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RELATÓRIO ANUAL 2012
Vendas do mineral crisotila (mil t)
 
 
 
Distribuição das vendas de
crisotila por região (%)
 
 
 

A demanda mundial por amianto crisotila permaneceu elevada durante o ano, o que levou a Eternit a manter sua estratégia de operar em capacidade máxima na mineração do crisotila. Na linha de produtos acabados, a produção acompanhou a demanda e a utilização da capacidade instalada foi de aproximadamente 80% no fibrocimento e 60% nas telhas de concreto.

As atuais capacidades de produção das empresas do Grupo Eternit estão em torno de 300 mil toneladas na mineradora, um milhão de toneladas no fibrocimento e 10 milhões de metros quadrados nas telhas de concreto.

Mineração do crisotila

A SAMA, mineradora de crisotila, tem uma participação mundial de 15% em um mercado com demanda mundial anual de 2,1 milhões de toneladas. A fibra de crisotila é a principal matéria-prima dos produtos de fibrocimento, e a estratégia da Companhia é priorizar o abastecimento do mercado interno e exportar o excedente de sua produção para mais de 20 países – Índia, Indonésia, México, Tailândia, Malásia, entre outros.

Limitado a sua capacidade de produção, as vendas do mineral crisotila totalizaram 303,5 mil toneladas em 2012, praticamente estável com o volume de 2011. O destaque foram as vendas no mercado externo, que compensaram a retração no mercado interno, em função da redução da demanda por materiais de construção, mantendo uma distribuição de aproximadamente 50% para ambos os mercados.

Fibrocimento

O segmento de cobertura é um dos maiores mercados da construção civil no país, com uma demanda anual na ordem de 560 milhões de metros quadrados. As telhas de fibrocimento representam 46% desse mercado no qual a Companhia mantém a liderança com participação de 32%.

Os produtos de fibrocimento contendo mineral crisotila, por exemplo, ocupam um papel estratégico no mercado da construção civil, já que atendem às necessidades técnicas e econômicas desses públicos, principalmente das famílias de baixo poder aquisitivo, já que unem maior vida útil do produto ao menor custo de instalação. Isso faz com que o material seja a primeira opção de compra desses consumidores. Em 2012, as vendas de fibrocimento atingiram 786 mil toneladas, 8,5% menor que o volume vendido no ano de 2011, em função da desaceleração do setor e do reposicionamento de preços por parte da Companhia.

MERCADO TOTAL – COBERTuRAS (2012/%)
 
EvOLuçãO DO MERCADO DE COBERTuRAS (milhões de m2)
 
DISTRIBuIçãO DE vENDAS DE FIBROCIMENTO POR REGIãO (%)
 
vENDAS DE FIBROCIMENTO (mil t)
     
     

 


Telhas de concreto

vENDAS DE TELHAS DE CONCRETO (mil m2)
 
DISTRIBuIçãO DAS vENDAS DE TELHAS DE CONCRETO POR
REGIãO (%)
     
 

As telhas de concreto, voltadas à população de alta renda, representam 3% do mercado de coberturas, no qual a Companhia mantém a liderança com participação de aproximadamente 30%.

O volume vendido em 2012 foi de 5.617 mil metros quadrados, 5,8% menor em relação a 2011, em função da redução da demanda por materiais de construção. A Tégula dispõe de um portfólio com mais de 33 linhas de produtos, sendo as telhas de concreto de maior representatividade.

Louças sanitárias

As louças sanitárias vêm se destacando no portfólio da Companhia que se prepara para operar sua fábrica no estado do Ceará. Em apenas quatro anos no segmento de louças a Eternit já tem posição de destaque, ultrapassando inclusive tradicionais players.


* A Tégula foi adquirida em 11/02/10. Os 477mil m2 não foram consolidados na Eternit.