G4-12

A cadeia de fornecedores do Bradesco é constituída por empresas de diversas áreas de atuação e categorias de produtos e serviços. Em 2015, 1.836 fornecedores homologados, distribuídos em todo o território nacional, efetivamente prestaram serviço para a Organização. As principais categorias de fornecedores do Bradesco são: Materiais gráficos em geral, Impressões eletrônicas, Móveis (padrão e não padrão), Obras civis, Equipamentos de infraestrutura, Materiais de escritório, Cheques, Bonés e camisetas, Comunicação visual (produtos e serviços), Serviços básicos de infraestrutura, Uniformes e Equipamentos de TI.

Região Gastos com fornecedores locais em 2015 (R$) Gastos com fornecedores locais em 2015 (%)
Sudeste 8.595.710.691,73 89
Sul 382.196.881,34 4
Norte 346.814.249,17 4
Centro-Oeste 187.947.221,91 2
Nordeste 129.631.728,74 1
No exterior 13.482.032,42 0
Total geral 9.655.782.805,31 100
Geração de valor aos fornecedores
  2012 2013 2014 2015
Número de contratos 2.212 2.340 2.319 2.585
Valor financeiro (em R$ bilhões) 13,40 16,00  21,90 25,13
DMA Trabalhos forçado e infantil | DMA Avaliação de fornecedores | DMA Liberdade de associação e negociação coletiva

Em setembro de 2015, com o início da implantação do novo sistema para homologação de fornecedores, todas as empresas (100%) passaram a ser avaliadas sob aspectos socioambientais, cadastrais, comerciais e econômico-financeiros. Caso a empresa não atinja a nota mínima de 50%, são elaborados planos de oportunidades de melhoria, com o planejamento de ações de adequação e cumprimento da legislação. G4-EN32 | G4-LA14 | G4-HR4 | G4-HR5 | G4-HR6 | G4-HR10


Quantidade de fornecedores
Gráfico. 2012: 5,122, 2013: 4,958, 2014: 5,513, 2015: 5,540.
Fachada de uma agência Bradesco

Para o processo de seleção de fornecedores, é utilizada a ferramenta RFI (Request for Information) e, entre as questões consideradas para selecionar os prestadores de serviços, está a não utilização de trabalhos infantil e forçado ou análogo ao escravo, além da gestão de saúde e segurança ocupacional e das gestões ambiental e social. A intenção para 2016 é finalizar a implantação do módulo de homologação de fornecedores pelo novo sistema Gestão de Fornecedores, que possibilita a visualização dos cadastros dos fornecedores por toda a Organização.

A defesa e proteção dos direitos humanos, dos direitos fundamentais do trabalho e dos direitos da criança e do adolescente são princípios da Organização, expressos em compromisso público por meio de suas Políticas de Gestão: Responsabilidade Socioambiental e Código de Ética.

O sistema de homologação de fornecedores também aborda aspectos relacionados à liberdade de associação e negociação coletiva dos terceiros para com seus colaboradores, assim como outras práticas trabalhistas. Esses aspectos ainda são considerados pela nova ferramenta da gestão de fornecedores e no processo de seleção do fornecedor, que é feito por meio de RFI (Request for Information).

No âmbito do sistema, são elaborados planos de melhoria, com o planejamento de ações de adequação e cumprimento da legislação. O processo é complementado por visitas técnicas.

Pelo sistema, os potenciais riscos com fornecedores passam a ser mitigados a partir de sua homologação. Desde o segundo semestre de 2015, os fornecedores já homologados foram convidados a atualizar seu cadastro no novo sistema e os novos fornecedores passaram a se cadastrar diretamente para participar do processo de homologação.

Em 2015, foram aplicados 1.070 RFIs nas empresas, avaliadas sob os aspectos socioambiental, cadastral, comercial e econômico-financeiro.

A mitigação de riscos com fornecedores também deixa de ser uma questão departamental e passa a ser considerada um risco para a Organização, seguindo a linha dos princípios do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBOVESPA, e do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em 2016, o Banco irá finalizar a implantação do módulo de homologação da totalidade de seus fornecedores de acordo com o novo sistema.

Em relação aos fornecedores considerados críticos, o Bradesco avalia sob o aspecto técnico, no qual a empresa que não se enquadrar não poderá ser fornecedora ou prestadora de serviços para a Organização. Para complementar o processo, são incluídas cláusulas contratuais sobre anticorrupção, trabalhos forçado e infantil e sobre aspectos socioambientais em todos os contratos com fornecedores e prestadores de serviços. O relacionamento com esse público é pautado pelo Código de Conduta Ética Corporativo do Bradesco, pelo Código de Conduta Ética do Profissional de Compras e pela Política Corporativa Anticorrupção.

Responsabilidade socioambiental na aquisição de produtos e serviços

A responsabilidade socioambiental é tema fundamental para a definição de parceiros, que são vistos como peças-chave para a manutenção dos padrões de qualidade, inovação e eficiência adotados pelo Bradesco. Para sensibilizar os fornecedores sobre a importância desses aspectos, o Banco realiza anualmente o Encontro Bradesco de Fornecedores, além de workshops, capacitações e treinamentos. Em 2016, a UniBrad lançará um TreiNet sobre Cadeia de Valor Sustentável, a fim de sensibilizar compradores internos e fornecedores sobre a importância de adotar boas práticas de gestões econômico-financeiras e socioambientais.

Alinhada à Política Corporativa de Sustentabilidade, a Organização privilegia a compra ou a contratação de serviços baseadas em práticas socioambientais de seus fornecedores e promove questionamentos contínuos sobre as características de produtos e serviços e a análise do impacto nos aspectos socioambientais.

Como agente de conscientização, o Bradesco, no âmbito do Programa de Engajamento de Fornecedores, orienta a cadeia de suprimentos sobre suas práticas sustentáveis. A adesão dos fornecedores a esses princípios tem forte impacto sobre a redução de geração de resíduos, na economia de água e energia e no gerenciamento do lixo.

Programa de Engajamento de Fornecedores na SA 8000

A Organização Bradesco avalia continuamente o impacto social de suas operações e as condições sob as quais atuam seus funcionários, parceiros e fornecedores. Baseada na Certificação SA 8000, empreende com os seus parceiros o Programa de Engajamento de Fornecedores, que conta com cinco etapas:

  • Mapear – aplicada na identificação de fornecedores.
  • Conscientizar – treinamento e capacitação de empresas e prestadores de serviços.
  • Monitorar – realização de visitas à sede das empresas e ao local de trabalho dos prestadores de serviços.
  • Orientar – identificação e/ou inclusão de apontamento ou manifestação. A Organização detecta a causa do problema e encaminha ao parceiro ações corretivas e/ou preventivas.
  • Reconhecer – a Organização eleva a pontuação de parceiros que não possuam apontamentos ou manifestações no relacionamento entre as partes.
Fornecedores devem se comprometer com requisitos da SA 8000
Fornecedores devem se comprometer com requisitos da SA 8000

Todos os participantes devem assinar carta de intenções, por meio da qual se comprometem a atender aos requisitos da Norma SA 8000.

O programa contempla treinamentos presenciais aos fornecedores, para que seus funcionários saibam como utilizar os canais de comunicação, que, assim como o fluxo de tratamento, estão disponíveis para o atendimento de queixas. Os desvios são tratados por meio de planos de correção acompanhados por auditorias internas e por organismo independente. Em 2015, 289 fornecedores foram contemplados pelo Programa de Engajamento, todos considerados críticos em relação a riscos sociais. G4-HR12

Em questões relativas às práticas trabalhistas e de direitos humanos, o Programa de Engajamento de Fornecedores mapeou, em 2015, 189 empresas no grupo de risco potencial de geração de impactos negativos. Desse total, 24 tiveram plano de melhoria desenvolvido para mitigar impactos significativos, potenciais e reais. G4-LA15 | G4-HR11

DMA Avaliação
As avaliações de conformidade em relação ao padrão SA 8000, assim como as auditorias independentes e os canais de manifestação de desvios e denúncias, fornecem elementos para análises sistemáticas e periódicas quanto aos resultados dos processos de gestão, por meio de reuniões de trabalho e de análise crítica. Os resultados de desempenho do SGRS (SA 8000) são divulgados nas reuniões de análise crítica, pela intranet e em reuniões presenciais com gerentes regionais, garantindo a disseminação da informação.

Avaliação de Impactos em Direitos Humanos G4-HR11
  Fornecedores submetidos a avaliações Causadores de impactos negativos Com planos de melhorias
2015 921 183 24 (13%)
2014 490 180 (37%) 20 (11%)
2013 522 248 (48%) -


Veja a seguir as metas e objetivos:

Metas e objetivos para 2015 Status Justificativa metas e objetivos para 2016
Iniciar a implantação de sistema para a gestão de fornecedores Cumprido Foi iniciada a implantação do sistema para o módulo de homologação da gestão de fornecedores, no segundo semestre de 2015. Finalizar a etapa de implantação do módulo de homologação de fornecedores pelo novo sistema de gestão de fornecedores.
Dar continuidade ao Programa de Capacitação em Compras Cumprido O Programa de Capacitação em Compras foi continuado em 2015. Dar continuidade ao Programa de Capacitação em Compras, níveis básico e intermediário, com diversos treinamentos externos e internos realizados pelos funcionários das células de negócio. Os temas dos treinamentos estão relacionados a Negociação, Tributação, Inteligência em Compras e TCO, entre outros.
Realizar o 13º Encontro de Fornecedores Cumprido Evento realizado em 03/12/2015 – Tema
Crise Hídrica.
Para 2016, serão implementados mecanismos e ferramentas de gestão de risco socioambiental, bem como serão realizadas a revisão e a atualização dos normativos e manuais, buscando a melhoria contínua.
Realizar o 8º Encontro CDP
Supply Chain

Cumprido Realizado de 29/04 a 07/05 de 2015. Para 2016, será desenvolvido um mecanismo de rastreamento de notícias que envolvam riscos e impactos socioambientais nas empresas e projetos financiados pela Organização (projeto piloto).
Revisar o Programa de Avaliação e Monitoramento Socioambiental de Fornecedores Em andamento Com a publicação da Resolução no 4.327 houve uma priorização do Normativo de Risco Socioambiental, que definiu o escopo de análise. Em 2016 daremos andamento à revisão do Programa de Avaliação
e Monitoramento.
Continuar o aprimoramento da gestão e do desenvolvimento de fornecedores na Organização, visando à mitigação dos riscos socioambientais, por meio do atendimento ao disposto no Normativo de Risco Socioambiental e da revisão da ferramenta do Programa de Avaliação e do Monitoramento Socioambiental de Fornecedores.