Oferecer alimentos seguros é um dos principais compromissos do Walmart, em atendimento e respeito a seus clientes. Assim, teve continuidade em 2014 o Programa de Qualificação e Certificação de Fornecedores de Alimentos que, até o fim de 2014, abrangia cerca de 60% dos fornecedores-alvo na primeira fase do programa.
O ano também foi marcado pela adoção, por parte dos parceiros comerciais de hortifrúti de sete Estados, do Programa 3P, baseado em três pilares: Gestão de resíduos de agrotóxicos nos produtos, Rastreabilidade e Auditorias de qualificação. A empresa também monitora nas lojas pontos considerados críticos relacionados ao recebimento, à estocagem, à produção e à venda de alimentos perecíveis e de mercearia. Esses itens representam 30% das categorias comercializadas nas unidades da rede.
As lojas passam por auditorias mensais relativas a todos os pontos críticos. Em 2014, 86% das unidades auditadas foram aprovadas. Também são mantidas Brigadas da Validade responsáveis por garantir o descarte de produtos vencidos e identificar itens com validade próxima. Ao fim de 2014, em 86% das lojas as Brigadas atuaram em conformidade com os processos exigidos.
Já nas Centrais de Distribuição de Perecíveis do Brasil, 100% dos produtos recebidos são checados quanto a requisitos de qualidade e segurança alimentar. Nessas unidades, foram aprimorados no ano os processos de auditoria interna, com foco principal em higiene, condições estruturais, controle de pragas e temperatura. Ao fim de 2014, 63% das centrais estavam em conformidade com as exigências.

Cerca de 60% dos fornecedores-alvo foram contemplados na primeira fase do Programa de Qualificação e Certificação de Fornecedores de Alimentos
Checados 100% dos produtos recebidos nas Centrais de Distribuição de Perecíveis quanto a requisitos de qualidade e segurança alimentar
Início do Programa 3P, voltado aos fornecedores de hortifrúti