Código G4 Descrição Página Razão de omissão Assegurado Informações
complementares
Conteúdo geral
Estratégia e análise
G4-1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização (como diretor-presidente, presidente do conselho de administração ou cargo equivalente) sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia de sustentabilidade.   - -
Perfil organizacional
G4-3 Nome da organização.   - -
G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços. A organização relatora deverá indicar a natureza de seu papel na oferta desses produtos e serviços e até que ponto faz uso de terceirização.   - -
G4-5 Localização da sede da organização.   - -
G4-6 Número de países em que a organização opera e nome dos países em que suas principais operações estão localizadas ou são especialmente relevantes para as questões de sustentabilidade cobertas pelo relatório.   -   -
G4-7 Tipo e natureza jurídica da organização.   - -
G4-8 Mercados atendidos (incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipo de clientes/beneficiários).   - -
G4-9 Porte da organização.   - -
G4-10 Informar o número total de empregados por contrato de trabalho e gênero; permanentes por tipo de emprego e de gênero e o número total da força de trabalho por empregados e terceiros  e por gênero; por região e por gênero.   - -
G4-11 Relatar o percentual do total de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva.   - -
G4-12 Descreva a cadeia de suprimentos
da organização.
  - -
G4-13 Reportar qualquer mudança significativa no período de relato referente a porte, estrutura da organização, propriedade ou de sua cadeia
de suprimentos.
  - -
Compromisso com iniciativas externas
G4-14 Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução.   - -
G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa.   - -
G4-16 Participação em associações (como federações de indústrias) e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa. - A organização é representante máxima do Comitê de Compliance da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e coordenadora da Comissão de Compliance da Federación Lationamericana de Bancos (Felaban). -
Aspectos materiais identificados e limites
G4-17 Listar todas as entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas ou documentos equivalentes e relate se qualquer entidade incluída nas demonstrações financeiras consolidadas ou documentos equivalentes da organização não foi coberta pelo relatório.   - -
G4-18 Explique o processo de definição do conteúdo do relatório e os limites dos aspectos e como a organização implementou os princípios de elaboração do relatório para a definição do Conteúdo do Relatório.   - -
G4-19 Liste todos os  aspectos relevantes identificados no processo de definição do conteúdo do relatório.   - -
G4-20 Para cada aspecto material, reporte o limite do aspecto dentro da organização.   - -
G4-21 Para cada aspecto material, comunicar o limite do aspecto fora da organização.   - -
G4-22 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para
tais reformulações.
- - As informações referentes a alterações em relação aos anos anteriores, como dados do ano-base e métodos de medição, acompanham as novas informações nos respectivos capítulos ou tabelas específicas. Não houve alterações na natureza do negócio ou fusões e aquisições no período.
G4-23 Relatar sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou limite do relatório. - - Não houve.
Engajamento de stakeholders
G4-24 Relatar a lista de stakeholders engajados pela organização.   - -
G4-25 Relatar a base de identificação para a seleção de stakeholders que irá engajar.   - -
G4-26 Relatar a abordagem de engajamento de stakeholders feita pela organização incluindo a frequência de engajamento por tipo e por grupos de stakeholders, e indicar se um dos engajamentos foi realizado especificamente como parte do processo de preparação
do relatório.
    Em 2015, não houve engajamento externo especificamente como parte do processo de definição do conteúdo do relatório, pois não houve revisão da materialidade.

O Bradesco possui inúmeras iniciativas de engajamento pulverizadas nas diversas dependências da Organização. Cada iniciativa possui frequência específica.
G4-27 Relatar principais temas e interesses levantados durante o envolvimento de partes interessadas e as medidas adotadas pela organização para abordar esses temas e preocupações, inclusive no processo de relatá-las. Relate os grupos de stakeholders que levantaram cada uma das questões e preocupações mencionadas.     Os indicadores utilizados atualmente não abrangem esse tipo de informação. Por isso, há uma demanda para aprimorá-los nos próximos anos.
Perfil do relatório
G4-28 Período coberto pelo relatório para as informações apresentadas. - - 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015
G4-29 Data do relatório anterior mais recente. - - Elaborado no ano de 2014.
G4-30 Ciclo de emissão de relatórios
(anual, bienal, etc.).
- - Anual
G4-31 Dados para contato de perguntas relativas
ao relatório.
- - Relações com o Mercado /
(11) 2194-0922
G4-32 Relate a opção "de acordo" escolhida pela organização, sumário GRI e apresente a verificação externa.   - De acordo: essencial
Assurance
G4-33 Relate a política e prática corrente adotadas pela organização para submeter o relatório a uma verificação externa.   - -
Governança
Estrutura e composição da governança
G4-34 Relatar a estrutura de governança da organização, incluindo comitês do mais alto órgão de governança. Identificar os comitês responsáveis pelo assessoramento do conselho na tomada de decisões sobre os impactos econômicos, ambientais e sociais.    - -
G4-35 Relatar o processo de delegação de responsabilidade para questões econômicas, ambientais e sociais vindas do mais alto órgão de governança para altos executivos e outros empregados.   - -
Ética e integridade
G4-56 Descreva os valores da organização, princípios, padrões e normas como códigos de conduta e de ética.   - -
Conteúdo específico
Categoria: Econômica
DMA Desempenho Econômico Desempenho Econômico-Financeiro -   -
G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído.   - -
G4-EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização devido a mudanças climáticas.   - -
G4-EC4 Assistência financeira recebida do governo.   -   -
DMA Impactos Econômicos Indiretos Diferenciais estratégicos -   -
G4-EC8 Impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos.   - -
Categoria: Ambiental
DMA Conformidade   -   -
G4-EN29 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos ambientais. - - O Grupo Segurador não teve registro, em 2015, de queixas relacionadas a impactos ambientais protocoladas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal.
DMA Avaliação Ambiental de Fornecedores Gestão de fornecedores O Bradesco não irá divulgar as metas para 2016, dado que são projetos de cunho estratégico e, portanto, de caráter reservado à Organização.   -
G4-EN32 Porcentagem de novos fornecedores que foram avaliados usando critérios ambientais.   - -
G4-EN33 Impactos ambientais significativos reais e potenciais da cadeia de fornecedores e ações tomadas. - Informação não disponível   -
Categoria: Social
Subcategoria: Práticas trabalhistas e trabalho decente
DMA Gestão de pessoas   -   -
G4-LA1 Número total e taxa de novas contratações de funcionários e rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região.   - -
G4-LA2 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período discriminados pelas principais operações.   - -
G4-LA3 Taxa de retorno ao trabalho e retenção após uma licença maternidade/paternidade, discriminadas por gênero.   - -
DMA Treinamento e Educação Diferenciais estratégicos -   -
G4-LA9 Média de horas de treinamento por ano, por funcionário, discriminadas por gênero e categoria funcional.   - -
G4-LA10 Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua que apoiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários e para gerenciar o fim da carreira.   - -
G4-LA11 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, discriminados por gênero e categoria funcional.   -   -
G4-LA13 Razão matemática do salário e remuneração base entre mulheres e homens, discriminada por categoria funcional e unidades operacionais relevantes.   O Banco não possui o dado discriminado por unidades operacionais. -
DMA Avaliação de Práticas Trabalhistas dos Fornecedores Gestão de fornecedores O Bradesco não irá divulgar as metas para 2016, dado que são projetos de cunho estratégico e, portanto, de caráter reservado à Organização.   -
G4-LA14 Percentual de novos fornecedores selecionados base de critérios relativos a práticas trabalhistas.   - -
G4-LA15  Impactos negativos significativos reais e potenciais sobre práticas trabalhistas na cadeia de valor.   -   -
DMA Mecanismos de Reclamações de Práticas Trabalhistas Gestão de pessoas -   -
G4-LA16 Número de queixas relacionadas a práticas trabalhistas protocoladas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal
de queixas.
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Subcategoria: Direitos humanos
DMA Investimentos Estratégia -   -
G4-HR1 Número total e percentual de acordos e contratos de investimentos significativos que incluem cláusulas de direitos humanos ou que foram submetidos à avaliação referente a direitos humanos. - O percentual de contratos significativos de financiamento que passou por análise de risco socioambiental não encontra-se disponível; no entanto, o Banco está trabalhando para que seja possível disponibilizar essa informação no
médio prazo.
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G4-HR2 Número total de horas de treinamento de empregados em políticas de direitos humanos ou procedimentos relacionados a Aspectos dos direitos humanos relevantes para as operações da organização, incluindo o percentual de empregados treinados.       -
DMA Não discriminação Gestão de pessoas -   -
G4-HR3 Número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas.   -   -
DMA Liberdade de Associação
e Negociação Coletiva
Gestão de fornecedores
Gestão de pessoas
-   -
G4-HR4 Operações e fornecedores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito.   Aborda fornecedores e operações, mas, para o Bradesco, é relevante somente o risco em fornecedores, por isso não foram coletados os dados de operações. -
DMA Trabalho Infantil Gestão de fornecedores -   -
G4-HR5 Operações e fornecedores  identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil.   Aborda fornecedores e operações, mas, para o Bradesco, é relevante somente o risco em fornecedores, por isso não foram coletados os dados de operações.   -
DMA Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo Gestão de fornecedores -   -
G4-HR6 Operações e fornecedores identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado ou análogo ao escravo.   Aborda fornecedores e operações, mas, para o Bradesco, é relevante somente o risco em fornecedores, por isso não foram coletados os dados de operações.   -
DMA Avaliação Gestão de fornecedores -   -
G4-HR9 Número total e percentual de operações submetidas a análises ou avaliações de impactos de direitos humanos. - Informação não disponível   -
DMA Avaliação de Direitos Humanos
nos Fornecedores
Gestão de fornecedores O Bradesco não irá divulgar as metas para 2016, dado que são projetos de cunho estratégico e, portanto, de caráter reservado à Organização.   -
G4-HR10 Percentual de empresas contratadas e fornecedores críticos que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas tomadas.   -   -
G4-HR11 Impactos negativos significativos reais ou potenciais em direitos humanos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas.   -   -
DMA Mecanismos de Reclamação Relacionados A Direitos Humanos Gestão de pessoas -   -
G4-HR12 Número de queixas relacionadas à direitos humanos endereçadas e solucionadas por mecanismos formais de reclamação.   -   Especificamente para a Bradesco Seguros, não houve registro de reclamações na ouvidoria relacionadas à direitos humanos.
Subcategoria: Sociedade
DMA Comunidades Locais Diferenciais estratégicos Aborda ações sociais e inclusão financeira, mas, para o Bradesco, é material somente inclusão financeira.   -
G4-FS13 Pontos de acesso em áreas pouco populosas
ou em desvantagem econômica por tipo.
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G4-FS14 Iniciativas para melhorar o acesso de pessoas em desvantagem aos serviços financeiros.   As informações sobre o grau de aplicação e o progresso de parte das iniciativas não estão disponíveis.   -
DMA Combate à Corrupção Governança corporativa -   -
G4-SO3 Percentual e número total de unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção e riscos identificados.   Quanto aos riscos identificados, trata-se de informação estratégica e não deve ser divulgada.   -
G4-SO4 Comunicação e treinamentos em práticas e procedimentos de anticorrupção da organização.   -   -
DMA Conformidade Gestão de fornecedores -   -
G4-SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sansões não monetárias resultantes da não conformidade com leis
e regulamentos.
- -   A Organização não teve multas significativas e sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos relativos à discriminação, à corrupção, etc. Questões trabalhistas relacionadas a infrações à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) no valor
de R$ 1.765.775,01; e casos de assédio moral no valor de R$ 1.882.544,80.
Subcategoria: Responsabilidade pelo produto
DMA Rotulagem de Produtos e Serviços Diferenciais estratégicos
Relacionamento com clientes
Aborda rotulagem e satisfação do cliente, mas, para o Bradesco, é material somente satisfação do cliente.   -
DMA: Antigo FS15 Políticas para o bom desenvolvimento e venda de produtos e serviços financeiros. Relacionamento com clientes -   -
DMA: Antigo FS16 Iniciativas para melhorar a educação financeira por tipo de beneficiário. Diferenciais estratégicos -   -
G4-PR5 Resultados de pesquisas de satisfação do cliente. - Informação não disponível   -
DMA Privacidade do Cliente Governança corporativa
Relacionamento com clientes
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G4-PR8 Número total de queixas comprovadas relativas à violação de privacidade e perda de dados de clientes.   -   -
DMA Conformidade Relacionamento com clientes -   -
G4-PR9 Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços. - Informação não disponível   -
Categoria específica do setor financeiro
DMA Portfólio de Produtos (Geral) Estratégia O Bradesco não irá divulgar as metas para 2016, dado que são projetos de cunho estratégico e, portanto, de caráter reservado à Organização.   -
DMA: Antigo FS1 Políticas com componentes socioambientais específicos aplicadas às linhas de negócios. Estratégia -   -
DMA: Antigo FS2 Procedimentos para avaliação e classificação de riscos socioambientais nas linhas de negócios. Estratégia -   -
DMA: Antigo FS3 Processos para o monitoramento da implantação por parte do cliente do cumprimento de exigências socioambientais incluídas em contratos ou transações. Estratégia -   -
DMA: Antigo FS4 Processo(s) para melhorar a competência do pessoal na implantação das políticas e procedimentos socioambientais aplicados nas linhas de negócios. Estratégia -   -
DMA: Antigo FS5 Interações com clientes/investidores/parceiros comerciais em relação a riscos e oportunidades ambientais e sociais. Estratégia -   -
G4-FS6 Porcentagem  da carteira de clientes por região, tamanho e setor.   -   -
G4-FS7 Valor monetário dos produtos e serviços criados para proporcionar um benefício social específico para cada linha de negócios, divididos por finalidade.   O Banco não informa dados financeiros por produto pois é considerada informação estratégica.   -
G4-FS8 Valor monetário dos produtos e serviços criados para proporcionar um benefício ambiental específico para cada linha de negócios, divididos por finalidade.   O Banco não informa dados financeiros por produto pois é considerada informação estratégica.   -
DMA Auditoria - Antigo FS9 Abrangência e frequência das auditorias para avaliar a implementação de políticas socioambientais, e procedimentos de avaliação de riscos. Governança corporativa -   -
DMA Controle acionário ativo Gestão de ativos -   -
DMA: Antigo FS12 Política(s) de voto aplicada(s) a questões socioambientais para participações nas quais a organização relatora tem direito a ações com voto ou aconselhamento na votação. - Informação não disponível   -
G4-FS10 Percentual e número de empresas na carteira da instituição com as quais a organização interagiu em questões ambientais ou sociais. - Em 2015, concluímos o ciclo iniciado em 2014 e engajamos com todas (100%) das empresas investidas da carteira de renda variável da BRAM. Essas interações ocorreram de acordo com a disponibilidade e interesse das empresas. Algumas não atenderam ou responderam nosso contato, com a maioria a interação se deu por reunião presencial ou call e troca de informações por e-mail. Ao todo, foram 122 empresas.   -
G4-FS11 Percentual de ativos sujeitos à triagem ambiental ou social, positiva e negativa.     -