O Programa Gestão da Ecoeficiência está em andamento desde 2010, com o objetivo de criar mais valor às partes interessadas, com menos impacto ao meio ambiente, por meio da melhoria do desempenho ambiental, da adequação à legislação pertinente e da consequente redução de despesas.

Ele reúne um conjunto de ações e metas específicas acerca de temas como energia, água, papel, resíduos, plásticos e Gases do Efeito Estufa (GEE), com adoção planejada ao longo dos últimos cinco anos. As metas, baseadas em indicadores, consideram a geração de valor (Lucro Líquido Contábil) pela Organização e o impacto ambiental causado em relação a cada tema monitorado.

O Bradesco encerrou o Ciclo 2010/2015 do Plano Diretor de Ecoeficiência com o alcance das metas estabelecidas e com o desafio de dar continuidade ao processo de melhoria, com a implantação de novo ciclo para o período 2016/2018. Todos os indicadores são compilados e analisados trimestralmente e uma parte dos dados também compõe o Inventário de Emissões de GEE elaborado anualmente de acordo com a norma ABNT NBR ISO 14064-3.



Emissões de GEE

  • Otimização em transportes terceirizados
  • Redução de carga aérea: 1.591 tCO2 (R$ 1,8 milhão – base 2014)
  • Otimização de roteiro de malotes: 4.920 tCO2 (R$ 14.074.438,00)
  • Transporte de valores (polos e otimização): 7.156 tCO2 (R$ 82.637.969,04)



  • 128 salas de videoconferência com cerca de 15 mil reuniões realizadas no período
  • Redução de 13% nas despesas de transportes e viagens
  • Compensação de 100% das emissões dos Escopos 1 e 2 (até 2014 – o inventário referente ao ano de 2015 será concluído em maio de 2016)


31% de redução
Ecoeficiência
(MWH/MMLL)
  • Melhoria do processo de gestão sobre o consumo: redução de 11.031 MWh (2,5%) em 2015 no consumo da Organização (R$ 12 milhões) desde que as melhorias foram efetuadas.
  • Melhoria contínua da eficiência do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), com Power Usage Effectiveness (PUE) < 1,48. Substituição de lâmpadas fluorescentes por LED.
  • Substituição de lâmpadas fluorescentes por LED.
  • Retrofit de aparelhos de ar-condicionado.
  • Estabelecimento e acompanhamento de metas corporativas de consumo de energia, com disponibilização de sistema de gestão (Gestão de Energia Elétrica e Água – GEA) e organização de rankings segmentados.


3% de redução valor absoluto
43% de redução Ecoeficiência (M3/MMLL)
  • Monitoramento e correção de vazamentos: 20 mil m3 (R$ 325.274,00 de janeiro a maio de 2015).
  • Utilização de água de reúso na matriz: 118,7 mil m3 (R$ 1 MM).
  • Instalação de 16 mil arejadores nas torneiras: economia de R$ 1,2 MM.
  • Estabelecimento e acompanhamento de metas corporativas de consumo de água, com disponibilização de sistema de gestão (Gestão de Energia Elétrica e Água – GEA) e organização de rankings segmentados.
  • Substituição de mais de mil bacias sanitárias com restritores de vazão e duplo acionamento para menor consumo de água (média de 12 L para 6 L) na Cidade de Deus (Osasco – SP) e no prédio da Av. Paulista (São Paulo – SP).
  • Instalação de 300 redutores de vazão em duchas higiênicas, chuveiros e mictórios.





11% de redução valor absoluto

48% de redução Ecoeficiência (T/MMLL)

  • Redução do consumo de materiais, como papel.
  • Reciclagem de tokens: 1.680 kg (R$ 1,29 milhões).
  • Reciclagem de automóveis: 11,4 mil toneladas.
  • Adoção de coleta seletiva no Núcleo Cidade de Deus e nos prédios administrativos em Alphaville, na Avenida Paulista e no Complexo Barão de Itapagipe (RJ).


43% de redução valor absoluto
67% de redução Ecoeficiência (T/MMLL)

  • Revisão do processo de abertura de contas pessoa física pela área de Gestão Corporativa de Conteúdo: 135 toneladas (R$ 1,3 MM/ano).
  • Digitalização do informativo interno Sempre em Dia: 12,4 toneladas (R$ 178 mil/ano).
  • Cheques: queda de 93% (2010 a 2013).
  • Autoenvelopamento das faturas de cartão de crédito: 138,7 toneladas (R$ 2,4 milhões).
  • Seguros – Implantação de Kits Digitais: 224 toneladas (R$ 3,1 milhões).


15% de redução valor absoluto (comparado a 2011)
27% de redução Ecoeficiência (KG/MMLL)

  • Tokens no celular: 68% de redução de emissão de tancode (35,5 toneladas a menos do que 2010).
  • Troca dos copos plásticos de 200 mL por 180 mL: redução de 8 t/ano.


Também foram destaque em 2015 as seguintes iniciativas:
  • Certificação ISO 14001, concedida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e IQNet – The Internacional Certification Network, nas edificações do Núcleo Cidade de Deus, incluindo o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e três prédios da Fundação Bradesco, totalizando 170.324 m2 de área construída.
  • Construção de local centralizado para acomodação dos geradores da Cidade de Deus, com vistas à maior segurança e à redução dos impactos ambientais.
  • Otimização nos transportes:
    • Transporte de cargas: eliminação do transporte aéreo de cargas, por meio da eliminação de pedidos avulsos.
    • Transporte de malotes: redução do uso de transporte de malotes, tornando simultânea a entrega/coleta nas agências, e do número de roteiros terrestres e aéreos.
    • Uso das salas de videoconferência como parte da gestão de despesas e meio ambiente. Atualmente, existem 128 salas de videoconferência ativas, por meio das quais, em 2015, foram realizadas 15 mil reuniões.


Veja a seguir as metas e objetivos:

Metas e objetivos para 2016
Meta corporativa – reduzir 2,4% do consumo de energia (em comparação com 2015)
Meta corporativa – reduzir 4,2% do consumo de água em comparação com 2015)
Metas e objetivos para 2015
  Status Justificativa
Implantação da lavagem de veículos a seco para a frota própria de veículos do Banco e para uma média de 20 carros locados, reduzindo o consumo de água em 1.187 litros/média por dia e 35.595 litros/média por mês. Cumprido Além da redução no consumo de água e energia, o Banco deixou de acionar o motor do veículo para deslocamento até o box de lavagem, evitando avarias e a necessidade da liberação do motorista no sistema, deixando de realizar a impressão do check list de saída (aproximadamente 6.500 folhas de papel sulfite).
Implantação de dreno selado (procedimento de segurança realizado diariamente no tanque principal de combustível e nos bicos de abastecimento dos helicópteros) sem contato manual, deixando de descartar cerca de 370 litros/mês de combustível. Cumprido Redução média de 176 litros/mês de descarte de Querosene de Aviação (QAV). Houve redução no número de voos e a operação está sendo realizada com dois helicópteros.
Bradesco Vida e Previdência
Metas e objetivos para 2016
Ampliar a utilização da ferramenta BVP Next para a oferta de Seguro de Pessoas (a utilização da ferramenta BVP Next reduz consideravelmente o volume de impressão gráfica de propostas, uma vez que estas são disponibilizadas on-line ao corretor de seguros. A impressão da proposta somente ocorre no momento da efetivação da venda, para garantir o atendimento a todas as normas regulamentares. Adicionalmente, a ferramenta agiliza a atualização de produtos e elimina o custo de expurgo de materiais gráficos. Está em fase de amadurecimento a ampliação da utilização dessa ferramenta, contribuindo, dessa forma, para a redução do estoque de propostas gráficas e, consequentemente, otimizando todo o processo de venda).
Oferta de produtos no Bradesco Expresso via POS – point of sale  (A materialização imediata e simplificada dos documentos relacionados ao seguro contratado por meio dessa ferramenta contribui para o crescimento da oferta, principalmente de seguros populares, tangibilizando de forma efetiva e legal os seguros ofertados por esse canal de vendas. Adicionalmente, o benefício desse canal está relacionado à redução da quantidade de materiais impressos, como proposta gráfica e impressão de materiais de pós-venda. A proposta é amadurecer a oferta por esse canal, contribuindo, dessa forma, para a redução do volume de propostas gráficas e, consequentemente, otimizando todo o processo de venda).