premiados a fim de estimular o aprendizado e o engajamento entre os funcionários e/ou clientes. A experimentação foi realizada com funcionários do Núcleo Cidade de Deus, matriz do Bradesco.

  • Espaço Bradesco Next – O Bradesco, dentro da sua essência de pioneirismo em inovação e tecnologia, consolidou a versão itinerante do Espaço Bradesco Next. Por meio desses Espaços, buscamos levar ao público o que há de mais moderno em tecnologia e inovação aplicada ao dia a dia das pessoas na relação com o Banco. Oferece as facilidades tecnológicas combinando o melhor do mundo físico com o digital, design inovador e futurista, com projeções de luz em vidro, e tecnologias de interface digital. O Bradesco apresenta as inovações por meio das transações bancárias em Canais Digitais e as novas formas de usabilidade, formatos, layout, design e inovações através de smartphones, iPad, iPhone, Android, Windows Phone, wearables, entre outros.

Agências Bradesco: Tudo em um único lugar

Identidade Corporativa

A sólida posição do Bradesco no mercado financeiro nacional deve-se, em grande parte, aos princípios que regem sua atuação e podem ser acessados pelo site www.bradesco.com.br, nos links Sobre o Bradesco e Nossos Princípios.

Valores G4-56

  • Cliente como razão da existência da Organização
  • Transparência em todos os relacionamentos internos e externos
  • Respeito à concorrência
  • Crença no valor e na capacidade de desenvolvimento das pessoas
  • Respeito à dignidade e à diversidade do ser humano
  • Responsabilidade socioambiental, com promoção de ações para o desenvolvimento sustentável
  • Compromisso com a melhoria contínua da qualidade do atendimento, dos produtos e dos serviços

Missão

Fornecer soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros com agilidade e competência, principalmente por meio da inclusão bancária e da promoção da mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de relacionamentos duradouros para a criação de valor aos acionistas e a toda a sociedade.

Visão

Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável.

Princípios profissionais

G4-56
  • Agir com integridade, respeitando as leis do País e as normas que regem as atividades do nosso setor e de nossa Organização
  • Respeitar a igualdade de direitos das pessoas, preservando a individualidade e privacidade, não admitindo a prática de quaisquer atos discriminatórios
  • Manter comprometimento com o sigilo das informações que nos são confiadas, respeitando-as de modo que garanta sua integridade e confidencialidade, e, quando a situação requerer, disponibilizá-las de maneira precisa e completa
  • Exercer liderança responsável, promovendo o relacionamento entre os diversos níveis hierárquicos da Organização em uma atmosfera adequada ao exercício de atribuições e ao desenvolvimento profissional e pessoal, propiciando ambiente saudável, com liberdade de expressão, na busca da melhoria dos resultados organizacionais
  • Recusar vantagens que possam representar relacionamento impróprio ou prejuízo financeiro ou de reputação para a Organização
  • Cooperar para que os relacionamentos construtivos com clientes, acionistas e investidores, fornecedores de produtos e serviços e parceiros de negócios, órgãos governamentais e reguladores, imprensa, comunidades e associações e entidades de classe sejam pautados pela conduta ética, transparência e confiança
  • Ter o compromisso de praticar, incentivar e valorizar a preservação ambiental, buscando convergir os objetivos empresariais aos anseios da comunidade em que atuamos
  • Apoiar e fomentar iniciativas para a formação e valorização da cidadania, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais


 PRINCIPAIS CONQUISTAS EM 2015
 
 

Aquisição do HSBC.

 
 

Ampliação da segmentação, com destaque para o Classic e o Exclusive.

 
 

Unificação das bases de atendimento da Bradesco Seguros.

 
 

Permanência nas carteiras Mundo e Mercados Emergentes do Dow Jones Sustainability Index (DJSI), bem como no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no ICO2 da BM&FBOVESPA.

 
 

Ao fim do ciclo de cinco anos do Plano Diretor de Ecoeficiência, o Bradesco ultrapassou as metas preestabelecidas e compensou 100% de suas emissões de Escopos 1 e 2, mantendo forte engajamento em prol da melhoria contínua de seu desempenho.

 
 

Passou a integrar o grupo das dez empresas brasileiras de destaque do Carbon Disclosure Project (CDP) – Climate Disclosure Leader 2015.

 
 

Foi inaugurada a nova sede da Bradesco Seguros em Alphaville (Barueri – SP).

 
 

Plataforma Integrada de Seguros: entrega do Cadastro de Pessoas e Contratos Integrados ao Banco e do Módulo GRC (Governança, Riscos e Compliance).

 
 

Implementação do Bradesco Seguro Simpli Empresa, novo produto de seguro de ramos elementares para pequenas e médias empresas.

 
 

Aquisição de novo mainframe, com ampliação de 40% da capacidade do computador central da Bradesco Seguros.

 
 

Foi iniciada a implantação do sistema para o módulo de homologação de fornecedores, pelo qual a empresa passou a ser avaliada sob aspectos socioambientais para a aprovação do cadastro.

 
 

Fatura autoenvelopável, senha inteligente e extrato eficiente: o Bradesco Cartões concluiu três importantes frentes que contribuíram de forma significativa com a ecoeficiência, por meio da redução de uso de papel, além de proporcionar redução dos custos operacionais e ganho de eficiência. Em termos financeiros, a redução de custo superou a marca de R$ 34 milhões. Já em relação à ecoeficiência, a redução do uso de papel alcançou cerca de 366 toneladas no ano.