-
1995
Com cinco unidades instaladas na Grande São Paulo, a companhia inicia as operações no Brasil.
-
1997
Expansão das operações em São Paulo, com a inauguração de unidades no interior do Estado.
-
1998
Criação de lojas com a bandeira Sam’s Club e Walmart no Paraná marcam o início das operações da empresa fora de São Paulo.
-
2000
Início das operações da rede no Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
-
2001
Inauguração do primeiro Centro de Distribuição na Grande São Paulo e da primeira loja TodoDia na capital paulista.
-
2002
O Clube dos Produtores surge no Grupo Sonae, adquirido pelo Walmart em 2005.
-
2003
Primeira farmácia da rede é inaugurada no Walmart de São José dos Campos (SP).
-
2004
A rede acelera o processo de expansão com a aquisição de 118 lojas Bompreço no Nordeste.
-
2005
O Walmart adquire 140 lojas do Grupo Sonae e passa a administrar as bandeiras BIG, Mercadorama, Nacional e Maxxi Atacado. Também inaugura lojas no Distrito Federal, Espírito Santo e em Goiás. No mesmo ano, é criado no Brasil o Instituto Walmart e anunciadas metas globais de sustentabilidade pela controladora Wal-Mart Stores Inc.
-
2007
Inauguração da unidade Granja Viana, em São Paulo (SP), com iniciativas sustentáveis. Na mesma linha, a empresa torna-se signatária do Movimento Conexões Sustentáveis e passa a integrar o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável e o Fórum Amazônia Sustentável.
-
2008
O Walmart inaugura loja no Mato Grosso do Sul e também na internet, no endereço virtual www.walmart.com.br. No mesmo ano, as farmácias da rede passam a comercializar cerca de 500 medicamentos genéricos e é criado o programa Cliente Consciente Merece Desconto.
-
2009
Lançamento do Pacto Pela Sustentabilidade e da primeira edição do projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta. Em Betim (MG), é inaugurado o primeiro Centro de Distribuição ecoeficiente da rede. Recife (PE) recebe a Loja da Comunidade.
-
2010
Instituto Walmart cria o Programa Escola Social do Varejo, que forma mais de mil jovens no primeiro ano. No mesmo período, a empresa assina a Política de Compromisso de Compra Responsável, além de criar o programa de rastreabilidade Qualidade Selecionada, Origem Garantida.
-
2011
O Walmart Brasil lança a filosofia Preço Baixo Todo Dia, que visa oferecer produtos a preços mais baixos por períodos mais longos. O Walmart Brasil lidera mundialmente a formatação da Política de Compra Responsável de Carne, cria o Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher (Movimento Mulher 360).
-
2012
Iniciativas da empresa passam a ser reconhecidas internacionalmente: Movimento Mulher 360 é premiado no Women’s Empowerment Corporate Leadership Award, concedido pela revista inglesa The New Economy; e a metodologia da Escola Social do Varejo passa a ser aplicada em outros países da América Latina por meio de parceria entre o Walmart global e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
-
2013
Lançamento do Projeto São Félix do Xingu em parceria com a The Nature Conservancy (TNC). A empresa adota o sistema de monitoramento da carne bovina proveniente da Amazônia e inaugura a primeira loja 100% LED do Brasil. No mesmo ano, é iniciado o processo de internacionalização da Escola Social do Varejo no Chile, no México e na Argentina.
-
2014
O Pacto pela Sustentabilidade completa cinco anos com mais de 160 empresas que reportaram seus desempenhos em relação aos temas Amazônia, Compras Responsáveis e Gestão de Resíduos.