O tratamento conferido pelo Bradesco a uma série de aspectos de suas operações é reconhecido pelo mercado e pelos clientes em razão da excelência. Entre eles, incluem-se:

  • Escala operacional: o tamanho e o volume de operações permite uma maior diluição dos custos fixos da Organização.
  • Tecnologia inovadora: capacidade de realizar investimentos em tecnologia, peça-chave para nosso aumento de eficiência e contínua melhora na qualidade de nossos produtos e serviços. A Organização está concluindo o programa de investimentos plurianual em tecnologia, que a posiciona à frente dos pares globais em termos de TI.
  • Rede de distribuição: presença em todas as cidades do Brasil, atingindo 68 milhões de clientes, complementada por canais eletrônicos de alto nível de atendimento.
  • Liderança nas principais linhas de produtos: o Bradesco é um balcão único (stop shop) para os clientes, com produtos de primeira linha em todos os segmentos.
  • Sólida cultura corporativa: destacada como um dos pontos fortes da Organização, que investe na capacitação e no desenvolvimento de funcionários como parte da política de carreira interna, capaz de intensificar o comprometimento no longo prazo.
  • Alinhamento de interesses entre a Administração e os investidores: mais de 50% da remuneração da Administração está baseada em ações resgatáveis apenas no longo prazo (após a aposentadoria).
  • Líder no segmento de seguros: produtos estão entre os principais negócios e representam cerca de 29,6% do lucro. Esse posicionamento proporciona fortes oportunidades de crescimento e diversificação de risco.
  • INSS: líder no pagamento de benefícios para aposentados e pensionistas do INSS, o que favorece o negócio de crédito consignado.
  • Sólida base de capital: é adequada, de modo que atende às elevadas exigências das normas Basileia III (10,3% de Capital Principal no critério fully loaded). As posições de capital deverão continuar melhorando nos próximos anos.
  • Melhoria da eficiência: o Bradesco se concentra fortemente na eficiência operacional e continuará intensificando o rígido controle dos custos e o crescimento da receita, em especial no segmento de prestação de serviços. O Índice de Eficiência Operacional vem registrando melhoria contínua ao longo do tempo.
  • Operações de crédito: a Organização trabalha com foco na qualidade de crédito e margens na originação de empréstimos e busca o aperfeiçoamento constante de seus sistemas de pontuação de crédito.
  • Receitas de serviços: espaço para crescimento das receitas de serviços, sendo que a principal fonte é o aprimoramento da segmentação.
  • Rentabilidade: novo nível sustentável do Return on Equity (ROE), ao redor de 20%.
  • Facilidade de acesso ao Banco pelo celular: o Bradesco possui um diferencial importante no contexto da inclusão financeira e digital: é a única instituição financeira do Brasil que oferece acesso à conta pelos aplicativos Bradesco sem que o pacote de dados seja tarifado na operadora. Isso é possível graças a um acordo estabelecido com as principais companhias de telefonia do País.

Um conjunto de outras ações ampara o crescimento gradual e consistente da Organização, entre elas os seguintes diferenciais estratégicos que ampliam sua competitividade:

Inovação e tecnologia

O Bradesco, ao longo de sua história, tem contínuo avanço na oferta de produtos e serviços inovadores, visando proporcionar ainda maior conveniência, comodidade e segurança aos seus clientes. Foi um dos destaques no Prêmio e-finance, promovido pela revista Executivos Financeiros, destacando-se, entre as categorias vencedoras, a de Inovação Especial, que premiou o case inovaBRA, programa de inovação aberta, em parceria com startups, focado na criação de novos modelos de negócios, produtos e serviços, tornando-se uma atividade contínua no Bradesco.

Em mobilidade, o Bradesco lançou uma solução inédita no País, que permite ao cliente realizar depósito em cheque via dispositivos móveis, eliminando a necessidade da entrega do cheque na agência. Foi alcançada também a marca de 2 milhões de clientes ativos no token no celular. Foi ainda lançado o projeto do Carro Conectado, por meio da integração do Aplicativo Bradesco Exclusive com o Ford SYNC®, permitindo a recarga de celulares pré-pagos e a localização de agências e de máquinas de autoatendimento via comando de voz, no painel do carro.

Os caixas eletrônicos, além de seu design mais moderno, ganharam novas funcionalidades, com o menu diferenciado e melhorias na acessibilidade às pessoas com deficiência, além de possibilitar o desbloqueio de cartão de débito com chip por meio de dispositivo de segurança (biometria, token físico ou token no celular).

Como reconhecimento, o Bradesco foi vencedor do Prêmio 2015 Brill Awards, promovido pelo UpTime Institute (USA – Califórnia), na categoria Operational Data Center Upgrade, com o projeto de ampliação e modernização de seu centro de dados secundário, localizado em Alphaville (SP).

A rede de telecomunicação vem sendo ampliada e foi iniciado o processo de instalação de rede wi-fi nas agências, para o acesso de clientes às aplicações do Bradesco. Em maio de 2015, o Bradesco comemorou 20 anos de internet no Brasil, tendo sido a primeira instituição financeira do País a integrar a rede mundial de computadores, ao criar o www.bradesco.com.br, e também o primeiro banco na América Latina a ter o domínio global “banco.bradesco”, que propicia mais segurança e conveniência aos clientes.

Em linha com as diretrizes de sustentabilidade, foi adotado procedimento de desligamento automático de estações de trabalho fora do período de expediente dos funcionários, com estimativa de redução de consumo de 8.000.000 kWh/ano. Como condição necessária para seu crescimento contínuo, o Bradesco investiu, no ano de 2015, R$ 5,720 bilhões em infraestrutura, tecnologia da informação e telecomunicações.

EVOLUÇÃO DOS INVESTIMENTOS
EM TI/TECNOLOGIA (R$ MILHÕES)
Gráfico da evelução em investimentos em tecnologia. 2012: 4.408 milhões de reais, 2013: 4.842 milhões de reais, 2014:  milhões de reais, 2015: 5.720 milhões de reais.
2012,4.408, 2013,4.842, 2014,4.998, 2015,5.720

INOVABRA

Peça-chave no contexto da transformação digital e da inovação buscada pela Organização é o inovaBRA, programa que conta com a participação de empresas startups, cujas soluções tecnológicas sejam capazes de agregar valor aos negócios e contribuam com a construção de soluções que atendam às necessidades tecnológicas da Organização, além de produtos e serviços direcionados à satisfação dos clientes.

Na primeira fase do inovaBRA, foram atraídas 560 empresas startups em todo o Brasil, oito delas escolhidas por demonstrar potencial de geração de negócios, cujos produtos serão lançados nos próximos anos. Na segunda fase do programa, a expectativa é superar a atração de mil participantes.

Confira a materialização de produtos e serviços já realizados com algumas delas:

Vitrine virtual

Vitrine virtual: visa à transmissão de conteúdo interativo em telas, podendo ser usada em agências e/ou ambientes internos do Banco. O conteúdo é veiculado conforme a pessoa reage e se movimenta perante a tela e resultará em melhoria e agilidade no atendimento e em tarefas internas.

Fila virtual

Fila virtual: o cliente poderá acessar a fila virtual de sua casa, por exemplo, por meio do celular, fazendo o agendamento prévio do atendimento. Essa solução possibilita melhoria da experiência do cliente e redução de custos fixos com a oportunidade de migração do canal físico para o canal digital.

Vestível

Vestível: tecnologia que torna viável fazer pagamentos substituindo cartões de crédito por outros dispositivos físicos, como presilha afixada em relógios e pulseiras. A solução de vestíveis para pagamentos vislumbra um mercado que hoje processa mais de R$ 1 trilhão, segundo estimativas do Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco.



Gameficação

Gameficação: utilização de elementos e mecânicas de design de jogos em contextos diferenciados. Tem o potencial de melhorar a capacidade de absorção de conhecimento dos funcionários e a experiência dos correntistas.

b.quest

b.quest: aplicativo que potencializa o autodesenvolvimento dos funcionários, de modo lúdico e interativo, por meio de perguntas e respostas sobre o Bradesco e temas gerais, utilizando-se dos conceitos de gameficação e social learning.

Mídia digital

Mídia digital: disponibilização de aplicativo para que outras soluções possam adotar as interações e facilidades do Banco para
o celular.



Nova plataforma

Nova plataforma: direcionada à capacitação de funcionários, tem a participação da Universidade Corporativa Bradesco (UniBrad).

Quero Quitar

Quero Quitar: plataforma de renegociação de dívidas que garante maior privacidade ao cliente, uma visão unificada completa e interação de propostas de renegociação. A expectativa é que possa contemplar inicialmente cerca de 125 mil contratos do Banco, com foco na recuperação de créditos. O Quero Quitar endereça sua solução para um mercado superior a R$ 100 bilhões, segundo estimativas do Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco.

Rede Frete Fácil

Rede Frete Fácil: a solução otimiza frotas e processos, gerando economia de recursos e benefícios ambientais, com menor emissões
de GEE. A expectativa é que possam ser negociados até 2 milhões de fretes.


No quarto trimestre de 2015, o inovaBRA teve sua segunda edição, que contou com 549 inscrições, e novas startups serão selecionadas para que as inovações sejam experimentadas no setor financeiro em 2016, em parceria com o Bradesco.

Relacionamento digital com clientes

A Organização investe forte e continuamente na materialização de ferramentas, instrumentos e soluções digitais que possam ser traduzidos em produtos e serviços capazes de atender às necessidades dos clientes. Os valores e volumes transacionados no dia a dia equiparam-se aos maiores do mundo. Ao longo das últimas décadas, o Bradesco vem estabelecendo estratégias de abordagens distintas para atender e fidelizar seus clientes no contexto digital, já que as agências físicas vêm se transformando em pontos de consultoria financeira.

Por meio do relacionamento digital, a proposta de valor se baseia na experiência personalizada e agradável que permite, além da maior retenção da base, a geração de valor agregado de produtos e serviços.

Na jornada do cliente Bradesco, cada vez mais a experiência é contínua em todos os canais de contato com a Organização – ação de multicanal evoluindo para o omnichannel auxiliada e embasada por inteligência artificial e ferramentas de Customer Relationship Management (CRM), que permitem enxergar tipos de comportamento, desejos e necessidades capazes de levar o Banco a personalizar ações, produtos e serviços e engajar e encantar seus clientes.

Nos últimos anos, o Bradesco vem desenvolvendo uma camada de integração dinâmica de produtos e serviços que possibilita criar e conectar aplicações com velocidade e eficiência, para entregar a melhor experiência para as pessoas. Um grande esforço vem sendo feito na construção de um núcleo digital para ampliar a capacidade de construção de produtos e serviços, usando metodologias de desenvolvimento ágil (conhecidas como Agile), para aprimorar cada vez mais a jornada do cliente.

Em 2015, foram atingidos os mais elevados níveis de positividade nas conversações sociais, com conteúdos que chegaram a 99% de comentários positivos. Para a Organização, as redes sociais não são apenas um canal de atendimento eficiente, mas uma fonte de relacionamento que torna mais fortes e duradouras as conexões com clientes e não clientes.

Relacionamento digital

Segurança digital

A senha e os dispositivos de segurança continuam validando acessos e transações nos canais digitais. Em 2014, foi implantada a Validação Digital, um novo nível de segurança por meio da leitura óptica do token físico ou da tecnologia QR-code integrada ao aplicativo Bradesco, que permite aos clientes autenticar transações antes feitas na agência.

Já a biometria está consolidada e reforça, além do aspecto da segurança, atributos e percepção do cliente como rapidez e conveniência. A forma de autenticação biométrica foi escolhida pelo Bradesco por ser uma das mais seguras – não clonável, já que as veias da palma da mão são únicas –, contando com mais de 13,3 milhões de contas ativas. Por meio de tecnologias sofisticadas para processamento de dados coletados interna e externamente, o Bradesco busca antecipar eventos e elaborar medidas proativas para mitigar riscos associados à segurança física e lógica que envolve suas operações. São monitorados também os Canais Digitais e o Cartão de Débito 24X7, utilizando modernas ferramentas e com constante evolução tecnológica.

Os produtos e serviços são analisados por equipes especialistas do Departamento de Segurança Corporativa, que tem como missão atuar na prevenção e correção de ações para garantir a segurança da informação e dos sistemas que dão suporte aos negócios.

Outras inovações

Comando de voz no atendimento eletrônico do Fone Fácil Bradesco: adotada em 2014, a nova tecnologia trouxe uma série de vantagens para os clientes em 2015, que, falando naturalmente o que desejam, podem realizar serviços como pagamentos de boletos de cobrança e contas de consumo, transferências entre contas Bradesco, DOC/TED, entre outros, pelo atendimento eletrônico. Com mais eficiência nas transações, os especialistas financeiros e agentes de Convergência Digital focam relacionamento e negócios por meio do atendimento personalizado.

Internet e Bradesco Celular Pessoa Física: o Bradesco conta com 70 sites (23 transacionais e 47 institucionais), acessados por 11,6 milhões de usuários que, em 2015, realizaram 5,3 milhões de transações (3,3 milhões têm a chave de segurança M-Token no celular).

Net Empresa e Bradesco Celular Pessoa Jurídica: pequenas, médias e grandes empresas contam com 19 sites para acesso e realização de negócios, dos quais 7 são transacionais e 12 institucionais, utilizados por 821 mil clientes que realizaram 3,1 bilhões de transações ao longo de 2015. Os sites institucionais de pessoa jurídica registraram 34 milhões
de visitantes.

Autoatendimento: o parque formado por 31,5 mil máquinas próprias e 18,9 mil redes complementares atendeu 27,6 milhões de usuários em 2015, realizando 2,0 bilhões de transações. O autoatendimento conta com 100% das máquinas com biometria e 13,3 milhões de clientes ativos com biometria.

Telebanco: os 4 milhões de usuários realizaram 278 milhões de transações, sendo que 93% das ligações são retidas na Unidade de Resposta Audível (URA) e 7% derivadas para atendimento personalizado.

Carro conectado: o Bradesco é a única instituição financeira do País que possui o Aplicativo Bradesco Exclusive integrado ao sistema multimídia dos carros da Ford, para uso em comunicações via comando de voz. O cliente pode sincronizar o app do celular ao sistema do carro para localizar máquinas de autoatendimento e realizar recarga no celular.

B.Checkin: aplicativo pelo qual os clientes do Bradesco Cartões encontram as ofertas mais próximas usando a geolocalização do seu smartphone. Basta fazer um check-in nos estabelecimentos participantes, pagar a despesa com cartão de crédito Bradesco e resgatar o crédito adquirido na oferta na fatura do cartão.

Integração com Apple Watch: os aplicativos Bradesco, Bradesco Exclusive e Bradesco Prime possibilitam a consulta de saldo e acesso à chave de segurança M-Token diretamente no relógio.

Touch ID: a funcionalidade está disponível nos aplicativos Bradesco, Bradesco Exclusive e Bradesco Prime. Permite que o cliente associe sua impressão digital à senha de quatro dígitos, tornando mais rápido e prático o acesso à conta pelos aplicativos.

Next Móvel: a agência do futuro, que ficava localizada no Shopping JK Iguatemi, agora é um espaço de experiência móvel, que transita por diversos shoppings em períodos de meses. Permanecem o design inovador e futurista e o propósito de ser um lugar onde as pessoas podem conhecer e testar em primeira mão as inovações do Bradesco e também aprender a lidar com novos conceitos de tecnologia.

IBM Watson: o Bradesco está investindo no supercomputador da IBM, o Watson, que oferece um conjunto de serviços e aplicações de computação cognitiva capazes de gerar respostas rápidas e eficiência em processos.

App Bradesco Exclusive: desde 2010, a Organização disponibiliza a solução para iPhone, Android e iPad, totalmente sob medida para o segmento.

App Bradesco Net Empresa: com design mais moderno e variedade de produtos e serviços, o novo aplicativo possibilita que micro e pequenos empresários façam a gestão da empresa e realizem suas operações bancárias com maior facilidade e mobilidade. A funcionalidade de depósito de cheque pelo celular também já está disponível para os clientes pessoas jurídicas.

App Bradesco Universitário: lançado em 2015 para o sistema operacional Android, o aplicativo conta com as transações do app Bradesco e outras funcionalidades que simplificam o dia a dia dos clientes universitários: controle de notas e faltas, grade horária e uma ferramenta que registra todos os gastos compartilhados.

Novo padrão visual no autoatendimento: a Organização empreendeu melhorias no uso e na navegabilidade do autoatendimento, tornando a navegação mais intuitiva e simplificando o menu de transações. Passou a disponibilizar para clientes com deficiência auditiva saques em Libras.

Domínio próprio: o Banco passou a utilizar domínio eletrônico próprio "banco.bradesco" – iniciativa que agiliza os acessos aos conteúdos dos sites da Organização. A extensão do domínio torna os endereços mais fáceis de assimilar, oferecendo segurança maior aos clientes, pois garante apenas ao Banco a autonomia de gerenciamento sobre o site. O endereço www.bradesco.com.br continua válido.

Telas touchscreen: em torno de 1/3 das máquinas de autoatendimento instaladas em 2015 contam com a tecnologia touchscreen, em substituição a botões. Essa tecnologia traz uma nova experiência de uso no canal, melhorando a percepção de modernização e navegabilidade durante a transação.

Compartilhamento

O Bradesco migrou, em 2015, 1,4 mil terminais de autoatendimento para o Banco24Horas – operação que, além de agregar segurança e mitigar riscos, possibilita economia de custos da operação, traduzidos em ganhos de logística e transportes, locação de espaço, manutenção de equipamentos e atualização da rede e refletindo em despesas administrativas. O objetivo é que os principais bancos brasileiros migrem seus terminais de autoatendimento externos para o ambiente do Banco24Horas. Para a efetivação do sistema, foi necessário desenvolver um combo biométrico que permite o atendimento a clientes do Bradesco – identificados pela palma da mão – e aos demais, cuja biometria se atém apenas à identificação da digital. O combo possibilita que somente os clientes do Bradesco realizem transações sem o uso de cartões.

Depósito em tempo real: o dinheiro depositado nas máquinas de autoatendimento é creditado em tempo real na conta-corrente destinatária.

Depósito de cheque via celular: o Bradesco é a única instituição financeira do País que permite aos clientes pessoas física e jurídica realizar depósitos por meio da captura da imagem do cheque pelo aplicativo Bradesco, utilizando a câmera do celular (iPhone e Android).

Validação Digital: a Validação Digital é uma forma de elevar o nível de segurança para validar transações no internet banking. Um QR-code aparece na tela da transação no computador e, com a câmera do celular, os clientes efetuam a leitura pelo aplicativo Bradesco e digitam a combinação numérica que aparece no celular na hora de concluir a transação. A Validação Digital também é possível pelo token físico, utilizando a leitura óptica.

Entre os pilares da Plataforma Integrada de Seguros (PIS), destaca-se a Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês), ligada à gestão do banco de dados de segurados. O sistema foi aperfeiçoado para propiciar uma visão única dos clientes. O programa propõe um novo modelo de relacionamento com os segurados do Grupo e incorpora conceitos e iniciativas estratégicas para ampliar o perfil de atuação do Banco.

Outras iniciativas da Bradesco Seguros foram destaque em 2015:

  • Lançamento da Carteira Digital, ferramenta que reúne cartões virtuais dos segmentos de atuação da seguradora, evitando que o usuário tenha de carregar cartões de plástico.
  • Lançamento do novo portal do Clube de Vantagens Bradesco Seguros: além dos 465 parceiros já existentes, novas empresas entraram no portfólio, entre elas Casas Bahia.com, Ponto Frio.com, Extra.com, Portal das Malas, Polishop.com.

Veja a seguir as metas e objetivos da Bradesco Seguros:

Metas e objetivos para 2016
Configurador de produtos e processo de cotação para produtos pré-formatados – Vida Individual e Residencial
Modelo de Gestão de Identidade Corporativa
Reestruturação do processo de campanhas e serviços digitais
ICM (Gestão de Comissionamento e Incentivos) – Cadastro (BVP, Saúde e BARE), Centralização (Saúde e BARE) e Cálculo (Saúde e BARE)
Venda on-line de produtos de seguros (inicialmente Seguro Auto, Seguro Viagem e APP – Acidentes Pessoais Premiável e posteriormente VGBL/PGBL, Capitalização,
Dental e Residencial)

Inclusão financeira

G4-EC8 | G4-FS13

O Bradesco tem o compromisso de contribuir com o acesso de pessoas ao sistema financeiro e ao crédito, o que incentiva o conceito de cidadania e impulsiona o desenvolvimento local. Com pelo menos uma agência, um posto de atendimento ou um correspondente bancário em cada município brasileiro, a Organização oferece produtos e serviços, além de orientações e conceitos de responsabilidade em relação a finanças, orçamento sustentável e mudanças de atitude na maneira de lidar com o dinheiro. DMA Impactos econômicos indiretos | DMA Comunidade

Esse comportamento está alinhado à Política de Sustentabilidade do Banco, que contém diretrizes relacionadas aos impactos econômicos indiretos de suas atividades, embora não haja metas nesse sentido tampouco estudos que explicitem esses impactos em níveis nacional, regional e local. A Organização planeja, no entanto, a criação de projeto que visa estabelecer processo estruturado de identificação de seus impactos econômicos, ambientais e sociais significativos, no âmbito do qual irá: avaliar a extensão dos impactos positivos e negativos na cadeia de valor; verificar periodicamente a relevância e a eficácia das políticas e diretrizes adotadas; e identificar e quantificar as externalidades positivas e negativas proporcionadas para a sociedade pelas atividades/produtos/serviços, como Click Conta, Primeira Proteção Bradesco, produtos destinados a aposentados, entre outros.

Atualmente, além de monitorar diariamente sua rede de postos de atendimento e correspondentes para garantir que 100% dos municípios tenham pleno atendimento, no decorrer dos encontros regionais sobre educação financeira, são avaliadas a satisfação e o interesse dos participantes, por meio de ficha de avaliação e reação. Assim, é possível promover mudanças e manter a adequação do conteúdo dos eventos.

A Bradesco Saúde também coloca em prática sua missão de ofertar as melhores soluções de gestão do benefício assistencial aos contratantes e disponibilizar aos clientes o acesso qualificado aos serviços de saúde privada, na medida em que promove mudanças na produtividade de organizações, setores ou da economia como um todo por meio do acesso aos cuidados e aos programas de prevenção.

A gestão, nesse sentido, contempla programas como o de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev) e o Segunda Opinião Médica, além de iniciativas como a expansão da rede referenciada e aquisição direta de órtese e prótese. Para monitorar a eficácia da atuação, atuam instâncias como os Fóruns de Discussão da Qualidade e o Comitê Operacional, que controla os indicadores de qualidade do setor, como o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e o painel com Dados Integrados da Qualidade Setorial. Já para compreender os impactos econômicos indiretos nos níveis nacional, regional e local, a Organização participa de fóruns setoriais promovidos por entidades como a Fenasaúde e o CNSeg.

Em relação à Instrução Normativa no 42, que dispõe sobre o acompanhamento e a avaliação da garantia de atendimento aos beneficiários pelas operadoras de planos de assistência à saúde, a Bradesco Seguros monitora os indicadores estabelecidos no dispositivo. Eles avaliam, entre outras questões, as demandas de reclamações de beneficiários motivadas pela não garantia de acesso e cobertura necessários e obrigatórios por força de lei, regulamento ou contrato, referentes a prazos máximos de atendimento ou aos demais temas assistenciais, processadas no âmbito da Notificação de Investigação Preliminar.

Há ainda legislação de incentivo à adoção de programas de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças, que têm como objetivo a mudança do modelo assistencial no sistema de saúde e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários de planos de saúde.

A Bradesco Saúde e a Mediservice mantêm 26 programas registrados pela Agência Nacional de Saúde (ANS). O Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de instituições de saúde, de caráter voluntário. O processo consiste na verificação de que as práticas da Organização atendam a padrões predeterminados, cujo foco principal é a qualidade da assistência prestada aos segurados. A Bradesco Saúde é uma organização Acreditada Nível 1 e recebeu o selo de acreditação em maio de 2015, com validade de quatro anos a partir dessa data.

Também no ano de 2015, a Companhia alcançou a meta de divulgação do aplicativo Bradesco Seguros Libras (Prodeaf), com aumento expressivo do número de downloads, que somaram 601.433. Para isso, fez ampla divulgação do projeto nas comunidades digitais direcionadas a surdos e em seus próprios canais digitais e sociais. As avaliações sobre a utilização dos aplicativos são periódicas e expressas em relatórios mensais.

O Bradesco Expresso e os PAs, nesse contexto, promovem o desenvolvimento econômico em áreas de alto índice de pobreza com o processo de bancarização. De 3.511 PAs, cerca de 1.600 estão localizados em praças economicamente desfavorecidas, como Mangueira, Chapéu da Mangueira, Cidade de Deus, Vila Kennedy, Complexo do Alemão, Gardênia Azul, Cantagalo, Turano e Santa Marta, no Rio de Janeiro, e Paraisópolis, em São Paulo, que beneficiam mais de 1 milhão de pessoas; de 43.560 Correspondentes Bradesco Expresso, cerca de 15 mil estão localizados em praças economicamente desfavorecidas. A iniciativa ajuda a democratizar o consumo e garante acesso ao crédito regulamentado, fomentando áreas de baixa densidade populacional ou economicamente desfavorecidas, que injetam mensalmente mais de R$ 260 milhões na economia local, gerando empregos indiretos e renda para a população. Nessas localidades, o Banco atende também beneficiários do INSS. Atualmente, 34% da arrecadação via boleto acontece pelo Bradesco Expresso. É expressiva ainda a quantidade de aposentados que recebem por intermédio de correspondentes bancários – número superior a 2 milhões de correntistas e não correntistas.

O número de unidades de correspondentes no País foi reduzido em 12,9%, devido ao encerramento de algumas parcerias com lojistas por mudanças estratégicas e/ou momentâneas no negócio deles.

As unidades fluviais (“agências flutuantes”), por sua vez, foram destaque no Prêmio de Inovação da Associação Accenture Distribution & Marketing Innovation Awards (EFMA). O Bradesco tem parceria com duas embarcações: Voyager IV e Voyager V. Cada uma percorre um trajeto de 1.600 quilômetros entre as regiões de Manaus e Tabatinga, no Estado do Amazonas, em 15 dias (ida e volta), atendendo 11 municípios e 50 comunidades – uma população de 250 mil pessoas, – em sua maioria indígenas que anteriormente não tinham acesso a serviços financeiros. Além das unidades flutuantes, a região conta com outros três postos do Bradesco Expresso em comunidades atendidas pelos programas da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

O financiamento de projetos de infraestrutura vai ao encontro do propósito do Bradesco de estimular ações com potencial de gerar impactos econômicos positivos, como o desenvolvimento regional, a geração de empregos, a criação de serviços e o aprimoramento da assistência em saúde e educação. Eventuais impactos negativos são tratados em linha com os compromissos e as políticas internas e de acordo com processos e procedimentos de gestão de risco socioambiental.

A Organização investe para ampliar O acesso da população ao sistema financeiro e ao crédito

Número de agências bancárias G4-FS13
Áreas/região Total de pontos nas áreas de baixa densidade
populacional ou economicamente desfavorecidas
% de pontos de acesso em
relação ao total da região
Sul 0 0
Sudeste 6 0,3
Centro-Oeste 2 0,6
Norte 18 6,6
Nordeste 258 30,6
Total 284 6,3


Número de pontos de atendimento (PA Município/PA Empresa/PAE) G4-FS13
Áreas/região Total de pontos nas áreas de baixa densidade
populacional ou economicamente desfavorecidas
% de pontos de acesso em
relação ao total da região
Sul 122 44
Sudeste 364 46
Centro-Oeste 189 86
Norte 208 93
Nordeste 727 78
Total 1.610 67


Número de Correspondentes – Bradesco Expresso G4-FS13
Áreas/região Total de pontos nas áreas de baixa densidade
populacional ou economicamente desfavorecidas
% de pontos de acesso em
relação ao total da região
Sul 1.558 25
Sudeste 3.017 15
Centro-Oeste 2.693 77
Norte 1.699 51
Nordeste 6.391 53
Total 15.358 35

Critério de classificação: as informações referentes às áreas de baixa densidade populacional ou economicamente desfavorecidas foram avaliadas com base na densidade demográfica (Censo 2010 – IBGE) e IDHM (Atlas Brasil 2013, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O Banco considerou o IDHM abaixo de 0,600 e a densidade demográfica abaixo de 24 habitantes por km2 como áreas definidas nas classificações mencionadas.

Financiamentos a projetos de infraestrutura contemplam contribuição ao desenvolvimento local

Iniciativas de inclusão, mobilidade e acessibilidade

G4-FS14 | G4-FS7 | G4-FS8

Postos de Atendimento (PAs): ampliação em 9% das unidades adaptadas ao acesso de portadores de deficiência física. De 3.511 PAs, 89,4% são acessíveis a deficientes físicos.

Cartão de débito: emissão anual de 9 mil cartões em alto relevo e 100 kits emitidos em braille.

Click Conta Bradesco: destinada a jovens de 17 anos, oferece a primeira experiência de uma conta bancária.

Cartão Click Conta Bradesco: cartão de débito destinado a jovens de até 17 anos.

Bradesco Universitário: o posicionamento estratégico da Conta Universitária torna ainda mais produtiva a relação do Banco com os jovens em sua fase acadêmica.

Kit de boas-vindas Bradesco Cartões em Braille e em fonte ampliada: projeto destinado aos clientes com deficiência visual (total e parcial) com contrato, guia de benefícios e porta-­cartão com dados como numeração, validade e código de segurança do cartão impressos em braille e em fonte ampliada. Produto gratuito para o cliente correntista.

Cartão de Pagamento de Benefícios INSS: permite que aposentados e pensionistas realizem o pagamento de despesas com débito direto. A emissão mensal é de 75 mil unidades, totalizando média anual de 900 mil cartões.

Cartão Bradesco de Pagamento de Benefícios de Prestação Continuada – beneficiário do INSS: destinado a pessoas portadoras de deficiência que comprovem ter renda per capita inferior a 1/4 de salário-mínimo. A emissão mensal é de 15 mil unidades, totalizando média anual de 180 mil cartões.

Agência preparada para deficientes

Microcrédito Produtivo Orientado: em 2015, o Banco ampliou o atendimento de pequenos empreendedores com a habilitação das agências de varejo e continua avançando
nessa capacitação.

Cartões com entidades filantrópicas (AACD, APAE, Casas André Luiz): o Banco repassa parte do valor da anuidade do cartão.

Cartão BNDES: repasse de recursos do BNDES para a aquisição de máquinas, equipamentos e bens de produção.

Mouse Visual Bradesco: software exclusivo destinado às pessoas com deficiência motora, impossibilitadas de movimentar os membros superiores, no qual é possível controlar o cursor do mouse com movimentos da cabeça – sem usar as mãos ou os braços. Para digitar, basta usar o teclado virtual do computador e movimentar o cursor do mouse com a cabeça até a tecla ou letra escolhida, abrir e fechar a boca levemente para clicar. Produto gratuito para o cliente correntista.

Virtual Vision: desde 1998, o Bradesco oferece às pessoas com deficiência visual o Virtual Vision – software leitor de telas que permite acessar a conta pelo internet banking, além de utilizar o Windows, o pacote Office e a web. As licenças, gratuitas, são distribuídas para correntistas e não correntistas.

SAC – Deficiência Auditiva ou de Fala: a central realiza o atendimento para o cliente por meio da comunicação digital pelo TDD (telefone para surdos).

Extrato Consolidado Mensal em Braille ou Fonte Ampliada: nesse formato, o cliente com deficiência visual tem acesso às suas movimentações financeiras da
conta-corrente.

Gabarito para Preenchimento de Cheque em Braille ou Fonte Ampliada: destinado às pessoas com deficiência visual, permite ao cliente preencher o cheque com autonomia – sem auxílio de terceiros. Basta encaixar a folha no gabarito e seguir as
orientações indicadas.

Banco Popular G4-FS14

Em parceria com o Banco do Brasil, o Bradesco recebeu autorização do Banco Central para a criação do Banco Popular, instituição cujo foco é a população de baixa renda, que recebe até três salários-mínimos mensais e, em muitos casos, não tem conta em bancos. O Banco Popular iniciará as operações em 2016, com disponibilidade para a realização de R$ 1 bilhão em empréstimos, além de operações com cartões de crédito e pré-pagos por meio da IBI Financeira, empresa controlada pelas duas organizações. O novo banco nasce com uma rede de 145 correspondentes bancários.

Libras: comunicações com tradução do português para a Língua Brasileira de Sinais, disponíveis no internet banking – item Abra sua Conta – e na página do banco no Facebook – canal exclusivo de acesso às informações sobre produtos e serviços bancários, por meio de vídeos com tradução em libras e legendas.

Autoatendimento acessível: todo o parque de máquinas é aderente às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e equipado com software de voz, marcações táteis e dispositivos com altura adequada – para o uso de pessoas que utilizam cadeira de rodas. Os clientes com deficiência visual contam com o serviço Saque Fácil Bradesco – durante a operação de saque, o cliente é informado, por meio de verbalização, sobre os valores e a ordem das notas que serão disponibilizadas. Já os clientes com deficiência auditiva contam com a tradução em libras nas operações de saque.

Página de acessibilidade: ao acessar bradesco.com.br/acessibilidade, o cliente tem acesso às informações de todos os produtos e serviços acessíveis e como solicitá-los.

Cartão Bradesco SOS Mata Atlântica: promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. Os cartões são produzidos a partir de matéria-prima de garrafas PET pós-consumo retiradas da natureza.

Cartão Bradesco Fundação Amazonas Sustentável: promove o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. As principais iniciativas são aplicadas por meio de programas de apoio à geração de renda, infraestrutura comunitária, empoderamento social, educação e pesquisa que beneficiam mais de 40 mil pessoas em 574 comunidades. Os cartões também são produzidos a partir de matéria-prima de garrafas PET pós-consumo retiradas
da natureza.

Cartão Virtual Conta EBTA (Amex): elimina a necessidade da emissão de plástico. Trata-se de uma solução virtual para centralização das despesas com passagens aéreas.

Cartão Virtual CPB (Visa e Master): também elimina a necessidade da emissão de plástico. É o meio de pagamento ideal para o gerenciamento e controle de despesas com passagens aéreas da empresa nas agências de turismo conveniadas.

Cartão Virtual Conta Hotel (Amex): sem a necessidade da emissão de plástico, centraliza as despesas de hospedagens da empresa e oferece vantagens como fatura centralizada.

Cartão Virtual BTB (Master): desenvolvido para o gerenciamento de gastos com hospedagens, eventos ou locações de veículos por meio de plataforma web que permite ao gestor a inclusão de parâmetros específicos, facilitando a gestão dos gastos corporativos. Elimina a necessidade da emissão de plástico.

Programa de Fidelidade Bradesco Cartões: o resgate de pontos no Programa de Fidelidade Bradesco Cartões para instituições beneficentes parceiras permite ao associado contribuir com projetos sociais.

Programa Membership Rewards (American Express): a campanha de doação de pontos para instituições beneficentes parceiras possibilita ao associado contribuir com projetos ambientais, sociais e culturais.

Programa Bônus Clube: o resgate das faixas no programa para instituições beneficentes parceiras contribui para projetos sociais e ambientais.

As linhas de crédito com apelo socioambiental são disponibilizadas por meio de recursos próprios ou repasse do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O saldo dessa carteira, em dezembro de 2015, era de R$ 1,20 bilhão.

Programa Bônus Clube para Cursos on-line: o resgate das faixas no Programa Bônus Clube para cursos on-line de Sustentabilidade, Finanças, Informática, entre outros, permite ao associado ampliar seus conhecimentos.

Bradesco para aposentados: aposentados contam com um site exclusivo para informações sobre saúde e bem-estar, cultura e lazer, cursos on-line gratuitos e descontos exclusivos em peças teatrais e viagens, além de benefícios e soluções financeiras. Ao abrir uma conta no Bradesco, o aposentado tem ainda à disposição um conjunto de vantagens, como crédito consignado com taxas diferenciadas e prazo de até 72 meses para pagamento, cartão de crédito com benefícios exclusivos para compras parceladas e limite de crédito pré-­aprovado, entre outras.

Para seguros (Bradesco Vida e Previdência):

  • Vida Segura Empresarial: destinado a pequenas e médias empresas
  • Primeira Proteção, Microsseguro Proteção em Dobro e Microsseguro Proteção Premiável: populares, direcionados a pessoas físicas das classes C, D e E
  • ABS Sênior: indicado para a terceira idade, permitindo a contratação de pessoas até 80 anos
  • Prev Jovem e De Pai para Filho: planos de previdência com valores de contribuição reduzidos
DMA Rotulagem/Antigo FS16

Educação financeira

A Organização promove ações de educação financeira para funcionários, clientes e não clientes, buscando contribuir com seu bem-­estar financeiro e auxiliar na superação de situações de endividamento por meio do uso racional do dinheiro e do crédito responsável, do incentivo à poupança e da realização de investimentos adequados ao seu perfil e às suas necessidades.

Ao longo de 2015, foram realizados 313 Encontros Regionais Bradesco em localidades com déficit de desenvolvimento e onde o atendimento bancário é feito por meio de PAs e/ou correspondentes bancários. Nesses encontros são ministradas palestras sobre o uso responsável do crédito e demais produtos e serviços e o gerenciamento adequado das finanças pessoais. No ano, mais de 5.900 pessoas assistiram às aulas, ministradas pela equipe comercial Bradesco Expresso. Em diversas apresentações, foram distribuídas cartilhas com orientações sobre o tema. Desde o início do projeto, em 2010, foram registradas mais de 32.500 participações nas palestras. Para 2016, o objetivo é realizar mais 300 encontros.

Veja a seguir as metas e objetivos:
Metas e objetivos para 2016
Estruturar um plano de atendimento, a fim de ofertar atendimento personalizado aos clientes com deficiência, tendo por meta resultados quantitativos e qualitativos, que colaborem com o desenvolvimento da Acessibilidade na Organização.

No mesmo sentido, o Bradesco mantém o blog Saber para Crescer, canal educativo com plataforma de relacionamento próxima do público-alvo por meio do qual são compartilhadas dicas e ideias em linguagem simples e objetiva. Os conteúdos contemplam as categorias Renda Extra, Mundo e Cultura, Bolso Consciente, Pensando no Futuro, Rotina Inteligente e Você Empreendedor. São aproximadamente 25 temas abordados mensalmente entre as categorias e na página no Facebook, que reúne mais de 410 mil fãs.

Também na Fundação Bradesco, a educação financeira permeia os Ensinos Fundamental e Médio no componente curricular Matemática. A partir de situações-problema, os alunos são convidados a refletir sobre o gerenciamento das despesas de uma residência, com noções sobre descontos, economia e poupança, preparando-se para um planejamento financeiro futuro a partir de situações reais. O tema também é desenvolvido em forma de projeto, com uma proposta de estudo do meio. Os alunos da Fundação Bradesco ainda realizam, por exemplo, visitas a supermercados e mercados de sua região e participam de atividades de reflexão sobre o consumo e a economia.

Oportunidades de crescimento e desenvolvimento para funcionários

DMA Treinamento e Educação | G4-LA10

O Bradesco prioriza o sistema de carreira interna, contratando pessoas, preferencialmente, para os cargos iniciais, e desenvolvendo-as para assumir posições superiores. Pautado nessa filosofia, propicia o desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários, oferecendo oportunidades igualitárias de crescimento, de acordo com o perfil e o desempenho individual. O investimento em ações de educação direcionadas aos funcionários é relevante e evidencia a importância conferida à qualificação como um diferencial para o sucesso.

A garantia de oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional, em que os funcionários enxergam a possibilidade de ocupar todos os postos, estimula todo o quadro e fomenta a criatividade, a inovação e a busca incessante de conhecimentos e atualização.

Outro diferencial da Instituição são as oportunidades de ascensão e capacitação proporcionadas pela visão integrada resultante da estratégia de atuação da Universidade Corporativa Bradesco (UniBrad). Em 2015, o Bradesco atingiu a meta de 100% de avaliação de desempenho dos funcionários – ação que, assim como o Mapa de Competências, subsidia o modelo de capacitação, treinamento e formação de lideranças. A ideia é que cada profissional saiba em detalhes os itens vitais para o seu desenvolvimento, como está posicionado e como é percebido por suas lideranças. G4-LA11

É usada a ferramenta Mapa de Competências para identificar as necessidades de desenvolvimento dos funcionários e o direcionamento do caminho profissional que cada um deve seguir na Organização, tornando possível o aprimoramento de aspectos e potencialidades individuais, em uma abordagem integrada.

A UniBrad é constituída por nove escolas, focadas nas estratégias corporativas vinculadas às competências requeridas pela Alta Administração do Bradesco. Em atendimento à crescente demanda por inovações e produtos tecnológicos, a universidade passou a ter mais uma frente de capacitação: a Escola Digital. Ela contempla uma nova necessidade da Organização, a de desenvolver soluções de aprendizagem em canais digitais, de forma que os funcionários estejam cada vez mais preparados para as transformações e tendências do mundo digital, incluindo a migração dos clientes para esses canais.

Escolas da UniBrad
Negócios Identidade organizacional
Excelência operacional Cidadania e sustentabilidade
Inteligência de negócios Relacionamento com cliente
Segurança e solução operacional Gente
Liderança Digital
DMA Rotulagem/Antigo FS16

Merece destaque a Semana Nacional de Educação Financeira, realizada de 9 a 15 de março. Nesse período, a Organização Bradesco ofereceu aos seus mais diversos públicos (internos e externos) várias ações, entre elas: palestras presenciais, treinamentos a distância, promoção do canal Viva Bem (orientação financeira) e do Portal de Educação Financeira, videotreinamentos, consultoria com profissionais especializados CFP (Certified Financial Planner) e promoção da Biblioteca Digital. Nessas soluções de aprendizagem, registramos mais de 9.900 acessos e participações.

Em 2015, a Organização investiu mais de R$ 145 milhões em educação corporativa. Pautado pela filosofia de carreira interna, o Bradesco, por meio da UniBrad, promove e estimula o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os seus funcionários, favorecendo a aprendizagem contínua, a disseminação do conhecimento e o encarreiramento.

A educação corporativa baseia-se nas estratégias organizacionais de eficiência, crescimento e resultados sustentáveis. Devido à capilaridade da Organização, a estrutura de capacitação e desenvolvimento está espalhada por todas as regiões do País. Em 2015, registramos mais de 900 mil participações nos diversos eventos presenciais e a distância oferecidos aos funcionários, em todos os níveis. A UniBrad também oferece cursos direcionados ao aprimoramento pessoal e profissional para clientes e não clientes, todos ministrados livre e gratuitamente.

Para apoiar funcionários que são demitidos sem justa causa, oferece também dois programas: um de reciclagem, para os que pretendem continuar trabalhando, e outro de verbas rescisórias – ambos previstos em acordo de convenção coletiva, que atende 100% do quadro de funcionários. Em caso de requalificação profissional, a iniciativa é destinada a funcionários demitidos sem justa causa, no valor de até R$ 1.349,79. Esse recurso pode ser utilizado em cursos de idiomas, computação e concurso público, entre outros. G4-LA10

Para apoiar funcionários em fase de pré-aposentadoria, eles têm acesso aos programas educacionais na modalidade a distância, realizados por meio de autoinscrição. G4-LA10

Na mesma linha, atua a Universidade do Conhecimento do Seguro (UniverSeg), da Bradesco Seguros, que se baseia na experiência da Organização Bradesco na área de treinamentos para capacitar funcionários e corretores nas áreas comercial, técnica e comportamental. Em 2015, as 674 soluções presenciais e 348 on-line promovidas contaram com 159.040 mil participações, atendendo às áreas de Produtos, Liderança, Gestão e Visão Sistêmica nos segmentos Auto, Saúde/Dental, Ramos Elementares, Previdência, Vida e Capitalização. Além do portal UniverSeg, todos os corretores contam com o apoio do Portal 100% Corretor, idealizado para organizar os negócios, programar o recebimento de extratos e consultas, resgatar histórico de apólices, consultar seguros e cadastrar produtores.

Já a área de Canais Digitais, em conjunto com a de Recursos Humanos, promove treinamento e capacitação próprios – assim como seleção – para um contingente superior a 2,7 mil funcionários, dos quais 1/3 são promovidos no próprio setor ou se transformam em especialistas financeiros e agentes de convergência digital e apoiam programas, produtos e serviços da Organização no contexto tecnológico. São os chamados coordenadores da mobilidade, treinados digitalmente, que visitam as agências do Banco, oferecem suporte e promovem as atualizações de inovação e tecnologia disponíveis. No interior das agências foi criada a função de agente da mobilidade, que tem por missão disseminar produtos, serviços e soluções tecnológicas para clientes e colaboradores.

O Mapa de Competências aponta as necessidades de desenvolvimento
Mapeamento de competências G4-10
Homens. 39.147 em 2015, 42.437 em 2014 e 42.185 em 2013
Mulheres. 39.913 em 2015, 41.844 em 2014 e 40.220 em 2013
Total. 79.060 em 2015, 84.281 em 2014 e 82.405 em 2013
Cursos disponíveis – links relacionados