TOPO

MENU
RELATÓRIO ANUAL 2012
2.12.72.8

Com mais de 72 anos de história, a Eternit S.A. é líder de mercado no segmento de coberturas, com atuação nos segmentos de louças, metais para cozinha e banheiro e componentes para sistemas construtivos. A localização estratégica de suas fábricas, a eficiência logística e o canal de distribuição composto por mais de 16 mil pontos de revenda garantem a agilidade no atendimento a seus clientes em qualquer parte do Brasil. Como tradicional fabricante de produtos de fibrocimento contendo o mineral crisotila (produto com a melhor relação custo-benefício do mercado), a Companhia proporciona às classes de baixa renda o acesso a telhas de qualidade e durabilidade.

Com cerca de 2.500 colaboradores diretos, a Eternit opera em todo o Brasil, com sede administrativa e showroom em São Paulo e 4 fábricas instaladas estrategicamente nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Também conta com suas filiais de venda e 3 empresas controladas: SAMA S.A. – Minerações Associadas – única mineradora de crisotila da América Latina e terceira maior do mundo; Precon Goiás Industrial Ltda., que produz telhas de fibrocimento, com uma fábrica no Centro-Oeste; e Tégula Soluções para Telhados Ltda., empresa líder no segmento de telhas de concreto com 6 fábricas estrategicamente localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Além disso, por meio da Companhia Sulamericana de Cerâmica S.A., joint venture com as Organizações Corona S.A., multinacional colombiana, com mais de 130 anos de atividades, a Eternit passará a produzir louças sanitárias no Brasil, em sua unidade multiprodutos no estado do Ceará, com previsão de início de produção no primeiro trimestre de 2014.

2.32.5

O crescimento das operações em 2012 ocorreu de forma orgânica. Nos mercados de telhas de fibrocimento e telhas de concreto, a Eternit e a Tégula mantiveram suas lideranças, com participação de mercado em torno de 32% e 30%, respectivamente. A SAMA, terceira maior mineradora de crisotila do mundo com participação de 15%, comercializa sua produção para as unidades fabris da Eternit e para outras empresas de fibrocimento nacionais e estrangeiras. Apenas o excedente de sua produção é exportado para mais de 20 países – entre eles Índia, Indonésia, México, Tailândia e Malásia.

2.9
MISSÃO    4.8

DESENVOLVER, FABRICAR E COMERCIALIZAR MATÉRIAS-PRIMAS, PRODUTOS E SOLUÇÕES DE EXCELÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL, GARANTINDO COMPETITIVIDADE, RENTABILIDADE E PERENIDADE DO NEGÓCIO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.

  VISÃO DE FUTURO

SER UMA EMPRESA DIVERSIFICADA E RENTÁVEL NO FORNECIMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS, PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL. MANTER SUA LIDERANÇA NO SETOR DE COBERTURAS E TER PARTICIPAÇÃO RELEVANTE EM OUTROS SEGMENTOS, POSICIONADA ENTRE AS CINCO MARCAS MAIS RECONHECIDAS DO SETOR DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.

  VALORES

  • AGILIDADE
  • ÉTICA
  • EXCELÊNCIA
  • FOCO NO CLIENTE
  • RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
  • TRANSPARÊNCIA
  • COMPROMISSO COM RESULTADOS
  • VALORIZAÇÃO DO COLABORADOR