DMA Mecanismos de reclamação relacionados a direitos humanos e práticas trabalhistas | DMA Não discriminação

A Organização Bradesco empenha-se no relacionamento transparente e contributivo com todos os seus stakeholders, privilegiando o diálogo, de forma que mantém sua reputação e reforça atributos como confiabilidade e solidez. Com seus funcionários não é diferente: a ideia permanente é assegurar ambiente saudável de trabalho, respeito às diferenças e reconhecimento, além de oportunidades de desenvolvimento e crescimento.

A defesa e proteção dos direitos humanos é um princípio da Organização, declarado publicamente no Código de Ética e em sua Política de Gerenciamento de Recursos Humanos, que estabelece diretrizes sobre a forma de relacionamento entre os públicos internos e externos e indica os critérios a serem considerados nas decisões.

Uma estrutura de gestão certificada pelo padrão normativo SA 8000 tem entre seus requisitos o tratamento de desvios relacionados ao cumprimento dos princípios estabelecidos, por meio de canais de denúncias colocados à disposição de seus públicos. O processo de tratamento dos relatos, entre recebimento, análise, providência e retorno ao manifestante, teve um tempo médio de 56 dias em 2015, 7% menos do que a meta estabelecida para o ano anterior.

Para 2016, a meta média a ser atingida é de 55 dias para o retorno final.

O Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS SA 8000) tem por objetivo promover a melhoria contínua das relações e condições do ambiente de trabalho, abrangendo cerca de 30.400 funcionários e 5.700 colaboradores no escopo certificado. Nas unidades certificadas, são disponibilizadas caixas de sugestões, caixa-postal e formulário eletrônico, além de representantes dos trabalhadores do sistema de gestão. Com a garantia de anonimato, funcionários e colaboradores podem expor preocupações ou sugestões em relação à norma SA 8000, ao Código de Conduta Ética e à Política de Gerenciamento dos Recursos Humanos, inclusive em situações de assédio e discriminação. G4-35

As manifestações são recebidas, registradas e tratadas. Semanalmente, são levadas ao Comitê SA 8000 e, trimestralmente, encaminhadas ao Comitê de Conduta Ética. Os indicadores do SGRS Bradesco, entre os quais estão os casos de discriminação, são verificados por meio de avaliações de conformidade e auditorias externas, quatro vezes ao ano.

O desempenho do SGRS (SA 8000) é abordado nas reuniões de análise crítica, que ocorrem periodicamente.

Desde 2014, a Organização atua no fortalecimento do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social em alinhamento aos direcionadores estratégicos de seus recursos humanos, com foco na melhoria dos processos e no desenvolvimento de soluções relacionadas às preocupações encaminhadas aos canais de comunicação.

Para 2016, o objetivo é permanecer com o plano de fortalecimento do SGRS (SA 8000), preparando para expansão em 2017.

Público interno

DMA Emprego

Pessoas são um ativo fundamental no processo de geração de valor do Bradesco. A Organização está atenta a questões como atração e retenção de talentos, qualidade de vida dos funcionários, desenvolvimento e crescimento dos profissionais e geração de emprego e renda. Tanto que estabelece como meta figurar nos principais rankings elaborados por consultorias conceituadas em relação ao tema clima organizacional.

Em 2015, o Bradesco esteve presente nos principais rankings de público interno do País: as 130 Melhores Empresas para Trabalhar, da revista Época; As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, da revista Você S/A; As Melhores na Gestão de Pessoas – Valor Carreira; e As Melhores Empresas para Começar a Carreira, também da Você S/A.

Um dos pilares das práticas de gestão de pessoas é a valorização interna. O ambiente de trabalho é pautado por uma cultura sólida e de grande valorização da carreira, garantindo igualdade de condições para que os profissionais se desenvolvam e ascendam hierarquicamente. São contratados, preferencialmente, profissionais que ocupem cargos iniciais e possam desenvolver-se para assumir posições superiores. A maioria dos cargos executivos e das funções intermediárias é preenchida por profissionais que ascenderam na Organização.

Essa possibilidade se materializa por meio do sistema de encarreiramento, com visão geral das oportunidades e habilidades individuais, de forma que desenvolva o profissional para assumir cargos superiores. Além disso, o recrutamento interno permite que os funcionários se candidatem a vagas divulgadas no portal e disponíveis no SAP, de acordo com o interesse pessoal.

É adotado ainda o Mapeamento de Competências, para identificar os talentos e as carências de cada funcionário. Com base no feedback fornecido pelo gestor, são definidas ações de desenvolvimento no âmbito do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Sob essa forma de gestão, o Banco encerrou 2015 com um quadro de 92.861 profissionais, cujo perfil (categoria, gênero, escolaridade, faixa etária e localização) está demonstrado a seguir. Com 5.415 contratações, o turnover registrado no período foi de 8,8%. Já o número de profissionais que usufruiu de licença-maternidade/paternidade foi de 5.118, dos quais 99,4% retornaram ao trabalho.

A totalidade dos funcionários da Organização tem liberdade de associação e está coberta por Convenção Coletiva de Trabalho. Além de garantir os direitos de associação, sindicalização e negociação coletiva, o Bradesco reconhece as sugestões dos profissionais para a melhoria dos processos internos. G4-11

DMA Liberdade de associação e negociação coletiva

Em relação a campanhas de sindicalização, o Departamento de Recursos Humanos as conduz com as entidades de classe respectivas, com oferta de infraestrutura e orientando os gestores internos.

Funcionários e administradores por categoria1 G4-9 | G4-10
  2012 2013 2014 2015
Diretoria + Conselho de Administração 142 143 137 132
Superintendência 151 146 147 153
Gerência 11.369 11.005 10.419 10.115
Supervisão/Administração 59.523 57.970 55.774 55.591
Operacional 32.342 31.368 29.180 27.002
Terceiros 11.685 11.689 11.718 11.858
1. No total de funcionários não são considerados os membros do Conselho de Administração e da Diretoria Estatutária.

Composição do quadro por gênero G4-10

46.158 homens. 46.703 mulheres.


Composição do quadro por faixa etária G4-10
Acima de 50 anos 8.072
De 30 a 50 anos 40.695
Até 29 anos 44.094
Funcionários por tipo de contrato
      2015
  Funcionários em contratos indeterminados Funcionários em contratos determinados Total de funcionários
Região      
Norte
3.345 40 3.345
Nordeste
12.326 142 12.326
Centro-Oeste
4.435 44 4.435
Sudeste
63.840 750 63.840
Sul
8.673 53 8.673
Exterior
242 0 242
Turnover G4-LA1
    2015
  Número total de novos empregados contratados Taxa de novas contratações (%) Número total de empregados desligados Taxa de
rotatividade (%)
Região        
Norte
216 6 306 9,0
Nodeste
472 4 713 5,7
Centro-Oeste
262 6 384 8,6
Sudeste
4.063 6 6.088 9,4
Sul
383 4 755 8,5
Exterior
19 8 16 6,4
Gênero        
Masculino
2.782 6 3.984 8,5
Feminino
2.633 6 4.278 9,0
Idade        
Menos de 30 anos
5.152 12 4.579 9,9
Entre 30 e 50 anos
262 1 3.075 7,6
Mais de 50 anos
1 0 608 8,0
Total     8.262 8,8
Licença-maternidade – Número de funcionários G4-LA3
Período Direito Utilizou Retornou Permaneceu após
12 meses
Taxa de retorno (%) Taxa de permanência após 12 meses (%)
2012 1.985 1.985 1.979 1.704 99,7 85,8
2013 2.129 2.129 2.126 2.072 99,9 97,3
2014 2.964 2.964 2.963 2.802 99,9 94,6
2015 3.502 3.502 3.464 3.309 98,9 95,5
Licença-paternidade – Número de funcionários G4-LA3
Período Direito Utilizou Retornou Permaneceu após
12 meses
Taxa de retorno (%) Taxa de permanência após 12 meses (%)
2012 1.966 1.488 1.488 1.384 100,0 93,0
2013 1.858 1.357 1.357 1.302 100,0 95,9
2014 1.934 1.437 1.437 1.391 100,0 96,8
2015 1.912 1.616 1.616 1.562 100,0 96,6
Proporção do salário médio feminino em relação ao masculino* (%) G4-LA13
Categoria de empregADos 2012 2013 2014 2015
Diretoria + Conselho de administração 107 109 93 100
Superintendência 106 98 93 100
Gerência 87 86 83 82
Supervisão/Administrativo 88 85 88 88
Operacional 97 97 98 99
*Trata-se de salário-base ou remuneração.
Geração de valor para os funcionários
  2012 2013 2014 20151
Número de funcionários 103.385 100.489 95.520 92.861
Proventos (em R$ bilhões) 5,70 6,00 6,40 6,80
Encargos (em R$ bilhões) 2,20 2,30 2,40 2,50
Participação nos lucros e resultados – PLR (em R$ milhões) 1.030,90 1.115,30 1.256,40 1.342,30
Provisão para processos trabalhistas (em R$ milhões) 649,90 806,20 1.284,80 972,10
Treinamento (em R$ milhões) 132,60 126,80 144,70 145,10
Saúde (em R$ milhões) 600,90 667,10 762,40 887,20
Alimentação (em R$ milhões) 1.080,90 1.146,10 1.203,80 1.290,00
Previdência privada (em R$ milhões) 590,90 622,20 622,80 610,90
Creche/auxílio-creche (em R$ milhões) 67,00 74,40 88,60 99,20
Outros (em R$ milhões) 183,40 192,30 241,40 263,00
1. Para mais informações, favor consultar a nota explicativa nº 4 – Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado Gerencial, nas Demonstrações Contábeis de 31 de dezembro de 2015.
Participação em atividades de treinamento
TIPOS DE ATIVIDADE 2012 2013 2014 2015
Presenciais 236.979 204.278 265.595 326.250
TreiNet (on-line) 1.328.242 833.115 544.869 429.509
Videotreinamento e cartilhas 520.629 287.962 250.646 144.323
Total de participações 2.089.906 1.325.355 1.061.110 900.082
Total de horas 4.175.756 6.795.403 5.737.037 2.210.833
Média anual de horas de treinamento dos funcionários* G4-LA9
Categoria 2012 2013 2014 2015
  Homem Mulher Homem Mulher Homem Mulher
Diretoria 127 66 107 51 144 60 103
Superintendência 200 73 77 144 224 79 144
Gerência 91 53 52 86 81 40 30
Supervisão/Administrativo 180 112 107 117 121 26 23
Operacional 155 71 77 58 56 17 18
Aprendiz 106 43 41 37 33 0 0
Estagiário 105 73 87 71 79 6 5
Total 113 60 62 61 58 25,19 21,7
* A partir de 2015, os treinamentos a distância passaram a ser oferecidos sem carga horária definida, dessa forma, deixaram de ser contabilizados.

A todos os funcionários, a Organização oferece salários compatíveis com o mercado de atuação e as funções ocupadas, independentemente de gênero, e um leque de benefícios que vão além dos exigidos pela legislação. Ele inclui seguro de vida e de acidentes pessoais, assistência funeral com custos subsidiados, descontos em medicamentos em farmácias credenciadas, empréstimo social para situações de emergência, canal de compras online, auxílios refeição e alimentação, auxílio creche/babá, seguros saúde e odontológico gratuitos, previdência privada complementar e vacinação contra gripe e o vírus H1N1, além de área destinada a atividades de lazer em algumas localidades, como a Praça de Esportes no Núcleo Cidade de Deus, em Osasco (SP). Como consequência dessa política, a pesquisa de clima promovida em 2015 resultou em um índice de satisfação de 78%. G4-LA2

Pesquisa de clima de satisfação dos funcionários (%)
Gráfico. 2012: 82%, 2013: 82%, 2014: 78%, 2015: 78%.

Investimentos aplicados em treinamento (R$ milhões)
Gráfico. 2012: 132,6 milhões, 2013: 126,8 milhões, 2014: 144,7 milhões, 2015: 145,1 milhões.

Ambiente de trabalho

A relação funcionário-Organização é marcada pelo respeito, pelo trato equitativo e pelas oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Além do equilíbrio entre remuneração e benefícios, o Bradesco promove iniciativas para melhorar o ambiente de trabalho, o que contribui com o comprometimento e o desempenho dos funcionários.

Um dos programas nesse sentido é o Viva Bem, conjunto de ações que visam contribuir para o bem-estar dos profissionais. A iniciativa abrange orientações e acompanhamento para uma gestação saudável, orientação nutricional e incentivo à prática de atividades físicas com foco na saúde e ampliação do conhecimento dos funcionários sobre o tema. Também são firmadas parcerias com academias de ginástica, salões de beleza, entre outras.

Por meio dos canais de comunicação, são abordados temas para que se mantenham as vitalidades física, mental e emocional. Os funcionários passam por exames médicos ocupacionais a cada 120 dias e exames complementares quando necessário, além de participarem de campanhas de vacinação.

Além disso, a Organização mantém duas ações de qualificação dedicadas a pessoas com deficiência: o Programa Bradesco de Capacitação Profissional com Ênfase na Educação Inclusiva, conduzido em parceria com a Fundação Bradesco, e o Programa de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência do Setor Bancário, da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Os colaboradores também são incentivados a participar de ações institucionais organizadas pelo Programa Voluntários Bradesco, como o Dia Nacional de Ação Voluntária (DNAV) e o Voluntários Mais, ou a participar de ações voluntárias de forma independente. No fim de 2015, havia 13.905 voluntários cadastrados no Portal Voluntários Bradesco.

No âmbito do DNAV, foram mobilizadas 15.684 pessoas, sendo 2.741 funcionários, que prestaram 288.406 atendimentos em benefício de 131 instituições sociais e doaram 169.283 produtos, em especial alimentos. Já a segunda edição do Voluntários Mais teve a participação de 4.647 funcionários e 162.214 familiares, além de amigos e pessoas da comunidade, na condução de ações relacionadas ao desenvolvimento de competências corporativas adotadas pelo Bradesco, entre elas criatividade, comunicação, empreendedorismo, negociação, planejamento estratégico e relacionamento interpessoal. A atuação dos profissionais como voluntários permite aprimorar seu senso de coletividade e o de responsabilidade social e o desenvolvimento de competências, que podem contribuir para sua evolução pessoal e profissional e para a sustentabilidade dos negócios.

Outro foco de atenção do Banco são a prevenção e o combate às práticas discriminatórias. Graças ao fortalecimento das relações, à disseminação da cultura da igualdade e ao aprimoramento do fluxo de tratamento das denúncias, foram 24 casos de discriminação reportados e analisados em 2015; desses, 23 foram resolvidos e um se manteve em análise e deverá ser encerrado no período seguinte. O número representa queda de um terço na comparação com 2014, quando foram computadas 66 ocorrências. G4-HR3

O Bradesco disponibiliza ainda treinamentos voltados a temas de direitos humanos, que totalizaram 89.435 horas em 2015. Em 2015, 25% dos funcionários e colaboradores receberam esse tipo de treinamento. G4-HR2

Composição dos grupos minoritários
  2012 2013 2014 2015
Mulheres 51.013 49.781 49.279 46.745
Negros (pardos + pretos) 24.188 23.941 22.968 22.586
Funcionários com idade acima de 45 anos 14.212 15.047 15.549 16.269
Pessoas com deficiência 2.079 2.185 2.045 2.092
Casos de discriminação G4-HR3
  2012 2013 2014 2015
Analisados* 54 96 66 24
Resolvidos 39 96 66 24
Total 54 86 45 24
* Provenientes de canais de comunicação do SGRS Bradesco, entre eles, Alô RH (corporativo), representantes de trabalhadores e caixa de sugestões (escopo SA 8000).
SA 8000*
  2012 2013 2014 2015
Manifestações recebidas 1.893 1.628 1.173 848
* Os números incluem preocupações, sugestões e resultados de auditoria.
Casos de direitos humanos* G4-LA16 | G4-HR12
Manifestações recebidas 783
Manifestações processadas 783
Manifestações solucionadas 643
Manifestações de anos anteriores solucionadas em 2015 120
* Para a Organização, os casos trabalhistas e de direitos humanos são tratados em conjunto, não sendo possível controlá-los separadamente. A Bradesco Seguros não teve registro, em sua Ouvidoria, de reclamações relacionadas a direitos humanos.
Processos trabalhistas
  2012 2013 2014 2015
Processos Valor (R$) Processos Valor (R$) Processos Valor (R$) Processos Valor (R$)
Processos administrativos – infrações de artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) 127 370.960,07 368 1.812.151,45 294 2.486.034,11 505 1.765.775,01
Assédio moral 46 2.446.309,26 46 1.642.562,09 29 1.057.180,21 36 1.882.544,80

Retenção de talentos

Um dos principais valores da Organização está relacionado à carreira e à igualdade de oportunidades para os funcionários. Entre as diretrizes que norteiam esses conceitos está a oferta de oportunidades de crescimento profissional, tanto para os funcionários formados pelo Bradesco como para os incorporados por meio de processos de aquisição de outras empresas.

Há quatro portas de entrada para se trabalhar na Instituição. Uma refere-se ao modelo de carreira interna, em que a Organização admite profissionais para cargos básicos em suas agências e departamentos, e outra é a inclusão de profissionais oriundos de processos de incorporação – em que são respeitados os cargos, as funções e os anos de experiência. Nos níveis iniciais da carreira, os funcionários são selecionados preferencialmente na cidade onde residem.

A Organização também tem canal de admissão de talentos conduzido em parceria com a Fundação Bradesco, em que são premiados com admissão garantida os três alunos de maior destaque em salas de aula. Outra forma de admissão refere-se a cargos e funções que exigem especializações – casos em que a Organização busca os profissionais adequados no mercado.

Em 2015, cerca de 95% do quadro geral de funcionários do Bradesco foi contemplado por esse modelo de gestão e cerca de 33% dos cargos de liderança foram ocupados por profissionais oriundos de processos de incorporação.

Para avaliar o potencial dos profissionais aptos a assumir cargos de liderança, o Bradesco utiliza o sistema de mapeamento de competências e, em 2015, aprimorou o recrutamento interno aberto, em que os funcionários interessados em se candidatar a vagas disponíveis em outros departamentos passaram a fazê-lo sem necessidade do aval da chefia imediata. Essas vagas são divulgadas no Portal do RH e as inscrições, realizadas por meio de sistema interno.

Saúde e segurança no trabalho

Indicadores de segurança e saúde ocupacional

Lesões
  2012 2013 2014 2015
Número total 1.876 1.805 1.742 1.597
% em relação ao quadro total 1,81 1,80 1,82 1,72
Taxa (fator 200.000) 1,26 1,25 1,27 1,19
Doenças ocupacionais
  2012 2013 2014 2015
Número total 1.147 1.004 1.380 1.320
% em relação ao quadro total 1,11 1,00 1,44 1,42
Taxa (fator 200.000) 0,77 0,69 1,00 0,99
Número de dias perdidos
  2012 2013 2014 2015
Número total 302.477 301.351 303.576 284.893
Taxa (fator 200.000) 203,18 208,25 220,70 213,05
Absenteísmo (dias com faltas)
  2012 2013 2014 2015
Dias com faltas* 1.249.894 1.264.510 1.248.741 1.216.227
% de absenteísmo 3,58 3,75 3,90 3,87
Taxa (fator 200.000) 839,56 849,38 907,85 909,53
* Considerando apenas os dias com faltas por acidente de trabalho e tratamentos de saúde superiores a 15 dias.




Veja a seguir as metas e objetivos:

Recursos Humanos
Metas e objetivos para 2015 Status Justificativa metas e objetivos para 2016
Realizar ações com foco em capacitação dos voluntários Cumprido Em outubro de 2015, foram realizadas oficinas do Aprender para o Bem, com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar a atuação dos voluntários. Manter o fomento ao uso do Portal Voluntários Bradesco, aumentando o número de cadastrados.
Implantar nova versão do TreiNet (plataforma de aprendizagem a distância), com funcionalidades de colaboração e compartilhamento Em andamento Ferramenta foi lançada apenas para o segmento de departamentos em 2015 e tem como previsão de lançamento o fim de 2016. Ampliar a ação do Voluntários Mais, integrando o voluntariado, a qualidade de vida, a sustentabilidade e as finanças pessoais.
Manter o fomento ao uso do Portal Voluntários Bradesco, aumentando o número de cadastrados Cumprido Em 2015, tivemos um aumento de 13,7% no total de cadastramentos de voluntários em relação ao exercício de 2014. Realizar ações com foco em capacitação dos voluntários.
Ampliar a ação do Voluntários Mais, integrando o voluntariado, a qualidade de vida e a sustentabilidade Cumprido Foi realizada mais uma edição da ação Voluntários Mais, na qual os participantes praticaram ações de voluntariado envolvendo os temas de Sustentabilidade e Qualidade de vida. Figurar nos principais rankings elaborados por consultorias conceituadas no tema clima organizacional.
Aprimorar o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), por meio da implementação das Diretrizes Estratégicas de SST, conforme planejamento estabelecido Cumprido Foram implantados o sistema Environment, Health and Safety (EH&S) e indicadores, reestruturada a área de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) e seus modelos de gestão, desenvolvidas parcerias internas e externas e implantado piloto, em regiões consideradas críticas, para testar os novos modelos.  
Figurar nos principais rankings elaborados por consultorias conceituadas no tema clima organizacional Cumprido Figuração nos rankings a seguir:
  • As 130 Melhores Empresas para Trabalhar – Great Place to Work/revista Época
  • Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina – revista HSM Management/GPTW
  • As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar – revista Você S/A/Fundação Instituto de Administração
  • As Melhores na Gestão de Pessoas – revista Valor Carreira/AON Hewitt
  • As 35 Melhores Empresas para Começar a Carreira – revista Você S/A/Cia. de Talentos
  • 100 Melhores Empresas em IDHO; 150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas, Empresas Psicologicamente Saudáveis e Empresa do Ano em Cidadania Corporativa – revista Gestão&RH