TOPO

MENU
RELATÓRIO ANUAL 2012

Código de Ética    4.8PG 1PG 6PG 10

Para garantir uma gestão efetiva e transparente, a Eternit adota diretrizes claras para a conduta de seus colaboradores nos negócios e no relacionamento com públicos de interesse, respeitando padrões profissionais, regulatórios e internos. Essas diretrizes estão expressas no Código de Ética da Companhia. Desvios em relação a essas normas são tratados por meio de ações disciplinares que podem incluir até a demissão do colaborador. O Código de Ética repudia qualquer forma de discriminação ou corrupção, e a Companhia adota mecanismos para proteger seus colaboradores em casos de denúncias relacionadas a esses temas. Em todas as empresas do Grupo, há um canal específico para denúncias anônimas diretamente à área de Recursos Humanos ou ao presidente ou diretor da empresa. Em 2012, não foram registrados casos de discriminação ou de corrupção na Companhia.

HR4SO4

Todos os colaboradores têm conhecimento dos procedimentos anticorrupção da Eternit por meio do Manual do Colaborador, da intranet, de treinamentos periódicos e da comunicação interna. Em 2012, a Companhia atualizou o Manual do Colaborador, entregue a 100% dos colaboradores. Foram promovidas no ano 357 horas de treinamento nas empresas Eternit e Precon, e 970 horas na Tégula sobre código de ética e políticas e procedimentos relativos a aspectos de diretos nas operações. Na SAMA, foram realizadas 1.820 horas de treinamento sobre o Código de Ética, incluindo colaboradores, terceiros, fornecedores e pessoas de segurança patrimonial.

HR3HR8SO3

Todas as unidades são avaliadas pelas Auditorias Interna e Externa em aspectos relacionados à corrupção. Em 2012, 52 auditorias foram conduzidas na Companhia, nas quais não foram identificadas quaisquer evidências de corrupção.

SO2

Programa Sistema Integrado

O Programa Sistema Integrado (PSI) em 2012 foi reformulado do Programa Excelência e Gestão (PEG) e assegura a integração das ferramentas de gestão da Eternit e orienta as atividades das fábricas na busca por melhoria contínua nos âmbitos de saúde, segurança e meio ambiente. Em 2012, o PSI foi disseminado na Eternit, envolvendo o treinamento de 1.269 colaboradores. O Sistema de Gestão Integrado controla aspectos relacionados ao PSI, à responsabilidade social e ao meio ambiente. A Eternit e suas transportadoras terceirizadas atendem ainda aos requisitos do Programa Setorial de Qualidade (PSQ Crisotila).

Relacionamento com o mercado

Especialmente no âmbito do mercado de capitais, a Companhia atende às exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tendo seu Manual de Divulgação e Uso de Informações e Política de Negociação de Valores Mobiliários de Emissão da Eternit S.A. consolidado desde 2002. O documento estabelece as melhores práticas relacionadas à divulgação e ao uso de informações privilegiadas e à negociação das ações da Companhia e é destinado a administradores, colaboradores e prestadores de serviço.

Pactos e compromissos

A Eternit é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007 e, por isso, adota em suas práticas de negócios os dez princípios difundidos pela iniciativa. Exemplos dessa relação entre práticas e princípios do Pacto Global estão destacados ao longo do relatório. Além disso, a Companhia apoia as Metas do Milênio, também da ONU, e se prepara para implementar, a médio e longo prazos, o Blueprint – Plano de Ação para Liderança em Sustentabilidade Corporativa, também ligado ao Pacto Global.

DIRETRIZES DO PROGRAMA DO SISTEMA INTEGRADO


Nele a sustentabilidade corporativa é definida como a capacidade de a empresa continuamente abranger todos os princípios e questões relativos ao Pacto de forma a cada vez mais incutir valores em termos financeiros, socioambientais e éticos.

4.12