Baseado em três pilares – Amazônia, Compras Responsáveis e Gestão de Resíduos –, o Pacto pela Sustentabilidade visa à construção de um modelo de negócios orientado para o desenvolvimento sustentável. Assim, contempla o monitoramento e a mitigação de riscos, o fortalecimento de parcerias com fornecedores estratégicos e o incentivo à melhoria contínua.
Em 2014, o Pacto completou cinco anos e o Walmart Brasil apresentou os principais resultados da iniciativa, que contou com a participação de mais de 160 empresas de diferentes setores.
Clique aqui e saiba mais sobre os principais resultados do Pacto pela Sustentabilidade e sobre as tendências que devem pautar a agenda de sustentabilidade da indústria nos próximos anos.
Pilares do Pacto pela Sustentabilidade

Abrange o ciclo de vida do produto, incluindo desenvolvimento, processo produtivo, transporte, venda e descarte, com ênfase em aspectos de inovação, ecoeficiência e conformidade social e ambiental de fornecedores.

Aborda questões de uso de embalagens e sacolas plásticas, logística reversa e estímulo à reciclagem.

Trabalha as cadeias de soja, madeira e pecuária, e busca combater as condições degradantes de trabalho; orientar, incentivar e capacitar para a certificação de fornecedores; e verificar a origem de matérias-primas, considerando o risco de vinculação com o desmatamento do bioma Amazônico.
Sustentabilidade de Ponta a Ponta
Iniciativa criada no contexto do Pacto pela Sustentabilidade , visa identificar oportunidades para a redução de impactos socioambientais em todo o ciclo de vida de produtos. Dessa forma, o Walmart convida seus fornecedores para otimizarem um item de portfólio. Ao longo dos cinco anos do Pacto, 29 empresas participaram e lançaram 41 produtos inovadores e socioambientalmente responsáveis, com o alcance total de reduções de consumo de:






19.883 GWh de energia
745 mil m³ de água
290 mil litros de óleo combustível/diesel
140 mil toneladas de embalagens
1.340 toneladas de resíduos
4.291 toneladas de CO2 e de Gases do Efeito Estufa
Em outubro de 2014, a iniciativa foi ampliada e passou a ser gerenciada e executada pelo Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), o que permitirá que mais empresas participem. Para 2015, o foco será a busca por inovações em embalagens.