Ao longo do tempo, o Bradesco tem aprimorado continuamente seu processo de relato. Desde 2013 passou a realizar a publicação do Relatório de maneira integrada, unindo em um documento aspectos institucionais, de operações, de negócios e financeiros a práticas e iniciativas de sustentabilidade. Em 2014, incorporou também aspectos propostos pela estrutura de relato integrado preconizada pelo International Integrated Reporting Council (IIRC, ou Conselho Internacional para Relato Integrado), a fim de caminhar no rumo da efetiva integração de informações. Neste Relatório, a Organização avança nos Principios Básicos e Elementos de Conteúdo ciente de que há um caminho evolutivo a ser trilhado. Optou-se por nomeá-lo Relatório Integrado Bradesco 2015 como forma de mostrar o firme propósito de evoluir nessa direção. Consideram-se no documento as grandes transformações que impactam os nossos negócios – as megatendências globais, economia, eventos esportivos, cenário político entre outros.

Em relação ao alinhamento à Global Reporting Initiative (GRI), esta publicação abrange toda a Organização Bradesco e segue as premissas da versão mais atual (G4) da estrutura para o processo de elaboração de relatórios corporativos. A opção adotada é a essencial. Com ele, é o 10º ano consecutivo que o Bradesco utiliza as diretrizes GRI para o desenvolvimento do documento.
G4-17 | G4-32


Os capitais utilizados pela Organização estão sinalizados ao longo do Relatório por meio das seguintes legendas:



As partes interessadas, que de alguma forma estão relacionadas ou podem ser impactadas pela atividade da Organização, também estão identificadas ao longo do Relatório pelas legendas abaixo: G4-24


CL PI AI F G CO

O Bradesco se relaciona com seis públicos prioritários, que exercem ou sofrem influência nos seus negócios e atividades: clientes, público interno, acionistas e investidores, fornecedores, governo (órgãos reguladores) e comunidade, sociedade e terceiro setor. G4-25

A Norma de Engajamento de Partes interessadas não sofreu alteração em 2015. A Política de Sustentabilidade, revisada e publicada em fevereiro de 2015, apresenta uma diretriz, denominada Diretriz 8, que incentiva o engajamento de fornecedores e demais partes interessadas na adoção de práticas de sustentabilidade, como o Encontro Bradesco de Fornecedores, evento anual para a apresentação das diretrizes de atuação estratégica de Sustentabilidade da Organização. O 13º Encontro foi realizado em dezembro, em São Paulo, e teve como tema principal a Crise Hídrica, situação vivida atualmente pelo Estado de São Paulo, bem como outras regiões do Brasil.
G4-26

A Norma de Responsabilidade Socioambiental, revisada e publicada no mesmo período, trata o tema com mais detalhes e inclui um capítulo dedicado às partes interessadas, ratificando a importância desse processo para a Organização.

As iniciativas de engajamento são conduzidas de forma independente pelos diversos departamentos e empresas ligadas. G4-26

No âmbito institucional, o Bradesco continua acompanhando os indicadores globais referentes às iniciativas internas de engajamento de partes interessadas. Esses indicadores são consolidados no primeiro semestre de cada ano. Para os próximos períodos, a intenção é de aprimoramento do processo, com a revisão dos indicadores. G4-27

O engajamento dos públicos prioritários é promovido de diferentes formas:

  • Consulta: entender o ponto de vista e levantar demandas relacionadas ao desempenho da Organização, por meio do contato com os públicos de interesse.
  • Diálogo: permite a troca de informações, o atendimento e a resposta de cada demanda encaminhada.
  • Colaboração: envolve a formalização de algum apoio ou o desenvolvimento de uma atividade ou projeto de interesse comum. As colaborações envolvem a divisão de responsabilidades.
  • Empoderamento: contempla iniciativas em que o stakeholder é responsável por parte do processo de tomada de decisão e está presente de forma sistêmica. G4-26

RELEVÂNCIA G4-18

A definição dos temas a serem abordados neste Relatório baseou-se na Matriz de Relevância do Bradesco, construída em 2014, com base no conceito de materialidade proposto pelo IIRC.

O processo de construção teve três etapas:
  • Levantamento dos temas, por meio de análise do contexto e cenários de atuação do Bradesco, mapeamento das relações entre as partes interessadas e classificação de acordo com os capitais. Ao fim dessa etapa, foi levantado um universo de 60 temas.
  • Avaliação dos temas considerando a percepção das partes interessadas (internas e externas) e filtragem com base na aderência aos objetivos estratégicos e à gestão de risco da Organização. A percepção das partes interessadas foi mensurada por meio de entrevistas com diretores e gerentes e por questionários específicos para três grandes grupos de público externo: acionistas e investidores; fornecedores; governo, sociedade e terceiro setor. Do universo de temas levantado na etapa anterior, foram selecionados 23.
  • Priorização e agrupamento dos temas utilizando critérios como alcance do impacto no território, impacto no processo de proteção e geração de valor e grau de exigência (legal, legais iminentes ou outros compromissos). Com a conclusão desta etapa, foram escolhidos nove temas prioritários.

O objetivo desse trabalho foi apresentar uma matriz que contemplasse não somente aspectos socioambientais, mas temas relevantes para o processo de geração e proteção de valor em curto, médio e longo prazos. O tratamento e a abordagem dada a cada tema relevante são abordados ao longo deste Relatório.

Os nove temas da Matriz de Relevância
TEMA TEMAS ASSOCIADOS página capitais
Gestão de capital, riscos e oportunidades
  • Gestão de risco integrado
  • Compliance: conformidade com leis e regulamentações
    • Combate à corrupção e à lavagem de dinheiro
    • Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas na cadeia de valor
      (inclui assédios moral e sexual)
  • Incorporação de aspectos socioambientais nos negócios
  • Inadimplência: qualidade do crédito
  • Mudanças climáticas
Estratégia
Governança corporativa
Gestão de risco
Gestão de ativos


Adaptação ao contexto externo
  • Mudanças no cenário macroeconômico
  • Políticas econômicas e monetárias: governo e órgãos regulamentadores
  • Variações no poder aquisitivo
  • Disponibilidade de mão de obra qualificada
A Organização
Inovação e tecnologia
  • Segurança da informação: proteção de dados (banco e cliente)
  • Canais Digitais: mobilidade, internet, redes sociais e autoatendimento
  • CRM: inteligência da informação
A Organização
Diferenciais estratégicos
Resultado econômico-financeiro do negócio
  • Margens e custo (eficiência operacional)
  • Valorização das ações e distribuição de Dividendos
  • Gestão da marca (ativo intangível)
Estratégia
Gestão de ativos
Desempenho econômico-financeiro


Público interno
  • Desenvolvimento da carreira profissional interna
  • Condições de trabalho e benefícios (funcionários e terceiros)
  • Atração e retenção de talentos
Diferenciais estratégicos
Gestão de pessoas
Relacionamento e satisfação dos clientes
  • Presença e capilaridade nacional (pontos de atendimento)
  • Treinamento e capacitação dos funcionários
  • Qualidade no atendimento
Estratégia
Diferenciais estratégicos
Relacionamento com clientes
Inclusão financeira
  • Educação financeira
  • Produtos e serviços inclusivos
Diferenciais estratégicos
Cultura organizacional
  • Governança corporativa e transparência
  • Engajamento de partes interessadas
Sobre o relatório
Governança corporativa
Gestão de fornecedores
  • Avaliação socioambiental (RFI)
  • Cláusulas de responsabilidade socioambiental em todos os contratos
  • Engajamento de fornecedores
Gestão de fornecedores

No que se refere à preparação do Relatório, em 2014 o Bradesco revisou sua Matriz de Relevância – processo que contou com o envolvimento e engajamento de partes interessadas e a validação do Comitê de Sustentabilidade. Essa matriz, ainda vigente, está subsidiando a elaboração do RA 2015.

A única atualização realizada foi em relação ao cruzamento dos temas materiais com os aspectos materiais da GRI. Essa análise foi realizada de acordo com o que engloba cada tema material e com as informações do relatório da materialidade de 2014. G4-18

G4-19 | G4-20 | G4-21
A tabela abaixo também é parte da atualização da materialidade feita em 2015 em relação aos limites dos impactos dos aspectos materiais do Bradesco. Nela são apresentados os macrotemas, temas e aspectos materiais do Banco e os limites dos impactos, dentro e fora da Organização. Nessa análise foi identificado “onde o impacto ocorre”, ou seja, se o Bradesco causa o efeito, sofre o efeito, ou causa e sofre o efeito dos impactos, de acordo com a legenda abaixo:



Causa e efeito Efeito Causa
Passe o mouse para ver os Stakeholders relacionados
Macrotemas materiais Temas materiais
associados
Aspecto GRI
relacionado
Stakeholders relacionados
             
Resultado econômico-financeiro do negócio Margens e custo (eficiência operacional); Valorização das ações e distribuição de Dividendos; Gestão da marca (ativo intangível) Desempenho Econômico (resultados)      
Gestão de capital,
riscos e oportunidades
Gestão de risco integrado; Compliance: conformidade com leis e regulamentações; Combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas na cadeia de valor (inclui assédios moral e sexual); Incorporação de aspectos socioambientais nos negócios; Inadimplência: qualidade do crédito; Mudanças climáticas Desempenho Econômico (mudanças climáticas); Conformidade; Combate à Corrupção; Investimentos (Direitos Humanos); Portfólio de Produto; Auditoria; Controle Acionário Ativo  
Gestão de fornecedores Avaliação socioambiental (RFI); Cláusulas de responsabilidade socioambiental em todos os contratos; Engajamento de fornecedores Avaliação de Fornecedores; Práticas Trabalhistas; Direitos Humanos; Ambiental; Liberdade de Associação e Negociação Coletiva; Trabalhos Infantil e Forçado      
Relacionamento e
satisfação dos clientes
Presença e capilaridade nacional (pontos de atendimento); Treinamento e capacitação dos funcionários; Qualidade no atendimento Rotulagem de produtos
e serviços
       
Inclusão financeira Educação financeira; Produtos e serviços inclusivos Comunidade; Impactos Econômicos Indiretos; Portfólio de Produto; Rotulagem de Produtos
e Serviços
       
Inovação e tecnologia Segurança da informação: proteção de dados (banco e cliente); Canais digitais: mobilidade, internet, redes sociais e autoatendimento; CRM: inteligência da informação Privacidade do Cliente          
Público interno Desenvolvimento da carreira profissional
interna; Condições de trabalho e benefícios (funcionários e terceiros); Atração e retenção de talentos
Emprego; Treinamento e Educação; Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Práticas Trabalhistas; Direitos Humanos; Investimentos (Direitos Humanos); Não Discriminação; Avaliação      
Nota: O macrotema Adaptação ao contexto externo (que compõe os temas Mudanças no cenário macroeconômico, Políticas econômicas e monetárias: governo e órgãos regulamentadores, Variações no poder aquisitivo e Disponibilidade de mão de obra qualificada) e o macrotema Cultura organizacional (que compõe os temas Governança corporativa e transparência e Engajamento de partes interessadas) não foram incluídos nessa análise pois possuem somente itens de conteúdo geral vinculados a eles e não aspectos GRI diretamente associados a eles.

Este Relatório foi elaborado levando-se em consideração a navegação e acessibilidade à leitura e pode ser consultado na versão PDF em www.bradesco.com.br/ri, onde também podem ser acessadas as demonstrações contábeis completas de 2015, as notas explicativas, os pareceres dos auditores independentes e do Conselho Fiscal e o resumo do relatório do Comitê de Auditoria.

Para que a Organização avance em seu processo evolutivo e de aperfeiçoamento do relato, mantém-se à disposição para receber quaisquer contribuições dos leitores. Basta enviar e-mail para investidores@bradesco.com.br.

Boa leitura!