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RELATÓRIO ANUAL 2012

Os produtos da Eternit estão disponíveis em mais de 16 mil pontos de revenda espalhados por todo
o Brasil, de revendedores e home centers a lojas de pequeno porte. Para aprimorar o relacionamento
com esses parceiros e fortalecer a credibilidade da marca, a Companhia estrutura ações de forma alinhada
a sua estratégia comercial, como a pesquisa nos pontos de revenda para entender os hábitos de consumo
e o perfil do consumidor em cada região, facilitando o abastecimento de produtos e aumentando a rentabilidade
dos negócios.

Para acessar todos os seus pontos de revenda com mais frequência, a Eternit ampliou sua estrutura comercial,
com novas contratações e readequação de aspectos relacionados à segmentação. No fim de 2012, 180 profissionais
atuavam nessa área, sendo 36 vendedores especificadores com vínculo empregatício, 121 representantes não exclusivos,
8 gerentes, 7 supervisores, 1 coordenador técnico e 5 especificadores técnicos.

O showroom da Companhia localizado em São Paulo conta com quatro auditórios, sala de reunião e centro de treinamentos, onde são ministrados cursos de capacitação profissional para equipes comerciais, montadores e aplicadores de sistemas construtivos, louças e engradamento metálico.

Uma iniciativa que é destaque entre as implementadas recentemente é o showroom móvel. Automóveis do modelo Fiat Doblo circulam pelas principais praças consumidoras equipados com expositores de louças e assentos sanitários. Essa ação, além de diferenciar-se das práticas de marketing do setor, permite adaptar o portfólio divulgado às preferências locais dos clientes e consumidores.

O mapeamento de perfil de consumo nas praças subsidia ainda a atuação em marketing da Eternit. Focada em iniciativas de promoção nos lojistas, essa estratégia alavanca o giro de revendedores pela disponibilidade de produtos adequados à demanda local além do fortalecimento da marca da Companhia em materiais de divulgação, displays de produto e promotores de venda.

A Eternit investe ainda na capacitação de profissionais técnicos para evitar problemas decorrentes da instalação de produtos. Essas equipes estão distribuídas pelo país para atender aos clientes com agilidade.

A mesma competência e seriedade para captar clientes é refletida no atendimento pós-venda. Em 2012, a Eternit investiu na estrutura do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por meio da contratação de profissionais qualificados para solucionar rapidamente as dúvidas dos seus clientes. Em média, 80% dos contatos feitos pelo canal são solucionados imediatamente. Casos de maior complexidade técnica são encaminhados às regionais, e o cliente tem o problema resolvido em até 48 horas.

Na controlada Tégula, há desde o quarto trimestre de 2011 o novo canal de vendas, a loja virtual direcionada ao consumidor final. O cliente acessa, cadastra-se e um revendedor entra em contato com ele para finalizar o pedido. A ideia é facilitar o acesso do consumidor aos produtos da empresa e suas informações de forma que contribua para a decisão de compra e, consequentemente, alavancar as vendas.

A Companhia adota uma norma interna relacionada a comunicações e marketing em acordo com as disposições do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e os conceitos da Associação Brasileira das Agências de Propaganda, entre outras entidades do setor.

A estratégia comercial da Eternit é complementada ainda pela promoção do conhecimento entre profissionais do setor e estudantes. Por meio de seminários e treinamentos em instituições de ensino, a Companhia apresenta seus produtos e aplicações.

PR6