Liderar em questões socioambientais é um de nossos princípios operacionais. Por meio desse compromisso, buscamos tanto servir de exemplo como apoiar as mais diversas iniciativas, seja com investimentos, seja com suporte técnico, articulação, mobilização e difusão de conhecimento.
Assumimos, já em 2009, o desafio de construir, em parceria com nossos fornecedores, um modelo de negócio que privilegie ações inovadoras e em respeito ao meio ambiente, à sociedade e aos clientes. Os resultados consolidados dos cinco anos do Pacto pela Sustentabilidade divulgados aos nossos fornecedores e a outros stakeholders mostram que temos muito a comemorar e deixam como legado o aprendizado para novas iniciativas que nortearão a agenda da indústria e do varejo no futuro.
Internamente, mantemos o foco nos pilares de Clima e Energia e Resíduos. No atual cenário nacional, em que a crise hídrica tem impactado os mais diversos setores, implantamos um Comitê de Água e continuamos investindo em iniciativas de ecoeficiência em nossas unidades, como o uso de iluminação LED, a instalação de novos equipamentos com consumo reduzido de água e a compra de energia no mercado livre, entre outras ações.
O desenvolvimento de novos talentos é outra frente prioritária na companhia. O varejo é, muitas vezes, a porta de entrada para o mercado de trabalho, e nossa responsabilidade é capacitar e educar essa mão de obra para que permaneça contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a evolução de nossos negócios e do País. Em 2014, mais de mil funcionários foram promovidos a cargos de liderança, o que demonstra que estamos no caminho certo.
Formar profissionais mais qualificados para o varejo também é o foco do Instituto Walmart, por meio da Escola Social do Varejo (ESV). Desde a sua criação, o programa já formou mais de 6 mil jovens, sendo cerca de mil apenas em 2014. E mais de 80% dos atendidos ingressaram no mercado de trabalho, dos quais 40% em nossa companhia. Ainda em 2014, foram capacitados 160 educadores da rede pública de ensino na metodologia proposta pela ESV, os quais multiplicaram o conteúdo para mais de 60 mil alunos de escolas públicas.
Outra preocupação é mantermos um quadro de funcionários heterogêneo. Para isso, investimos na promoção da diversidade. Mantemos um Conselho de Diversidade, que discute a evolução nos índices de diversidade e propõe planos de ação que levem em conta, por exemplo, a ascensão do público feminino a cargos de liderança.
Todas essas iniciativas, internas e externas, só são possíveis graças à incorporação das questões socioambientais à estratégia do negócio. Trabalhamos sempre inspirados em nossa missão de “vender por menos para as pessoas viverem melhor”. Isso implica oferecer produtos mais sustentáveis sem representar aumento de custos para os nossos consumidores. Pelo contrário: é fundamental dar acesso a produtos com diferenciais em sustentabilidade e preços menores sempre, garantindo aos clientes que o valor final da compra seja mais vantajoso em todos os dias da semana – é o que chamamos de Preço Baixo Todo Dia, também implementado por meio de uma ação conjunta com toda a cadeia de valor.
Por todo o apoio nas diversas iniciativas adotadas em parceria, agradecemos aos nossos stakeholders, que assumem conosco o desafio de promover mudanças positivas e cada vez mais necessárias. As conquistas e lições para os próximos avanços são decorrentes desse esforço conjunto, como mostram os resultados apresentados neste Relatório de Sustentabilidade. Assim, seguiremos com o nosso trabalho para desempenhar nosso papel e compromisso com um futuro mais sustentável para todos.
Boa leitura!
Guilherme Loureiro
CEO e Presidente do
Walmart Brasil