Ao iniciarem na empresa, os colaboradores são apresentados ao Jeito Walmart de Trabalhar, uma abordagem alinhada à Missão de vender por menos para as pessoas viverem melhor todos os dias. Para isso, durante a integração todos recebem o Código de Ética da empresa e são apresentados às competências e aos valores esperados. Assim, a empresa visa garantir o respeito à diversidade, uma vez que o Walmart não distingue gênero, raça, idade ou quaisquer atributos que denotem preconceito ou discriminação. A companhia entende que, somente dessa forma, é possível reunir diferentes pensamentos e posições, o que valoriza o ambiente de trabalho e o desenvolvimento das atividades.
As políticas de recrutamento e seleção também priorizam o preenchimento de vagas por meio de movimentação interna. Caso não haja pessoas capacitadas, tem início processo de recrutamento externo, no qual há preferência por pessoas que residam nas proximidades das unidades. Ao fim de 2014, 41% dos membros da alta gerência trabalhavam em unidades localizadas nas cidades onde residem. GRI EC7

Total de Funcionários da
Alta Gerência Admitidos (%)

Total de Funcionários da Alta Gerência Admitidos – Região Geográfica

1) Dentro da cidade: funcionários que moram na cidade do local de trabalho
2) Fora da cidade: funcionários que moram fora da cidade do local de trabalho
Na busca por fortalecer a cultura de inspirar pelo exemplo, o Walmart iniciou em 2014 uma campanha de valorização denominada Compartilhando Histórias, em que os funcionários podem indicar um colaborador que se destaca e é admirado pelos mais diversos motivos. Os escolhidos, assim como o responsável pela indicação, recebem brindes, e suas histórias são veiculadas nos canais de comunicação interna. Ainda, os melhores exemplos são colocados em votação dos funcionários e os escolhidos ganham como prêmio um almoço com o presidente e os vice-presidentes do Walmart.
Dentre outras ações de valorização dos funcionários, destacam-se comemorações em datas festivas e campanhas informativas referentes à prevenção de doenças e à promoção da qualidade de vida. Em 2014, no Dia Internacional da Mulher, o Walmart contou com a presença da presidente da Masisa Brasil, Marise Barroso, que participou de um painel sobre mulheres na liderança. Já no Dia da Consciência Negra, foram divulgados materiais com conteúdo que valorizavam uma sociedade diversa e a disseminação do respeito por todos os indivíduos.
Quadro funcional
Em 2014, ano em que o Walmart Brasil contava com 74.738 funcionários1, houve continuidade na adoção de práticas de melhorias de gestão de pessoas para adequação do quadro funcional às sazonalidades do setor e às cargas horárias de diferentes formatos de lojas e regiões.
Total de funcionários em 31 de dezembro de 2014* GRI LA1 | |
---|---|
Por período de trabalho integral | 72.744 |
Empregados em tempo parcial/meio período | 4.288 |
Estagiários | 61 |
Trainees | 53 |
Aprendizes | 2.772 |
Funcionários por região em 31 de dezembro de 2014 GRI LA1 | ||
---|---|---|
Região | Quantidade | Porcentagem |
Nordeste | 26.026 | 35 |
Norte | 1.485 | 2 |
Sudeste | 18.028 | 24 |
Centro-Oeste | 1.843 | 2 |
Sul | 27.356 | 37 |
Total | 74.738 | 100 |
Funcionários por faixa etária em 31 de dezembro de 2014 GRI LA1 | ||
---|---|---|
Região | Quantidade | Porcentagem |
Até 20 anos | 6.997 | 9 |
De 20 a 30 anos | 26.372 | 35 |
De 30 a 40 anos | 24.352 | 33 |
De 40 a 50 anos | 11.737 | 16 |
Mais de 50 anos | 5.280 | 7 |
Total | 74.738 | 100 |
Funcionários por gênero em 31 de dezembro de 2014 GRI LA1 | |
---|---|
Homens | Mulheres |
33.787 | 40.951 |
Treinamentos
Para o contínuo aprimoramento das capacidades técnicas e comportamentais dos funcionários, o Walmart promove diversos treinamentos e realiza avaliações de desempenho. Em 2014, os vice-presidentes e diretores foram treinados em relação a metodologias de avaliação de desempenho e revisão de talentos. No ano, todos os funcionários do Walmart Brasil foram avaliados, o que permitiu o desenvolvimento mais assertivo das carreiras. GRI LA12
Também foram oferecidas 500.426 horas de treinamento, com média de 4,63 horas por funcionário e um total de 107.996 participações. Desse total de horas, 59.559 referem-se a aspectos referentes a direitos humanos, que contou principalmente com a participação dos 4.687 funcionários próprios responsáveis pela segurança. As exigências de treinamento relacionado a esse tema também se aplicam às empresas contratadas que fornecem pessoal de segurança. GRI LA10 HR3 HR8

500.426 horas de treinamento, com média de 4,63 horas por funcionário

59.559 horas de capacitação em aspectos referentes a direitos humanos, com a participação dos 4.687 empregados da área de segurança
Ética
GRI 4.82.500 líderes e 6.200 empregados capacitados em questões de ética e combate à corrupção
6.740 líderes treinados na Política de Combate à Discriminação e ao Assédio do Walmart

Para promover uma conduta íntegra, transparente e de acordo com os valores e compromissos da companhia, todos os funcionários do Walmart Brasil são signatários do Código de Ética global e também recebem informações sobre a Política Global de Combate à Corrupção. O Código de Ética do Walmart se baseia nos valores de Respeito pelo indivíduo, Atendimento ao cliente, Busca pela excelência e Agir com integridade.
Como reforço à adoção e à manutenção de condutas éticas, em 2014 o Walmart publicou sua Política de Combate à Discriminação e ao Assédio, explicitando a não tolerância, originada ou direcionada por qualquer público, interno ou externo, de ações discriminatórias ou de assédio de qualquer natureza. Ao ingressarem na empresa, todos os funcionários têm acesso ao Código de Ética, bem como às Políticas e Procedimentos de Anticorrupção do Walmart. No ano de 2014, mais de 8.500 funcionários receberam treinamento de compliance e anticorrupção, incluindo mais de 2.500 líderes e 6.200 empregados. GRI SO3 HR4
Os funcionários também são orientados a comunicar eventuais preocupações referentes às políticas e aos procedimentos internos, ao Código de Ética, à Política de Combate à Discriminação ou a legislações locais por meio do telefone 0800-703-3966, do e-mail etica@wal-mart.com, do site corporativo www.walmartethics.com/brasil e pelo programa Portas Abertas, diretamente a um supervisor. São disponibilizados ainda os canais de comunicação internacionais 0800-891-4093, o e-mail ethics@wal-mart.com e o site www.walmartethics.com. As preocupações comunicadas são analisadas pelo Departamento de Ética de forma confidencial e têm prazo de resolução preestabelecido. GRI 4.4 SO4
Salários e benefícios
Por atuar em diversas regiões do Brasil, a base de remuneração do Walmart tem como referência o salário-mínimo ou, em alguns locais, o valor definido por negociação sindical. Não há distinção por gênero, raça, idade ou outros atributos que denotem preconceito. Assim, em 2014 os menores salários pagos para homens e mulheres nas lojas foram equivalentes ao mínimo nacional (R$ 724,00 em 2014). Já nos escritórios, a menor remuneração paga no exercício foi 15,2% superior aos mínimos nacional ou regional. GRI EC5 LA14
Para atrair, reter e valorizar os funcionários, também são oferecidos benefícios, alguns estendidos aos dependentes. Adicionalmente, os funcionários participam de Programa de Participação nos Resultados (PPR), que incentiva a superação das metas e dos resultados estabelecidos. Além disso, todos os funcionários são ainda abrangidos em acordos de negociação coletiva , especialmente com descrição de práticas recomendadas pelos sindicatos. GRI LA3 LA4
Programa de Participação nos Resultados incentiva a superação de metas

Diversidade
O Walmart entende que a inovação é fruto da pluralidade de ideias, crenças, gêneros e etnias e, por isso, a valorização da diversidade pauta todos os programas e iniciativas relacionados à gestão de pessoas. Para a constante discussão sobre o tema, a empresa conta com um Conselho de Diversidade, composto por 17 integrantes, dos quais 11 são representantes do público feminino.
No exercício, o número de mulheres no quadro de funcionários atingiu 55%. Já em cargos de liderança (gerentes, diretores, coordenadores e encarregados de lojas, escritórios corporativos e centros de distribuição), a presença feminina alcançou 40,4% no ano.
Dentre as contribuições desse Conselho ao longo do ano, destaca-se a criação de sala de apoio à amamentação no escritório central, em São Paulo. Além disso, a empresa adota a licença-maternidade estendida, de seis meses, sendo uma das pioneiras em seu setor no Brasil a contemplar a iniciativa. GRI LA13
Por suas ações de respeito e valorização da diversidade e de combate à discriminação, o Walmart Brasil foi a primeira empresa do setor de varejo do Brasil a receber da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) o Selo Pró-Equidade, em 2013. A renovação do reconhecimento é anual, e o selo foi mantido pela companhia em 2014.
Indicadores de diversidade GRI LA13 | ||
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Colaboradores | Percentual (1) | |
Mulheres | 40.243 | 55,0 |
Homens | 32.967 | 45,0 |
Mulheres na liderança(2) | 3.942 | 40,4 |
Etnia (pretos e pardos) | 33.494 | 45,8 |
Etnia na liderança (pretos e pardos)(2) | 3.314 | 34,0 |
Aprendizes | 2.747 | 4,3 |
Pessoas com Deficiência (PCDs) | 2.789 | 3,8 |
Indicadores de diversidade GRI LA13 | |||
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Faixa etária | Mulheres | Homens | Total |
Até 20 anos | 3.264 | 3.365 | 6.629 |
De 20 a 30 anos | 13.848 | 11.729 | 25.577 |
De 30 a 40 anos | 13.764 | 10.123 | 23.887 |
De 40 a 50 anos | 6.513 | 5.258 | 11.771 |
Mais de 50 anos | 2.854 | 2.492 | 5.346 |
Total | 40.243 | 32.967 | 73.210 |